sábado, 21 de novembro de 2015

Igreja da Paz - Pomerode - 130 anos - Cemitério do imigrante

Igreja da Paz - comemora o 130° aniversário - Pomerode SC
Pomerode - Em 1863, alguns colonos - imigrantes alemães -  decidiram explorar a região do Vale do Testo. Quem estava neste grupo de pioneiros foi Ferdinando Hackhadt.
Hackhadt foi o sócio de Hermann Blumenau, na construção da Firma Blumenau e Hackhadt - Firma particular de agricultura e indústria, cuja sociedade não vingou. Mas isto não impediu uma excursão de Ferdinando Hackhadt na região, explorando no ano de 1863 o Vale do Testo. Hermann Blumenau, achou conveniente assentar os colonos pomeranos neste região com localização estratégica entre o Stadplatz de Blumenau e Colônia Dona Francisca - atual cidade de Joinville, que segundo seu ponto de vista, favoreceria o comércio entre as duas colônias alemãs.


























A grande maioria dos imigrantes são, como já citado, da região do Mar Báltico - Pomerânia, origem do nome do cidade - Pomerode.
Localidade do Testo Alto 
Foto - Marcos Röck - 1871

A primeira comunidade luterana de Pomerode foi localizada no Testo AltoHá bem pouco tempo foi encontrado um registro valioso comprovando sua mais antiga igreja localizada nesta comunidade - na cidade de Pomerode. Atualmente é a Comunidade Luterana de Testo Alto, localizada na Rota do Enxaimel. Na fotografia acima, ainda tinha a torre provisória e data o ano de 1871. Ao seu lado, a escola alemã - Deutschschule . Fotografia do acervo de Márcio Röck.
Igreja Luterana de Testo Alto em 2014
A segunda igreja mais antiga de Pomerode da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana  - Igreja da Paz - Pomerode Centro, comemorou seu 130° aniversário no último dia 15 de novembro - domingo que passou. O início de sua construção aconteceu no ano de 1884 e foi inaugurada no dia 1° de Novembro de 1885
Antes de continuarmos dissertando sobre a história da Igreja da Paz, abrimos um espaço para um fato histórico a partir do contexto nacional do Brasil colônia.
A vinda da família real portuguesa para o Brasil - em 1808 (Fugiam das guerras napoleônicas) trouxe mudanças na história das religiões no país. Desde o início da colonização portuguesa, em 1500  até meados do século XIX, a religião oficial do Brasil foi a religião católica  apostólica romana. Houve tentativas da implantação de outras religiões, como a religião protestante, antes deste século, o que só fez aumentar a intolerância a animosidade religiosa já existente no país do continente das missões (barrocas) jesuíticas. 
Estas nasceram a partir da Companhia de Jesus (fundada por um grupo de jovens estudantes de Paris - liderados por um espanhol- Inácio de Loyola - Em 1534) de onde vinham os Jesuítas - fundadores de algumas das principais cidades do Brasil e também responsáveis pela catequização dos nativos no continente.
O movimento religioso nasceu para contrapor-se e neutralizar o ideário de Martinho Lutero - ou a Reforma. Por isto, também passou a ser conhecido como Contra- Reforma. No Brasil e na América Latina - é fácil compreender os embates religiosos entre as comunidades fundadas pelos jesuítas e possíveis membros de outras religiões, principalmente o protestantismo - causa primeira da sua existência a partir da Companhia de Jesus
A entrada de protestantes no Brasil aconteceu pela primeira vez, após as invasões holandesas no Nordeste - 1624/1630-1650. Na época  foi fortemente proibida e fiscalizada.
"...alerta  contra os heregenes, isto é, calvinistas franceses, reformados holandeses, anglicanos, protestantes alemães, etc." - Velasques Mendonça Filhos - Introdução ao protestantismo no Brasil - 1990.
Após a independência do Brasil de Portugal em sua Constituição Imperial de 1824 - No Artigo 5° ficou esclarecido e definido que: A religião católica apostólica romana continuaria a ser a religião do Império Brasileiro (independente). As demais religiões teriam a permissão para o culto doméstico - praticados em residências ou casas para isto destinadas, sem qualquer interferência no meio externo e público. (Constituições do Brasil, 1958 - página 12). O artigo 179 - parágrafo 5° da constituição  garantia que ninguém poderia ser perseguido por motivo religioso, uma vez que repeite o Estado e não ofenda a moral pública. Nem sempre aconteceu assim, durante encontro entre protestantes e católicos na história do Brasil. Autoridades locais impunham restrições aos protestantes quanto aos locais  de culto, ao saber que estes deveriam ser fechados, não exercidos publicamente, em edificações sem aparência de igrejas, ou seja, desprovidas de torres e sinos, muito comuns na arquitetura religiosa da Alemanha  - principalmente no período romântico - período no qual houve as primeiras migrações da Alemanha para o Brasil e com os imigrantes, trouxeram hábitos e costumes da terra natal, até mesmo na arquitetura - cujo ícone estava presente nas construções religiosas ao longo da história da arte pós cristianismo.
Exemplo - Igreja da cidade alemã Westheim - Neogótico
Esta condição, a partir da legislação nacional, permaneceu em vigor até o ano de 1889, quando aconteceu a Proclamação da República e com isto, a separação da Igreja do Estado. Mesmo assim, durante as décadas de 1850 e 1860 - chegada dos primeiros imigrantes alemães no Vale do Itajaí, não ocorreu uma total obediência ao artigo 5° da Constituição Imperial. Um exemplo é o registro fotográfico de 1871 da Igreja de Testo Alto e outras dentro de comunidades alemãs, letas, italianas. O registro fotográfico citado mostra que a igreja possuía uma volumetria com a tipologia e espacialização de igreja com janelas do período neogótico (Romântico alemão) uma torre provisória de madeira - e a presença do campanário.

