Arquitetura/Projeto Memorvale

 Pela importância deste trabalho coordenado pelo Arquiteto Vilmar Vidor - Projeto Memorvale, que foi seu proponente, iremos desenvolver esta  Série/Projeto Memorvale, para a pesquisa, observando e estudando tipologias contempladas no projeto. 
Blumenau e região conheceram a questão e a importância da preservação do patrimônio histórico arquitetônico e a sua valorização, pela primeira vez, através do trabalho do Arquiteto e Professor Vilmar Vidor, que chegou à região do Vale do Itajaí, em janeiro de 1974, contratado pelo Ex-Prefeito de Blumenau, Félix Theiss para coordenar a implantação do novo Plano Diretor para a cidade de Blumenau, elaborado na administração anterior, do Ex-Prefeito Evelásio Vieira.
Arquiteto Vilmar Vidor em 1974 – Na Secretaria de Planejamento do governo do Ex-Prefeito Félix Theiss. Fonte: Acervo Angelina Wittmann.



Após a sua defesa de sua tese, em março de 1984, Professor Vilmar Vidor retornou a Blumenau e ao seu trabalho e projetos iniciados na região, com os quais, sempre manteve contato, enquanto esteve na França. Nesta mesma época, através de um de seus novos projetos e com apoio do CNPq, tornou-se Coordenador do Projeto Análise Socioeconômica da população sedimentada na área urbana de Blumenau e também, tornou-se- se Coordenador do Projeto Cadastramento do Patrimônio Arquitetônico de Blumenau (Depois, assumido pela Professora Amábile M. T. Dorigatti) – com o apoio SPHAN/Pró-memória – também um de seus novos projetos, trabalho importante que deu início ao processo de iniciativas voltadas para a valorização e preservação do patrimônio histórico arquitetônico de Blumenau. Do último trabalho citado, foram feitas diversas cópias e distribuídas, como por exemplo, para a FURB, para o IPPUB e para Arquivo Histórico Prof. José Ferreira da Silva.

Projeto Cadastramento do Patrimônio Arquitetônico Memorvale

O projeto Cadastramento do Patrimônio Arquitetônico – Memorvale foi a efetivação do cadastramento das principais tipologias pertencentes ao patrimônio histórico arquitetônico de Blumenau e região, nas décadas de 1980 e 1990 e, que teve como epílogo, o tombamento, pela Fundação Catarinense de Cultura, de vários imóveis no centro de Blumenau e outros restaurados. Professor Vilmar Vidor foi o idealizador e proponente do projeto, tendo em sua equipe, dentre outras pessoas, a professora Amábile M. T. Dorigatti, que também coordenou o projeto, em determinada época.
Para a efetivação prática do projeto, Professor Vilmar Vidor contou com o apoio da FURB, através da participação de estagiários acadêmicos da instituição, que elaboraram o cadastro de imóveis antigos, de todos os tipos, linguagem e técnicas construtivas, entre os quais, aqueles construídos com a técnica construtiva enxaimel. O cadastro individual de cada tipologia, continha um pequeno relatório técnico, descrição, planta baixa, elevações e fotografias dos imóveis selecionados.

Fichas do Cadastro do Patrimônio Arquitetônico - Memorvale 

Tivemos acessos a mais de 1100 fichas pertencentes ao Cadastro do Patrimônio Arquitetônico – Memorvale (E que apresentaremos de modo individual - listada neste espaço), semelhantes a esta pequena amostra apresentada abaixo, onde estão listadas algumas das centenas de tipologias construídas com a técnica construtiva enxaimel, autoportante, e outras técnicas, dentro de diferentes estilos e recortes de tempo, que existem e existiam na cidade de Blumenau e região. O modelo da ficha foi criado pelo Professor Vilmar Vidor e sua equipe e usado para elaborar o pioneiro cadastro do Patrimônio Histórico Arquitetônico, conhecido como Memorvale. De acordo com o Professor Vidor, pioneiro nesta pesquisa no Vale do Itajaí, em entrevista cedida ao jornalista Altair Pimpão, em 2 de março de 2014, 2/3 das edificações cadastradas de Blumenau, foram demolidas. Atualmente, mais, com certeza.
O assunto patrimônio e este trabalho eram tão novos dentro da academia, na cidade de Blumenau e região, que em algumas fichas, as casas foram definidas como “enchaimel”
Segue exemplos, de um total de 1100 fichas semelhantes a estas, parte do Cadastro Memorvale:
Parte do Museu da Família Colonial – Tipologia casa permanente. Fonte: Cadastro do Patrimônio Arquitetônico – MEMORVALE.
Casa Alfredo Michelmann – casa enxaimel alemã Rähmbau, renascentista e barroca, com a presença dos Balkenkopf e Knagge. Fonte: Cadastro do Patrimônio Arquitetônico – MEMORVALE.
– Casa com a tipologia da casa permanente e varanda “engastada” no corpo principal. Fonte: Cadastro do Patrimônio Arquitetônico – MEMORVALE. 

Casa com a tipologia casa permanente rural – com a presença do Anexo da varanda. Fonte: Cadastro do Patrimônio Arquitetônico – MEMORVALE. 

