Lançamento do Livro do 25 de Julho

Sra. Renate Rossmark e Sr. Wilfried Volkmann

No dia 20 de julho de 2013 aconteceu a Abertura da Semana da Imigração Alemã, com o momento especial do lançamento do livro Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau - Sua História - 1954 a 2009 de autoria do Sr. Wilfried Volkmann e Sra. Renate Rossmark.
Após 59 anos da inauguração, o C.C. 25 de Julho de Blumenau tem sua história publicada do intervalo de tempo - de sua inauguração até o ano de 2009. História deixada para conhecimento das gerações futuras. Esta obra foi apresentada à família do C.C. 25 de de Julho e seus amigos na semana que ocorre as homenagens aos imigrantes e pioneiros que ajudaram a construir Blumenau e que construíram o centro cultural - espaço para a prática de atividade culturais desta herança, sua manutenção e valorização - um dos principais objetivos de seu existir.
Não poderia existir data melhor para apresentá-lo aos sócios e amigos do 25, que não, na data da Abertura da Semana da Imigração Alemã - início da semana que homenageia os imigrantes alemães e na qual está o dia 25 de julho - data que comemora a vinda do primeiro grupo organizado para o Brasil, em 1824
Mesmo com chuva forte em Blumenau e frio, a presença foi expressiva neste momento de comemorações e homenagens no C.C. 25 de Julho de Blumenau. Entre as autoridades presentes destacamos a presença do: Sr. Markus Blumenschein - Representante Comitê Brasil-Alemanha; Sr. Vanderlei de Oliveira - Presidente da Câmara de Blumenau; Sr. Jens Jurgen Mantau, Vereador de Blumenau, Srta. Kathleen Suzan Zwicker - Miss Blumenau, Sra. Silvana C. H. Sarchi - Diretoria de Planejamento e Promoção - Secretaria de Turismo de Blumenau; Sr. Ulisses - Fundação Cultural de Blumenau. A casa cheia de integrantes e familiares do 6 grupos culturais e amigos.























Anna Lore e Paulo Köning - Do Junrgend Gruppe
 Década de 50 do Século passado


Sra Winigrid Parucker - Ajudou na construção da Sede Social atual e
 fez parte da primeira geração de jovens do C.C. 25 de Julho de Blumenau
Clicar sobre: 
Sra. Winigrid Parucker 

Sr. Jurgen  - Ex integrante do Ex Grupo de Teatro e
Sr. Oswin Reinstenbach coralista do Liederkranz 
 

Sr. Dieter Berner  e Sr. Hans Prayon - Vice Presidente e Vice Presidente
do C.C. 25 de Julho de Blumenau



Sr. Hitochi

 







Sr. Harald  Krieger - Presidente do Coro Masculino Liederkranz - Foi quem conduziu as atividades da noite ao microfone apresentando o Cerimonial
Para iniciar a programação oficial da noite, Sr. Hans Jurgen Jopp - músico dos coros doC.C. 25 de Julho de Blumenau foi convidado ao palco para tocar os Hinos Nacionais alemão e brasileiro, e durante as execuções foi acompanhado pelas vozes de todos os presentes. Após, foi feito um minuto de silêncio em homenagem às memórias do  Sr. Jorge Wolfgang Globig, Presidente da Fecab – Federação dos Centros de Cultura Alemã no Brasil e também presidente do Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre e ao Sr. Harold Heinrich Letzow, Embaixador da Oktoberfest, ex-Presidente do Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau, fundador da Blumenauer Volkstanzgruppe, e ex-Administrador da Proeb na época das primeiras Oktoberfest.

