Receitas de Henriette Davidis - Culinária Alemã

Uma nova coluna no Blog - Culinária alemã do livro de Henriette Davidis, que nasceu a partir de um desafio nosso. Traduzir do alemão gótico, receitas e dicas do livro de culinária que pertenceu a Alice Altenburg, solteira assinava Hoeschl. Seu livro é um Best-seller de culinária, do início do século XX, com os principais pratos e tradição da culinária alemã (que definitivamente não se resume em cucas/tortas, batatas, carne de porco e repolho – e seus derivados e modos de preparar). 
O nosso trabalho foi movido pela curiosidade em conhecer o que serviam nas mesas das famílias que deram origem àquelas que construíram muitas cidades no Brasil. Afinal, além de arquitetura, cidades também tem aromas e sabores.
Esse livro foi uma “febre” entre as mulheres e moças do início do século XX. Sua autora foi Henriette Davidis.
O livro é de autoria de Henriette Davidis  e tem o título: Praktisches Kochbuch für die gewöhnliche und feinere Küche. Unter besonderer Berücksichtigung der Anfängerinnen und angehenden Hausfrauen neu bearbeitet und herausgegeben von Luise Holle. 38. vermehrte Auflage.

Livro de receitas práticas para cozinha comum e requintada. Retrabalhado e editado por Luise Holle com foco especial para iniciantes e futuras donas de casa. 32ª edição aumentada. 

Foi publicado em Bielefeld, Leipzig - e na Alemanha é considerado um livro raro, encontrado nos antiquários. É um livro de 20x14cm com 796 páginas. O título, embora gasto pelo tempo mostra, que foi gravado a ouro na capa e lombada em caixa dura. Publicado na 32ª edição - 1900.
Há exemplares semelhantes expostos em antiquários, na Alemanha, sob o valor de 120 Euros, ou R$ 627,60, considerando que um euro, hoje, vale R$5,23.

Johanna Friederika Henriette Katharina Davidis - ou Henriette Davidis 
A autora do livro de Alice Altenburg,  Johanna Friederika Henriette Katharina Davidis - ou Henriette Davidisnasceu na cidade de Wengern em 1º de março de 1800 e faleceu em 3 de abril de 1876, na cidade de Dortmund.
Mesmo que existissem muitos livros de culinária publicados na época, como por exemplo o livro de receitas alemão geral de Sophie Wilhelmine Scheibler, também para famílias burguesas, que foi publicado várias vezes, o livro de receitas de Henriette Davidis se tornou um dos livros de receitas mais importantes do final do século XIX e início do século XX. Fazia parte do enxoval básico de muitas casas alemãs. As edições antigas, como esta da Alice Hoeschl apresentam as marcas, de como foram muito usados e foram repassados de uma geração para outra. Hoje não mais, pois está escrito em alemão gótico. 

Nós traduziremos algumas das principais receitas e compartilharemos nessa página, listando seus link's, abaixo.

As netas de Alice Altenburg, Vera Alice e Marlene Gertrudes, nos escolheram com guardiã do livro até que conseguimos viabilizar e materializar o Museu Municipal de Blumenau.

Como conhecemos essa obra? Está contada nessa postagem - clicar sobre: Livro de Receitas de Henriette Davidis - Ano 1900 - de Alice Hoeschel - Casada Altenburg

Para acessar os episódios - Clicar sobre o escolhido da lista a seguir.














Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twitter)







 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário