sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Timbó - SC - Um pouco de história da Colônia Blumenau e paisagem atual

Ponte  estaiada para pedestre sobre o Rio Benedito - Centro de Timbó.


Para conhecer um pouco da história da grande Colônia Blumenau precisamos visitar as muitas cidades que formam a rede de cidades do Vale do Itajaí

Neste momento, escolhemos a cidade de Timbó, que se desenvolveu a partir de uma povoação da colônia fundada pelo alemão - Hermann Blumenau, localizada na foz do Rio dos Cedros no Rio Benedito. Todas as nucleações urbanas da Colônia Blumenau eram "desenhadas" em vales dos muitos rios da Bacia Hidrográfica do Itajaí Açu. Por sua importância, isto influiu nas primeiras medidas dos primeiros imigrantes alemães na Colônia Blumenau. Uma destas, foi o de providenciar o mapa da Bacia do Itajaí Açu, com os principais rios, feito pelo engenheiro agrimensor  Emil Odebrecht. A partir deste, foi feito o "desenho" dos lotes coloniais - um planejamento para o assentamento dos colonos (No sentido de habitantes de colônia, e não usado pejorativamente, como o foi mais tarde).
No dia 12 de outubro de 1869, 19 anos após a fundação da Colônia Blumenau, e conhecimento da região e do desenho feito dos lotes coloniais, foram conduzidos e chegaram ao local da foz do Rio dos Cedros no Rio Benedito, as primeira famílias de imigrantes alemães. Chegaram para ocupar os lotes coloniais da região. Todo este trabalho coordenado do Stadtplatz da Colônia Blumenau a partir de seu Diretor, Hermann Blumenau. Entre estas famílias que chegaram estava a família de Frederico Donner, que tornou-se uma liderança local. É errado, quando afirmam, como lemos em algumas publicações, que estas famílias vinham da Colônia Blumenau para se fixar no local. Este local também era Colônia Blumenau.  Observar o mapa a seguir, desenhado pelo engenheiro agrimensor  José Deeke, em 1905.
Mapa de Blumenau - Desenhado pelo Engenheiro agrimensor de Blumenau - José Deeke
Ano de 1905 - Timbó era um núcleo urbano de Blumenau

Portanto, não se poderia considerar Frederico Donner, o fundador da cidade Timbó, uma vez que esta fazia parte da Colônia Blumenau até o ano de 1934. Fazia parte do parcelamento de terras em lotes coloniais, como em outras partes da colônia, cuja administração estava no Stadtplatz da Colônia Blumenau.
Busto na Praça de Timbó -Inscrição da placa do busto: 
"Ao fundador Frederico Donner
 a homenagem sincera de Timbó centenária
1869 - 2 de outubro de 1969."
Protesto popular no Stadtplatz, contra os governos estadual e federal - contrário aos desmembramentos de territórios da Colônia Blumenau - Presentes representantes de todos os núcleos urbanos da colônia.
Mais tarde um pouco, após a chegada das primeiras famílias de imigrantes alemães na região, chegaram as famílias de imigrantes italianos. A maioria dos imigrantes eram originários da região da Pomerânia e Hamburgo (Ainda não existia o país da Alemanha nesta época) e da região de Chiavenna e Trento (Ainda não existia o país da Itália) nesta época). Muitos destes imigrantes italianos, se concentraram na localidade de Rio dos Cedro, um pouco mais ao norte de Timbó.
Timbó se emancipou de Blumenau, juntamente com outros 31 municípios, por uma ação ditadora do governo federal - de Getúlio Vargas, no ano de 1934.
Para melhor detalhamento, foi sob o Decreto Estadual nº 527, de 28 de fevereiro de 1934, que foi criado o município de Timbó. Sua instalação aconteceu no dia 25 de março de 1934.

A origem do nome - Timbó

O nome da cidade é o nome de uma planta da família das Leguminosas e das Sapindáceas encontrada por Fritz Müller em uma de suas andanças  e pesquisas na Mata Atlântica do Vale do Itajaí. Dizem que sua seiva é tóxica para os peixes.
Timbó


Pesca com Timbó no Xingu
Clicar sobre - Planta tóxica pode ter matado 10 toneladas de peixes em rio no Acre.

Geografia

Dados Geográficos do IBGE

População:  36.774 hab.
Área:  127,405 km2
Bioma Mata Atlântica


Uma Volta em Timbó
Passeamos por Timbó e observamos alguns pontos relacionados à sua identidade que vamos comentar próximo  às imagens que fizemos e serão apresentadas na sequência. Visitamos a residência da família Bell, onde viveu o Poeta Lindolfo Bell. Apresentaremos sua história de maneira sintética, junto com imagens colhidas no museu em sua memória.
Também estivemos no Museu do Imigrante. Além do acervo do museu, o que nos chamou muito atenção foi a arquitetura da edificação onde está instalado. Fatos curiosos para serem analisados e o faremos na sequência. como também visitamos a ponte estaiada sobre o Rio Benedito e o restaurante às margens do mesmo.
Percebemos que a cidade se desenvolveu às margens de dois rios - Benedito e Rio dos Cedros, braços da grande Bacia hidrográfica do Itajaí Açu - como já mencionado, desenhado a partir de dados levantados por Emil Odebrecht nas primeiras décadas de existência da Colônia Blumenau.
Destacamos também tipologias enxaimel do local, históricos e originais e um "enxaimel" construído a pouco tempo, no local onde estava a antiga rodoviária junto ao busto do "fundador".
E para terminar, imagens de locais da cidade de Timbó, ponto focais, equipamentos urbanos, espaços naturais e construídos com comentários.

As imagens comunicam...
Passeando em Timbó
A Casa do Poeta - Lindolf Bell

Lindolf Bell, poeta e  marchand, nasceu na cidade de Timbó - SC - Sul do Brasil, no dia 2 de novembro de 1938. Cresceu na cidade do Vale do Benedito e depois passou parte de sua vida, no "Stadtplatz" - Blumenau, onde constituiu família para depois retornar para Timbó, onde passou seus últimos momentos, até 10 de dezembro de 1998.
Estudou no Colégio Santo Antônio - Blumenau e após, seguiu para a Escola de Arte Dramática em São Paulo, onde se formou. 






















Seus pais, descendentes de imigrantes alemães, apreciavam  poesia. Sua mãe, Amália Bell declamava poemas em reuniões familiares. Trabalhavam na terra, como muitas famílias de imigrantes que chegaram à região. Mais tarde, seu pai, Theodor Bell, também exerceu a atividade de caminhoneiro. A casa onde está o Museu em sua memória e o terreno foi a propriedade dos Bell's por muitos anos.
Thodor e  Amália no dia de seu casamento


Um projeto seu, que o fez conhecido no Brasil foi batizado de Catequese Poética - levava poesia às ruas de São Paulo, através de recitais e de cantorias. Esta iniciativa permitiu que muitas pessoas conhecesse a arte da poesia em suas variadas manifestações. Por este trabalho, recebeu inúmero prêmios e reconhecimento, não somente nacional, mas internacionalmente.












Na década de 1970, juntamente com um casal de amigos e sua esposa, fundou a primeira  Galeria de Arte de Santa Catarina, na cidade de Blumenau - A Galeria Açu - Açu. Visitamos muito este espaço, na década de 1990, localizada na Rua 7 de Setembro, com entrada pela Rua São José.  

Imagens do Museu - A Casa do Poeta










Discurso de Rafaela Bell na Inauguração da Casa do Poeta Lindolf Bell - 11/12/2003)
" A poesia é o instrumento mais generoso para eliminar a solidão, a indiferença o desencanto, o cinismo e a discriminação. A solidão vale como espaço para refletir em profundidade sobre nosso destino comum e a ausência de solidariedade que desequilibra o sistema social, acentua privilégios e exclusões. Se o poema, muitas vezes, amadurece sem terras, em solidão, sua existência (resistência) se justifica para lembrar que o ser humano mais uma vez, não é ilha, mas partilha." L. Bell
Timbó, dezembro de 2003.
Pai, hoje é dia de festa. Enfim comemoramos a tua tarefa de partir sem saber para onde e repartir sem saber para quem. Tua obra encontra abrigo, e o mais lindo é que ela volta para onde partiu; para o lugar onde tudo começou. Aqui tudo permanece como permanece a tua poesia. O pomar, o rancho, o portão que range, o girassol. O teu jardim, aquele que disseste quando da morte da tua mãe, tornou-se noite. Este está diferente. Nas mãos de uma guerreira e de seus fiéis escudeiros da Fundação cultural de Timbó, depois de muita luta, teu jardim floresce, amanhece. Ele é dia, e será para sempre dia por mais que anoiteça.
Muitas coisas aconteceram desde que partiste, nem sempre tão agradáveis. Eu e os meninos, fomos muito julgados e agredidos até publicamente por pessoas da tua convivência que não compreenderam que, mais do que a ausência do poeta, perdemos o convívio diário do amor de um pai. Engraçado pensar que por mais que tenham partilhado por tanto tempo contigo e com tua obra não entendem que não se pode viver um sonho alheio, e tu sabias tão bem disso que escrevestes: Menor que meu sonho não posso ser.
Muitas vezes tenho falado com a Lygia, com a Soninha, a Marina, heranças de amizade fiel que reforçam a esperança na verdade. Conversamos sobre como te encantarias em ver que a tua Catequese Poética, que o teu sonho de partilha resiste em nosso dia a dia. Encontramos por menos de 3,00 reais Caribes, Tarsilas, Volpis, estampados em copos de requeijão. Reeditam-se teus corpoemas, podemos ouvir Vinícius de Moraes numa propaganda de perfume, e até nos deparamos em inúmeros consultórios médicos com pôsters de Monet. Isto é acesso! Tua sabedoria sempre me ensinou que não é preciso ser culto para entender a arte. Não é preciso ser rico, ter classe, nem pertencer a classe alguma. Quando existe fácil acesso, existe doce partilha, pois o alvo de todo artista é o coração.
Escrevestes que o molde nunca se repetirá. É verdade, pois não há no mundo digital igual à outra. E talvez a maior igualdade do ser humano seja o fato de que todo homem é diferente, e por isto tua obra torna-se tão grandiosa. Porque fizeste da tua diferença algo comum . Atingistes tantos corações com a tua palavra aço, com a tua palavra seda.
Pai, tuas netas estão lindas. Inevitavelmente e com o maior prazer, apresento a elas, a leitura como hábito. Assim como fizestes conosco. Da maneira mais natural. Lendo para elas. Encontrei alguns livros infantis, dados a ti por amigos escritores, e temos viajado por lugares lindos e encantados. A Isadora que já tem 8 anos, me perguntou onde o Vô e A Vó Elke estavam? Eu disse que vocês estavam no céu, que haviam se tornado duas estrelas. Num desse dias nublados, a Luisa olhou para o céu, já de noite,e disse: Mãe hoje eles não estão lá, daí eu expliquei que afeto não se enxerga, se sente. Elas entenderam e em muitos momentos da noite ou do dia, continuam encontrando com vocês.
Sabe, naquele dia 10 de dezembro em que o teu doido coração doído resolveu falhar e que tu decidistes partir no vôo solitário com destino ao infinito, parte do meu coração foi contigo. Muitas vezes pensei como seria bom se o céu tivesse telefone, mas hoje lembro das inúmeras vezes que estavas em Rio dos Cedros também sem telefone e nem por isso deixávamos de estar conectados e pergunto A mim mesma: O que é a morte afinal? Bem se morrer é deixar de existir, então a morte está na vida. Nosso passado não existe mais, nosso futuro não existe ainda, então o que somos? Descubro finalmente que nós somos PRESENTE. VIVER É PRESENTE, e tudo só acaba, quando acaba o amor.
E a prova de que tu vives pai, é o fato de ser no presente que EU TE AMO.
Abristes tantas janelas, e na procura da Palavra Palavra , arrisco ler minha homenagem em forma de poesia:
Revelo:
ÉS DIA EM MEU JARDIM PAI

DE FESTIVA PRECOCIDADE
PERGUNTAVA DA MORTE
E DE DOR PRÓPRIA DA MATURIDADE
DESCUBRO FINALMENTE
TIRO A VENDA DO SENTIMENTO
ENCRAVADO A SETE PALMOS
QUANDO TE LEIO PAI,
QUANDO LEIO QUE A MORTE É NOITE
POR MAIS QUE AMANHEÇA
POR MAIS QUE AMANHEÇA.

EMBORA ESTE PONTO FINAL PERSISTA
ETERNO E INDISCUTÍVEL
IRREFUTÁVEL E DE CONVÍVIO OBRIGATÓRIO
SOBREVIVO COM PESAR ESPERANÇOSO
ALÍVIO DE CRER EM SEGUNDAS CHANCES
REENCARNAÇÕES.

BORRIFO LÁGRIMAS
NA TENTATIVA VÃ DE AMENIZAR A DOR
DA AUSÊNCIA, DO ESCURO MAIS PRETO QUE NUNCA
POR FIM OU POR MEDO DO FIM
DESENTERRO COM AS PÁS MAIS DELICADAS
O CORAÇÃO MEU QUE JUNTO SE ENTERROU

PORQUE A TUA POESIA ME ALÇA
ACENA 
ENSINA
RESTAURA A FEIÇÃO
POIS ELA É MORTE INTENSA
E TU PAI

ÉS DIA EM MEU JARDIM
POR MAIS QUE ANOITEÇA

POR MAIS QUE ANOITEÇA

Da tua filha Rafaela
O Poeta não partiu





Seu quarto












Caixa da noiva de sua mãe








Livros da biblioteca
































Residência dos pais do poeta Lindolf Bell - Timbó

Museu do Imigrante - Timbó

Está localizado na área central e seu acervo é muito bom, embora falte alguma informação sobre sua origem.
O que nos chamou muito atenção é a arquitetura da edificação onde está o museu.
Ela comprova e ilustra aquilo que mencionamos em outras postagens sobre as centralidades da Colônia Blumenau e sua arquitetura e seus períodos.
Afirmamos, ao analisar a construção, que a edificação sofreu três reformas que mudaram sua linguagem. Se não tivesse sido descascado seu reboco interno, talvez não suspeitaríamos que a primeira construção fosse uma tipologia típica do imigrantes dos primeiros tempos. Planta retangular, onde no corpo principal, estavam localizados a sala e os quartos com acesso para o sótão (mansarda) com um anexo aos fundo (Variação da inclinação do telhado) onde estava a cozinha e na frente, a varanda, voltada para a rua. No terreno - entre a rua e varanda, existia o jardim, geralmente com muitas roseiras. Esta tipologia, com a passar do tempo, virada do Século XIX para o Século XX, ficou meio démodé entre a nova elite (industriais e comerciantes) que passou adotar o estilo internacional - vigente na capital do Brasil e na Europa - Art Decó. Quando não construíam esta tipologia, "maquiavam" a edificação - descrita anteriormente, com a aparência Arte Decó. Percebemos esta intervenção na edificação do Museu do Imigrante, a partir das aberturas localizadas no lado esquerdo (Do lado direito, manteve o original enxaimel), no reboco e na ampliação dos fundos e por último, a última intervenção entre as décadas de 1950 e 1960 - observando aberturas e acabamentos na parte da frente, como o fechamento da varanda frontal, sendo que as aberturas do enxaimel original - que apresentava uma facha simétrica - permaneceu, neste espaço, agora interno.  Muito bom ler a história no espaço - observar comentários nas fotografias.

As imagens...
As três fases da Edificação
Detalhes da parede da primeira construção com acréscimo da porta - rompeu estrutura enxaimel.
Estrutura enxaimel maculada

Pregos de madeira -  Holznägeln
Guilda do carpinteiro

Aberturas acrescidas na segunda intervenção - Linguagem do Art Decó, com porta na lateral esquerda. Totalmente fora dos moldes da tipologia enxaimel do imigrante

Terceira intervenção na edificação no período entre as décadas de 1950 e 1960. Janelas originais da edificação enxaimel ficou na parte interna da varanda fechada


Local onde estavam as janelas da edificação
original (Fechadas)- voltadas para a varanda
Fachada simétrica

Aberturas acrescidas na segunda intervenção - lado esquerdo. Linguagem Art Decó














































Acervo do Museu do Imigrante - Timbó











Wandschoner













Wandschoner


Wandschoner
Wandschoner

Sem o uso do prego - origem - Guildas da Idade média, as mesmas que
fizerem com o que os carpinteiro criassem o prego de madeira usado
 na contrução das casas - na Alemanha chamado de 
Holznägeln.











Tipologias enxaimel na Paisagem - Timbó

Encontramos algumas tipologias originais de grande valor histórico, em estado muito ruim  de conservação, e uma nova tipologia, aparentemente construída com a técnica construtiva enxaimel, porém, com a volumetria totalmente equivocada e descaracterizada. Foram utilizados elementos aparentemente originais com outras proporções, ou ausência de proporções. A  "primeira" casa do imigrante alemão e algumas do imigrante italiano - com técnica construtiva do enxaimel tinha características muito marcadas da arquitetura clássica romana - ou seja, primar por dimensões gabaritadas, (Geralmente observando as proporções áureas). Estas características, até os dias atuais são observadas nas construções das edificações contemporâneas - isto para integrar a nova construção de maneira visual, às construções centenárias, para que não se crie conflitos visuais na paisagem. Na Alemanha, e também em outros países, esta questão é levada muito a sério - ao contrário do Brasil. Portanto a arquitetura não é somente o manuseio de uma técnica a partir da combinação de materiais, mas também suas proporções, volumetria e acabamentos.
Proporções da Casa enxaimel típica - podendo varias de tamanho,  mas com proporções respeitadas

Proporções da Casa enxaimel construída na Praça de Timbó com o busto do "fundador" que não é Hermann Blumenau.


Tipologias originais enxaimel da História de Timbó - fotografias feitas por Marilice Nascimento que sabendo de nosso trabalho nos enviou. Agradecemos. Sondamos, são edificações conhecidas da comunidade - Duas estão localizada na Pomeranos e outra dentro do Jardim Botânico.










Para encerrar...
Passeando por Timbó - As imagens comunicam












Uma cidade pequena com hábitos do mercado imobiliário de cidade adensada de médio a grande porte - Muitos edifícios e uma tendência a verticalização - e com isto problemas urbanos a vista.











Pavimentação bonita e correta, como usado nas melhores cidades da Europa




Pavimentação bonita e correta, como usado nas melhores cidades da Europa





Alguns vícios das cidades médias e grandes da região, presente na pequena e linda Timbó. Muitas vezes a presença destes, para alguns é sinônimo de desenvolvimento.


Passarinhos - tratados na praça



Foz do Rio dos Cedros no Rio Benedito







Pavimentação bonita e correta, como usado nas melhores cidades da Europa.


























Alguns vícios das cidades médias e grandes da região, presente na pequena e linda Timbó. Muitas vezes a presença destes, para alguns é sinônimo de desenvolvimento.


Arquitetura local que mostra a interferência da arquitetura dos descendentes dos imigrantes  alemães e dos descendentes  dos imigrantes italianos na mesma tipologia.

Arquitetura local que mostra a interferência da arquitetura dos descendentes dos imigrantes  alemães e dos descendentes  dos imigrantes italianos na mesma tipologia.

Visita na cidade de Timbó - 12 de fevereiro 2019.

Museu do  Imigrante - Jocelia Rocha Barbosa
Retornamos à cidade de Timbó no dia 12 de fevereiro de 2019 - para pesquisar tipologias localizadas no município - construídas com a estrutura enxaimel e também, apresentar a cidade à arquiteta e pesquisadora Simone Eidt e seu noivo Renato Bottega, da cidade de Itapiranga - extremo oeste de Santa Catarina. 
Estivemos no centro histórico da cidade e também no Museu do Imigrante - onde fomos recebidos pela historiadora Jocelia Rocha Barbosa que apresentou o acervo com propriedade e conhecimento.

As imagens comunicam.




































Museu do Imigrante






Foto do quadro da artista Eloá Liz, exposto no Museu do Imigrante de Timbó.












Leituras Complementares...
Clicar sobre sobre o título:
  1. Casarão na paisagem do caminho dos pioneiros - Timbó
  2. Momentos - Titãs no Natal + Encantado - Timbó SC - Com uma "Pitada" de Urbanismo
  3. Paisagem da área central da cidade - Blumenau
  4. Arquitetura - Catedral São Paulo Apóstolo - Blumenau
  5. A Tradição e a origem do Desfile 
  6. Bandoneon - 1° Encontro da cidade de Pomerode
  7. Elesbão Pinto da Luz - Comissário de Polícia de Blumenau
  8. August Müller e seu Diário - Colônia Blumenau
  9. Voluntários da Pátria - Imigrantes alemães da Colônia Blumenau
  10. Residência da Família Blumenau - Texto da Filha do fundador
  11. Fritz Müller - Fur Darwin
  12. Refletindo...Cultura e o idioma alemão
  13. Igreja da Paz - Pomerode - 130 anos - Cemitério d...
  14. Biografia - Max Mayr - da Baviera para o Vale do Itajaí
  15. Nossa Palestra - II Colóquio Catarinense de Geneal...
  16. Hermann E. L. Wendeburg - Diretor Interino da Colônia Blumenau
  17. Nossa Palestra na Associação Cultural e Recreativa Teuto-Brasileira
  18. Residência Engenheiro da Empresa Força e Luz
  19. Alwin Schrader e a Granja Modelo do Bairro de Salto Weissbach
  20. Salto Weissbach
  21. Peter Christian Feddersen
  22. Santa Catarina teve única ferrovia brasileira
  23. Loja maçônica na colônia Blumenau - Zur Friendenspalmer
  24. Casa Husadel - 120 anos
  25. August Müller e Hermann Müller - Irmãos de Fritz Müller
  26. Centro histórico de Blumenau - Stadtplatz - Ontem e Hoje
  27. Engenheiro Joaquim Breves Filho - Diretor da EFSC
  28. Casa Azul - Odebrecht - Apiúna/Subida
  29. Padre José Maria Jacobs - Primeiro Pároco de Blumenau
  30. Banda Cruzeiro e sua história - A Banda mais antiga
  31. Rudolf Damm - Repórter - Tradutor e Poeta
  32. Kulturverein - Die Colonie Blumenau - Cooperativi...
  33. Pomerode - Localização e Igrejas históricas
  34. O Caminho de Blumenau-Curitibanos - Segunda metad...
  35. Carl Hoepcke - Uma personalidade da História Catar...
  36. Fritz e Hermann - Dois Personagens da História de ...
  37. Seminário de Corupá - Santa Catarina - Uma visita
  38. Poesia de um descendente de Pomerano - brasileiro
  39. Emil Odebrecht e os Caminhos ligando Blumenau ao litoral
  40. Enxaimel e História na paisagem - Uma tarde Doming...
  41. Os Primeiros Caminhos no Vale do Itajaí e do interior
  42. Primeiro Núcleo Urbano de Blumenau - Stadtplatz
  43. Usina do Salto - Ponte de Ferro e Rio Itajaí Açú
  44. As embarcações no Rio Itajaí Açú - Blumenau
  45. A Ferrovia no Vale do Itajaí - Parte do Livro
  46. Cia Jensen - Pedaços de História de Blumenau
  47. "Quebra Caco" - Uma Tradição que está acabando
  48. O "Alemão" de Pomerode
  49. Rua das Palmeiras e o Museu da Família Colonial
  50. Por que o dia 25 de Julho é uma data importante
  51. Blumenau - Século XIX até a construção da Ferrovia
  52. Fundação de Blumenau a partir de seus meios de transportes
  53. José Deeke
  54. História Schützenfest
  55. Despedida - Niels Deeke
  56. Primeiro Diretor da EFSC - Entrevista a Frederico Kilian
  57. A Ponte Lauro Müller - Segunda ponte
  58. Stammtisch - Origem e Tradição
  59. Porcelana Schmidt - Uma tradição


Em Construção!











Nenhum comentário:

Postar um comentário