Para ler mais sobre - Clicar sobre: 
De acordo com Coordenador Geral dos Programas de Pós-Graduação da Escola Superior de Teologia em São Leopoldo - Wilhelm Wachholz - a construção de templos e ornamentos externos representava um clamor pelo reconhecimento da cidadania religiosa que lhes era negada.
A Igreja da Paz teve sua construção iniciada no ano de 1884 e foi inaugurada em novembro do ano seguinte - no centro de Pomerode. De acordo com a legislação vigente no Brasil - constituição imperial - a Igreja da Paz foi inaugurada sem a torre - mesmo assim, seguia a tendência e as linhas das igrejas da Alemanha -  a partir do Período Romântico. Ou seja, possuia uma tipologia de igreja - inacabada, mas uma igreja. Fato comprovado posteriormente, quando recebeu a torre e a sacristia, sem perder as características de uma igreja.

Fachada descaracterizada pelo acréscimo de um alpendre
 construído dentro de outra linguagem.

Torre com características do Período Romântico alemão
Construída em 1900 - após proclamação de República




Aberturas com características do neogótico
 Período Romântico alemão


Na frente da igreja - originalmente está o Cemitério do Imigrante
Talvez. sepultados os mesmos que participaram de sua construção
Na frente da igreja - originalmente está o Cemitério do Imigrante
Talvez. sepultados os mesmos que participaram de sua construção

 Mais sobre o Cemitério do Imigrante  - no Final desta postagem...