Casa com a tipologia casa permanente rural com diferenciação na mansarda. Fonte: Cadastro do Patrimônio Arquitetônico – MEMORVALE. 

Casa com a tipologia da casa permanente – com a presença do Anexo da varanda. Fonte: Cadastro do Patrimônio Arquitetônico – MEMORVALE

Casa com a tipologia da casa permanente urbana/uso misto residencial e comercial – com a presença do Anexo da varanda lateral. Fonte: Cadastro do Patrimônio Arquitetônico – MEMORVALE. 

Casa com a tipologia da casa permanente urbana – casa geminada. Casa do engenheiro que construiu a Usina do Salto. Fonte: Cadastro do Patrimônio Arquitetônico – MEMORVALE.
O acervo e seu destino

Ainda na entrevista cedida ao jornalista Altair Carlos Pimpão em 2 de março de 2014, o Professor Vilmar Vidor explicou que o fichário dos imóveis foi repassado para a Fundação Cultural de Blumenau, para o Instituto de Pesquisas e Planejamento de Blumenau – IPPUB e para a FURB, onde pesquisamos o acervo. O trabalho foi desenvolvido em parceria, entre a FURB e o IPPUB, foi muito facilitado e viabilizado, porque o Professor Vidor era Presidente do IPPUB, e simultaneamente, professor da FURB, o que lhe permitiu "diminuir distâncias" e a burocracia para o êxito do projeto.
A partir do projeto de Cadastramento do Patrimônio Arquitetônico, conhecido como Memorvale, a Professora do Curso de Serviço Social da FURB – Amábile M. T. Dorigatti, criou a Associação dos Proprietários de Imóveis Antigos; importante para o êxito do projeto, sua fluidez, levantamentos e efetivação dos cadastramentos das edificações históricas, viabilizando diálogos, projetos e parcerias entre proprietários, pesquisadores e poder público. 
Desta forma, a equipe de pesquisas coordenada pelo Professor Vilmar Vidor mantinha um diálogo permanente com os proprietários de imóveis antigos, através da associação que tinha uma cadeira no Conselho do Patrimônio Histórico de Blumenau, e também, no Conselho de Planejamento Urbano de Blumenau. Nas assembleias desta Associação, a municipalidade e os proprietários debatiam sobre a manutenção do patrimônio e sobre possíveis políticas preservacionistas. Existia um Estatuto e as reuniões eram periódicas.
Este material da Memorvale que pesquisamos, acessamos o Setor de Documentos Especiais da Biblioteca da FURB.
---------------------------------------
Na sequência os link's das Edificações Históricas, demolidas ou não, seus estudos, fotografias e a ficha do Memorvale. 
Para acessar, basta clicar sobre o Link, na edificação/ficha escolhida.
  1. Projeto Memorvale - Casarão Scardueli - Construído por Gustav Salinger - Blumenau - e o Fundo de Apoio aos Proprietários de Imóveis Antigos
  2. Projeto Memorvale - Edifício do antigo Correios e Telégrafos - Blumenau - Projeto de Robert Holzmann - Execução Jacob Brueckheimer
  3. Projeto Memorvale - Casa Peter Forbici - Rua Amazonas 1680 - Garcia - Na Paisagem
  4. Johannastift, o Hotel Alameda, a Turismo Holzmann, Zum Weissen Rössel (Cavalinho Branco), a Escola do SENAC Bistrô Johannastift, a Casa de Comércio de Blumenau - 100 anos de História e uso em 2023 - Arquitetura de Blumenau
  5. Projeto Memorvale - Casa Paul Lang - Rua São Paulo 1731 - Demolida!
  6. Projeto Memorvale - Casa Soares - Rua São Paulo  1729
  7. Casa Rischbieter - Ficha Rua São Paulo 1960
  8. Casa Ingrid Friedler Ficha Rua Paraíba N° 281 (DEMOLIDA!!)
  9. Casa Renato Vianna Ficha Rua Itajaí N° 574
  10. Casa Gropp - Ficha Rua Itajaí N° 667 (DEMOLIDA!!)
  11. Casa Gropp - Ficha Rua Itajaí N° 799 (DEMOLIDA!!)
  12. Projeto Memorvale - Refrigeração Martendal Ltda. - Rua São Paulo N° 1410 - DEMOLIDA em 1988
  13. Projeto Memorvale - Casa Spernau - Rua Bahia N° 1281 - DEMOLIDA em  27 de maio de 2022 -  com autorização da Prefeitura Municipal de Blumenau
  14. Da Associação dos Proprietários de Imóveis Antigos - Instituto Bertha Blumenau - Instituto Histórico de Blumenau - IHB
  15. Da Associação dos Proprietários de Imóveis Antigos - Instituto Bertha Blumenau - Instituto Histórico de Blumenau - IHB
  16. A Bíblia de Alice (Hoeschl) Altenburg - filha de Leopold Franz Hoeschl - edificação cadastrada no Projeto Memorvale - Demolida





Em breve - outras postagens com edificações históricas cadastradas no Projeto Memorvale.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário