segunda-feira, 6 de maio de 2024

A Instalação do Maibaum 2024 - 4° Edição - Guabiruba SC

Já é uma tradição na cidade de Guabiruba, Brasil, a instalação de seu Maibaum no início da primavera da Europa, (traduzindo - árvore de maio), com todo seu significado, que acontece de 5 em  5 anos, há 4 edições - a árvore da vida.
Localização do paço do Maibaum de Guabiruba SC.
Caminho histórico entre Brusque e Blumenau, onde está a estrada de Pomeranos, parte do trajeto do Maibaum. A distância entre a Rua da Glória, Blumenau e o local do Maibaum, soma 23km.



Originalmente, a cidade de Guabiruba SC foi fundada por imigrantes oriundos da região alemã de Baden e despois, também chegaram os imigrantes italianos. A cidade está localizada no antigo, primeiro e histórico caminho - aberto no ano de 1867, para efetuar a ligação entre a Colônia Blumenau e a Colônia de Brusque, da qual, Guabiruba se emancipou no dia 10 de junho de 1962. Desse caminho iniciou o cortejo até o Stadtplatz de Guabiruba, onde foi instalado o Maibaum da 4° edição.
A iniciativa, que teve início em Guabiruba, há mais de 15 anos, foi de Fabiano Siegel, Vandrigo Kohler, que ao longo das quatro edições aprimoraram a técnica, perceptível nessa edição de 2024, onde Siegel comandava a ações do grupo, através de um megafone. Registramos seu depoimento, junto com outras imagens e tivemos um problema técnica, e perdemos alguns registros. Restou-nos as imagens de um, dos dois cartões da máquina fotográfica, com isso, ainda tivemos o registro para a história dessa tradição.
 Idealizadores e coordenadores Fabiano Siegel e Vandrigo Kohler.


Nesse ano, 2
024, novamente o  grupo coordenado por Siegel e Kohler, andou, junto com o Maibaum, uma distância de aproximadamente  6 quilômetros, desde a estrada histórica Pomeranos, até o local de instalação. Agradecemos, de maneira especial, aos coordenadores que nos permitiram acompanhar o cortejo, com o objetivo de registrar, sobre a grande peça de madeira - com comprimento de 21 metros. A peça foi feita a partir de uma árvores de pinus reflorestada e permanecerá por, no mínimo, 5 anos no local, se não houver nenhum contratempo. Essa cerimônia, que aconteceu em maio de 2024, era para acontecer em 2023, mas ocorreu um problema com o Maibaum, o qual foi invadido por brocas e colocou em risco sua manutenção no local.
Baum des Lebens. 
O
Maibaum, que não significa somente a "árvore de maio", foi importante para a religião primitiva das pessoas que residiam em alguns regiões da Alemanha atual em período histórico anterior à chegada do cristianismo ao local, tendo relação com o período de maio, sim. Maio é o mês que inicia a primavera e também tem relação com o equinócio da primavera, no continente europeu. Com isso, é lembrado no momento de oração aos deuses da natureza, a boa colheita, fertilidade, períodos de sol, despertar da natureza e início de um novo ciclo. As estações do ano são importantes nas tradições e para a antiga religião dos germânicos, saxões e celtas. Há outras práticas, que também tiveram a  mesma origem e sobre as quais já escrevemos neste Blog, como por exemplo: Páscoa, Perchta, Pelznickel, Festa de São João, Feuerfest, Natal (Que também tem relação com árvore), etc...
A árvore é um elemento sagrado nesta religião antiga e tem relação com a árvore da vida. Muitos não se atem a esse fato. Não é em todo o território alemão que se pratica essa tradição, trazida pelos antepassados que chegaram na região. Como também, não é em toda a região do Brasil que se curte, toca e dança o samba.
Há sim, um resgate de algo que não necessariamente acontece em todo o território da Alemanha - que surgiu somente no ano de 1871.

Imagens em vídeo da instalação da 3°  Edição do Maibaum - 2018
Vídeo

As imagens comunicam 4° edição Maibaum Guabiruba - 2024
Bem cedinho o Maibaum 2014  já era transportados pela Pomeranos. Ainda com neblina.


s




Fabiano Siegel repassando instruções.













 








Fabiano Siegel.



Fabiano Siegel.






































Grupo que participou da instalação de Maibaum de Guabiruba, pertencentes ao Blumenauer Schuhplattler e Volkstanzgruppe do C.C. 25 de Julho de Blumenau.




O Maibaum de Guabiruba ficou pronto à noite, 19h30. A fotografia foi enviado pela família Zimmermann.
Vídeo

Brasil multicultural, onde cada cidade tem sua própria história e identidade a partir de suas práticas.

Um Registro para a História.

 

Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twitter)

Link da 3° Edição (Clicar sobre):















Nenhum comentário:

Postar um comentário