Após, foi lido a apresentação da obra feita pela Professora  Sueli Maria Vanzuita Petry - Professora do Curso de História da Furb/Diretora do Patrimônio Histórico Museológico da Fundação Cultural de Blumenau - Segue:
“Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau – Sua História” é uma publicação idealizada pelos autores Wilfried Volkmann e Renate Rossmark. Dois ícones que vivenciaram o cotidiano desta tradicional sociedade cultural de Blumenau desde os seus primeiros tempos de sua criação.
Ao descreverem esta história, os autores optaram em produzir os registros de forma cronológica, seqüencial e ilustrar os acontecimentos, fazendo uso de fontes documentais e iconográficas.
Não se trata de uma obra que se apóia em conceitos teóricos e historiográficos para dar corpo e formatação de uma pesquisa científica. É uma construção literária que abre caminhos para futuros estudos mais aprofundados desta sociedade que tem procurado preservar e estimular, ao longo de sua existência, os valores culturais dos seus antepassados.
Ao dar visibilidade aos acervos documentais, os autores proporcionaram aos leitores o conhecimento das práticas de socialização, atividades e suas ações de valor cultural.
É sem dúvida, um trabalho relevante, pois as memórias aqui registradas falam sobre a dimensão do Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau que continua fazendo História." - Sueli Maria Vanzuita Petry
A representante da Diretoria de Comunicação e Coordenadora do Site/Blog do centro cultural, Sra Angelina Wittmann, fez uma breve explanação histórica da imigração alemã no Sul do Brasil e na região, até a fundação do C.C. 25 de Julho de Blumenau,introduzindo a apresentação da obra a partir de uma cronologia histórica
Foto Cynthia Emmendoefer
Foto Cynthia Emmendoefer
















Na sequência o cerimonial apresentou o grupo cultural mais antigo do C.C. 25 de Julho de Blumenau que atua no momento presente: Coro Masculino Liederkranz, que após ser lida sua breve história, apresentou duas canções.
Coro Masculino Liederkranz... 
A história do Coro Masculino Liederkranz, é anterior a fundação do centro cultural. Já no ano, de 1909, como era comum na Alemanha, um grupo de imigrantes formaram o coro somente de vozes masculinas. No ano de 1936, sob a batuta do Maestro Heinz Geyer, o Coro Masculino Liederkranz e a Sociedade Teatral e Musical Frohsinn se uniram e surge, então a Sociedade Dramático- Musical Carlos Gomes. O Liederkranz, por alguns anos ficou inserido neste espaço até que, no início da década de 60 um grupo de senhores se reuniram e resgataram o Coro Masculino Liederkranz na cidade Blumenau. No natal de 1962, se apresentaram na pequena sede do C.C. 25 de Julho de Blumenau, situada na Rua Victor Konder. E permanecem cantando até os dias atuais. No ano de 2012 comemoram 60 anos no C.C. 25 de Julho de Blumenau. 

Após, foi chamado o Coro Misto e apresentada seu breve histórico. Também cantaram duas canções.
Coro Misto... 

Em 1972, o maestro Heinz Geyer, que vinha colaborando com o Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau, sugeriu a formação de um Coro Misto. Conseguiu o apoio da Diretoria do centro cultural e a adesão de alguns casais que se entusiasmaram com a idéia: Werner e Iracida Frischknecht, Erwin e Erica Knaesel, Franz e Paula Isleb, Hercílio e Gerda Stahnke, Heinz e Edith Tuerpe e Manfredo e Rita Bubeck. Sr. Stahnke participa até os dias atuais, do Coro Masculino Liederkranz. O maestro Geyer convenceu o Sr. Manfred Bubeck assumir a parte técnica, como os ensaios e a regência. A pianista Iris Ramers dispôs-se e fazer o acompanhamento musical. Em outubro de 1972, foi formalizada a fundação do Coro Misto do Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau e os ensaios começaram sob a regência de Manfredo Bubeck (orientado pelo Maestro Geyer) e acompanhamento da Sra. Iris Ramers ao piano. No ano de 2012, o Coro misto completou 50 anos de existência no C.C. 25 de Julho de Blumenau









Na sequência cronológica, foi convidado o grupo folclórico Blumenauer Volkstanzgruppe para sua apresentação, após a leitura de seu breve histórico. 
Grupo Foclórico Blumenauer Volkstanzgruppe 
O grupo folclórico Blumenauer Volkstanzgruppe foi oficialmente fundado a 7 de julho de 1984 pelo embaixador da Oktoberfest e na época ex-Presidente do Centro Cultural do de Julho de Blumenau, Sr. Harold Letzow. Já em 1983 foram feitas as primeiras tentativas de formar o primeiro grupo folclórico de Blumenau, porém as enchentes postergaram este sonho.
Participou de todas as edições da Oktoberfest de Blumenau, estando presente em todos seus desfiles e apresentações. Atualmente realiza seus ensaios e apresentações com música ao vivo, conferindo maior originalidade às danças. Durante todos estes anos levou a sério o resgate, a manutenção e a divulgação da cultura alemã através da dança. A apresentação de suas danças e trajes são fruto de um trabalho árduo de pesquisa, respeitando os valores históricos que o compõe. O traje oficial que utiliza é da região de Schweinfurt devido a laços históricos com o Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau. Este traje foi utilizado pelos habitantes daquela região entre 1880 à 1910. Durante sua Viagem de intercâmbio com a Alemanha em 2006, apresentou seu traje juntamente com nosso grupo parceiro de Geldersheim - Alemanha no Mainfränkisches Museum de Würzburg. Recentemente retornou de seu terceiro intercâmbio cultural com grupos da Alemanha e Áustria.














Na sequência Sr. Haraldo Krieger leu o breve Histórico do Grupo de Harmônicas Blumenau, convidando os músicos presentes para se apresentarem: Sr. Wilfried Volkmann Sr. Fausto Emmendoerfer. O grupo não pode estar completo para se apresentar, por motivos maiores.
Grupo de Harmônicas Blumenau... 
Um tempo atrás, o Coral Masculino ensaiava toda sexta feira no espaço do 25. Depois do ensaio, a maioria de seus integrantes permaneciam um pouco mais, para conversar. Em 1994, em uma destas sextas feiras, o maestro do coral, Senhor Erwin Knaesel, levou uma gaitinha de boca. Foi um sucesso entre todos presentes além do que, ele a usou no acompanhamento do ensaio do coro. Em outra sexta feira de ensaio, o senhor Robert Hirt e Fausto Emmendoerfer, também levaram suas gaitinhas. Neste dia, o maestro Erwin Knaesel disse ao grupo de amigos que possuía um baixo. Propôs a formação de uma orquestra. O Senhor José Carlos Oechsler se prontificou tocar o baixo e assim ficou determinado. O grupo de amigos conseguiu uma vineta (Gaita especial de acordes) emprestada, que passou a ser tocada pelo Senhor Wilfried Volkmann, atual coordenador do Grupo de Harmônicas Blumenau e o narrador desta valiosa história. Após tudo organizado e combinado, aconteceu o primeiro ensaio do Grupo de Harmônicas Blumenau em 2 de Agosto de 1994, data de sua fundação. Sua primeira apresentação aconteceu na Empresa Waltec - no Bairro do Salto Weissbach - Blumenau, em 23 de Dezembro deste mesmo ano. 
Na sequência foi chamado o Grupo de Dança Sênior 25 de Julho de Blumenau, que apresentou duas coreografias aos presentes, após a leitura, também de seu histórico.
 Dança Sênior 25 de Julho... 
A dança Sênior é uma atividade que pode ser praticada por pessoas de todas as idades. Na faixa de idade da “melhor idade” é uma atividade sociabilizante que permite a interação das pessoas com um grupo maior, através da dança e da música. 
Em 1994, a Sra Herta Haas participou de curso livre de Dirigentes de Dança Sênior, reconhecido pela Secretaria de Educação e Desporto do Estado de Santa Catarina. Em 1996, a Sra. Herta foi convidada a coordenar um grupo de Dança Sênior no C. C. 25 de Julho. A primeira reunião do grupo contou com 8 participantes, número que foi dobrado na segunda reunião do clube, e não mais parou.
Foto: Cynthia Emmendoefer

