terça-feira, 18 de outubro de 2016

Quatro minutos para falar sobre a cultura durante o Oktoberfest Blumenau - RBS TV Blumenau

Sul da Alemanha, 2013 - ao lado de um cantor de folclore vestido à cartáter - mês de maio (longe do mês de outubro) - Nas cidades pequenas (nas quais residem, em todo o país,cerca de 85% dos alemães) do sul da Alemanha, podemos andar vestidos de trajes, sem medo de errar. Foi o que fizemos neste momento de 2013.
 Em período de Oktoberfest, assuntos muitas vezes guardados durante os outros meses do ano retornam à berlinda na mídia - canais de comunicação escrito, falado e televisivo, na cidade de Blumenau e região.
Muitas vezes estes espaços são "abertos" motivados pela parceria privada que subsidia boa parte do evento ou patrocina. Parte da cultura praticada durante todo o ano, fornece respaldo aos negócios do momento, dos investidores. 
Participamos de um destes momentos e falamos alguma coisa. Confessamos que foi como "matar a sede" com água salgada.  Tanta coisa há para externar e compartilhar com as pessoas que se "alimentam" das informações apresentadas nos veículos de comunicação.
Há tanta  para apontar e trazer à luz do conhecimento. É esta motivação que nos faz alimentar o Blog (voluntariamente), por mais de 6 anos. É uma "válvula" de escape, na qual nos permitimos mostrar o quanto temos como exemplos de elementos formadores da identidade de uma cidade, refletida, em sua arte, música, gastronomia, canto, dança e Arquitetura - nossa profissão.

Em uma matéria televisiva - RBS TV - feita pela jornalista Vanessa Nora, imagens de Beto Espercot e Fabiano Correia e edição de Rafael Alvarez, tínhamos aproximadamente 4 minutos para sintetizar tudo que percebemos ser importante para Blumenau a partir da cultura que passa pelo palco do Oktoberfest. Dentro deste roteiro/contexto, o Chef alemão Heiko Grabolle ainda preparou um Currywurst, comentando os detalhes.
Imaginamos que seria um desastre. Hoje assistimos o resultado deste trabalho profissional e dentro de um pouco mais de 5 minutos se mostrou muito. 
Refletimos se este espaço televisivo permitisse mais tempo, em sua programação, para a cultura local. Seria maravilhoso. 

Quem conhece, gosta. Quem gosta, cuida. Angelina Wittmann

As imagens comunicam...
Imagens feitas no momento, antes da gravação.
Local: Restaurante do SESC - Ponta Aguda - Blumenau.





























Matéria do Jornal do Almoço - JA - RBSTV - Blumenau - dia 18 de outubro de 2016.

O vídeo foi feito a partir da filmagem de imagem da televisão durante transmissão do Jornal do Almoço - RBS TV - no dia 18 de outubro. Isto explica o som mais baixo. A filmagem foi feito com um celular Nokia.
Para ver no G1 Santa Catarina - Clicar sobre:
Chef Heiko Grabolle faz mais uma receita no JA em clima de Oktoberfest


Agradecemos a oportunidade!
Abraços à equipe...









Nenhum comentário:

Postar um comentário