domingo, 2 de março de 2014

Da Associação dos Proprietários de Imóveis Antigos - Instituto Bertha Blumenau - Instituto Histórico de Blumenau - IHB

Área Central de Blumenau - Moro do Spitzkopf aos fundos e ponte dos arcos em primeiro plano.
Foto: Mário Barbeta
Outro dia fomos procurados por uma pesquisadora da UDESC que  estuda sobre a Preservação do Patrimônio Edificado de Blumenau. Durante sua pesquisa na Fundação Catarinense de Cultura, ao consultar documentos, deparou-se com o nosso nome e o nome do Instituto Bertha Blumenau. 
A partir desta informação, a pesquisadora nos fez uma série de questionamentos com relação ao Instituto Bertha Blumenau e outros - via correspondência eletrônica. Questionamentos, como por exemplo:
"...gostaria de saber se a senhora poderia me ajudar com algumas informações básicas sobre o Instituto: - Quando foi criado e por quem? - Quais eram os objetivos iniciais? - Quando tornou-se Instituto Histórico de Blumenau - Existe algum estatuto da época que eu possa consultar? Ou algum outro documento de referência."
Acompanhamos parte do processo desta História - da Associação dos Proprietários de Imóveis Antigos ao Instituto Histórico de Blumenau. Relembrando.

Vamos conhecer um pouco sobre esta história.

Na década de 90 do século XX, existia a autarquia do Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano de Blumenau - IPPUB dando apoio e planejando a cidade, a partir da administração pública  de Blumenau. O Professor, Doutor (Sorbone - França) Arquiteto e Urbanista - Vilmar Vidor  era seu Presidente nesta época, e também era professor do Quadro do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FURB - curso que idealizou após seu retorno da França. 
Convite para entrega da igreja da restauração da Igreja da Comunidade
Evangélica de Itoupava Rega - Trabalho coordenado pelo IPPUB
Nesta época, o Professor Vilmar Vidor, coordenou e foi o proponente de um projeto, com o apoio do IPHAN/FURB, que ficou conhecido como Patrimônio Arquitetônico de Blumenau - Projeto Memorvale
Mas, antes de fazer e coordenar este projeto, o Professor Vilmar nos informou que já tinha desenvolvido algum trabalho a partir do Patrimônio Histórico de Blumenau - Memorvale, entre os anos de 1974 e 1979, quando trabalhava na Prefeitura Municipal de Blumenau. A partir de 1984, conseguiu auxílio do IPHAN, cuja "ponte" foi feita através do Professor Arquiteto Dalmo Vieira Filho.

Prosseguindo...

O Projeto Patrimônio Arquitetônico de Blumenau - Memorvale consistia no cadastramento da principais tipologias do patrimônio histórico arquitetônico e que teve como epílogo, o tombamento, pela Fundação Catarinense de Cultura, de vários imóveis no centro de Blumenau e outros restaurados. Entre estes restauros, está a recuperação da Igreja da Comunidade Luterana de Itoupava Rega Central.
Seu trabalho, também com o apoio da FURB e participação de estagiários acadêmicos desta instituição, fez um cadastro de imóveis antigos, contendo um pequeno relatório técnico, descrição, planta baixa e elevações e fotografias dos imóveis selecionados. 
Segundo o Professor Vilmar Vidor, o fichário dos imóveis foi repassado para a Fundação Municipal, a qual posteriormente repassou para o Instituto de Pesquisas e Planejamento de Blumenau - IPPUB. A parceria entre a FURB e IPPUB aconteceu, porque o Professor Vilmar Vidor - Presidente do IPPUB, como professor da FURB, promovia esta "ponte" e intercâmbio. 
Inspirada, em todas estas ações referenciando o Patrimônio Histórico Arquitetônico de Blumenau, a Professora do Curso de Serviço Social da FURB, Amabile Dorigatti teve a iniciativa de criar a Associação dos Proprietários de Imóveis Antigos.
"A associação dos proprietários de imóveis antigos foi ideia da professora Amabile Dorigatti do curso de Serviço Social e contou durante três anos com o trabalho dedicado das estagiarias Jacqueline Samagaia, Ivanir Mais e Denise Suchard. Esta associação que depois virou Instituto Bertha Blumenau, estava inserida no projeto de cadastro como consequência direta do trabalho técnico de levantamento dos imóveis. Digo isto porque, se não fosse a mesma pessoa, talvez a integração não tivesse existido. É um detalhe no percurso histórico mas, eu considero importante, considerando o desenrolar posterior, muito midiático e politico que fez o projeto sucumbir. Tem dois nomes citados na entrevista de Nemetz, Vilma Tomio e Neide Floriano que eu nunca ouvi falar. Talvez por lapso de memória." - Vilmar Vidor - 02/03/2014.
"Lembro bem desse trabalho da Profa. Amábile, da FURB. Das camisetas com a casa enxaimel (eu tinha duas camisetas e as usei muito nessa época). Também tinha a revista em quadrinhos sobre a história do enxaimel. O Centro de Memória Universitária da FURB deve ter esse material. Foi um projeto muito importante." Heide Zimmermann - 03/03/2014

Este trabalho, atualmente, está sob a guarda da FURB e é comentado que parte significativa do acervo cadastrado foi demolida. Como Presidente do IPPUB,  paralelamente a este trabalho, o Professor Vilmar Vidor efetuou um trabalho junto aos proprietários das edificações históricas cadastradas. 
O Presidente do IPPUB mantinha um diálogo permanente com os proprietários de imóveis antigos, através da Associação dos Proprietários de Imóveis Antigos, a qual tinha uma cadeira no Conselho do Patrimônio Histórico de Blumenau. Nas assembleias desta Associação, a municipalidade e os proprietários debatiam sobre a manutenção do patrimônio como também sobre possíveis políticas preservacionistas. Existia um Estatuto e as reuniões eram periódicas. 
Representantes da Associação dos Proprietários de Imóveis Antigos , também ocupavam
uma cadeira no Conselho de Patrimônio histórico, que deliberava e debatiam sobre restauro
e estado de conservações de imóveis cadastrados.
A Presidente da Associação dos Proprietários de Imóveis Antigos, por duas ou mais gestão foi Annegrete Von Knoblauch - filha do arquiteto que assinou o projeto do Edifício do antigo Cavalinho Branco - antiga maternidade. No ano de 1996, Annegrete comunicou ao Professor Vilmar, que não pretendia mais ser a Presidente da Associação e era o momento de dar a chance para outro proprietário, membro da associação.
Neste período, estagiávamos no IPPUB. Foi sugerido que nós assumíssemos esta Presidência, para darmos sequência aos trabalhos e dos quais, participávamos como estagiária - ligada ao IPPUB. Com isto,  o grupo maior e a causa tornaria-se mais solidificado e sem a quebra da sequência dos trabalhos.

Na época, como acadêmica de arquitetura formanda e com filhos pequenos, explicamos às lideranças, sobre nossa dificuldade em manter o compromisso e nossa  impossibilidade de ocupar o cargo. A fim de trazer soluções, após observar o restauro de dois casarões no início do Bom Retiro efetuados pelo advogado de Blumenau - Luiz Carlos Nemetz, sugerimos seu nome para ocupar o cargo de Presidência da Associação dos Proprietários de Imóveis Antigos e nós assumiríamos a Vice Presidência. Em contato com Luiz Carlos Nemetz e também com Hans Prayon, foi feito o convite oficial e este então assumiu a Presidência da Associação dos Proprietários de Imóveis Antigos e nós assumimos, como sua Vice Presidente.
Com o intuito de angariar recursos para a causa, o novo Presidente e Advogado, Luiz Carlos Nemetz, convenceu os associados, em uma das assembleias, sobre a importância de  trocar o nome da Associação, para Instituto e como Instituto passou a se chamar Instituto Bertha Blumenau
Em 25 de julho de 1996, aconteceu a primeira assembléia do Instituto Bertha Blumenau, na qual foram aprovados o estatuto e eleita a primeira Diretoria. Imagem de documento, no final da postagem, ilustra este dado.

Nesta época, as reuniões da Diretoria da Associação/Instituto aconteciam no escritório profissional do novo Presidente, em um dos casarões recuperados no Bairro Bom Retiro. Isto aconteceu no ano de 1996. Nós ajudamos, nesta época, a desenvolver alguns projetos, inclusive o primeiro projeto da Lei Rouinet aprovado na cidade de Blumenau. Casarão da Escola do Machado de Assis.





Da esquerda para a direita - Em pé: Angelina Wittmann,  Annegrete Von Knoblauch,  Aurene Francisco - Sentadas: Gertrudes Scheltzke e Esmeralda.
Nesta época, um grupo de voluntárias, integrantes da Diretoria do Instituto Bertha Blumenau - entre elas, nomes como: Gertrudes Scheltzke, Esmeralda, Annegrete Von Knoblauch, Aurene Francisco (Professora da E.M. Machado de Assis), Sandra Mueller (Professora do Sagrada Família), entre outros -  conseguiram uma sede própria para o instituto, localizado em um casarão cedido por uma empresa de etiquetas de Blumenau - a Hacco - na forma de comodato, situado na Rua São Paulo, próximo à Churrascaria e Hotel São Paulo. Através de doações e um mutirão, o casarão foi recuperado, seguindo os moldes da antiga Colônia Blumenau - através de mutirão e doações. 
Ex sede do Instituto Bertha Blumenau  - Estado e uso atual. A iniciativa da recuperação em mutirão foi válida. A edificação histórica permanece na paisagem da cidade.
Convite da inauguração da sede própria do
Instituto Bertha Blumenau.
Atualmente a edificação histórica está inserida na paisagem da Rua São Paulo. Nos trabalhos de mutirão de recuperação do casarão, houve a participação da pesquisadora e antropóloga alemã, Sabine Kiefer, onde também, efetuou registros do trabalho para fazer parte de sua pesquisa
Em  4 de setembro de 1997, a diretoria do Instituto Bertha Blumenau recebeu na sua sede, a visita da bisneta do fundador Hermann Bruno Otto Blumenau - Jutta Blumenau-Niesel, que também, participou da sua inauguração. 
Convite e Programação deste evento - imagem ao lado.
 Luiz Carlos Nemetz, Jutta Blumenau-Niesel, Annegrete Von Knoblauch,  Sueli Petry e Mafra - Vice Prefeito de Blumenau na Sede do Instituto Bertha Blumenau, durante sua inauguração no dia 4 de setembro de 1997 -  o garoto é nosso filho Jorge Wittmann que atualmente está com 34 anos.
Concursos de Fotografias de tipologias enxaimel realizados pelo Instituto Bertha Blumenau
Outras imagens - Participação do Instituto Bertha Blumenau junto à comunidade - Projeto Valorizando a Cultura de Blumenau - Uma Proposta Interdisciplinar - Teatro e da Casa Enxaimel de autoria da Professora Aurene Francisco - Realizado junto as 3° Séries - Escola João Wiedemann e Escola Municipal Machado de Assis.
Teatro da colonização, tradições, usos e costumes do blumenauense - Alunos das 3° Séries da Escola João Wiedmann e Escola Municipal Machado de Assis - com a presença da bisneta do  fundador de Blumenau - Jutta Blumenau-Nielse e representantes do  Instituto Bertha Blumenau - Fotografia da Professora  Aurene Francisco - idealizadora do Projeto, apoiado pelo instituto.
Luiz Carlos Nemetz - Presidente do Instituto Bertha Blumenau - Conversando com alunos e pais da Escola  Municipal Machado de Assis - sobre a importância da Cultura e da Tradição e preservação da arquitetura - em 1997.























Teatro da colonização, tradições, usos e costumes do blumenauense - Alunos das 3° Séries da Escola João Wiedmann e Escola Machado de Assis com a presença da bisneta do  fundador de Blumenau -  Jutta Blumenau-Nielse e representantes do  Instituto Bertha Blumenau - Fotografia da Professore Aurene Francisco - idealizadora do Projeto , apoiado pelo instituto.



Luiz Carlos Nemetz - Presidente do Instituto Bertha Blumenau - Conversando com alunos e pais da Escola  Básica Machado de Assis - Presença  de demais representantes do Instituto Bertha Blumenau.









Documento assinado no dia 19 de novembro de 1997 - Durante visita da  Jutta Blumenau-Niesel.
Bráulio Schloeger, Jutta Blumenau-Nielse, professora  Aurene Francisco, Angelina Wittmann (Voce Presidente do Instituto Bertha Blumenau) e professora Sandra Müller, durante a assinatura do documento.

Gestrudes Scheltzke, Senhor da Comunidade, Bráulio Schloeger, Jutta Blumenau-Niesel, professoraAurene Francisco e  Angelina Wittmann (Vice Presidente do Instituto  Bertha Blumenau).
José Eduardo Bahls de Almeida, Regina de Almeida, Edith Kormann e Anegrete Von Knoblauch.

Mais  registros documental sobre atividades do Instituto Bertha Blumenau - Fornecidos pela professora Aurene Francisco.



Descrição das principais atividades do Instituto Bertha Blumenau - desde sua criação
a  partir da Associação dos Proprietários de Imóveis Antigos  - no dia 25 de julho de
 1996 até o final de do ano de 1997.
Descrição das principais atividades do Instituto Bertha Blumenau - desde sua criação
a  partir da Associação dos Proprietários de Imóveis Antigos  - no dia 25 de julho de
 1996 até o final de do ano de 1997.
 Pauta de uma, das muitas reuniões, do Instituto Bertha Blumenau.

Agradecemos a Professora Aurene Francisco, que, com o apoio do Instituto Bertha Blumenau, Secretaria da Educação Municipal, Direção das Escolas João Wiedmann e Escola Municipal Machado de Assis, desenvolveu o projeto, por quase uma década e teve o cuidado de guardar todo este registro para ilustrar ,através desta documentação, as muitas atividades culturais praticadas durante a década de 90 do século XX. Seu trabalho foi valoroso e seria muito bom que este tivesse tido continuidade. De repente, os adultos que estas crianças se tornarão, salvaguardarão melhor sua cultura e seu patrimônio histórico.
Dando sequência...

Com o passar do tempo, não acompanhávamos as movimentações e o que exatamente acontecia nos bastidores do Instituto Bertha Blumenau e achamos que o mesmo se distanciou do propósito inicial da Associação de Proprietários de Imóveis Antigos fundada pela professor Amábile Dorigatti. Afastamo-nos da Vice Presidência do Instituto, após 18 meses no cargo.
Passaram-se os anos. Sensibilizados com a situação na qual se encontrava o Arquivo Histórico de Blumenau e o trabalho desenvolvido pela Professora Sueli Petry e  sua equipe, à duras penas, convidamos algumas lideranças da comunidade para debatermos algumas ações para dinamizar e auxiliar, de maneira efetiva e concreta, ações para sanear, ou mesmo, minimizar as dificuldades que o Arquivo passava - priorizando o espaço. Houve alguns encontros. Segue as atas destes encontros e que fazem parte deste processo aqui narrado.

Em 14 de março de 2007, a ata deste encontro estava na internet. Por algum motivo, foi retirada posteriormente. Salvamo-a antes de ser retirada. Também, o  encontro foi publicado em papel, publicação que foi sugerida em ata, no periódico Blu News. 

Reunião - Dia 14 de março de 2007

Ata da Reunião Arquivo Histórico Prof. José Ferreira da Silva
Aos quatorze dias do mês de março de dois mil e sete, no Arquivo Histórico Prof. José Ferreira da Silva - AHJFS, na Alameda Duque de Caxias (Rua das Palmeiras), 64, nesta cidade de Blumenau, iniciou-se às 10 horas uma reunião que teve por objetivo visar a proposição de um local adequado para a sede do AHJFS. Estiveram presentes integrantes da comunidade e funcionários do Arquivo. A Diretora da Divisão de Patrimônio Histórico Museológico da Fundação Cultural de Blumenau, Profª. Sueli Petry, cumprimentou, cumprimentou e felicitou os presentes pela iniciativa de viabilizar ações que venham contribuir em favor do AHJFS. Diante o entusiasmo dos presentes em colaborar na solução dos problemas do arquivo, colocou-se a disposição do grupo para um trabalho de parceria. Em seguida o grupo conheceu o local onde estão alojados os acervos de imagens, som, documentos textuais, periódicos e Biblioteca de Apoio. Salientou-se nesta reunião a importância de retomar a idéia de constuir e efetivar definitivamente a Associação dos Amigos do AHJFS. Após a apresentação do AHJFS, o grupo apresentou-se brevemente, entre eles estavam: Gláucia Maindra da Silva, Bibliotecária do AHJFS; Rafael Martorano Salvador, Arquiteto e Músico; Guido Ricardo Haas, Empresário; Rufinus Seibt, Vereador; Cris Fernandes, Designer de Mídia Interativa; Angelina Wittmann, Arquiteta; Sueli Petry, Professora, Historiadora e Diretora da Divisão de Patrimônio Histórico Museológico da Fundação Cultural de Blumenau, em sua fala historicizou momentos de reuniões anteriores que deliberaram a discussão e aprovação do Estatuto, que até o momento não foi efetivado. Angelina Wittmann, promotora do encontro, ao fazer uso da palavra expôs sua preocupação sobre a real situação do AHJFS, uma vez que vem acompanhando por longa data como pesquisadora e usuária do acervo e sente-se comprometida através de ações que venham somar parcerias. Justificou a ausência de alguns convidados que não puderem estar presentes, Cínthia P. C. Medeiros, Jornalista; Marcos Schroeder, Empresário; Valter Ostermann, Jornalista; Ronaldo Haas, Empresário. Guido colocou o interesse público dos empresários em colaborar, pois isso reverte positivamente para as empresas e para contribuição histórica do município. Angelina perguntou se o AHJFS conta com o apoio legal de algum advogado, Profª. Sueli Petry responde que a Assessora Jurídica da Fundação Cultural de Blumenau, Dagmar Marla Zimmermann participou de discussões anteriores e responde pelas questões jurídicas da Fundação Cultural de Blumenau. Angelina colocou a importância da Dagmar estar presente nesta reunião e por tal motivo neste momento a mesma foi convidada a participar através do contato pela Profª. Sueli Petry. O Vereador Rufinus se comprometeu como colaborador, porém por suas funções políticas não participará efetivamente como membro da Associação. Gláucia se propõe a compilar os documentos existentes no AHJFS (atas, estatuto) sobre discussões anteriores e repassa-los por e-mail aos participantes desta reunião e sugere ao grupo a parceria com os responsáveis por tais discussões num primeiro momento, sendo que estes informalmente fundaram a associação historicamente é importante lembrarmos desse fato. Cris sugere uma nota no Blu News, Jornal de Variedades, informando a comunidade sobre esta reunião e seu fim. Profª. Sueli Petry fica responsável por redigir o texto e selecionar uma fotografia que retrate a condição atual do AHJFS e repassa-lo a Cris. Profª. Sueli Petry ressalta que a meta dos associados deve ter foco na ampliação de espaço físico, na captação de recursos (sejam através de projetos ou não), no mapeamento da estrutura física (por arquitetos e engenheiros). Angelina expõe a solicitação de recursos estaduais. Rufinus coloca que para isso é imprescindível agilizar a documentação da Associação. Angelina coloca como meta um projeto de ampliação do AHJFS. Gláucia fica responsável por criar um e-mail para a Associação e juntamente com a Cris a elaborarem uma página virtual para divulgação. Munidos destes documentos é possível convocar uma assembléia pra nomear provisoriamente uma diretoria. Angelina questiona se a Dagmar sobre a Lei Rouanet (incentivo fiscal), mas Dagmar coloca que não tem conhecimento específico sobre esta Lei. Dagmar enfatiza que para obter recursos através de projetos, a Associação precisa existir a dois anos. Dagmar colocou que infelizmente não poderá participar das reuniões. Gláucia se dispõe a ser uma ponte entre o Jurídico da Fundação e a Associação. Angelina e Rafael ficaram responsáveis pela elaboração do projeto de Ampliação do AHJFS e Gláucia ficou incumbida de selecionar plantas do prédio para que Angelina e Rafael possam redigir o projeto. Para o Projeto de Climatização, Digitalização e Informatização, Gláucia Sugere a participação do Bibliotecário Mauro Tessari, por sua vasta experiência nesta área, também expõe que é necessário agregar a este grupo outros profissionais que respondem por especificidades referentes a tais projetos. Definiu-se que a próxima reunião será aos vinte dias do mês de março de dois mil e sete às 10h no AHJFS. Para finalizar, a Profa. Sueli Petry e Angelina agradeceram a presença de todos. Encerrada a reunião, cuja ata foi por mim, Gláucia Maindra da Silva, lavrada e que, depois de lida e aprovada, foi por todos os presentes assinada. 
Angelina Wittmann 
Cris Fernandes
Dagmar Marla Zimmermann
Gláucia Maindra da Silva
Guido Haas
Rafael Martorano Salvador
Rufinus Seibt
Sueli Maria Vanzuita Petry

Como foi sugerido em ata, o acontecimento foi publicado no Jornal Blu News, como segue abaixo.
Reunião - Dia 21 de março de 2007 - Menciona a criação do IHB

Ata da Reunião Arquivo Histórico Prof. José Ferreira da Silva
Aos vinte e um dias do mês de março de dois mil e sete, às 10 horas se encontraram no Arquivo Histórico Prof. José Ferreira da Silva - AHJFS, na Alameda Duque de Caxias, 64 os integrantes desta reunião. Devido o espaço destinado a esta reunião ser o mesmo disponibilizado aos consulentes, e neste momento, estes usufruirem do espaço. Dirigiram-se à Ante Sala do Auditório Carlos Jardim, Fundação Cultural de Blumenau, rua XV de Novembro, Centro, nesta cidade de Blumenau. A reunião que teve por objetivo a continuidade de visar a proposição de um local adequado para a sede do AHJFS. Estiveram presentes integrantes da comunidade e funcionários da Fundação cultural de Blumenau. Houve discussões quanto a constituição da Associação e da Comissão para ampliação do AHJFS. Rodrigo solicitou a participação da Presidente da Fundação Cultural de Blumenau – FCB, Marion Bubeck, para esclarecimentos e também representantes da Sociedade Amigos da Biblioteca Municipal Dr. Fritz Muller na próxima reunião. A participação desses e com fim de saber se possuem ou não o interesse no Projeto de Ampliação do AHJFS. Também entrará em contato com o Ricardo, para esclarecimentos sobre o projeto inicial da ampliação deste espaço.O Vereador Rufinus ficou responsável por verificar projetos de utilidade pública municipal e estadual e a disponibilidade do Prédio da CELESC. Rodrigo expõe que a associação funciona desvinculada da FCB, tem autonomia. No entanto, qualquer projeto deve ser apresentado a FCB. Rodrigo fica responsável em contactar o Instituto Bertha, para saber se existe algum Projeto da FCB encaminhado por esse Instituto. Marcos expôs a ideia da criação do museu no desativado Hotel Rex. Rodrigo lembra que a Prof. Sueli Petry pretende manter o AHJFS no Centro histórico. Gláucia fez a leitura da Ata do encontro do dia 14 de março de dois mil e sete e foram notadas pequenas alterações. Ela colocou a dificuldade em encontrar os documentos de 2003 que deram início a constituição da associação. Rodrigo fica responsável por contactar Meri para saber das fotos das reuniões que aconteceram em 2003. Marcos, coloca a importância da Associação estar constituída até final do ano para captar recursos com representantes que estarão presentes no Evento Brasil Alemanha. Angelina Coloca que é importante adequar o espaço da FCB. A reunião encerrou-se oficialmente as 11h40min. A próxima reunião fica agendada para às 10 horas do dia vinte e oito de março de dois mil e sete na Ante Sala do Auditório Carlos Jardim, Fundação Cultural de Blumenau, rua XV de Novembro, Centro, nesta cidade de Blumenau. 
Angelina Wittmann
Gláucia Maindra da Silva
Guido Haas
Marcos Schroeder
Mirela Adriana Nolasco
Rafael Martorano Salvador
Rodrigo Rogério Ramos
Ronald Haas 
Rufinus Seibt

Na segunda reunião deste grupo (21 de março), já com a presença de Marcos Schroeder, nos alertaram e sugeriram que o grupo, ali reunido, deveria juntar forças com o Instituto Bertha Blumenau e com um outro grupo, recém formado (Coordenado por Schroeder) em um grupo só. Segundo os proponentes, o objetivo era juntar esforços e direcioná-los para o mesmo lado. E assim aconteceu, a união dos três grupos resultou no Instituto Histórico de Blumenau - IHB.
O atual Presidente do IHB é Hans Prayon, o Vice Presidente é  Marcos Schroeder, a tesoureira é Ivone Willrich, a secretária é Ana Maria Ludwig Moraes, entre outros.
Paralelamente a estes acontecimentos, o IPPUB, juntamente com o apoio da FURB, realizava eventos que possibilitavam foro de atividades práticas e debates nos quais se reuniam especialistas, acadêmicos, técnicos, proprietários e administração em torno do tema - Preservação. Um destes, amplamente divulgado, foi o curso de Restauro de 40horas, ministrados pelo renomado Deutsches Zentrun fur Handwerk und Denkmalpflege - Manfred Gerner, em 16 de agosto de 1996. Os trabalhos práticos foram desenvolvidos em uma tipologia histórica centenária, situada no Bairro de Vila Itoupava, conhecida Residência dos Franz. Suas principais características nas técnicas construtivas estava presentes no seu fechamento em taipa - caracterizando sua longevidade em tratando-se de solo brasileiro  e estrutura de madeira com baldrames de pedra.
Grupo que participou do Curso, entre ele os responsável pelo evento - Professor Vilmar Vidor.
Reitor da FURB, imprensa, Hans Prayon e Manfred Gerner
durante o curso de restauro.
Alguns relatos publicados nos jornais locais sobre o tema Preservação do Patrimônio Histórico Arquitetônico, nestes períodos de transição – desde a Associação Proprietários de Imóveis Antigos até  o Instituto Bertha Blumenau, quando existia a Lei Complementar N°79 e o apoio de incentivos fiscais aos proprietários que conservassem razoavelmente seu patrimônio.









 


História dentro do espaço da cidade, refletida sobre sua paisagem, a qual lhe fornece características próprias, fornecendo uma identidade.

Do lúdico, ao poético, a memória coletiva permanece na memória local e se esta estiver integrada às partes novas das cidades, o resultado será uma cidade peculiar, envolta de poesia e referencias históricas, para os que nasceram no local e para os chegantes, que o mínimo, devem respeitar esta História, que de certa forma os atraiu. 


Em construção....


















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