sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Momentos da Abertura do Oktoberfest Blumenau 2022 e o Primeiro Show dos Velhos Camaradas apresentado pelo Coro Masculino Liederkranz

Depois de 2 anos de momentos diferentes, no mundo, pela presença de uma pandemia inesperada causada pelo Covid 19 que foi responsável por restrições sanitárias em todos os continentes do Planeta, aconteceu a abertura do Oktoberfest Blumenau 2022, cuja sequencia foi quebrada de maneira involuntária. A data festiva ocorreu em 5 de outubro de 2022, na Vila Germânica, Blumenau, a partir do tradicional desfile (e não parada, como especificaram em algum material promocional) e depois, na sequência, a sangria do barril de chope  no Setor 4 da Vila Germânica, contando com a presença de figuras ícones da festa, autoridades e especial presença do Coro Masculino Liederkranz que dá vida ao cortejo dos monges cervejeiros que  levam o caneco oficial da festa de seu local, no pátio do Parque Vila Germânica, até o palco, para receber simbolicamente, o primeiro chope, do primeiro "barril", caracterizando assim, a abertura do Oktoberfest Blumenau.
Após  o desfile, tradicionalmente ocorrido na Rua XV de Novembro, neste ano, contando com cerca de 80 atrações, com novos aparatos e grupos, como por exemplo o Rollmopswagen – traduzindo significa o "carro do Rollmops" (Iguaria do Norte da Alemanha e não do Sul onde ocorrem estas festas) e o BierHauptStadtWagen, uma lembrança à Capital Brasileira da Cerveja
Ministro do Turismo, Carlos Alberto Gomes de Brito
A realeza do Oktoberfest Blumenau 2022, Sasha Benner Bauer (Rainha), Giane Prochnow (1ª  Princesa) e Franciele Aline Schwanke (2ª princesa) - realeza mais longeva da história da festa e, o  Vovô e Vovó Chopão recepcionaram com sua representatividade,  em torno de cinco mil pessoas que estiveram no Setor 4 durante a abertura do Oktoberfest Blumenau 2022 (Fonte  Imprensa Oktoberfest).
Setor 4 é o ambiente do antigo Biergarten (jardim de cerveja), que atualmente é um espaço fechado. O momento festivo contou com a presença do Ministro do Turismo, Carlos Alberto Gomes de Brito, do embaixador da República Federal da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms, do Cônsul Geral da Alemanha para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina,  Andreas Simandl.
Acusamos a ausência da representação consular alemã da cidade de Blumenau, e também de outros países, no palco junto a estas importantes autoridades alemãs no Brasil, que faz o papel de anfitriã da cidade a estas pessoas que, nesta abertura do Oktoberfest Blumenau permaneceram isoladas no palco após a sangria do barril. O cerimonial  anunciou a presença da Consulesa alemã em Blumenau Susanne Klemz Adam no local, como também, outras autoridades, como prefeitos de municípios vizinhos no Setor 4, mas não no palco, como acontecia em edições anteriores. 
Curiosamente foi homenageado e chamado ao palco, o proprietário do Beto Carreiro WordAlex Murad, que disponibilizou ao público, o seu Oktoberfest (modelo de Blumenau) em plena pandemia, no parque de Penha SC.
Heiko Thoms (à direita),Embaixador da República Federal da Alemanha no Brasil e Andreas Simandl (à esquerda) Cônsul Geral da Alemanha para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina sem a companhia da consulesa alemã em Blumenau  Susanne Klemz Adam no palco - inédito.



Representações consulares em abertura do Oktoberfest Blumenau 2017.Cônsul Honorário da Alemanha de Blumenau, esposa e filhos - Hans Dieter Didjurgeit e Angela Didjurgeit, Embaixador da República Tcheca - Jiri Havlik, Presidente da Fundação Cultural de Blumenau - Rodrigo Ramos, Embaixador da Alemanha no Brasil e esposa - Georg Witschel, Cônsul Honorário da Áustria em Blumenau - Mauro Kirsten, Cônsul Honorário da República Tcheca em Blumenau - Rafael Rafael Thales de Freitas.
As tradicionais figuras que representam o Oktoberfest Blumenau, realeza e Vovô e Vovó Chopão, ao contrário de edições anteriores, não ficaram na área central do palco, mas nas extremidades.

Oktoberfest Blumenau 2010
Oktoberfest Blumenau 2011
Oktoberfest Blumenau 2012



Oktoberfest Blumenau 2013


Oktoberfest Blumenau 2014

Oktoberfest Blumenau 2015

Oktoberfest Blumenau 2016
Oktoberfest Blumenau 2017
Oktoberfest Blumenau 2019


 Cônsul Geral da República Federal da Alemanha - Thomas Schmitt, Consul da Alemanha em Blumenau - Susanne Klemz Adam e o Embaixador alemão no Brasil - Georg Withschel, após a sangria do 1° barril de chope, sobre o palco.


Prosseguindo...

O cerimonial, com a presença dos monges cervejeiros, ineditamente efetuou a entrega do caneco oficial  diretamente à realeza. Em edições passadas, esta honra era dada ao homenageado da festa, no caso, Alex Murad, proprietário do Parque Beto Carreiro Word. 
Na sequencia a sangria do primeiro barrilo Coro Masculino Liederkranz que apresentou seu Show dos Velhos Camaradas para um grande público, após a interpretação dos hinos nacionais alemão e brasileiro e o tradicional brinde efetuado em canecos de cristal confeccionado com exclusividade, por Cristal Mozart de Blumenau. Segundo informação do Parque da Vila Germânica, estiveram presentes na abertura do Oktoberfest Blumenau aproximadamente 12.600 pessoas. Sempre lembramos que quantidade não é qualidade, assunto antigo em edições anteriores da grande festa de Blumenau. 
Percebemos a presença de DJ no espaço de alimentação, cientes de que há muitas bandas tradicionais na região, e até em outros estados, como no Paraná, aguardando a oportunidade de sonorizar um dos ambientes do Oktoberfest Blumenau. 
Toalhas nas mesas de madeira com bancos - não é original.
Na praça da alimentação houve melhorias no piso, com a presença de um tablado de madeira e mais opções de gastronomia distribuídas em uma área maior. Sentimos falta de flores naturais, uma das características do Oktoberfest Blumenau e que vimos na Festa do Imigrante em Timbó - que denota um aspecto do período de festas da Alemanha que ocorre entre a primavera e o outono, sendo que sua Oktoberfest de München é uma das dezenas de festas que acontecem no Sul da Alemanha, com este perfil (música, chope e comida) sob lonas decoradas de maneira primaveril. Suas mesas de madeira não recebem toalhas.
Musikwoche Kiefersfelden - uma festa na Baviera - Sul da Alemanha. As festa acontecem de maio até outubro.




Em 5 de outubro de 2022 estivemos na Vila Germânica, primeiro dia do Oktoberfest Blumenau, na parte da manhã, para sentir os últimos preparativos. À noite retornamos ao local e deixamos as imagens que comunicam. 

Manhã de 5 de outubro de 2022
Capricho.
Comercial.


Reencontros.

Nosso trabalho deste Blog, sendo útil.



Momento divulgação na televisão aberta - escala nacional



Banda Society.






















Comercial - fachada principal da Vila Germânica.



















Vídeo

Noite de 5 de outubro de 2022













O ex-prefeito de Blumenau, Dalto dos Reis, que escolheu o Secretário de Turismo Antônio Pedro Nunes, que organizou o primeiro Oktoberfest em 1984. Nunes foi que decidiu que faria a primeira edição, por conta e risco, após a enchente 1983/1984. A festa originalmente deveria acontecer em 1983. A enchente não permitiu. O prefeito Dalto dos Reis, achava que não deveria fazer a festa. Seu Secretário do Turismo, sim. Logo mais contaremos tudo sobre esta História.











A casa de vidro, onde o caneco oficial do Oktoberfest Blumenau permanece durante todo o ano, quando é retirado pelos monges cervejeiros que repassam ao homenageado da noite, que tem o compromisso de entregar a realeza da Oktoberfest.












































Karoline Gehrke e Rodrigo Vieira.




















Ministro de Turismo do Brasil, Carlos Alberto Gomes de Brito.










Prefeito de Blumenau - Mário Hildebrandt.
























Maestro do Coro Masculino Liederkranz José Carlos Oechsler e Prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt








Vídeo

Show dos Velhos Camaradas    
Com o Coro Masculino Liederkranz sob regência de José Carlos Oechsler.
Hans Jürgen Jopp - Spitz - no teclado.
























Georg Karbeck - 92 anos de idade.























Oswin Reistenbach - 88 anos de idade.


















Um fã.























































Vídeos




Programação e atrações Oktoberfest Blumenau 2022

Oktoberfest Blumenau acontecerá até 23 de outubro de 2022 com atrações tradicionais:
  • Concurso da nova realeza da festa;
  • Chope em metro;
  • Apresentações de danças folclóricas;
  • Espaço para competições tradicionais dos Clubes de Caça e Tiro. 
A programação completa pode ser conferida no linkhttps://oktoberfestblumenau.com.br/programacao/ .
Gastronomia

São mais de 150 opções como: Spätzle, marreco recheado, Bretzel, batata recheada, pizza alemã, salsichas, entre outros, servidos em todos os setores e na Praça de Alimentação. 
cervejaria oficial do Oktoberfest Blumenau 2022 é da Ambev, que de maneira inédita traz para o Oktoberfest Blumenau 2022, a mesma cerveja do Oktoberfest de München: a Spaten
Cervejarias artesanais são apresentadas neta edição, com participação recorde de 12 produtoras locais.

Atrações Alemãs

Oktoberfest Blumenau 2022, contará com a presença de:
  • Tim Toupet, nascido em 28 de outubro de 1971 (idade 50 anos), na cidade alemã de Köhl. Gênero de sua música é  Schlager e Volksmusik.
  • Peter Wackel, nascido em 4 de janeiro de 1977 (idade 45 anos), na cidade alemã de Erlangen.
  • Voxxclub, uma banda alemã de Münch, que já esteve no Oktoberfest Blumenau e apresenta  Neue Volksmusik.
Oktoberfest Blumenau 2022 conta uma tirolesa na área externa dos setores da Vila Germânica, para quem desejar se aventurar por uma distância de 90m, além de brinquedos como Chapéu Mexicano, Roda Gigante e a Torre.

Ingressos

compra antecipada é feita pelo site: oktoberfestblumenau.com.br/ingressos/, ou durante a festa nas bilheterias do Parque Vila Germânica. Nas segundas-feiras a entrada é gratuita, assim como, no último dia da festa. Pessoas que estiverem devidamente trajadas  não pagam ingresso de domingo à quarta feira.

Valores
  • Segundas-feiras: gratuito
  • Domingos, terças feiras, quartas feiras, quintas feiras e feriado: R$20,00
  • Sextas e véspera de feriado: R$44,00
  • Sábados: R$56,00
Horários de cobrança
  • Sábados, domingos e feriado – a partir das 13h
  • Terças feiras, quartas feiras, quintas feiras e sextas-feiras – a partir das 18h
Meia Entrada
  • Pessoas com traje típico de quinta feira à sábado: dias 11 e 12 de outubro.
  • Menores de 18 anos
  • Estudantes
  • Pessoas com deficiência e acompanhantes
  • Jovens de baixa renda
  • Pessoas com 60 anos ou mais
  • Doadores de sangue
  • Professores
 Oktober Karte

O Oktober Karte é um cartão pré-carregado, usado para adquirir os produtos no Oktoberfest Blumenau 2022. 

Observação: Não existe "folião" no Oktoberfest de Blumenau. Folião é um termo usado para o carnaval brasileiro. 

O Oktober Karte é pessoal, pois é carregado mediante a apresentação do CPF e documento com foto. com isto, há uma prevenção quanto a idade do consumidor de bebida alcóolica.
Também, o uso do Oktober Karte diminui as filas pela objetividade  do atendimento e uso de máquinas de leitura do cartão. 
Foram distribuídos 27 totens de atendimento em todo o Parque Vila Germânica, onde é possível fazer a recarga, retirar o Oktober Karte feito on-line ou, fazer um novo Oktober Karte
A compra de saldo pode ser feita com cartão de crédito, débito ou dinheiro. Também é possível fazer a retirada do Oktober Karte em hotéis e outros pontos da cidade.
As instruções de como obter o Oktober Karte e carregá-lo estão no site oktoberfestblumenau.sc.gov.br/ingressos 

Segurança

Parque Vila Germânica conta com 180 câmeras de segurança, sendo 40 delas com reconhecimento facial. Além disso, 250 seguranças, 40 brigadistas e cerca de 130 policiais militares fazem o monitoramento da festa.  A estrutura é completada por uma unidade temporária de atendimento da Delegacia de Polícia Civil, Polícia Militar, Comissariado da Infância e Juventude e Corpo de Bombeiros.
Fonte:  Assessora de Comunicação: Aline Franzoi Santos Fleith
Ein Prosit!!
A denominação correta é Desfile. Tradição na Alemanha. Este a acontecerá dia 9 de outubro na Vila Itoupava.


Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)


Em breve – Estaremos lançando o livro: “Fragmentos Históricos - Colônia Blumenau”















Nenhum comentário:

Postar um comentário