segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Como surgiu o “Show dos Velhos Camaradas” no Oktoberfest Blumenau - Estrelando o Coro Masculino Liederkranz

Estreia do espetáculo “Show dos Velhos Camaradas” no Biergarten
da Vila Germânica em outubro de 2010 – Coro Masculino Liederkranz
sob a regência de José Carlos Oechsler – seu idealizador.
Desde a primeira edição do Oktoberfest Blumenau, o C.C. 25 de Julho de Blumenau teve participação direta na organização da festa de outubro, na cidade.
Em 14 de maio de 2010, quando estávamos no centro cultural, ouvíamos burburinhos sobre uma nova atração do Oktoberfest Blumenau que iria estrear. Um dos cantores do coro, recém ingresso no grupo, disse-nos antes de iniciar uma das reuniões de diretoria:
“Este ano vai ter um tipo de teatro no palco de um dos pavilhões, onde acontecerá um performance que mostrará o encontro de amigos que cantarão músicas alemãs, em um tipo de Die Kleine Kneipe como cenário” – que é traduzindo como o pequeno bar. Aguardamos para conferir e registramos os momentos, para a História e então, compartilhamos agora, como um registro para a História.
A Reunião de Diretoria do C.C. 25 de Julho de Blumenau, quando o novo cantor do Coro Masculino Liederkranz – Edson Wruck nos explicou sobre a apresentação do Liederkranz no Oktoberfest Blumenau 2010, como uma nova atração da festa.
Nesta segunda-feira, dia 18, a 27ª Oktoberfest recebe mais uma atração, que pretende agradar blumenauenses e turistas. O Coro do Centro Cultural 25 de Julho realizará, no Biergarten, um encontro de amigos, brindando as tradições e relembrando velhas e tradicionais canções alemãs. O show especial terá início às 21h45min e proporcionará ao público presente mais interação entre a plateia e palco, que neste ano, recebe o nome de “Die Kleine Kneipe”. 18 de outubro de 2010. Angelina Wittmann – Blog C.C. 25 de Julho de Blumenau.

Programação do Coro Masculino Liederkranz do C. C. 25 de Julho Blumenau no Oktoberfest Blumenau 2010 – Biergarten (sem contar com sua participação na abertura – que ocorreu):
  • 13/10 às 21:30h
  • 18/10 às 21:30h
  • 19/10 às 21:30h
  • 20/10 às 21:30h
  • Neste ano de 2010 não existia encerramento
Coro Masculino Liederkranz e sua História

Coro Masculino Liederkranz – Oktoberfest Blumenau 2016.

O Coro Masculino Liederkranz aniversaria no dia 26 de maio e, desde o ano de 1909, mantém a tradição do grupo coral masculino, trazida pelos imigrantes alemães, principalmente oriundos do Norte da Alemanha.
Há comprovação de que o Liederkranz é centenário, pela existência de sua primeira e original bandeira que apresenta a data de 1909, entre outras lembranças e passagens históricas publicadas ao longos destes mais de 110 anos de existência.
Frente e verso da bandeiro histórica do coro, a qual era levada com o grupo nos eventos de Encontro de Corais e apresentações, até mesmo fora do Brasil.
O Coro Masculino Liederkranz providenciou uma réplica da bandeira histórica (em cetim bordado) com a finalidade em continuar levando sua bandeira nas apresentações – salvaguardando a original.
O Coro Masculino Liederkranz, após a homenagem ao Imigrante no Monumento do Imigrante, em 25 de julho de 2017.




















 Início do século XX
Uma iniciativa do jornalista, poeta, compositor, cantor e tradutor – professor da Neuschule: Paul August Rudolf Damm – Rudolf Damm.

No ano de inauguração da Neueschule – o professor Rudolf Damm contava com 31 anos de idade. Fonte: Arquivo Histórico Ferreira da Silva.

Data: 3 de maio de 1909 – Inauguração do Primeiro trecho da
 EFSC. Primeiros cantores do Liederkranz eram contemporâneos
desta época. Fonte: Livro – A Ferrovia no Vale do Itajaí –
Estrada de Ferro Santa Catarina – EFSC.
O Coro Masculino Liederkranz teve sua história iniciada no carnaval de 1909, quando seu idealizador – o jornalista, poeta, compositor, tradutor, professor da Neueschule e um exímio cantor, Rudolf Damm, reuniu um grupo de homens para fundar uma associação de canto masculino amador no Stadtplatz de Blumenau. Era assim que chamavam um grupo de cantores em Blumenau do início do século XX. O primeiro nome do grupo de cantores foi denominado “Club Unter Uns” (Clube entre nós).
Tudo foi formalizado oficialmente em uma assembleia realizada em 26 de maio de 1909, no salão da Confeitaria S. Katz, a qual estava situada na esquina da Wurtstrasse (atual Rua XV de Novembro) com a Alameda Rio Branco. A título de curiosidade, a casa de dois pavimentos da Confeitaria S. Katz deu lugar à Mercearia Kieckbusch, que deu lugar ao estacionamento da atual Casa Flamingo.
Também, lembramos a inauguração do primeiro trecho da Estrada de Ferro Santa Catarina – EFSC ocorrido 23 dias antes deste dia 26 – em 03 de maio de 1909. Blumenau se encontrava sob mudanças e movimentos sociais, culturais e tecnológicos.
No início do que seria a atual Rua XV de Novembro – próximo ao Stadtplatz de Blumenau – em 1909. Arquitetura residencial e comercial neoclássica e eclética apresentando novos tempos econômicos em Blumenau.
Quem lavrou a ata da primeira reunião – de fundação – do Coro Masculino Liederkranz foi Rudolf Damm. Neste momento, foi empossada a primeira diretoria. Esta era composta pelo Presidente – Ricardo Max Grothe e pelo Secretário – o próprio Rudolf Damm. O primeiro regente do Coro Masculino Liederkranz foi Carl Flesch. A primeira apresentação do coro aconteceu em 5 de junho de 1909 durante um evento organizado pelo mesmo. A segunda apresentação aconteceu em 24 de novembro do mesmo ano.
Como dado histórico, publicado no texto assinado por Frederico Kilian (avô do pesquisador de fatos históricos, Bruno Kadletz) na revista Blumenau em Cadernos (Tomo XXVII, julho de 1986 – N°7 – página 199), o Coro Masculino Liederkranz fez 11 apresentações em seu primeiro ano de atividades. Frederico Kilian também comentou que, em 1916, houve uma tentativa de fundar, conjuntamente, o Coro Feminino, mas não vingou. O coro masculino passou a se chamar Liederkranz que significa Círculo Coral.

Regentes do Coro Masculino Liederkranz, do período inicial até a era do Maestro Heinz Geyer, no momento que o coro fez parte da formação da Sociedade Dramática Musical Carlos Gomes, foram:
  • Eugen Seelbach (cofundador do Coro Masculino Liederkranz em 1909 com a 1° Diretoria);
  • Carl Flesch;
  • Josef Schwartz;
  • Josef Teichmann – Pai de Erwin Curt Teichmann (escultor);
  • Ernst Drawin;
  • Kurt Boettner e
  • Heinz Geyer;
Regentes do Coro Masculino Liederkranz após o período da formação da Sociedade Dramática Musical Carlos Gomes, no espaço do C.C. 25 de Julho de Blumenau, foram:
  • Manfredo Bubeck;
  • Werner Arnhold;
  • Telmo Locatelli;
  • Antônio Simplício Müller (1985/1986);
  • Franz Back;
  • Avelino Korbes;
  • Erwin Knaesel – 20 anos e
  • José Carlos Oechsler (Atual e idealizador do Show dos Velhos Camaradas).
Os Presidentes, no mesmo período até a regência de Heinz Geyer, foram:
  • Ricardo Max Grothe;
  • Richard Meyer;
  • Luwig Reinhardt e
  • Franz Becker.
Essa história foi publicada e pesquisada por Frederico Kilian no fascículo da Liga Cultural e Recreativa do Vale do Itajaí, do ano de 1959, cujo presidente, por muitos anos, foi o cantor do Coro Masculino Liederkranz, Oswin Reistenbach.
Oswin Reistenbach.
Sociedade Dramática Musical Carlos Gomes

Em 1937, o Coro Masculino Liederkranz, o Grupo Musical Germânia e o Grupo de Teatro Frohsin se uniram e fundaram a Sociedade Dramática Musical Carlos Gomes sob a coordenação do Maestro Heinz Geyer. Nesta época, sob a regência do maestro Geyer, foi criado um grande coro misto, absorvendo o Coro Masculino Liederkranz.

Sede da então formada Sociedade Dramática Musical Carlos Gomes. Do Grupo Antigamente Blumenau – Kellermann.
O Liederkranz, por alguns anos, ficou inserido neste espaço. Vinte e cinco anos após a “apropriação” do Coro Masculino Liederkranz, um grupo de senhores, que já haviam conversando sobre a possibilidade de resgatar o coro isoladamente, procuraram o C.C. 25 de Julho Blumenau – centro de cultura alemã de Blumenau. Foi oficializada a nova formação do coro, a continuação e retomada de sua história, no centro cultural, através da iniciativa dos senhores: Franz Brack e Emil Rossmark (Nascido em Rödelsee). Como primeiro maestro regente, foi empossado Eugen Seelbach. No natal de 1962, apresentaram-se na pequena sede do C.C. 25 de Julho de Blumenau, localizada na Rua Victor Konder na outra margem do Ribeirão da Velha, no local da sede atual.
Coro Masculino no Natal de 1962 – Foto do livro Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau – Sua História 1954 a 2009. O menino que olha para o fotógrafo é filho do cantor Hercílio Stahnke, que estava no coro, Valdir Stahnke.
Coro Masculino no Natal de 1968 – na nova sede. Foto do livro Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau – Sua História 1954 a 2009.
Maestro José Carlos Oechsler.
O Maestro Antônio Simplício Müller regeu o Liederkranz nos anos de 1985 e 1986, quando assumiu o maestro Manfredo Bubeck. Na sequência, assumiu o maestro Erwin Knäsel.
Em 2002, José Carlos Oechsler passa a ser o regente, completando, neste ano de 2022, 20 anos de regência à frente do Coro Masculino Liederkranz.



Coro Masculino Liederkranz – com sua formação em 2009, com todos seus cantores – um ano antes de estrear o “Show dos Velhos Camaradas”. Desta formação – 5 partiram.
O maestro José Carlos Oechsler foi o idealizador do “Show dos Velhos Camaradas” também conhecido (em alemão) de Alte Kameraden Treff, performance apresentada pela primeira vez no Oktoberfest Blumenau em 2010 – e que desde esta data, atraiu muitos jovens cantores ao grupo, responsável pela renovação desta tradição trazida pelos pioneiros. O Oktoberfest Blumenau, mesmo que muitas vezes se apresente como algo muito comercial, tem grande responsabilidade no despertar da autoestima de mais de uma geração que foi calada, durante o nacionalismo impetrado no Vale do Itajaí, que ao contrário de outras cidades brasileiras, foram fundadas por imigrantes alemães e italianos e portanto dotadas predominantemente pelo perfil desta cultura, gastronomia e modo de morar. Neste período muito se perdeu sob o aspecto relacionado ao perfil cultural da sociedade da região – antigo território da Colônia Blumenau.
Apresentação do “Show dos Velhos Camaradas” – primeira edição – no Oktoberfest Blumenau 2010.
Atualmente o Coro Masculino Liederkranz tem um grupo formado com mais de 30 cantores e tornou-se popular, não somente na cidade de Blumenau, mas além das fronteiras do estado e do país.
Após 11 edições do “Show dos Velhos Camaradas”, destas, duas foram feitas no formato de Live em função das restrições sanitárias causadas pelo COVID 19, o espetáculo volta acontecer neste ano de 2022, por 7 vezes, dentro do Oktoberfest Blumenau.
O “Show dos Velhos Camaradas”, idealizado pelo maestro José Carlos Oechsler, teve como primeira função no Oktoberfest Blumenau, interpretar os hinos, brasileiro e alemão. O maestro percebeu a oportunidade de o coro, também de apresentar um pouco do repertório alemão (neste tempo, Oechsler era responsável pela contratação de bandas alemãs e tinha intercâmbio e contato com grupos e bandas daquele país).
Atualmente o “Show dos Velhos Camaradas” continua sendo uma das atrações do Oktoberfest Blumenau e de outras festas na região, com o mesmo perfil cultural.
Antes da Live de Abertura – durante a Pandemia.

Live  – durante a Pandemia, outubro de 2020.
O show é acompanhado por músicos e durante todo o ano, pelo organista e tecladista alemão Hans Jurgen Jopp – Spitz, que também, presta assessoria na definição do repertório do grupo que canta canções folclóricas no idioma alemão. Spitz é alemão nascido no Norte da Baviera e veio a Blumenau pela primeira vez, como vocalista da banda alemã  Die Odenwälder Fidele Buan.
José Carlos Oechsler e Spitz – em 2011, durante ensaio do Coro Masculino Liederkranz, que na época acontecia nos fundos do palco do centro cultural.
Die Kleine Kneipe

E assim aconteceu. A apresentação do espetáculo “Show dos Velhos Camaradas” na edição do Oktoberfest Blumenau de 2010. Nesse ano, o Coro Liederkranz era composto pelos cantores:
  1. Agostinho Schmitz;
  2. Alírio Schmitz (cantor da formação atual);
  3. Hercílio Stahnke;
  4. Katwaldo Roedel;
  5. Otto G. K. H. kumpfert;
  6. Alfredo Schossland (cantor da formação atual);
  7. Antônio Carlos Deschamps (cantor da formação atual);
  8. Antônio José Kuhnen;
  9. Ewald Müller;
  10. Ingo Gehrke (cantor da formação atual);
  11. Vilmo Hinsching (cantor da formação atual);
  12. Artur Guilherme Schulze (cantor da formação atual);
  13. Edson Wruck (cantor da formação atual);
  14. Georg Jann;
  15. Horst Holetz;
  16. Marcio Keunecke;
  17. Reinaldo José Pfützenreuter;
  18. Renê Korte (cantor da formação atual);
  19. Fausto Emmendoerfer;
  20. Haraldo Kriger;
  21. Oswin Reistenbach (cantor da formação atual);
  22. Rolf Haas;
  23. Udo Teske;
  24. Werner Frischknecht (cantor da formação atual);
  25. Wolfgang Krieger.
  26. Maestro: José Carlos Oechsler (na formação atual)
  27. Teclado: Hans Jürgen Jopp (na formação atual)
São 12 integrantes do coro atual, contando com a presença do tecladista e do maestro, que fizeram parte da formação de estreia do “Show dos Velhos Camaradas”, em outubro de 2010.
O show apresentado no Oktoberfest Blumenau 2010 e também, em outras apresentações (apresentam-se também no Sommerfest Blumenau que ocorre em janeiro), quando solicitado, é um tipo de musical, cujo cenário é um Die Kleine Kneipe – um 
pequeno bar – onde os amigos cantores – camaradas – fazem um tipo de Stammtisch.
Neste encontro, bebem, conversam, jogam e também cantam muito. O espetáculo, foi batizado de “Show dos Velhos Camaradas” – ou, em alemão, Alte Kameraden Treff – que inicia exatamente quando os amigos entram no Die Kleine Kneipe cantando a tradicional canção Alte Kameraden (canção alemã – escrita por Carl Teike – na cidade de Ulm, por volta de 1898). No momento atual, também cantam outra canção composta por Hans Jürgen Jopp, que se chama Wir Sind Die Alten Kameraden.

Show dos Velhos Camaradas no Oktoberfest Blumenau 2016.
As imagens de estreia Show dos Velhos Camaradas - Oktoberfest Blumenau 2010 – Comunicam

O Coro Masculino Liederkranz, pela primeira vez, cantou os hinos nacionais brasileiro e alemão durante a abertura do Oktoberfest Blumenau 2010.
Imagens de momentos antes da abertura do Oktoberfest Blumenau 2010. Os cantores trajam calça preta e camisa do Coro Liederkranz.
Antônio José Kuhnen, Horst Holetz, Haraldo Krieger, Hercílio Stahnke e novo cantor Edson Wruk.

Ingo Gehrke, Vilmo Hisching e Alfredo Schossland.

Em formação ao lado do palco, acompanhados por duas bandas alemãs para cantar os hinos nacional brasileiro e alemão.

Em formação ao lado do palco, acompanhados por duas bandas alemãs para cantar os hinos nacional brasileiro e alemão.

Em um primeiro momento, a apresentação do Coro Masculino Liederkranz se limitaria em acompanhar as bandas alemãs, cantando os hinos brasileiro e alemão, quando o maestro José Carlos Oechsler sugeriu à organização da festa, na época, a apresentação do Coro Masculino Liederkranz cantando músicas folclóricas alemãs de seu repertório, no Oktoberfest Blumenau 2010. Inicialmente, além da cerimônia do início do Oktoberfest Blumenau deste ano, também estiveram em 4 apresentações, em dias distintos, no Biergarten – Vila Germânica.










Vídeos – Momentos da estreia - Show dos Velhos Camaradas – 2010

Em sua estreia – 2010, o Coro Masculino Liederkranz do C.C. 25 de Julho recebeu uma distinção, através da análise de uma comissão de personalidades ligadas à Oktoberfest 2010. A última publicação do Oktoberzeitung – JSC de 2010 (encarte do JSC),  destinou parte de suas páginas para a apresentação dos destaques do Oktoberfest deste ano e o método adotado para esta escolha.

“O Coral do Centro Cultural 25 de Julho encantou o público em todas as apresentações na Vila Germânica. Na última apresentação, quarta feira, o Biergarten ficou lotado para ver a homenagem ao integrante mais velho da turma, Hercílio Stahnke, 89 anos. Mereceu aplausos de pé.” (Último Oktoberzeitung 2010- pg 4)

Registro apresentado na última noite publicado no Jornal Oktoberzeitung, que foi distribuído entre os presentes da festa.
Último dia do Oktoberfest Blumenau 2010.

Último dia do Oktoberfest Blumenau 2010.

Último dia do Oktoberfest Blumenau 2010.



O Show dos Velhos Camaradas completa 12 anos, como atração do Oktoberfest Blumenau, nesta edição de 2022 – na qual fará 7 apresentações, contando com os dias da abertura e fechamento, 5 e 23 de outubro, respectivamente.
No dia 5 de outubro de 2022 participaram da abertura e foi sua primeira apresentação no Show dos Velhos Camaradas, depois de um hífen de dois anos sem o público presente e próximos, cantando junto.

Um Registro para a História.
Referências
  • GERLACH, Gilberto Schmidt. Colônia Blumenau no Sul do Brasil / Gilberto Schmidt-Gerlach, Bruno Kilian Kadletz, Marcondes Marchetti, pesquisa; Gilberto Schmidt-Gerlach, organização; tradução Pedro Jungmann. – São José : Clube de Cinema Nossa Senhora do Desterro, 2019. 2 t. (400 p.) : il., retrs.
  • HUMPL, Max. Crônica do Vilarejo de Itoupava Seca: Altona: desde a origem até a incorporação à área urbana de Blumenau; Méri Frotscher Kramer e Johannes Kramer (orgs.). – 1.ed. – Blumenau (SC) : Edifurb, 2015. – 226 p. : il.
  • KILIAN, Frederico. Subsídios à Crônica de Blumenau – A Sociedade de cantores, masculina, “Liederkranz”. Revista Blumenau em Cadernos. Tomo XXVII, julho de 1986 – N°7 – página 199, Blumenau. 1986
  • KORMANN, Edith. O Teatro de Blumenau (III). Acadêmico – Jornal Catarinense de Cultura.
  • SILVA, José Ferreira. História de Blumenau. -2.ed. – Blumenau: Fundação “Casa Dr. Blumenau”, 1988. – 299 p.
  • WITTMANN, Angelina C. R. A ferrovia no Vale do Itajaí: Estrada de Ferro Santa Catarina: Edifurb, 2010. – 304 p. :il.

Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)


Em breve – Estaremos lançando o livro: “Fragmentos Históricos - Colônia Blumenau”







































Nenhum comentário:

Postar um comentário