sábado, 5 de agosto de 2017

Respeito à cultura – os trajes da realeza Festa Pomerana - Jornal Testo Notícias - Pomerode

Através do blog e com comprometimento à cultura, a organização da Festa Pomerana, entrou em contato conosco - no ano de 2016, após a leitura de algumas postagens como as postagens abaixo.  Para ler - Clicar sobre o título escolhido:
Após uma reunião com a organização da Festa Pomerana, tivemos o prazer de assessorar a "construção" - idealização - do novo traje para a Realeza da Festa Pomerana 2017, que extra oficialmente, soubemos que continuará sendo o mesmo adotado a partir de nossas pesquisas.
Compartilhamos a matéria publicada no jornal local de Pomerode, em janeiro de 2017, que conta um pouco sobre esta experiência.



Texto inteiro publicado no diário pomerodense.
Respeito à cultura – os trajes da realeza 
Uma das novidades deste ano é o traje típico utilizado pela realeza (adulta e mirim). Em um primeiro momento, as vestimentas podem parecer mais simples das utilizadas nas edições anteriores, porém, elas são fruto de um extenso trabalho de pesquisa com a finalidade de enaltecer cada vez mais a cultura pomerana. 
A responsável pela pesquisa histórica foi a historiadora, antropóloga e arquiteta Angelina Wittmann. “Como escrever sobre um país de tamanha diversidade cultural? Uma vez que aqui todos imaginam que ‘alemão é tudo igual’? A Alemanha tornou-se um país de fato somente no ano de 1871. Antes eram cidades-estados, com bandeiras, cores, comida, música e dialetos próprios. E como escreveríamos sobre o Traje Pomerano que, como povo, sequer existe mais?”. A resposta para todas estas questões a própria Angelina nos dá: um vasto trabalho de pesquisa histórica.
A historiadora pesquisa o tema desde 2010. “Na região do Vale do Itajaí e também em outras regiões brasileiras fundadas por imigrantes alemães, ocorre uma mistura dos vários estilos, cultura e tradições do território alemão; de diferentes tempos (Alemanha só passou a existir em 1871), gerando uma pequena confusão de identidade, pois não há o devido acompanhamento histórico”, explica ela.
Wittmann foi procurada pela organização da Festa Pomerana, a fim de fornecer o embasamento histórico necessário para que os trajes da realeza estivessem o mais próximo possível da cultura pomerana. “É a primeira vez que responsáveis pela organização de uma festa com este perfil, na região, demonstram interesse na originalidade e respeito ao traje e às realezas de suas festas. É um exemplo positivo e um precedente exemplar para outras festas com este perfil no Brasil”, enaltece.
Ao ver o traje pronto, Wittmann ainda faz algumas observações. “Tivemos muita dificuldade em encontrar tecidos corretos, portanto precisamos compor com o que a loja tinha disponível. Faltou um toque de cor quente, que ficou na rosa bordada e que fica escondida atrás da faixa.Também há os detalhes nos acessórios, na Festa Pomerana pode-se usar muitas flores no cabelo, através de apliques ou arcos floridos, característica dos pomeranos, ao contrário dos baváros. O laço do avental deve ser feito na frente, com a borboleta bem desenhada e pequena com as pontas compridas caídas sobre o avental”, detalha. 
E você, o que achou do novo traje da realeza?
Por isso e por outras, que esse trabalho voluntário vale a pena.
Parabéns Pomerode!
Muito boa a  matéria - Jornal  Testo Notícias - Perfeita e alinhada às nossas buscas.
Tradição é atemporal.

Como aconteceu o processo da construção do traje - Clicar sobre:




Nenhum comentário:

Postar um comentário