terça-feira, 5 de julho de 2016

Königstrasse - Stuttgart - Roteiro Alemanha 2016


Dando sequência ao Roteiro Alemanha 2016, hoje vamos conhecer um pouco sobre uma das principais ruas (pedestres) de Stuttgart - a Königstrasse - Rua do Rei. 
Estivemos fazendo fotografias no local nos dias 14 e 19 de maio de 2016.
Apresentamos o mapa de sua localização atual e uma gravura desta centralidade no ano de 1643. É possível localizar os espaços da cidade, com diferentes usos nos dois tempos e concluir que a  Königstrasse era uma das entradas da cidade murada de Stuttgart - a entrada norte.
Observar as localizações dos espaços públicos e monumentos na gravura da cidade murada de Stuttgart - abaixo









Königstrasse - origem na entrada norte da cidade murada de Stuttgart




A cidade murada - Stuttgart - 1643
Leitura complementar:
Nosso Comentário: Em síntese, a cidade murada teve sua origem nos acontecimentos posteriores à queda do Império Romano, quando houve invasão de vários povos considerados bárbaros, que ocupavam as cidades fundadas e a ordem instituída pelos romanos foi  destituída. A anarquia e a ausência de legislações locais e organizações estabelecidas tomaram conta da Europa. As cidades, fundadas pelos romanos passaram a serem saqueadas. Famílias inteiras fugiam para locais inabitados e distantes - próximas a áreas de mangue. Em um primeiro momento, construíram uma habitação simples de madeira (Enxaimel) - cercada com cercas altas feitas de troncos de madeira com locais para vigília. Geralmente construíam em locais mais alto do terreno e de onde poderiam ver possíveis saqueadores - pela segurança. Alguns não tinham êxito na construção de suas habitações e pediam "guarita" e proteção para quem já tinha a casa construída. Em troca ofereciam mão de obra, obediência e fidelidade. Também os homens participavam dos exércitos e auxílio na segurança do local. Com o passar do tempo, quem podia trocava os materiais da cerca e casa por pedras, - surgiam os primeiros castelos e fortes de pedra e cidadelas muradas - muitas vezes com torres e fosso. Quanto mais seguros eram e mais fortes em seu pequeno exército, mais chegavam outras famílias para pedir segurança em troca da fidelidade, trabalho na lavoura e exército. Novamente se fazia necessário aumentar o local murado, neste momento com a forma de vilas e cidades. Esta organização ampliou a escala de proteção dentro da hierarquia de cidades. A maior  cidade protegia a menor em troca de exército e fidelidade - com isto vimos surgir o sistema social que predominaria na idade média - o Feudalismo. O bem morar com segurança e sustento, somente sem o objetivo único do lucro. Deviam obediência somente ao Senhor Feudal, ou o Senhor da Casa, agora da cidade, em função do seu tamanho. O Senhor mais poderoso nesta escala era o Rei. Até os dias atuais, percebemos que este sistema social deixou marcas na organização de cidades da Alemanha. A cidade menor ou Dorf está submetida a sua imediatamente maior e assim segue até chegar a capital nacional - Berlin. Forma-se um estrutura a partir de uma malha que funciona muito bem sob uma ética inabalável. 







































































Königstrasse tem 1200 metros de comprimento e é considerada uma das mais movimentadas ruas comerciais da Alemanha. De acordo com o censo de 2014, a rua recebe em torno de 12.795 pedestres por hora.
A Königstrasse atual inicia na saída estação de trem Hauptbahnhof (Arnulf-Klett-Platz).
Como já mencionado, historicamente, a origem do Königstrasse  tem relação à estrutura existente de Stuttgart do século XV e XVI. A famosa rua passava  por uma área de residências nobres da cidade daquela época, próxima ao Tribunal de Württemberg e seguia até a Igreja e o hospital.
Nikolaus Friedrich von Thouret
Carl Etzel
O Duque Friedrich II - Rei desde o ano de 1806, fez readequações e iniciou a reformulação da casa real, alargando Königstrasse. Seu sucessor, Wilhelm I demoliu as muralhas da cidade e transformou a Königstrasse em Bouleverd, como estava sendo executado no urbanismo de Paris, copiado em vários lugares do mundo - Até a Colônia Blumenau fez a sua Boulevard Hermann Wanderburg (Rua da Palmeiras atual). Os projetos urbanísticos foram assinados por Nikolaus Friedrich von Thouret e Carl Etzel.
No lado superior da Königstrasse havia o portão do Rei, e um pouco mais afastado, no lado esquerdo, estavam os estábulos reais. Até o ano de 1843, no extremos sul da estrada, existiam muitas edificações.
Até meados de 1916-1917, na construção da nova estação central da cidade, a estação ferroviária de Stuttgart estava muito próxima da Schlossplatz, que também faz parte do centro da qual está a Könegstrasse, até os dias atuais, como mostramos nos mapas acima. Destes espaços, estão o Neues Schloss - atual sede do ministérios e Altes Schloss - atual Landesmuseum Würtemberg, e sobre os quais, também escreveremos em postagens futuras. Também faz parte o Café Marquardt. 






Köningstrasse
Muitos edifícios de Köningstrasse foram destruídos sob bombardeios aéreos durante a 2° Guerra Mundial. Após o término da guerra, houve longos e muitos debates sobre a reconstrução de edifícios históricos. Alguns foram reconstruídos, outros não. Há inúmeras tipologias de arquitetura moderna e contemporânea na paisagem da nova Köningstrasse, usando materiais diferentes e nada clássicos, como por exemplo, cobre e vidro. Citamos como reconstruídos: o Altes Schloss e demolidos: infelizmente, o Kronprinzenpalais. No local há uma edificação contemporânea construída em vidro.

Köningstrasse em 1948
Kronprinzenpalais - 1850
Kronprinzenpalais - 1950
Local atual do Kronprinzenpalais - ocupado com uma edificação com linguagem arquitetônica contemporânea
Até meados de 1960, Köningstrasse era aberta para o tráfego de automóveis, até o momento que o arquiteto Günter Behnisch transformou a área em um grande "calçadão" somente para pedestre. Entre os anos de 1960 e 1970, o bonde foi para o subsolo, criando uma rede de metrô. O trabalho de revitalização urbana do local terminou no início de 1980.
O lado direito de Königstrasse, até 1963, ainda tinha ruínas da 2° Guerra Mundial. Neste tempo foi criado um Querspange, conhecido terraço Kleiner Schlossplatz, que foi demolido no ano de 2005 e criado o  Kunstmuseum.
Kunstmuseum



As imagens comunicam...

As fotografias estão postadas de maneira aleatórias.



Antigo Café Marquardt
Marco visual de um dos inícios da Königstrasse - Marca de uma das grandes empresas de Stuttgart
"Calçadão" arborizado e com equipamentos urbanos modernos - Outro marco visual localizado no outro extremo da Köningstrasse -  Outra marca de uma das grandes empresas de Stuttgart
















As fontes usando materiais que lembram os elementos da natureza, são uma unanimidades em todos as cidades alemãs que estivemos neste Roteiro 2016 - Só não há a presença do fogo, porque tem que alimentar, mas os demais elementos sempre estavam presentes nas mais variadas formas. Estamos fazendo uma postagem abordando somente este equipamento urbano nas cidades alemãs. Será que teria alguma ligação, mesmo que inconsciente, com a religião antiga? O germanos eram homens livres que não tinham cidades e cultuavam os elementos da natureza. Sua mitologia é cheia de seres que viviam nas florestas, muito bem lembrados nos contos dos Irmãos Grimm.








Edificação moderna de cobre e vidro


Muitos edifícios modernos ocuparam os lugares de edifícios históricos que foram muito danificados durante bombardeios da 2° guerra Mundial e posteriormente demolidos.














































Um pouco de Stuttgart...
Nas próximas postagens, tem mais.
Roteiro Alemanha 2016

Para ler mais sobre - Roteiro Alemanha 2016
Escolher um título e clicar sobre:
Leituras Complementares

  1. Momentos do Musikwoche Kiefersfelden - Rosenheim
  2. O Som do órgão da Igreja St. Jacob de Miltenberg
  3. Momentos em Miltenberg e um pouco sobre esta cidade
  4. Erlenbach - Conhecendo Spiel Boule - Roteiro Alemanha
  5. Momentos em Berchtesgaden - Roteiro Alemanha 2016
  6. Momentos da Frühlingsfest - Großkarolinenfeld
  7. Momentos em Neuendettelsau 1 - Kirche St. Nikolai 
  8. Momentos em München - Roteiro Alemanha 2016
  9. Momentos em Neuendettelsau 2 - Fränkische Freilandmuseum Bad Windsheim - Roteiro Alemanha 2016
  10. Momentos em Neuendettelsau 3 - Mission Eine Welt - Roteiro Alemanha 2016
  11. Enxaimel e História em Dinkelsbühl - Roteiro Alemanha 2016
  12. Dinkelsbühl - Site
  13. "Restauro" de um Enxaimel - Museu Kinderzeche Dinkelsbühl - "Kinderzeche" - Zeughaus
  14. Restauro Enxaimel - Fachwerk - Iphofen - Unterfrankem Baviera - Roteiro Alemanha 2016
  15. Siegsdorf e Inzell - Pelos caminhos da Alemanha - Roteiro Alemanha 2016
  16. Igreja Sankt Peter - Müchen - Roteiro Alemanha - 2016
  17. Neues Rathaus München - Roteiro Alemanha 2016
  18. Hofbräuhaus - München - Roteiro Alemanha 2016
  19. Estátua Bavária - Roteiro Alemanha 2016
  20. Montanha Watzmann - Lenda da Família real - Berchtesgaden - Roteiro Alemanha 2016
  21. Análise de uma tipologia enxaimel do século XIV - Alemanha - Roteiro Alemanha 2016
  22. Stuttgart - Roteiro Alemanha 2016
  23. Schlossplatz Stuttgart - Roteiro Alemanha 2016
  24. Königstrasse - Stuttgart - Roteiro Alemanha 2016
  25. Höhenpark Killesberg - Stuttgart - Roteiro Alemanha 2016
  26. Schloss Hohenzollern - Baden Württemberg - Roteiro Alemanha 2016
  27. Limes - Lorch - Roteiro Alemanha 2016
  28. Kloster Lorch - Roteiro Alemanha 2016
  29. Fachwerk - enxaimel - em Schorndorf - Baden - Württemberg - Roteiro Alemanha 2016
  30. Winterbach im Remstal - A terra dos antepassados - Roteiro Alemanha 2016
  31. Kirchheim unter Teck - A terra dos antepassados - Roteiro Alemanha 2016




Um comentário:

  1. muito obrigado...Me ajudou muito lendo isso...Me ajudou a saber oque significava a palavra konigstrasse,que apareceu em Viagem ao Centro da Terra

    ResponderExcluir