quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Para ouvir e ver cantando - "Wir sin Kinder von der Eger"

Eger/Cheb

Ao ouvirmos a canção Wir sin Kinder von der Eger apresentada  por amigos da Baviera - interpretação de Ernst Hutter & Die Egerländer Musikanten - Música de Ernst Mosch, buscamos mais informações sobre seu autor e seu título - que traduzido para o português significa - Nós somos filhos de Eger.
Ficamos curiosos para saber mais sobre Eger.
Antes, a canção Wir sin Kinder von der Eger de Ernst Mosch - Polka  - 1964.
Partitura enviada pelo músico da cidade de Grosskarolinenfeld - Baviera - Alemanha - Sr. Karl Beinhofer
Text zur Polka "Wir sind Kinder von der Eger" - 1964

Wir sind Kinder von der Eger
Unsere Heimat liegt an jenem Strand
Es war im schönen Egerland
Wo uns're Wiege stand

Wir sind Kinder von der Eger
Die dort nun der fernen Heimat fließt
Die man nicht so leicht vergißt
Wenn man ein Kind der Eger ist

Wir sind Kinder von der Eger
Aus dem wunderschönen Egerland
Das man niemals mehr vergißt
Wenn man ein Kind der Eger ist



 Ernst Mosch 
Vídeo








 

 Sr. Mosch foi um músico alemão que nasceu no dia 7 de novembro de 1925 em Swodau, atual Tchecoslováquia e partiu no dia 15 de maio, em Germaringen. Foi músico, compositor, arranjador e maestro. Também foi o fundador e Diretor da orquestra Die Egerländer Musikanten. O público o reconhecia com o Rei da Blasmusik. Ernst Mosch foi o filho mais velho do Sr. André e Albina Mosch. Seu pai foi mineiro e sua mãe operária em uma fábrica de fiação de lã na cidade. 
Cidade natal do Sr. Mosch - Swodau
Seu pai partiu quando Ernst tinha somente 7 anos de idade, em 1932. Foi vítima de um acidente de trabalho na mineração. Com 8 anos de idade, ingressou no conhecido Sokolov Jungendblasorchester - Escola de música do Sr. Hans Dotzauerfligelhorn e já sabia que queria ser músico. Após o término de seus estudos primários, Ernst teve seu primeiro trabalho em uma fábrica de aviões - como mecânico. Não gostou do ofício e mudou-se para a atividade de pintor. Também não simpatizou-se com o ofício e saiu do trabalho. Queria ser músico. Em 1940, disputou uma vaga na escola Municipal de Música Oelsnitz/Volgyland e conseguiu sua vaga. Na Escola aprendeu  a tocar  Flugelhorn (Da família das cornetas), violino e o seu instrumento favorito, o trombone. Foi o fundador e Líder da Original Egerländer Musikanten.
Escola Municipal  Oelsnitzl Volgyland
Em outro momento vamos contar mais sobre a biografia deste  músico alemão, autor da canção que nos fez buscar informações sobre a cidade de Eger e entender mais um pouco sobre seu nome -  "Os filhos de Eger" e sobre Eger - a cidade. 


A cidade de Eger também é conhecida por Cheb e há História por trás disto - vamos conhecer. 
Cheb/Eger é um dos três Distritos que formam Karlovy Vary, região pertencente a República Tcheca próxima da divisa com a Alemanha. Fez parte do Império Austro-Húngaro e ficou conhecida pelas suas águas termais.


Cheb/Eger tem uma população de  33 mil habitantes e está localizada às margens do Rio Ohre, ou Rio  Eger. 
Antes da 1945 - data do fim da II Guerra Mundial - a região era denominada de Egerland

 O nome Eger surgiu a partir de Egire, nome da cidade encontrado em publicações de 1061. Em  1179, era conhecida como Egra e em 1322, foi chamado de Eger e, a região  do entorno, como Regio Egere. Após o século XIV, surgiu, também , o nome de Cheb ou Chba. Foi somente em 1850 - data da vinda do primeiro grupo de imigrantes alemães para o Vale do Itajaí, que foi batizado oficialmente com os nomes oficiais - Dois nomes - Eger e Cheb. Durante o período da II Grande Guerra - de 1938 até 1945, foi um dos municípios da região dos Sudetos.

