Hoje optamos em contar um pouco da história de uma de nossas fontes de pesquisa e onde, há pouco tempo, foi publicada um pouco da história de nossa região – Vale do Itajaí – EFSC, um tempo atrás. Falamos da Empresa de radiodifusão, TV e um portal na net com conteúdo traduzido para 30 idiomas. Deutsche Welle – (Traduzindo – Onda alemã) - DW.
A DW tem sedes em Bonn e Berlim e é a 10° maior emissora de comunicação do mundo.
Para ler a história da EFSC, construídas por alemães na antiga Colônia Blumenau, em um primeiro momento, clicar sobre: Estrada de Ferro Santa Catarina
No início de sua história, período entre 1953 e 2003, a Deutsche Welle, tinha sede somente na cidade de Berlim e quando houve as comemorações de seus 50° aniversário, mais precisamente no dia 27 de junho de 2003, mesmo que fora fundada em 3 de maio, a Deutsche Welle mudou-se também para a cidade de Bonn. Na cidade de Berlim é feita a produção de televisão e na cidade de Bonn, o programa de rádio, enquanto em ambas as cidades é produzido o material, em 30 idiomas, para a net – jornalismo on line.
Vamos conhecer um pouco desta história com idade superior a 50 anos...
No dia 3 de maio de 1953, o Presidente alemão, Sr. Theodor Heuss [1], tem sua fala gravada e transmitida a todos os alemães em volta do mundo, através de uma transmissão radiofônica em ondas curtas. Em Blumenau, pessoas ouviram esta transmissão. Em 11 de junho do mesmo ano, os membros da rede pública assinaram um contrato para a criação da programação conjunta em ondas curtas sob o nome de Deutsche Welle – Onda alemã. No ano de 1954, já aconteciam transmissões radiofônicas em inglês, francês, espanhol e português.
[1] O mesmo Presidente que agradeceu o Coro Masculino Liederkranz de Porto Alegre, pela ajuda humanitária que organizaram e coletaram donativos para a Alemanha destruída período pós guerra e que, mais tarde deu origem ao primeiro C.C. 25 de Julho do Brasil, em 1951, e este fez surgir tantos outros, inclusive o de Blumenau.E o nome 25 de Julho é uma homenagem à data da chegada do primeiro grupo de imigrantes alemães de maneira organizada, ao sul do Brasil. Para saber mais, clicar sobre:
Em 1962, há 50 anos, a Deutsche Welle passou a transmitir no idioma persa, turco, russo, polonês, tcheco, eslovaco, húngaro, sérvio e croata e no ano seguinte, no idioma indonésio, búlgaro, romeno, esloveno sualli e haucá. Ainda em 1963, a Deutsche Welle produziu pela primeira vez cópias de filmes para televisão.
Em 1864, passaram a transmitir no idioma grego, italiano, híndi e urdu. Em 1974 foi inaugurada uma nova sede de transmissão em Colônia.
Em 1990, a Rádio Berlim Internacional-RBI deixou de existir. Esta transmitia conteúdos no idioma estrangeiro dentro do país e muitas de suas atividades foram incorporados na Deutsche Welle.
Em 1990, foi ao ar a primeira transmissão televisiva da Deutsche Welle (Deustsche Welle TV) em inglês e alemão.
Em 1994, a Deutsche Welle também estava na internet. Em 1990 a DW deixou de transmitir ondas curtas para o Brasil.
Em junho de 2003, a partir de uma mudança imobiliária, gasto em torno de 15 milhões de euro, a DW mudou-se para Bonn.
Há pouco tempo, a empresa foi transformada em uma empresa tri mídia, através de uma lei aprovada no Parlamento alemão (Bundestag). A oferta do conteúdo on-line foi equipada aos departamentos de rádio e TV. A empresa tem em torno de 1200 funcionários. Em 1994, tinha 1000 funcionários a mais, a redução pode ter acontecido em função , entre outras questões, do avanço tecnológico das comunicações.
A DW-WORLD está disponível em 30 idiomas, com ênfase em alemão (http://dw-world.de/german), inglês (http://dw-world.de/english), espanhol (http://dw-world.de/spanish), português para o Brasil (http://dw-world.de/brazil), russo (http://dw-world.de/russian) e chinês (http://dw-world.de/chinese). Em janeiro de 2005, foi inaugurado o serviço em árabe (http://www.dw-world.de/arabian).
E para quem tiver interesse e vontade de aprender o idioma alemão, poderá fazer com tranqüilidade, acessando este link.
Acompanhamos o trabalho sério de jornalismo e pesquisa, feitos pela equipe da Deutsche Welle.
Nenhum comentário:
Postar um comentário