Biografia Angelina

Angelina Wittmann nasceu em 15 de novembro de 1962 em Urubici SC. Morou em algumas cidades de Santa Catarina, em função de ser filha de um telegrafista da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina. A cidade onde mais residiu foi Blumenau – desde 1981. Parte de sua formação escolar aconteceu no extremo oeste do Estado – São José do Cedro e em Florianópolis, onde cursou o ginasial e Eletrotécnica na Escola Técnica Federal de Santa Catarina – atual IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina e também o Mestrado na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.
Em 1981, com 18 anos de idade, mudou-se para Blumenau para cumprir a carga horária do curso técnico, através do estágio profissionalizante, na Waltec Eletroeletrônica.
Angelina Wittmann, formou-se Arquiteta e Urbanista em 1996, na primeira turma da Universidade Regional de Blumenau - FURB, com a média geral de 9,19. Durante o curso, foi estagiária do Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano – IPPUB em 1995/1996.
Desenvolveu pesquisas na Universidade, como acadêmica na área de Materiais/sistemas construtivos; Pesquisas relacionadas ao Plano diretor e revitalização no Bairro Garcia; Projetos de Habitação de Baixo Custo; Revitalização do Bairro do Salto.
Foi Vice Presidente do Instituto Bertha Blumenau de Preservação do Patrimônio Histórico Cultural; Atuou como Conselheira do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e do Conselho Municipal de Planejamento Urbano.
Lecionou nos cursos: Técnico de Edificações e de Designer de Interiores do SENAI - Blumenau SC, Designer de interiores do IBDI - Blumenau SC, curso de Arquitetura e Urbanismo da ASSEVIM - Brusque SC, curso de Arquitetura e Urbanismo na FURB - Blumenau SC, cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil na FAMEG - Guaramirim  e na UNIDAVI - Rio do Sul SC. Igualmente, atua no seu escritório de Arquitetura, pesquisa e escreve livros.
Atua como arquiteta desde 1997 – um mês após a graduação.
Em 2008, cursou o curso de Pós-Graduação em Urbanismo, História e Arquitetura Mestrado no Programas de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - e pesquisou a Ferrovia no Vale do Itajaí, a qual deu origem ao seu segundo livro com o título: "A Ferrovia no Vale do Itajaí – Estrada de Ferro Santa Catarina" – Edifurb - 2010, lançado na cidade de Blumenau em 30 de abril de 2010. Neste mesmo ano começou a alimentar o Blog do Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau. Sua primeira publicação foi resultado de uma de suas pesquisas durante a graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo na FURB, relacionada ao retorno ferroviário à região, como ícone histórico e uma opção de transporte, com o título: "A Estrada de Ferro no Vale do Itajaí – Resgate do Trecho de Blumenau a Warnow" – Edifurb – 2000.
Em 2011 foi participante e Integrante da primeira Comissão Pró Ferrovias Vale do Itajaí - Comissão analisa e interage, juntamente com a Frente Parlamentar, assuntos relacionados à projetos ferroviários na região e no Brasil. Co- autora do livro: "Ferrovia e Desenvolvimento - Este é o Caminho.
Com intuito de preencher lacunas sobre conceitos da técnica construtiva enxaimel, resolvei visitar pontos de pesquisas e pesquisadores na Alemanha, a fim de enriquecer o material que burilou sobre o assunto desde a década de 1990 e em 2019 lançou o livro: Fachwerk - A Técnica Construtiva Enxaimel
Recebeu o convite dos organizadores para contribuir  e escreveu  o artigo  "Neoenxaimel - Pseudoenxaimel e Enxaimel (Atual)"   para o livro "Patrimônio Arquitetônico - Debates Contemporâneo" - Editora Schreiben - 2021 - forma Ebook.
Em 2023, lança o compêndio, com 35 artigos publicados na sua coluna Registro para a História do Jornal O Município Blumenau, “Fragmentos Históricos Colônia Blumenau – Arquitetura * Cidade * Sociedade * Cultura Volume 1" .
É Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura das Cidades - 2008, UFSC.
Em 2021, apresentou o artigo Enxaimel e Sustentabilidade no 27° Congresso Mundial de Arquitetos - UIA 2021 RIO: 27th World Congress of Architects - tema que desenvolve pesquisa para ser publicada em 2023, em seu 4° livro.
Representante como titular do CAU SC - Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina - no Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural Edificado de Blumenau - COPE, no Biênio 2022 e 2023.

Algumas imagens dos momentos de formação no link: Formação Profissional/Cultural e Carreira - Biografia Resumida

É autora dos livros:
  1. "A Estrada de Ferro no Vale do Itajaí – Resgate do Trecho de Blumenau a Warnow" – Edifurb – Blumenau, 2000;
  2. "A Ferrovia no Vale do Itajaí - Estrada de Ferro Santa Catarina" - Edifurb - Blumenau, 2009;
  3. "Fachwerk - A Técnica Construtiva Enxaimel" - AmoLer, Blumenau, 2019.
  4. "“Fragmentos Históricos Colônia Blumenau – Arquitetura * Cidade * Sociedade * Cultura Volume 1" - AmoLer, Blumenau, 2022.
É autora do Artigos:
  • A Primeira Estação Ferroviária de Blumenau, Revista História Catarina - Edição 99 - Ano 2020.
  • Hermann Bruno Otto Blumenau - Primeiro Negociante de Terras do Vale do Itajaí, Rio do Sul - Nossa História em Revistas - Novembro e Dezembro de 2019 - Tomo XXI - Números 05 e 06.
  • Enxaimel Duas Tipologias Históricas em Vila Itoupava Blumenau. Revista História Catarina - Edição 91 - Ano 2017.
  • Noivas de Preto, Revista História Catarina - Edição 88 - Ano 2017.
  • A Porcelana em Santa Catarina - Histórias de Família, Revista História Catarina - Edição 86 - Ano 2017.
  • Fachwerckbau in Südbrasilien, Weltruf - Tübingen - Deutschland - 2016.
  • Fachwerk, a Técnica Construtiva Enxaimel, Site Vitrúvios187.02 técnica - Ano 16, jul. 2016 - https://www.vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/16.187/6131
  • Fritz e Hermann - dois Personagens da História de Santa Catarina, Rio do Sul - Nossa História em Revistas - Março de 2015 - Tomo XVII.
  • Por que 'Apagaram' a Ferrovia no Vale do Itajaí - SC e Brasil?, Blumenau em Cadernos - Janeiro e fevereiro de 2913 - Tomo 54.
  • A Ideologia Vigente Antes e Durante a Implantação da Ferrovia, Rio do Sul - Nossa História em Revistas - Novembro de 2007 - Tomo IX - Número 5.
  • A Ferrovia no Vale do Itajaí, Rio do Sul - Nossa História em Revistas - Dezembro de 2007 - Tomo IX - Número 6.
  • "Neoenxaimel - Pseudoenxaimel e Enxaimel (Atual)" no livro "Patrimônio Arquitetônico - Debates Contemporâneo" - Editora Schreiben, 2021.
  • Enxaimel e Sustentabilidade publicado no material do 27° Congresso Mundial de Arquitetos - UIA 2021 RIO: 27th World Congress of Architects 
  • Alimentou o Blog do Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau, ininterruptamente, do mês de maio de 2010 até outubro de 2013. De 2013 até os dias atuais, alimenta seu próprio Blog: Angelina Wittmann - Arte - Cultura - História e Antropologia.
Arquitetura:
Atua em seu próprio escritório de Arquitetura desde o ano de 2000.

Coluna "Registro para a História" - O jornal O Município - Blumenau:
Estréia em 27 de outubro de 2021 - com o artigo:(Clicar sobre) Conheça história da Ponte Ferroviária de Granito Rosa, hoje abandonada em Blumenau

Família
Casada, desde julho de 1984, com Roberto O. Wittmann. Filhos: Jorge Wittmann, publicitário e Isabel Wittmann, Arquiteta e pesquisadora na área de Sociologia Social - USP.

Arquiteta atuante...
Escritório próprio desde o ano 2000. Em sociedade - desde 1997.

Endereço do Escritório de Arquitetura:
Rua XV de Novembro - N° 1336 - Sala 73.
Orçamentos sem compromisso.

Telefones: 
(47) 3327-0780
(47) 99101-0158

Links relacionados - Clicar sobre:
Colunista - Registro para a História - O Município Blumenau
Desde outubro de 2021. 
Clicar sobre a imagem para acessar a coluna.



Observação:

Em Fevereiro de 2022, quando providenciávamos os  Documentos para lecionar duas Disciplinas do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniasselvi de Blumenau, foi inquirida se havia tomado as doses  "não obrigatórias" da vacina contra Covid e mediante sua resposta que "Não" e não tomaria, fomos dispensados do cargo, com agradecimento de nossa atenção dispensada. Coisas estranhas do período de pandemia, que a história explicará no futuro. 





Vídeos:
Formatura Primeira Turma de Arquitetura e Urbanismo da FURB - Fevereiro de 1997.

Campanha Política - 2012 - Para Vereadora - Horário Eleitoral - Angelina Wittmann 45655 
Disponibilizamos nossa formação - Mestre em Planejamento, História e Arquitetura à Comunidade, ciente de que poderíamos organizar o trânsito da cidade de Blumenau. 518 votos. 
A Experiência foi válida e suficiente para perceber que não nos embrenharemos mais por estes caminhos.
Em 1998, em campo, pesquisando a História da Estrada de Ferro Santa Catarina, com preservacionistas, voluntários ferroviários e políticos das cidades envolvidas com esta História. Um registro de Antar C. Hartmann.
Lançamento do Livro A Ferrovia no Vale do Itajaí - Estrada de Ferro Santa Catarina - 2010


 

 




Desabafando diante a especulação em torno da Ferrovia de Integração - na tribuna da Câmara de Vereadores de Blumenau, na qual mais tarde pleiteamos uma vaga, sem êxito.

Contando sobre nossa história na cidade de Blumenau, desde 1981 - no Programa Mesa de Bar, capitaneado pelo jornalista  Altair Carlos Pimpão.







Observando a cidade e seus caminhos e transportes...


Cultura e suas várias manifestações...


Na 30° Festa Pomerana - Dança de Integração.
Olimpíadas Culturais da AFG - quando foi folclorista do Grupo Folclórico Blumenauer Volkstanzgruppe - do C.C. 25 de Julho de Blumenau - conquistando a medalha de prata de Serrador em dupla com o amigo Edwin Schill.
Apresentação com o grupo Dança Sênior 25 de Julho em Bodas de Prata de Roberto e Angelina Wittmann em  11 de julho de 2009.
Entrega do troféu Geral da AFG 2012 ao Grupo Folclórico Blumenauer Volkstanzgruppe - Grupo folclórico do qual foi folclorista.

Competindo, representando o C.C. 25 de Julho de  Blumenau, nas Olimpíadas Culturais da Associação dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau - ACCTB em 2011 - Conquistou o primeiro troféu do centro cultural nestas Olimpíadas. 
Em excursão com os Coros do C.C. 25 de Julho de Blumenau - primeiro semestre de 2013 - pelo Sul da Alemanha.



Cantando no Coro Martin Luther no 79° Encontro da Liga Cultural e Recreativa Vale do Itajaí V -
21 de julho de 2012 - C.C. 25 de Julho de Blumenau.
Cantando na cidade de Königstädten - Alemanha - 2013

História - pesquisa, amor pela história a partir da cidade...
Participando da equipe da reforma do Palco do C.C. 25 de Julho de Blumenau

Pesquisas e amor pela História local, presente na paisagem construída e natural.



Coro Igreja Martin Luther Itoupava Seca







Palestra sobre Enxaimel - Itapiranga SC.
Oktoberfest Blumenau 2018 - Tanz- und Spielgruppe Gartenstadt  - Outubro de 2018
65° Aniversário C.C. 25 de Julho de Blumenau  - Maio de 2019
VI Concodia Tanzboden 5 - 2019 - Curitiba PR - Apresentação do Tanz- und Spielgruppe Gartenstadt
Dança Folclórica - Tanz- und Spielgruppe Gartenstadt - Oktoberfest Blumenau 2019 3
Dança Folclórica - Tanz- und Spielgruppe Gartenstadt - Oktoberfest Blumenau 2019.
Entrevista com Odete Brehmer - Proprietária Casa Duwe - Indaial.
Lançamento do livro - Fachwerk - A Técnica Construtiva Enxaimel - em Blumenau - março de 2020.
Ministrando aula - durante isolamento social em abril de 2020.
Ministrando aula - durante isolamento social em abril de 2020.
Aula ministrada no Curso de Arquitetura e Urbanismo - UNIDAVI  -  Técnica de Pintura com lápis quarelável - Naquin e Cera - Época de Covid 19.
Palestra sobre a evolução da Técnica Construtiva Enxaimel na Alemanha e no Brasil - junho de 2020.
Palestra efetuada através de uma Live dentro da programação da Semana da Imigração Alemã organizada pela Associação Cultural Germânica de São Leopoldo, em 21 de julho de 2020, às 19:00h. O contato foi feito pela Arquiteta Jéssica Neves.
Participação no encontro promovido pela Rádio Arquitetura, dentro de seu Programa Urbaniza, com  Arquiteto Jorge Luís Stocker Jr . LIVE realizada no dia 22 de julho de 2020.
Matéria publicada em 8 de outubro de 2020 na ND TV.
Maestro Helmut Högl...com o receio de falhar em dizer o nome correto omiti o nome do Secretário de Turismo de Blumenau. Sempre troco a ordem certa de Antônio e Pedro. Mas foi ele que fez acontecer!
Quem decidiu e quem trouxe o maestro Helmut Högl  foi Antônio Pedro Nunes, que tinha parceria com a Lufthansa do Brasil - por conta de de sua empresa de turismo. A Lufthansa, através de Fred Ullrich, entrou em contato com o Secretário de Turismo de Blumenau e comunicou que a banda alemã estava em  São Paulo, e se fosse sua vontade, poderia estar no Oktoberfest de Blumenau antes de retornar para a Alemanha. então este foi trazido pela Lufthansa, em 1985.
Várias imagens da matéria forma retiradas deste Canal, como também do Blog Angelina Wittmann - Já para a História.
Reportagem Danúbia de Souza.
Bate papo com a musicista da Banda Municipal de Blumenau Carla Simas sobre a música de Blumenau - durante a Semana de Imigração alemã - dia 22 de julho de 2020. 
Que tipo de música é tocada em Blumenau? Qual seria o perfil da música de Blumenau,
Assessoramento de 6 TCC's, Trabalho de Conclusão de Curso - Arquitetura e Urbanismo, 2020/2 - On line.



Apresentando o Casarão de neto do “Rei do Café” - Breves Filho
2020 - Filmagens em 2012
Depoimento no Documentário - Trilhos da Memoria - produzido por Jaqueline Bürger.
2021 - Blumencast #92 Angelina Wittmann
Conversando com a equipe do Blumencast coordenado por André Cantoni, sobre Arquitetura, cidade, História, Técnica Construtiva Enxaimel, Pesquisa, Blumenau, Sociedade, Antropologia, (...)
Instituto Egon Schaden
Participação como convidada - Novos diálogos sobre cultura e patrimônio em São Bonifácio SC -  4 de dezembro de 2021.
Programa Mulheres com Denise Bichl -  26-01-2022 Bloco 2 - TV Galega
Desde junho de 2022 
Cantora do Coro Misto Stimmen des Herzens - voz Soprano.

Entrevista ND TV - Repórter Marco Aurélio, Câmera Júnior - Conversando sobre o livro “Fragmentos Históricos Colônia Blumenau – Arquitetura * Cidade * Sociedade * Cultura Volume 1" - 10 de março de 2023.
Conversando sobre o patrimônio material de Rio do Sul
"Nesta conversa, iremos dar destaque à formação do patrimônio material do município de Rio do Sul, enfatizando construções que contam a história da nossa cidade. Rodrigo e Jonas nos contarão sobre a exposição que está acontecendo na Fundação Cultural, e a arquiteta Angelina Wittmann, de Blumenau, irá trazer alguns aspectos da história arquitetônica da região, com ênfase nas construções em estilo enxaimel, que serão abordadas em palestra que vai acontecer no dia 12/04." Michel Kleinschmidt

Lançamento do livro “Fragmentos Históricos Colônia Blumenau – Arquitetura * Cidade * Sociedade * Cultura”  na cidade de Pomerode em 20 de janeiro de 2023.

Parte dos momentos do Lançamento do livro Fragmentos Históricos - Colônia Blumenau Vol 1 , em Pomerode, com o "Lançamento da Contagem Regressiva para o Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil" que aconteceu dentro da Festa Pomerana 2023 - Pomerode SC.
O momento histórico contou com a presença do chefe da chancelaria do estado alemão Mecklenburg - Pomerânia Ocidental, Patrick Dahlemann, que visitou a Pomerode e recebeu nosso livro. Também contou com a presença da realeza da Festa Pomerana, do representante de Jutta Blumenau - bisneta de Hermannn Blumenau -  Hans Dieter Beuthan , do Secretário da Educação Jorge Luiz Buerger que recebeu exemplares do livro lançado para as bibliotecas de Pomerode e o Prefeito da cidade, Ércio Kriek. Lembramos a presença de representantes do Rio Grande do Sul - que viajaram muito para estar presentes no evento: Zilar Meincke  Klarmann e seu esposo, Paulo André  Klarmann.     
Aguardavam a presença da Cônsul Honorário da Alemanha na região, Susanne Klemz Adam que não esteve presente.
Lançamento do livro “Fragmentos Históricos Colônia Blumenau – Arquitetura * Cidade * Sociedade * Cultura”  na cidade de Blumenau, em  9 de março de 2023.
O primeiro lançamento do livro  “Fragmentos Históricos Colônia Blumenau – Arquitetura * Cidade * Sociedade * Cultura” em Blumenau aconteceu na abertura da 1° Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau – MAB, juntamente com os livros das autoras Edla Zim e Tânia Maria da Silva, em 9 de março de 2023.
O livro, carinhosamente chamado de “Fragmentos” é um compêndio de 35 artigos publicados no Jornal O Município Blumenau semanalmente, desde o final do ano de 2021, que antes de serem publicados, eram as respostas encontradas durante a pesquisa, as quais compartilhamos neste blog, que no mês de maio de 2023, completa 10 anos de existência. 
Os fatos históricos são elos interligados dentro dos muitos recortes de tempo
Como arquiteta e urbanista e a partir da ótica desta formação, nos é de grande valia conhecer os elos históricos de um objeto de estudo, no presente, sob os aspectos do espaço, da sociedade e das práticas desta sociedade dentro deste espaço, para que possamos melhor apresentar uma proposta de adequação para o presente, com o olhar para o futuro. 
Não somos historiadora, mas sim, arquiteta e urbanista fazendo uso das ferramentas necessárias para seu estudo e trabalho desenvolvidos na nossa profissão. Com isto, compartilhamos com a sociedade o resultado das reflexões e pesquisa dentro de um recorte de tempo histórico, que muitas vezes se inicia nos primórdios, mas que é necessário para que possamos escrever sobre, no tempo presente, elo histórico que liga com o futuro, que logo está ali. 
Agradecemos à família, querida. Ao Jorge Wittmann, autor da arte das capas de nosso livros: A Ferrovia no Vale do Itajaí – Estrada de Ferro Santa Catarina, Fachwerk – A Técnica Construtiva Enxaimel e neste momento, esse livro apresentado: Fragmentos Históricos – Colônia Blumenau – Arquitetura*Cidade*Sociedade*Cultura.  Agradecemos a sua esposa, nossa querida nora Luciele Beatriz Kessler. Também agradecemos ao Roberto Wittmann, companheiro de todas as horas, inclusive durante a pesquisa. 
Gostaríamos de agradecer especialmente aos Mecenas, representantes das empresas Altenburg e Condor, que prontamente atenderam estar parte desta equipe através do Programa de Incentivo à Cultura – PIC - com patrocínio da Fundação Catarinense de Cultura FCC - Mecenato Estadual de SC – Pessoa Física. Isso somente foi possível mediante a interferência de Ricardo Stodieck, que ao conhecer o projeto, imediatamente sugeriu o edital e se prontificou viabilizar através da busca dos investidores culturais, responsáveis por existir esta oportunidade de auxílio da efetivação deste, cujo verba cobriu a parte técnica, como diagramação e revisão e também, a impressão do livro, que desejávamos que fosse colorida em função das mais de 660 fotografias distribuídas em 570 páginas ilustrando a pesquisa. As imagens comunicam e complementam algumas conclusões. 
Agradecimento especial à equipe próxima deste trabalho: à professora Madalena Parisi Duarte que revisou o mesmo. A Elô Cipriani e Nice Cipriani Gonçalves, responsáveis pela diagramação e impressão da obra. Agradecemos aos jornalistas Cristóvão Viera e Carlos Braga Müller. Cristóvão nos convidou no final de 2021 para publicar na coluna “Registro para a História” do Jornal O Município Blumenau, que naturalmente deu origem a esse livro lançado. Cristóvão Vieira assinou o texto da contracapa do livro. Braga Müller também nos honrou com a apresentação desse trabalho no seu Prefácio. Müller é um dos pioneiros do jornalismo em Santa Catarina e Blumenau, na pioneira TV Coligadas, a qual assistíamos no extremo oeste do estado de Santa Catarina, no início da década de 1970. Está em plena atividade, como investigador da História local e regional. Agradecemos a todos que estiveram conosco neste momento especial, alguns dos presentes, registrados por Jorge Wittmann e Luciele Beatriz Kessler, cujas fotografias aqui compartilhamos. E finalmente, agradecemos a oportunidade de poder ter estado neste evento artístico cultural, dividindo este espaço com arte e literatura e apresentando o livro “Fragmentos Históricos Colônia Blumenau – Arquitetura * Cidade * Sociedade * Cultura” às comunidades blumenauense  e acadêmica
Nesta noite entregamos 48 livros para Secretaria da Educação de Blumenau para serem utilizados para a pesquisa e dois livros para a Biblioteca Municipal de Blumenau.
Lançamento do livro “Fragmentos Históricos Colônia Blumenau – Arquitetura * Cidade * Sociedade * Cultura”  na cidade de Florianópolis - ALESC, em  10 de maio de 2023.
Foi lançado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina o livro “Fragmentos Históricos - Colônia Blumenau”.  A obra é de autoria da arquiteta, urbanista, pesquisadora e professora Angelina  Wittmann.

Palestra ministrada em Rio do Sul SC - Enxaimel - em 14 de abril de 2023.
"No dia 14 de abril, sexta-feira, véspera do aniversário de 92 anos de emancipação político administrativa de Rio do Sul, foram realizadas duas palestras com a arquiteta, pesquisadora e escritora Angelina Wittmann. Angelina é uma das principais pesquisadoras da cultura alemã em Santa Catarina. Inclusive, realizou viagens para a Alemanha, no período de elaboração de seu livro.
As palestras foram realizadas no Teatro Domingos Venturini da Fundação Cultural de Rio do Sul, com a participação de estudantes e comunidade rio-sulense.
As palestras contaram com interpretação de libras realizada pela intérprete Dominique Calixto Martins.
As atividades integraram o Projeto Seminário do Patrimônio Material de Rio do Sul - Memórias e Identidades através das edificações históricas, que foi contemplado no Prêmio Nodgi Pellizzetti de Incentivo à Cultura de Rio do Sul - edição 2022 e tem como proponente o historiador Rodrigo Färber."

No Coro Misto Stimmen des Herz - 20 de maio de 2023.
Durante a Festa da Comunidade católica Imaculada Conceição, da Vila Nova, Blumenau, houve a missa realizada às 18h de sábado , dia 20 de maio de 2023.
Junho de 2023
Início de aula de técnica vocal e canto em 28 de junho de 2023, com o Professor Helder Cadore de Blumenau. 
"Gottlieb Reif de Santa Catarina para Pouso Redondo"
Palestra proferida no segundo dia da 7° Feira do Livro de Pouso Redondo, "Gottlieb Reif de Santa Catarina para Pouso Redondo", em 24 de agosto de 2023.




















Coro Misto Stimmen des Herzens
Retornou como cantora - soprano - ao Coro Misto Stimmen des Herzens do C.C. 25 de Julho de Blumenau, em junho de 2021.




Em construção...





























Em construção...

2 comentários:

  1. Prezada Angelina Wittmann. Li teu currículo na tentativa de entender as razões que te levaram a escrever sobre Ituporanga. Vi que temos algumas particularidades em comum. Também estudei na Escola Técnica Federal de Santa Catarina – atual IFSC. Também fiz estágio profissionalizante na Waltec de Blumenau (anteriormente Walter Schmidt). Tenho ex-alunos na Universidade Regional de Blumenau – FURB, onde também fui professor.
    Perguntas: Se não for segredo, podes dizer onde nasceu? Município? Podes revelar teu nome de solteira? Seria o teu sobrenome de casada uma variante da grafia:"WIDEMANN"?

    ResponderExcluir
  2. Eu nasci em Urubici SC, em 1962.
    Meu nome de solteira é Angelina Camargo Rodrigues. Não, o nome Wittmann não é uma variante de "Widemann".
    Eu escrevi sobre Ituporanga, porque escrevo sobre as cidades de Santa Catarina, uma amostra multicultural que mesmo não percebendo estão ligadas em uma malha histórica e em algum momento ou período histórico todas as cidades tem ou tiveram alguma conexão entre si. Como arquiteta urbanista, que busca determinadas resposta, é um prazer pesquisas e encontrar estas conexões e resposta, que fazem surgir outras tantas dúvidas....e assim vamos, na medida que temos tempo. Estamos deixando livros publicados também, por entender que tudo está on line pode se tornar fumaça a qualquer momento.
    Abração.

    ResponderExcluir