sábado, 21 de fevereiro de 2015

A Ferrovia da Integração - Encontro de trabalhos - Rio do Sul


Dando sequência ao tema Ferrovia da Integração, mudam-se os personagens presentes. O tema reuniu e reúne pessoas, nas inúmeras reuniões que ocorrem desde 2010, quando foi criada a Comissão Pró Ferrovias do Vale do Itajaí. Na última sexta feira, aconteceu mais um encontro abordando o tema ferroviário regional, no Alto Vale do Itajaí.
Foto: Simmers


Este encontro aconteceu na cidade de Rio de Sul, no dia 20 de fevereiro de 2015 - ontem.
Ficou esclarecido nesta reunião de trabalho que não há mais um grande grupo a partir da Comissão Pró Ferrovias do Vale do Itajaí, mas sim, três grupos a partir deste, que trabalharão alinhados em malha, com o mesmo objetivo, que são a Comissão Pró Ferrovias das cidades de Blumenau, Rio do Sul e Itajaí. Sendo que esta última reunião foi organizada pelo grupo de Rio do Sul.
Estiveram presentes várias lideranças políticas e empresariais da região do Vale do Itajaí, desde as cidades de Ituporanga, Ibirama, Rio do Sul, Navegantes, Itajaí, Blumenau, entre outras. Presentes Empresários, Universidades, Prefeitos e Deputados Estaduais, Secretários de Estado.
Foto: Simmers

Foto: Simmers



O objetivo do encontro foi alinhar diretrizes para a coordenação dos trabalhos posteriores, junto a VALEC - Engenharias, Construções e Ferrovia S/A - empresa pública, sob a forma de sociedade por ações, vinculada ao Ministério dos Transportes, nos termos previstos na Lei n° 11.772, de 17 de setembro de 2008. Sua função dentro da construção de Ferrovias em território nacional está ligada à construção e exploração de infraestrutura ferroviária e, de acordo com o Art. 8° da Lei em referência, compete à VALEC, em conformidade com as diretrizes do Ministério dos Transportes, como:
  • Administrar os programas de operação da infraestrutura ferroviária, nas ferrovias a ela outorgadas;
  • Coordenar, executar, controlar, revisar, fiscalizar e administrar obras de infraestrutura ferroviária, que lhes forem outorgadas;
  • Desenvolver estudos e projetos de obras de infraestrutura ferroviária;
  • Construir, operar e explorar estradas de ferro, sistemas acessórios de armazenagem, transferência e manuseio de produtos e bens a serem transportados e, ainda, instalações e sistemas de interligação de estradas de ferro com outras modalidades de transportes;
  • Promover o desenvolvimento dos sistemas de transportes de cargas sobre trilhos, objetivando seu aprimoramento e a absorção de novas tecnologias;
  • Celebrar contratos e convênios com órgãos nacionais da administração direta ou indireta, empresas privadas e com órgãos internacionais para prestação de serviços técnicos especializados;
  • Exercer outras atividades inerentes às suas finalidades, conforme previsão em seu estatuto social.
Nesta reunião de sexta feira em Rio do Sul - uma "reunião interna" da sociedade do Vale do Itajaí - através de suas representações, foi reforçado a importância do traçado original definido em projeto preliminar - incluído no Estudos de Viabilidade do Sistema Ferroviário de Santa Catarina desenvolvidos entre 2001 e 2003 pelo Estado de Santa Catarina e pelo ministérios dos Transportes. 

Este traçado está localizado próximo ao traçado da antiga e histórica ferrovia - Estrada de Ferro Santa Catarina - EFSC, cujo primeiro trecho foi inaugurado em 1909 e erradicado em 1971 e promove a ligação entre Dionísio Cerqueira ao Porto de  Itajaí.
Sr. Cléber Stassun
Durante a reunião foram debatidos estratégias para que a sociedade do Vale do Itajaí possa contribuir de maneira mais objetiva e presente na elaboração do novo Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental  - EVTE-A, a qual definirá o traçado definitivo, a partir dos dados técnicos e pesquisa, da região. Dados fundamentais para a elaboração do projeto e execução da obra ferroviária de Santa Catarina.
De acordo com o Secretário executivo a ACIRS - Associação Empresarial de Rio do Sul, Sr. Cléber Stassun - responsável pela organização da reunião - entre outras coisas, a importância da mobilização para a efetivação de pelo menos três audiências públicas para o levantamento de dados e pesquisa, os quais serão encaminhados à VALEC, responsável pela levantamento do EVTE-A.
O Núcleo de Rio do Sul - Comissão Pró Ferrovias, continuará na Coordenação dos trabalhos. Lembramos a ausência frequente dos políticos da cidade de Blumenau nos encontros de trabalho - da efetivação desta importante obra de infraestrutura regional. O  Prefeito de Blumenau, Sr. Napoleão Bernardes sempre foi comunicado sobre o assunto, mesmo quando era candidato ao cargo máximo da prefeitura de Blumenau. Compareceu  somente em um encontro. Neste encontro de Rio do Sul, foi citado mais de uma vez, nas inúmeras falas da reunião. Foi lembrado como forte liderança, e de como poderia contribuir com a mobilização regional neste momento importante da elaboração do  projeto ferroviário catarinense.

Depoimento do Prefeito de Rio do Sul
Prosseguindo...

Entre os levantamentos que deverão se encaminhados para a Equipe da Região de Rio do Sul para a realização do EVTE-A, estão incluídos as perspectivas de expansão portuária, malha rodoviária das regiões cortadas pela futura ferrovia, identificação dos polos e fluxo de cargas, população contemplada, PIB, restrições ambientais e projetos futuros de infraestrutura para a região contemplada.
De acordo com informações repassadas neste encontro de trabalho, o traçado de implantação da Ferrovia de Integração deverá ser definido nos próximos meses, reforçando a importância de mobilização e trabalhos da equipe regional envolvida neste projeto, que existe desde o ano de 2010, quando foi criada a Comissão Pró Ferrovias do Vale do Itajaí.

As imagens Comunicam...














Sr. Edson Lanznaster





Comitiva de prefeitos do Alto Vale



























Representantes da Comissão Pró Ferrovia de Blumenau com o Deputado Estadual Jean Kullmann

Mais uma página da História regional sendo escrita.
Sempre lembrando que podemos estar reescrevendo...
Sobre algo que foi interrompido sem maiores reflexões...



















Nenhum comentário:

Postar um comentário