Igraja da Paz com o alpendre  2015
Arquitetonicamente, como já comentado,  a sua tipologia foi feita a partir das linhas da arquitetura religiosa construída na Alemanha - Período Romântico.  O período teve seu apogeu entre os anos de 1820 e 1850  - destacavam as seguintes características:  o realismo, sentimento de contemporaneidade, o nacionalismo e a retorno à natureza. Estas características iam de encontro as aspirações dos movimentos sociais na Alemanha - onde entre alguns, reavivavam-se os sentimentos nacionalistas (lembrando que no ano de 1871 houve a unificação e a criação da Nação - Alemanha). Nesta época, arquitetos como Schinkel, von Gartner e outros afirmavam ser o gótico  - o estilo nacional alemão por excelência. O neoclacissismo, goticismo e o ecletismo forma marcantes na arquitetura deste período - Arquitetura Romântica
A Igreja da Paz com a torre e ainda sem a sacristia e
 sem o alpendre
Foto: Testo Notícias
A Arquitetura da Igreja da Paz em  Pomerode - apresenta elementos góticos, no desenho de suas janelas com a presença dos arco ogival, "pseudos" contrafortes, torre, rosáceas, e uma verticalidade proporcional a suas dimensões. O estilo adotado pode ser considerado como o estilo neogótico ou goticismo.
Logo após a Proclamação da República - final do anos de 1889, iniciou-se providências para a construção da torre da igreja. Em 1900, com a separação da Igreja católica do Estado, foi construída uma torre na frente da edificação religiosa com uma altura total de 35 metros. 
É visível na fachada da igreja o intervalo de tempo entre a construção do corpo da igreja e a torre, através da presença de diferentes elementos decorativos e a proporção entre ambos os volumes: Corpo da igreja e torre. A torre tem o aspecto mais "robusto".
Foto: Testo Notícias
Igreja sem a sacristia
Foto: Testo Notícias























Seu campanário recebeu 3 sinos (Com três tamanhos diferentes) fundidos em aço, foram fabricados na cidade alemã de Bochum. Foram transportados por navio até Itajaí e de Itajaí até Pomerode foram transportados por três carroças puxadas a cavalos.  Na primeira carroça foi transportado o sino maior seguido pelas carroças com os sinos menores - todos enfeitados com flores.
Igreja de Bochum
No ano de 1949, aconteceu a primeira obra de manutenção de Igreja da Paz e também ampliação. Foi construído um novo telhado e acrescido o ambiente da sacristia na parte posterior e os vitrais na parede do fundo do altar doados pelos Senhores Weege e Gerhmann
A implantação da igreja no terreno no contexto atual ficou um pouco sem sentido, porque a maneira de transitar na cidade mudou. Na época de sua construção, na frente da igreja passava um estrada, atravessava o rio (local nde era mais raso. Cogitava-se de construir uma pote ligando as duas margens- do outro lado estava a Weege. mas não tinha ponte. Sem ponte sobre o rio, ocorria sua travessia pelas carroças e transeuntes a pé.
Nem sempre foi uma via secundária. No século XIX os principais caminhos eram o fluviais, pelos quais por certo, chegavam inúmeras famílias para assistir o culto na Igreja da Paz. Também era  o local onde o Rio do Testo era mais raso e no qual as carroças atravessavam´no por inexistir pontes. Portanto era uma estrada muito importante. Lembremos, através do Rio do Testo as pessoas chegavam do Stadtplatz da Colônia Blumenau nos primeiros momentos da história local. Uma vez construída a igreja, o ponto focal importante que esta representa - deveria ser respeitada, diante das mudanças ocorridas na cidade, para que gerações futuras não ficassem confusas e chamassem esta estrada de secundária.


















Foi publicada na imprensa local que seus telhados foram lavados e selados com produto adequado para a comemoração de seus 130 anos de idade.Também recebeu nova pintura e manutenção nos equipamentos dos sinos. Aconteceu no último dia 15 de novembro um culto festivo com a presença de pastores, convidados e comunidade. Foram servidos almoço com o churrasco e galeto no Pavilhão municipal de Eventos neste mesmo dia a partir das 11:00h.
Participaram do Culto festivo o Pastor Hugo Westphal e sua esposa Simone, que residiram por muitos anos, tendo o Pastor Hugo estado a frente da comunidade por muitos anos.
Um dos pontos altos da cerimônia de comenoração de 130 anos -  foi a leitura do discurso do Ex Presidente da Paróquia no momento das comemorações dos 50 anos de comunidade efetuada por seu filho.

As imagens internas e do culto
Fotos: Simone Westphal
Detalhes dos vitrais - fundo do altar

Ex Pastor Hugo Westphal

Ato de reinauguração

Púlpito



Ex Pastores  de Pomerode: Pastor Jorge e Pastor Hugo
Felicidades à Comunidade de Pomerode e...
 Parabéns pelo 130° aniversário.
Cemitério do Imigrante - Em frente à Igreja da Paz

Estivemos hoje, dia 22 novembro - no entorno da Igreja da Paz - Pomerode e reencontramos o cemitério que conhecemos na década de 1980 - Cemitério histórico conhecido Cemitério do Imigrante. Naquela época e assim continua - estava situado aos fundos das propriedades da Rua XV, mas voltado para o Rio do Testo. Rio, que em outros tempos era o caminho e a acessibilidade. Rio que era para onde ia o caminho de frente da igreja - Estrada dos Atiradores, atualmente sem sentido, pois foi bloqueado. Quase certo que os fiéis daqueles tempos, também chegavam para o culto com embarcações fluviais. Lamentamos o estado do Cemitério do Imigrante e o quanto de registro histórico que existia naquela época, hoje não existe mais. Poucas informações ainda presente, nos último registros no túmulos existentes. Publicamos neste local, com intuito de registro histórico e com a esperança que a sociedade se sensibilize com o pouco que ainda possa ser feito pela memória daqueles, que provavelmente construiram a Igreja da Paz.

Pela ótica urbanística, esta estrutura seria a ideal para o centro de Pomerode.  O Rio do Testo revitalizado com ligação, através de uma ponte com a escala adequada a paisagem, ligando a margem da igreja com a margem do teatro e terminal de ônibus intermunicipal. Sem contar com o cemitério histórico humanizado e aberto para visitação desde pesquisadores até visitantes em busca de história da cidade.








Cemitério do imigrante - 29 de Julho de 2001
Para ampliar clicar sobre a imagem

Área - registro do Google Earth de 2005 e 2014
Estacionamento ocupa parte do Histórico cemitério - Edificação da rua XV
Imagens feitas no dia 22 de novembro de 2015




































































Parte do cemitério usado para estacionamento de edficação voltado para a Rua XV.

Memória e registros, de nomes e datas daqueles que construiram uma comunidade.
Escreveremos uma postagem exclusiva sobre o Cemitério do Imigrante, com intuito de, ao menos preservar sua memória e deixarmos algo para as futuras gerações. Fazemos isto quando o patrimônio corre o risco, neste caso - percebemos, ao irmos in loco para fotografar a Igreja da Paz, no mês de seu 130° aniversário
Quantos dos pioneiros que construiram esta igreja, se encontram sepultados neste local?

É preciso fazer algo, 
Antes que toda história presente neste local se perca.






























8 comentários:

  1. Showww agora em abril vou ir visitar!


    ResponderExcluir
  2. Amei!! Vou visitar esse local em breve, se Deus assim permitir. Meus ancestrais eram dessa região. Q

    ResponderExcluir
  3. Uma pena que as informações foram perdidas. Minha bisavó (Marie Behreng Scholz) foi sepultada em Pomerode. Na época que chegaram houve uma epidemia e ela faleceu. Informações repassadas oralmente de pai para filhos. Chegaram em 1880. August Scholz (38 anos), lavrador oriundo da cidade Magdeburg Neustadt) esposa Marie (26 anos) e os 03 filhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Mas ainda é tempo de preservar o que resta. Gostei de conhecer sua história. Obrigada.

      Excluir
  4. Pena que não deu para ler os nomes. ..teria sido um grande material ..um celeiro.

    ResponderExcluir
  5. Esse material eu registrei muito indignada, de como estava a situação do cemitério nesse momento quando o vi. Conhecia-no na década de 1980 e o acervo era grande. Não acreditava no que via, o tão pouco caso com tanta história. O foco ainda não era o registro da informações da genealogia, mas um registro do pouco caso. Lamento também, pois depois a pesquisa tomou outro rumo. De acordo com colegas na cidade todas, ou a maioria das lápides estão guardadas. Abraços.

    ResponderExcluir