Biografia Angelina

Angelina Wittmann nasceu em 15 de novembro de 1962. Morou em algumas cidades do estado de Santa Catarina, sendo que a cidade onde mais residiu foi Blumenau – desde 1981. Parte de sua formação escolar aconteceu no extremo oeste do Estado de Santa Catarina – São José do Cedro e em Florianópolis, onde cursou o ginasial e Eletrotécnica na Escola Técnica Federal de Santa Catarina – atual IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina.
Em 1981, com 18 anos de idade, mudou-se para Blumenau para cumprir a carga horária do curso técnico, através do estágio profissionalizante, na Waltec Eletroeletrônica.
Angelina Wittmann, formou-se Arquiteta e Urbanista em 1996, na primeira turma da Universidade Regional de Blumenau - FURB, com a média geral de 9,19. Durante o curso, foi estagiária do Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano – IPPUB em 1995/1996.
Desenvolveu pesquisas na Universidade, como acadêmica na área de Materiais/sistemas construtivos; Pesquisas relacionadas ao Plano diretor e revitalização no Bairro Garcia; Projetos de Habitação de Baixo Custo; Revitalização do Bairro do Salto.
Foi Vice Presidente do Instituto Bertha Blumenau de Preservação do Patrimônio Histórico Cultural; Atuou como Conselheira do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e do Conselho Municipal de Planejamento Urbano.
Lecionou nos cursos: Técnico de Edificações e de Designer de Interiores do SENAI - Blumenau SC, Designer de interiores do IBDI - Blumenau SC, curso de Arquitetura e Urbanismo da ASSEVIM - Brusque SC, curso de Arquitetura e Urbanismo na FURB - Blumenau SC, cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil na FAMEG - Guaramirim  e na UNIDAVI - Rio do Sul SC. Igualmente, atua no seu escritório de Arquitetura, pesquisa e escreve livros.
Atua como arquiteta desde 1997 – um mês após a graduação.
Em 2008, cursou o curso de Pós-Graduação em Urbanismo, História e Arquitetura Mestrado no Programas de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - e pesquisou a Ferrovia no Vale do Itajaí, a qual deu origem ao seu segundo livro com o título: "A Ferrovia no Vale do Itajaí – Estrada de Ferro Santa Catarina" – Edifurb - 2010, lançado na cidade de Blumenau em 30 de abril de 2010. Neste mesmo ano começou a alimentar o Blog do Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau. Sua primeira publicação foi resultado de uma de suas pesquisas durante a graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo na FURB, relacionada ao retorno ferroviário à região, como ícone histórico e uma opção de transporte, com o título: "A Estrada de Ferro no Vale do Itajaí – Resgate do Trecho de Blumenau a Warnow" – Edifurb – 2000.
Em 2011 foi participante e Integrante da primeira Comissão Pró Ferrovias Vale do Itajaí - Comissão analisa e interage, juntamente com a Frente Parlamentar, assuntos relacionados à projetos ferroviários na região e no Brasil. Co- autora do livro: "Ferrovia e Desenvolvimento - Este é o Caminho. 
Recebeu o convite dos organizadores para contribuir  e escreveu  o artigo  "Neoenxaimel - Pseudoenxaimel e Enxaimel (Atual)"   para o livro "Patrimônio Arquitetônico - Debates Contemporâneo" - Editora Schreiben - 2021 - forma Ebook.
É Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura das Cidades - 2008, UFSC.
Em 2021, apresentou o artigo Enxaimel e Sustentabilidade no 27° Congresso Mundial de Arquitetos - UIA 2021 RIO: 27th World Congress of Architects - tema que desenvolve pesquisa para ser publicada em 2023, em seu 4° livro.
Representante como titular do CAU SC - Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina - no Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural Edificado de Blumenau - COPE, no Biênio 2022 e 2023.


É autora dos livros:
  1. "A Estrada de Ferro no Vale do Itajaí – Resgate do Trecho de Blumenau a Warnow" – Edifurb – Blumenau, 2000;
  2. "A Ferrovia no Vale do Itajaí - Estrada de Ferro Santa Catarina" - Edifurb - Blumenau, 2009;
  3. "Fachwerk - A Técnica Construtiva Enxaimel" - AmoLer, Blumenau, 2019.
É autora do Artigos:
  • A Primeira Estação Ferroviária de Blumenau, Revista História Catarina - Edição 99 - Ano 2020.
  • Hermann Bruno Otto Blumenau - Primeiro Negociante de Terras do Vale do Itajaí, Rio do Sul - Nossa História em Revistas - Novembro e Dezembro de 2019 - Tomo XXI - Números 05 e 06.
  • Enxaimel Duas Tipologias Históricas em Vila Itoupava Blumenau. Revista História Catarina - Edição 91 - Ano 2017.
  • Noivas de Preto, Revista História Catarina - Edição 88 - Ano 2017.
  • A Porcelana em Santa Catarina - Histórias de Família, Revista História Catarina - Edição 86 - Ano 2017.
  • Fachwerckbau in Südbrasilien, Weltruf - Tübingen - Deutschland - 2016.
  • Fachwerk, a Técnica Construtiva Enxaimel, Site Vitrúvios187.02 técnica - Ano 16, jul. 2016 - https://www.vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/16.187/6131
  • Fritz e Hermann - dois Personagens da História de Santa Catarina, Rio do Sul - Nossa História em Revistas - Março de 2015 - Tomo XVII.
  • Por que 'Apagaram' a Ferrovia no Vale do Itajaí - SC e Brasil?, Blumenau em Cadernos - Janeiro e fevereiro de 2913 - Tomo 54.
  • A Ideologia Vigente Antes e Durante a Implantação da Ferrovia, Rio do Sul - Nossa História em Revistas - Novembro de 2007 - Tomo IX - Número 5.
  • A Ferrovia no Vale do Itajaí, Rio do Sul - Nossa História em Revistas - Dezembro de 2007 - Tomo IX - Número 6.
  • "Neoenxaimel - Pseudoenxaimel e Enxaimel (Atual)" no livro "Patrimônio Arquitetônico - Debates Contemporâneo" - Editora Schreiben, 2021.
  • Enxaimel e Sustentabilidade publicado no material do 27° Congresso Mundial de Arquitetos - UIA 2021 RIO: 27th World Congress of Architects 
  • Alimentou o Blog do Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau, ininterruptamente, do mês de maio de 2010 até outubro de 2013. De 2013 até os dias atuais, alimenta seu próprio Blog: Angelina Wittmann - Arte - Cultura - História e Antropologia.
Arquitetura:
Atua em seu próprio escritório de Arquitetura desde o ano de 2000.

Coluna "Registro para a História" - O jornal O Município - Blumenau:
Estréia em 27 de outubro de 2021 - com o artigo:(Clicar sobre) Conheça história da Ponte Ferroviária de Granito Rosa, hoje abandonada em Blumenau

Família
Casada, desde julho de 1984, com Roberto O. Wittmann. Filhos: Jorge Wittmann, publicitário e Isabel Wittmann, Arquiteta e pesquisadora na área de Sociologia Social - USP.

Arquiteta atuante...
Escritório próprio desde o ano 2000. Em sociedade - desde 1997.

Endereço do Escritório de Arquitetura:
Rua XV de Novembro - N° 1336 - Sala 73.
Orçamentos sem compromisso.

Telefones: 
(47) 3327-0780
(47) 99101-0158

Links relacionados - Clicar sobre:
Observação:
Em Fevereiro de 2022, quando providenciávamos os  Documentos para lecionar duas Disciplinas do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniasselvi de Blumenau, foi inquirida se havia tomado as doses  "não obrigatórias" da vacina contra Covid e mediante sua resposta que "Não" e não tomaria, fomos dispensados do cargo, com agradecimento de nossa atenção dispensada. Coisas estranhas do período de pandemia, que a história explicará no futuro. 





Vídeos:

Campanha Política - 2012 - Para Vereadora - Horário Eleitoral - Angelina Wittmann 45655 
Disponibilizamos nossa formação - Mestre em Planejamento, História e Arquitetura à Comunidade, ciente de que poderíamos organizar o trânsito da cidade de Blumenau. 518 votos. 
A Experiência foi válida e suficiente para perceber que não nos embrenharemos mais por estes caminhos.
Em 1998, em campo, pesquisando a História da Estrada de Ferro Santa Catarina, com preservacionistas, voluntários ferroviários e políticos das cidades envolvidas com esta História. Um registro de Antar C. Hartmann.
Lançamento do Livro A Ferrovia no Vale do Itajaí - Estrada de Ferro Santa Catarina - 2010


 

 




Desabafando diante a especulação em torno da Ferrovia de Integração - na tribuna da Câmara de Vereadores de Blumenau, na qual mais tarde pleiteamos uma vaga, sem êxito.

Contando sobre nossa história na cidade de Blumenau, desde 1981 - no Programa Mesa de Bar, capitaneado pelo jornalista  Altair Carlos Pimpão.







Observando a cidade e seus caminhos e transportes...


Cultura e suas várias manifestações...


Na 30° Festa Pomerana - Dança de Integração.
Olimpíadas Culturais da AFG - quando foi folclorista do Grupo Folclórico Blumenauer Volkstanzgruppe - do C.C. 25 de Julho de Blumenau - conquistando a medalha de prata de Serrador em dupla com o amigo Edwin Schill.
Entrega do troféu Geral da AFG 2012 ao Grupo Folclórico Blumenauer Volkstanzgruppe - Grupo folclórico do qual foi folclorista.

Competindo, representando o C.C. 25 de Julho de  Blumenau, nas Olimpíadas Culturais da Associação dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau - ACCTB em 2011 - Conquistou o primeiro troféu do centro cultural nestas Olimpíadas. 
Em excursão com os Coros do C.C. 25 de Julho de Blumenau - primeiro semestre de 2013 - pelo Sul da Alemanha.



Cantando no Coro Martin Luther no 79° Encontro da Liga Cultural e Recreativa Vale do Itajaí V -
21 de julho de 2012 - C.C. 25 de Julho de Blumenau.
Cantando na cidade de Königstädten - Alemanha - 2013

História - pesquisa, amor pela história a partir da cidade...
Participando da equipe da reforma do Palco do C.C. 25 de Julho de Blumenau

Pesquisas e amor pela História local, presente na paisagem construída e natural.



Coro Igreja Martin Luther Itoupava Seca







Palestra sobre Enxaimel - Itapiranga SC.
Oktoberfest Blumenau 2018 - Tanz- und Spielgruppe Gartenstadt  - Outubro de 2018
65° Aniversário C.C. 25 de Julho de Blumenau  - Maio de 2019
VI Concodia Tanzboden 5 - 2019 - Curitiba PR - Apresentação do Tanz- und Spielgruppe Gartenstadt
Dança Folclórica - Tanz- und Spielgruppe Gartenstadt - Oktoberfest Blumenau 2019 3
Dança Folclórica - Tanz- und Spielgruppe Gartenstadt - Oktoberfest Blumenau 2019.
Entrevista com Odete Brehmer - Proprietária Casa Duwe - Indaial.
Lançamento do livro - Fachwerk - A Técnica Construtiva Enxaimel - em Blumenau - março de 2020.
Ministrando aula - durante isolamento social em abril de 2020.
Ministrando aula - durante isolamento social em abril de 2020.
Aula ministrada no Curso de Arquitetura e Urbanismo - UNIDAVI  -  Técnica de Pintura com lápis quarelável - Naquin e Cera - Época de Covid 19.
Palestra sobre a evolução da Técnica Construtiva Enxaimel na Alemanha e no Brasil - junho de 2020.
Palestra efetuada através de uma Live dentro da programação da Semana da Imigração Alemã organizada pela Associação Cultural Germânica de São Leopoldo, em 21 de julho de 2020, às 19:00h. O contato foi feito pela Arquiteta Jéssica Neves.
Participação no encontro promovido pela Rádio Arquitetura, dentro de seu Programa Urbaniza, com  Arquiteto Jorge Luís Stocker Jr . LIVE realizada no dia 22 de julho de 2020.
Bate papo com a musicista da Banda Municipal de Blumenau Carla Simas sobre a música de Blumenau - durante a Semana de Imigração alemã - dia 22 de julho de 2020. 
Que tipo de música é tocada em Blumenau? Qual seria o perfil da música de Blumenau,
Assessoramento de 6 TCC's, Trabalho de Conclusão de Curso - Arquitetura e Urbanismo, 2020/2 - On line.



2020 - Filmagens em 2012
Depoimento no Documentário - Trilhos da Memoria - produzido por Jaqueline Bürger.
2021 - Blumencast #92 Angelina Wittmann
Conversando com a equipe do Blumencast coordenado por André Cantoni, sobre Arquitetura, cidade, História, Técnica Construtiva Enxaimel, Pesquisa, Blumenau, Sociedade, Antropologia, (...)
Instituto Egon Schaden
Participação como convidada - Novos diálogos sobre cultura e patrimônio em São Bonifácio SC -  4 de dezembro de 2021.
Programa Mulheres com Denise Bichl -  26-01-2022 Bloco 2 - TV Galega

Em construção...





















Um comentário:

  1. Prezada Angelina Wittmann. Li teu currículo na tentativa de entender as razões que te levaram a escrever sobre Ituporanga. Vi que temos algumas particularidades em comum. Também estudei na Escola Técnica Federal de Santa Catarina – atual IFSC. Também fiz estágio profissionalizante na Waltec de Blumenau (anteriormente Walter Schmidt). Tenho ex-alunos na Universidade Regional de Blumenau – FURB, onde também fui professor.
    Perguntas: Se não for segredo, podes dizer onde nasceu? Município? Podes revelar teu nome de solteira? Seria o teu sobrenome de casada uma variante da grafia:"WIDEMANN"?

    ResponderExcluir