terça-feira, 3 de abril de 2018

Andreas Von Der Heyde

Outro dia escrevemos sobre o grande músico da terra, da região, do mundo - Andreas von Der Heyde, o qual tivemos a felicidades de fazer registros inéditos e captar sua alegria e música, durante sua apresentação no Cafehaus - na cidade de Blumenau. Recebemos a notícia e, com muita tristeza, a compartilhamos - Andreas partiu - por volta das 14:30h do dia 3 de abril de 2018
Andreas von Der Hey tinha 52 anos de idade. Conversamos por telefone com sua mãe, Ingrid Von Der Heyde, que o encontrou sem vida no seu apartamento, na cidade de Timbó.
Andreas e Ingrid Von Der Heyde


Burilando o CD de seu último trabalho, para compreender os desígnios, encontramos essa mensagem de sua autoria muito bem guardada na parte interna do encarte. Disserta sobre a música.
"Entre as graças que devemos à bondade de Deus, uma das maiores é a música. A música é tal como a recebemos:
Numa alma pura, qualquer música suscita sentimentos de pureza. 
Oferece à alma uma verdadeira cultura íntima e deve fazer parte da educação do povo. Pode ser o exemplo único do que poderia ter sido – se não tivesse havido a invenção da linguagem, a formação das palavras, a análise das idéias – a comunicação das almas. É celeste, de natureza divina e de tal beleza que encanta a alma e a eleva acima de sua condição. 
Oferece às paixões o meio de obter prazer delas. 
É o vínculo que une a vida do espírito à vida dos sentidos
A melodia é a vida sensível da poesia
Exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. 
Enfim...
                          A música é a voz do infinito."
                                                                   Andreas Von Der Heyde

No dia 5 de fevereiro de 2018 escrevemos sobre nosso encontro com Andreas no Cafehaus, e apresentamos as imagens - que comunicam - sua grande alegria, vocação e música.
Não sabíamos que seria uma despedida.


Poderia-se afirmar que uma boa mesa, boas companhias, bom papo, banhando com boa música, marcam os bons momentos. 
As imagens comunicam...

Vídeos




Após essa canção - La Comparsita - estava emocionado com lágrimas. Disse-nos que "a música desperta os sentimentos".
Conversando...

Andreas Von Der Heyde é descendente de uma das primeiras famílias alemãs que vieram para a região (anos de 1840), antes mesmo de Hermann Blumenau - é descendente do pioneiro (para ler clicar sobre) Pedro Wagner
Sua mãe, Ingrid Von Der Heyde (solteira Friedrich  - nascida na Alemanha) - era filha de Mathilde (Solteira - Kaestner) que era filha de Clara Wagner - que era filha de Peter Wagner. Portanto, Andreas era tataraneto do pioneiro Wagner - membro, também, de uma das primeira famílias de imigrantes alemães que chegaram em São Pedro de Alcântara - na grande Florianópolis.
No centro - Mathilde - neta de Pedro Wagner e avó de Andreas Von Der Heyde - imagem nos
 enviada por Ingrid Von Der Heyde.

Nasceu na cidade de Pomerode (ex região da Colônia Blumenau) no dia 21 de julho de 1965. Era filho de Ingrid e Franz Von Der Heyde. Atualmente residia na cidade de Timbó (ex região da Colônia Blumenau) - Heimat de seu pai - e estava fazendo música em Blumenau - fazia até mesmo, música dos antepassados, pois era um erudito eclético, que tocava a música do mundo.

Começou a estudar música no Colégio Santo Antônio - cidade de Blumenau, quando tinha 6 para 7 anos de idade.  Seu primeiro professor foi Daniel Krepski. Daniel era primo de Andreas e também descendente da família de Peter Wagner. Ingrid Von Der Heyde, sua mãe, era bisneta do pioneiro Peter Wagner.


Andreas -  15 anos - Abertura de um evento.
Segundo o depoimento de sua mãe, Andreas sempre teve muita facilidade quando o assunto era música. Seu primeiro instrumento musical foi um violão clássico, que ganhou de presente do pai, quando tinha 15 anos. Teve suas primeiras aulas de violão com o professor Rufino Regis
O Andreas Von Der Heyde com 17 anos tocando
em uma Vernissagem de arte.


















Na área das artes também frequentou o curso de Belas Artes - na UDESC - Florianópolis SC.
Exposição de arte individual de Ingrid Von Der Heyde - Pomerode -  Ano 1988.


Andreas participou, direta e indiretamente, da formação de vários músicos da região do Vale do Itajaí e é lembrado por sua disciplina e a busca do perfeito, quando o assunto era música.
Em 1984 iniciaram a banda de rock alemão Adler's Band - não gravaram CD. 
De acordo com as palavras de Andreas Von Der Heyde em um trabalho seu, Adler's Band foi a primeira e a única banda de Rock alemão no Brasil.
Com a banda fizeram inúmeras apresentações - seu amigo Wilson Hafemann falou sobre esse tempo no vídeo abaixo.
Banda formada por Andreas Von Der Heide - Adler's Band - quando davam entrevista para Revista Veja - Residência da família Bubeck. Wilson  Hafemann (vocalista da banda) comenta sobre esse tempo em seu depoimento no segundo vídeo abaixo - Acervo Ingrind Von Der Heyde

Banda formada por Andreas Von Der Heide - Adler's Band - quando davam entrevista para Revista Veja - Residência da família Bubeck. Wilson  Hafemann (vocalista da banda) comenta sobre esse tempo em seu depoimento no segundo vídeo abaixo.
 Adler's Band - 1984 - com Wilson  Hafemann (vocalista da banda)
Anos 2000 - tempo do conjunto Konzertsaal Musik com Gilson Padaratz e Roberto Maske - formaram um trio.















































Wilson Hafemann - junto com Andreas Von Der Heyde fundou a 
Adler's Band  na década de 1980 - cujo nome está sendo usado por 
uma outra banda de Jaraguá do Sul.

Com os amigos Márcio Luiz Gessner e Geraldo Bispo - no seu último dia de
 trabalho  no Cafehaus - 24 de març
Conversamos com dois músicos que trabalharam com Andreas Von Der Heyde em dois tempos distintos - um tempo atrás e, no momento presente - Wilson Hafemann e Geraldo Bispo, respectivamente. 
Wilson Hafemann fala um pouco Andreas e sobre a banda Adler's Band.
Na postagem sobre Von Der Heyde - no Texto do Cafehaus - escrevemos:

Isso faz é parte da identidade cultural dessa região. Grande sinapse!
Para ler mais sobre - Clicar sobre: 


No dia que o assistimos no Cafehaus - Blumenau - autografou um CD de seu último trabalho para nós - maravilhoso trabalho que temos, como materialização desse momento.
Autografou um exemplar de seu trabalho magnífico.

Lindo trabalho...
"Sou músico com formação erudita, violinista, regente de corais, tecladista, baixista e guitarrista. Comecei meus estudos com 9 anos de idade e atualmente trabalho profissionalmente no ramo de produção e educação musical. Andreas Von Der Heyde - Ano de 2011.
Natal
Voo da Águia


Inspiration

Reflexões

Harmony

Para ouvir algumas de suas músicas - Clicar sobre: Andreas Von Der Heyde




Na próxima semana, Andreas participaria da Semana de Língua Alemã na Casa de Cultura Alemã - UFC - de Fortaleza CE, onde trabalhou e deixou amigos.


Casa da Cultura Alemã de Fortaleza




































Andreas Von Der Heyde foi velado na Igreja Luterana de Pomerode Centro - Igreja da Paz e sepultado - no dia 4 de abril de 2018 - às 17:00h - no Cemitério Municipal de sua cidade natal - Pomerode SC.

Sua família - mãe e irmãs Simone e Sabine. Também deixou seu filho Matheus - que reside fora da região









Seu filho - Matheus Fausto Von Der Heyde

























Momentos...














Depoimentos
Nos encontramos domingo cedo perto da rodoviária, ele estava indo para Blumenau. Estava sério e triste. Sempre fui um músico medíocre perto do talento do Andreas, ele por respeito a nossa amizade nunca me corrigiu, deixava eu tocar do meu modo.
Se eu soubesse que no domingo de Páscoa éra a última vez que a gente iria se falar eu teria dito:

Não vá embora Andreas, é muito cedo para nos deixar.  Francisco Carlos Loss
O mestre da Música e meu amigo descansou. Vai montar baita orquestra ao lado de Deus, vá em paz, Grande!!!! Wagner Moreira Stahnke
E agora amigo Andreas? Tínhamos combinado chegar até os 120 anos cantando e rindo muito. 
Sorria eternamente agora nos braços do Senhor! Aqui ficarás na nossa memória e no nosso coração. Beate Herwg 
Tive a oportunidade de conhecer uma pessoa fantástica - transportamos um piano pro Cafehaus - em Blumenau. Sempre com alegria estampada no rosto, uma perda pra verdadeira música. Vá em paz meu amigo. José Edilson Moser
Meus sentimentos à família. Também em nome da Casa de Cultura Alemã de Fortaleza, onde tivemos o privilégio de conviver com o Andreas, tanto pessoalmente, quanto profissionalmente. Onde ele nos proporcionou grandes momentos com seu talento e amizade. E onde se apresentaria na próxima semana, na Semana de Língua Alemã. Alexander Ribeiro
Nosso querido amigo Andreas... Viveu momentos maravilhosos, fez a vida melhor para aqueles que estavam à seu redor ... Transformava a felicidade... 
Era um músico exemplar!!! Deixa na nossa lembrança, momentos maravilhosos e viveu sempre, da maneira que se sentia bem!!! 
Aproveitou a vida, feliz .... Marcio Luiz Gessner


















Postagem em construção...
































Um comentário:

  1. Bela é merecida homenagem ao nosso amigo Andreas! Ele vai fazer muita falta

    ResponderExcluir