A primeira ocupação, que se tem registro, na região foi a construção de uma fortaleza eslava, que atualmente é conhecida como Jánský Vrch. No ano de 807 o distrito de Eger/Cheb foi encorporado para a região de Francônia. No ano de 1179, adquiriu o status de cidade e foi construído o Castelo no século XII
Ruínas do Castelo  do Século XII

Ruínas do Castelo  do Século XII
















 Em 1149, a cidade fez parte do dote casamento de Adela de Vohburg, ao Imperador Frederico I e esta passou a fazer parte Casa de Suábia - posse dos imperadores - até o início do século XIV, quando tornou-se uma cidade imperial livre. 



Ottokar II


Em 1265, foi dominada pelo Rei da Bohemia - Ottokar II, o qual manteve a cidade sob seu domínio por onze anos. Depois de ter sido disputada, livre e tomada por diversas vezes, foi definitivamente incorporada a Bohemia no ano de 1322. 
Isto não impediu que deixasse de existir uma corte na cidade, de maneira não oficial, até 1849. Existiram conflitos e tentavas históricas para tentar retomar a cidade, mas foram infrutíferas. Devida sua localização, sofreram com conflitos e guerras externos como: as guerra hussitas - invasão sueca, em 1631 e 1647; Guerra da Sucessão austríaca, em 1742. Também, durante a Guerra dos 30 anos. Lembramos que a cidade permaneceu conhecida como Egerland, da idade média até 1945. 
Em 1723, Eger/Cheb conquistou a liberdade e tornou-se, novamente, uma cidade livre.
Em 1809, como era comum na idade média até então, um bairro localizado ao norte da cidade foi totalmente devastado por um incêndio e muitas construções históricas medievais foram consumidas pelas chamas. A maioria das construções eram muito próximas e usavam a madeira como material de construção predominante, principalmente nos telhados.
Geográfos da Império Austro-húngaro definiram   o  Tillenberg - 939m (Dyleň em Checo) como o centro geográfico da Europa. Este fato está documentado em um placa depositada no pico da montanha. 
Vista do Tillenberg 


Alguns afirmam que os partidos socialistas Austríacos e Alemães tiverem sua origem em Eger/Cheb a partir de registros histórico que datam 1897. De acordo com o registro, foi organizado um congresso de trabalhadores alemães chamado Deutschvölkischer Arbeitertag, o qual publicou um programa de 25 pontos. 
Local do Congresso dos Trabalhadores
Os termos do Tratado de St. Germain desencadeou conflitos civis entre a população alemã dos Sudetos e a nova administração da Tchecoslováquia. Neste momento a cidade era mais conhecida como Ched, e os protestos foram reprimidos com a força. Em 3 de outubro  de 1938, a cidade foi visitada por Adolf Hitler e logo em seguida as tropas alemãs tomaram a região e assumiu o controle. A cidade foi anexada à Alemanha. 
Fonte: Sudetos
Amberg
Após o término da II Guerra Mundial, a região voltou sob domínio de Tchecoslováquia. De acordo com registros e o Decreto Benes -  Benesch-Dekretede 1939, a população de língua alemã da cidade foi despojada de suas residências e propriedades e, à força, foi expulsa do país. Em 1954, a cidade alemã de Amberg adotou a população alemã dos Sudetos expulsos de Cheb/Eger. Lembramos o nome da canção - "Wir sin Kinder von der Eger" - Os filhos de Eger.


Amberg
Em uma solenidade, no dia 24 de agosto de 2001, o Chanceler alemão - Sr. Gerhard Schröder e o Primeiro  Ministro checo - Sr. Milos Zeman visitaram  a região e as fronteiras que abrangem a Baviera, SaxôniaTuríngia e Bohemia e a cidade de Cheb/Eger, recebeu a liberdade. Em 2004, foi feito um acordo de geminação de cidades com Hof, na Baviera. Desde a queda do Muro, Cheb/Eger, tem relações de amizade com as cidades vizinhas alemãs - Waldsassen e Marktredwitz.



A Esquerda - Sr. Ernst Mosch
Eger/Cheb

Eger/Cheb

Eger/Cheb







Os Filhos de Eger....Linda canção.

Uma canção nos motivou a buscar conhecimento - Musik in der Nacht - Ernst Mosch 

Musik in der Nacht - com  Ernst Mosch
Mais canções do Sr. Mosch.













Interessante registro do Sr. Mosch regendo, em um Concerto - vídeo doméstico (Clicar sobre)Ernst Moscher

Clássico da cultura - identidade, presentes e tocadas pelas
 melhores bandas de Blasmusik da Europa e da Alemanha


Bis Morgen!




































  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário