quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Momentos - Entrega da pintura mural restaurada - Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Indaial


 No dia 4 de outubro, às 11:00h,  foi entregue a obra de restauração da pintura mural da capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada na comunidade de Warnow Alto - município de Indaial. Entre outros presentes, a cerimônia contou com a presença do Padre Marcelo Martendal, Prefeito de Indaial Sérgio Almir dos Santos, técnicos da Prefeitura de Indaial (entre eles o Arquiteto Fabrício José Barbosa - colega que nos fez o convite) e representantes do IPHAN e da empresa responsável pela execução da obra.
Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro apresenta a mesma linguagem arquitetônica do Seminário de Corupá, cujo projeto foi assinado pelo Padre Gabriel Lux pertencente à Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus
Seminário de Corupá
Para ler mais - Clicar sobreSeminário de Corupá - Santa Catarina - Uma visita

Podemos verificar in loco que a linguagem arquitetônica da Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é a mesma do Seminário de Corupá. Esta linguagem é conhecida como Backsteinexpressionismus - Arquitetura expressionista com tijolos. É uma arquitetura característica do norte da Alemanha que surgiu a partir da segunda década do século XX. Foi marcante e contribuiu muito para a formação da identidade da paisagem daquela região após a 1°Guerra Mundial
Backsteinexpressionismus é uma das muitas linguagens da arquitetura que utilizava tijolos maciços comuns ou Klinkern nas vedações ou paredes - elevações das edificações - norte da Alemanha. Os Klindern, são tipos de tijolos com queimas diferenciadas do tijolo comum - adquirindo colorações mais intensas e vibrantes e muitas vezes com nuances diferentes nas peças. Com a queima sob altas temperaturas, os tijolos ficam mais densos, menos porosos e também mais resistentes. 
nome faz alusão ao impacto de dois destes tijolos - o som resultante é alto. 
linguagem arquitetônica do Backsteinexpressionismus se desenvolveu no mesmo período - contemporâneo à Escola da Bauhaus. Ao mesmo tempo que a Bauhaus defendia e implantava a "limpeza" das fachadas - retirando os adornos e o decorativismo, os arquitetos do Backsteinexpressionismus desenvolviam uma linguagem ornamental no design de suas fachadas, passando a sensação de movimento e inquietude, como que, além de expressar a dinâmica do tempo, também apresentava a sua gravidade e tensões.











Para ler mais sobre esta técnica construtiva Clicar sobreArquitetura - Backsteinexpressionismus - Arquitetura expressionista com tijolos


Conta a história que a capela recebeu autorização para ser construída no dia 22 de setembro de 1902. Sua localização seria outra - distante 100 metros  do local atual. A capela começou a ser construída mesmo, no ano de 1924, pelo alemão Júlio Stoy. Por certo teve contato com a arquitetura do norte da Alemanha conhecida Backsteinexpressionismus. Se tivesse sido construída em 1902 - sua linguagem seria outra.
Cores  dos tijolos a partir de diferente queimas.
Com isto, promoviam o decoratismo e "movimento das fachadas".
O conjunto do patrimônio histórico arquitetônico é composto pela capela (Que contém a sacristia, campanário contendo um sino -  dentro da forma retangular com duas águas).
A iniciativa e coordenação do restauro das pinturas murais foi do IPHAN - Instituto  do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que realizou, além da recuperação da pintura mural, imunizou a madeira contra ataque de cupins e prevenção contra infiltrações. Faltou retirar a vegetação que está crescendo no corpo da capela, que com o tempo traz sérios problemas a mesma estrutura (esta é autoportante), como também "arrumar o telhado" do campanário - sino com grandes marcas de ferrugem 
Campanário - Em sua estrutura foi usado trilho da EFSC - cujo trajeto inaugurado em 1909. Seu primeiro trecho cobria a extensão de Blumenau até Waenow. Telhado comprometido.


A edificação histórica foi tombada pelo IPHAN e pelo  estado de Santa Catarina, no ano de 2007.
A capela pertence à comunidade de Warnow Alto - Indaial e está localizada na estrada Geral de Warnow, conforme a imagem do Google.

O trabalho foi coordenado por duas restauradoras contratadas. A obra custou o montante de R$ 952.218,29

Um pouco da capela história e dos momentos...
As imagens comunicam.

Vídeos de algumas falas...




O Caminho através das fotografias...
Saindo da estrada geral de Warnow, é preciso entrar - de que vai de Indaial - à esquerda na rua antes do Posto Knopp - Perdemo-nos (Isto grante que o imóvel histórico estará salvagurdado da "voracidade" do mercado imobiliário. Percebemos que os praticantes Bike, conhecem muito bem este local.







Tipologias do imigrante alemão do início do século XX - Observar a volumetria. apresenta as mesmas proporções de uma edificação construída com a técnica construtiva enxaimel. Nesta época a madeira nobre, como canela, tinha valories muito baixos e eram extraídas da mata, muitas vezes do mesmo terreno que estava a propriedade. 















 Entregua da Obra pelo IPHAN à Comunidade...


































 Algumas pinturas






 Outros detalhes de seu interior...























 Na  paisagem...

Campanário feito com trilhos da EFSC

Imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro




























Temos bons exemplos e estimamos que este exemplar da arquitetura Backsteinexpressionismus - Arquitetura expressionista com tijolos - permaneça na paisagem por muito tempo de história e para a conhecimento das futuras gerações. 

Leituras Complementares 
Clicar sobre o título escolhido para ler
  1. Arquitetura - Catedral São Paulo Apóstolo - Blumenau - Arquitetos alemães Gottfried e Dominikus Böhm
  2. Seminário de Corupá - Santa Catarina - Uma visita
  3. Arquitetura - Backsteinexpressionismus - Arquitetura expressionista com tijolos
  4. Arquitetura religiosa - Sob a ótica da cultura regional - Vale do Itajaí
O espaço, juntamente com outros elementos, como a gastronomia, música, artes visuais, é responsável pelo estado de bem estar do homem (que é feliz quando se encontra em equilíbrio e harmonia) e lhe traz a sensação de segurança e de tranquilidade, quando lhe é familiar. É algo inconsciente, justificando este trabalho este trabalho do Blog.
 
Em Breve - Vídeos


Nenhum comentário:

Postar um comentário