domingo, 22 de maio de 2022

Descendentes recuperam o centenário túmulo do Pioneiro Pomerano - Cemitério dos Imigrantes - Testo Alto Pomerode SC

Claudio Fischer Schuhmacher recuperando túmulo de Carl Rahn, seu antepassado nascido em 1850 e falecido em  1910 - Testo Alto - Pomerode SC.
Ecos positivos, além do material disponível para a pesquisa genealógica disposto na série deste Blog - "Cemitérios" é quando pessoas encontram seus antepassados através destas informações ali registradas  e também, recuperam o local histórico fisicamente. Fizemos o registro do local de sepultamento de Carl Rahn, no Cemitério dos Imigrantes - Testo Alto, localizado na Rua Progresso - Pomerode. A família, representada por  Ewerton Siewert Claudio Fischer Schuhmacher, percebeu as informações e reconheceram nelas, informações de um de seus antepassados.
Claudio Fischer Schuhmacher entrou em contato conosco e disse:
"Querida Angelina
Sua postagem sobre o Cemitério dos Imigrantes Testo Alto nos permitiu, enquanto família, encontrar e restaurar a lápide de um dos nossos pioneiros: Carl Rahn. Até então, desconhecíamos o local de seu sepultamento. As datas, contudo, conferem. A pintura está um pouco manchada ainda porque as fotos foram tiradas com a tinta ainda não seca." 
Claudio Fischer Schuhmacher

Vale a pena cada minuto destinada a esta pesquisa, quando temos este tipo de retorno.

Placa original da lápide de Carl Rahn.

 


 








As imagens comunicam muito (enviada pela família):

 Ewerton Siewert.

Ewerton Siewert.

Claudio Fischer Schuhmacher. 


Ewerton Siewert.




Os Rahn são originários de Quisbernow, Kreis Koslin, Pommern. Em 2019,  Claudio esteve na terra  natal de seu antepassado, que atualmente se encontra em território polonês.
"Nossos antepassados merecem muito respeito, afinal, eles nunca colheram os frutos de sua coragem. Tiveram anos difíceis e muitos partiram sem ver a prosperidade prometida a eles. Temos que ser gratos a eles por tudo que temos hoje." Claudio Fischer Schuhmacher . 

Claudio em Biernow - origem de um dos pioneiros de sua família - Arquitetura do início do século XX - Backsteinespressiunimus



Carl Rahn

Albert Rahn e sua esposa, nasceu
em 18 de janeiro de 1876.
Carl Rahn nasceu em 5 de outubro de 1850 nasceu em Quisbernow, Belgard, Pommern, Prússia e faleceu em 5 de maio de 1910, na cidade de Pomerode. Chegou na Colônia Blumenau em  14 de setembro 1868 e se fixou como colono no Pommerstrasse, de acordo com o registro dos Pioneiros da Colônia Blumenau - da Igreja Luterana. Casou com Caroline Rahn (Solteira Wallow), que nasceu em 19 de agosto de 1846 e faleceu em 15 de julho de 1905. O casal teve 9 filhos: Wilhelm Rahn (Jaraguá do Sul), Albert Rahn (Da foto), Bertha Rahn, Wilhelmine Rahn, Ida Wilhelmine Auguste Rahn, Maria Johanna Bertha Rahn, Hermann Albert Paul Rahn, Caroline Wilhelmine Emilie Rahn, Carlos Wilhelm Ferdinand Rahn e Emilie Bertha Auguste Siewert Rahn.
Filho de Carl  Rahn, Albert Rahn e sua família - residiram em Rio Serro - Jaraguá do Sul.
Família de Albert Rahn - filho de Carl Rahn.

Claudio Fischer Schuhmacher com traje histórico pomerano.

"Os avós são parte importante da nossa história, que lembraremos para sempre com orgulho". Ewerton Siewert. 
Ewerton Siewert no centro - no meio dos avós.  "Eu pesquiso sobre a família, desde 2013, e é o que eu mais gosto de fazer." Ewerton


Polenizar é importante, para obter resultados positivos.
Parabéns jovens da família Rahn.

Leituras Complementares - Clicar sobre o título escolhido:

Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)









 



Nenhum comentário:

Postar um comentário