Também o 6° Grupo cultural do C.C. 25 de Julho de Blumenau foi lembrando, mesmo não estando presente, por motivos maiores. Grupo Musical Die Tanzelmusi.
Die Tanzelmusi... 
O Die Tanzelmusi já participava das atividades do C.C.25 de Julho antes de sua apresentação formal no dia 5 de abril de 2011. Somente não havia sido batizado.
Sr. Stefan Ziel, líder do grupo, explica que o principal objetivo do trabalho é resgatar a sonoridade original da música tradicional germânica. O repertório é composto por músicas originais do sul da Alemanha e da Áustria pouco conhecidas no Brasil, por não dizer, inéditas. Geralmente, são canções com características para aproveitamento na dança folclórica germânica.
A Volksmusik (música popular da raiz alemã) foi a base para a inspiração de compositores clássicos conhecidos, como: Mozart, Schubert, Brahms, Strauss e muitos outros. Segundo Sr. Ziel, a Volksmusik é preservada com muito zelo no sul da Alemanha e na Áustria.
Após, alguns dos presentes foram convidados a fazer uso da palavra:
Sr Dieter Berner - Vice Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau
Sr. Vanderlei de Oliveira Presidente da Câmara de Blumenau
Sr. Jens Mantau - Vereador de Blumenau
Sr. Ulisses - Fundação Cultural de Blumenau
Após, foi chamado, em nome do autores, Sr. Wilfried Volkmann fazer uso da palavra: 


Sr. Wilfried Volkmann
 Palavras do Sr. Volkmann...
"Prezadas autoridades, associados e amigos do 25 de Julho.
Peço licença à Renate, para falar em nosso nome. 
A Renate e eu queremos expressar a nossa alegria em ver coroado o nosso trabalho de alguns anos em que pesquisamos o passado, para realizar esta obra. Moveu-nos o propósito de registrar a história do Centro Cultural 25 de Julho, cuja atividade cultural sempre esteve ligada ao desenvolvimento cultural de Blumenau, até de forma mais estreita em épocas passadas. 
Expressamos nossa gratidão ao Sr.Dieter Berner - Vice-Presidente do 25 de Julho, por ter abraçado esta causa; à Sra. Angelina Wittmann pelo seu apoio; à Sra. Roswitha Ziel por ter iniciado o processo de captação de recursos; à Prefeitura Municipal de Blumenau através da Fundação Cultural de Blumenau, por ter disponibilizado os recursos para a impressão; à Professora Sueli Petry - Diretora do Patrimônio Histórico pela apresentação do livro e enfim a todos que colaboraram, direta ou indiretamente, para que esta obra se tornasse uma realidade. 
Muito obrigado a todos."
Wilfried Volkmann
O Presidente do C.C. 25 de Julho - Sr. Hans Prayon teceu algumas palavras, para finalizar esta parte do cerimonial.
Sr. Hans Prayon - Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau






















Na sequência, os autores da obra apresentada e a autora do Projeto aprovado no Fundo Municipal de Cultura de Prefeitura de Blumenau, Sr. Wilfried Volkamann, Sra. Renate Rossmark Sra. Roswitha Ziel,  respectivamente foram homenageados com flores.

Sra. Renate Rossmark recebendo flores
Sr. Wilfried recebendo flores
Sr. Wilfried recebendo flores

Após a sessão de autógrafos com presenças especiais -Momentos especiais e históricos para o C.C. 25 de Julho de Blumenau...



Momentos de autógrafos


Sr. Ulisses da fundação Cultural trocando algumas palavras com A primeira geração do
 C.C. 25 de Julho de Blumenau



Sr. Wilson Schaabe com sua Honner
Sr. Wilfried Volkmann e sua esposa

Sr. José Carlos Oechsler e sua esposa 
Sra. Berner e Sra. Berner




Uma noite cultural, em sua essência!














-------------------------
Fez parte deste Projeto, a divulgação do livro em duas escolas municipais de Blumenau.

A 1° escola foi a  - Escola Municipal Prof. Oscar Unbehaun
Segue...

Ontem à tarde, dia 03 de julho, uma equipe, representando o C.C. 25 de Julho de Blumenau, entre seus representantes - uma dos autores do livro Centro  Cultural 25 de Julho de Blumenau - Sua História - 1954 a 2009 - Sra. Renate Rossmark, estiveram com duas turmas de 8° séries da Escola Municipal Oscar Unberhaun - bairro Água Verde. Além da autora, Sra Renate Rossmark, também estiveram representando centro cultural, o Sr. Rolf Haas, Sra. Aneliese Schwertl e Sra. Angelina Wittmann. 
Sr. Wilfried Volkmann está  na Alemanha e estará de volta até o lançamento do livro no dia 20 de Julho, na abertura da Semana da Imigração Alemã.
O contato com a escola foi feito através da Professora de Alemão, Sra. Norma Chandhok. Ficou combinado a apresentação da obra e uma pequena palestra  durante o tempo equivalente a duas aulas. Iniciou às 14:00h e terminou com um café, por volta das 16:00h. 
O objetivo do encontro/palestra é fazer cumprir o papel pedagógico do projeto da publicação do livro que conta os principais momentos e atividades do C.C. 25 de Julho de Blumenau, no período entre o ano de sua fundação - 1954 até o ano de 2009,  o qual recebeu para isto, recursos do Fundo Municipal de Cultura de Blumenau.
A palestra apresentada na escola para os alunos das duas turmas e alguns professores foi ministrada pela Sra. Angelina Wittmann - Diretora de Comunicação e Social e responsável pelo Blog/Site do C.C. 25 de Julho de Blumenau. A palestra teve como tema e título:  Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau e  a Imigração Alemã . 



Foto Aneliese Schwertl
Foto Aneliese Schwertl
                                                                                                                                                                  Foto Aneliese Schwertl








Após a palestra, houve o momento no qual os alunos e professores participaram, através de questionamentos à equipe do C.C. 25 de Julho de Blumenau. Foram muitas as perguntas, desde: "Como eram as escolas nas primeiras décadas de Colônia Blumenau?", até, "Por que o território da Colônia de Blumenau foi fragmentado, se a região industrializou o estado de Santa Catarina?". Foi um momento de troca de conhecimento, falando um pouco de uma das culturas que construiu Blumenau e a região do Vale do Itajaí, região dos municípios emancipados da grande Colônia Blumenau.  Fizeram, também, perguntas sobre o livro, como: Onde encontrá-lo? E sobre as atividades dos 6 grupos culturais do C.C. 25 de Julho de Blumenau.
A palestra, contou um pouco de como foi a vinda dos primeiros imigrantes alemães, no Brasil, no sul e de como surgiram os vários "25" no sul do Brasil. Para terminar, apresentou um pouco da História do C.C. 25 de Julho de Blumenau e como foi idealizado e materializado o livro lançado e apresentado.
Teve momentos de emoção.























































Sr Rolf Haas, cantor dos dois coros do centro cultural, Liederkranz e Misto, cantou uma antiga canção e foi ouvido com muito respeito, silêncio e atenção e sonoramente aplaudido no final de sua apresentação. 

Vídeo


Sra Renate Rossmark, fez a entrega oficial de três livros à Professora de Alemão Sra. Norma Chandok. encerramdo oficialmente o momento, na Escola Municipal Professor Oscar Unbehaun.


Após foi servido um café ao grupo visitante, acompanhado por um dos professores presentes, os demais foram para sala de aula.
Ficou, como uma das contribuições na tarde, o debate e elucidação sobre da importância da cultura e da identidade de um povo, onde ninguém é melhor, mais ou menos do que outra cultura, em um esfera maior. Mas esta, a outra cultura, deve ser respeitada. Ficou a lição do conceito de Etnocentrismo. 
Valorizar e fazer a manutenção da cultura dos antepassados através das artes, faz bem e é saudável, com respeito às demais culturas. 
Agradecemos  os momentos valiosos passados na Escola Municipal Prof. Oscar Unbehaun, receptividade, atenção e a oportunidade de apresentar o livro Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau - Sua História de 1954 a 2009 - aos Professores e alunos presentes. 
Lançamento dia 20 de Julho - 20:00h.
Abertura da Semana da Imigração Alemã
---------------------------------
A 2° escola foi a Escola Municipal Anita Garibaldi
Segue...

Mais uma escola da rede municipal foi visitada pela equipe do C.C. 25 de Julho de Blumenau, para a divulgação do livro Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau - Sua História - 1954 a 2009 de autoria de: Renate Rossmark e Wilfried Volkmann.
Antes de ontem à tarde, dia 10 de julho, estiveram na Escola Municipal Anita Garibaldi, como parte da equipe do centro cultural: um dos autores - Sra. Renate Rossmark, Sr. Rolf Haas, Sra. Herta Haas, Sra. Aneliese Schwertl e a Sra. Angelina Wittmann. O grupo esteve reunido com duas turmas de sextas séries. Segundo a coordenação da escola, foram escolhidas estas turmas porque iniciam o estudo da disciplina do idioma alemão.


Sr. Wilfried Volkmann continua na Alemanha e em outros países da Europa, por este motivo não se fez presente no encontro. Estará de volta na cidade até o lançamento do livro, que acontecerá no dia 20 de Julho como a atração da Abertura da Semana da Imigração Alemã.
O contato com a Escola foi feito através da Professora Rosângela - Coordenadora. A metodologia da apresentação da palestra foi levemente modificada e adaptada à faixa etária de alunos de sextas séries.
Professora Rosângela
A palestra iniciou por volta das 13:30h e durou aproximadamente  uma hora. Após foi aberto um espaço para a participação de todos, onde, como aconteceu na Escola Municipal Oscar Umbehaun, aconteceu muitas perguntas para o grupo do C.C. 25 de Julho de Blumenau responder, principalmente a Sra. Renate Rossmark e o Sr. Rolf Haas.
O objetivo do encontro/palestra é fazer cumprir o papel pedagógico do projeto dapublicação do livro que conta os principais momentos e atividades do C.C. 25 de Julho de Blumenau, no período entre o ano de sua fundação - 1954 até o ano de 2009, o qual recebeu para isto, recursos do Fundo Municipal de Cultura de Blumenau.
A palestra apresentada foi a mesma apresentada na Escola o Bairro Água Verde e também contou com a presenças de alguns professores além dos alunos das duas turmas de sextas. Foi ministrada pela Sra. Angelina Wittmann - Diretora de Comunicação e Social e responsável pelo Blog/Site do C.C. 25 de Julho de Blumenau e tinha como tema e título: Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau e a Imigração Alemã .























Sr Rolf Haas, coralista dos dois coros do centro cultural - Liederkranz e Misto, cantou uma antiga canção e foi ouvido com muito respeito, silêncio e atenção e sonoramente  aplaudido no final de sua apresentação. 
Vídeo

Sra. Renate Rossmark, fez a entrega oficial de três livros à Professora Rosângela, uma das Coordenadoras da Escola Municipal Anita Garibalde.
Sra. Renate Rossmark, Sr. Rolf Haas e
 Professora Rosângela

Após as atividades foi servido um café ao grupo visitante, acompanhado pela Professora Rosângela.
Destaque, como uma das contribuições na tarde, o debate e elucidação sobre daimportância da cultura e da identidade de um povo, bem como, a integração respeitosa entre as várias etnias e culturas, que construíram e ainda constroem a cidade deBlumenau e região
Destaque para o aluno Gabriel que ouviu todas as informações com muito atenção, como muitos de seus amigos. No final dos trabalhos participou com muitas perguntas e surpreendeu a todos, quando, no final das falas levantou determinado e falou, em nome dos colegas, agradecendo a oportunidade de aprendizado ao grupo do centro cultural.
Ficaríamos muito felizes em encontrar o Gabriel e seus colegas no C.C. 25 de Julho de Blumenau, na Abertura da Semana Alemã, no momento do lançamento do livro, bem como nos demais eventos da Semana da Imigração Alemã.
Gabriel após o seu agradecimento em nome dos colegas
Vivemos na Escola Municipal Anita Garibaldi momento agradáveis, com novos amigos, falando sobre educação e cultura.
Agradecemos os momentos valiosos passados na Escola Municipal Anita Garibaldi e a oportunidade de apresentar o livro Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau - Sua História de 1954 a 2009 - aos Professores e alunos presentes. 










Lançamento dia 20 de Julho - 20:00h.
Abertura da Semana da Imigração Alemã








Nenhum comentário:

Postar um comentário