domingo, 19 de março de 2017

A obra perdida - Pintor alemão Hermann Wislicenus

Estudando a história local em torno do personagem de Hermann Wenderburg, soubemos que esta personalidade importante da  Colônia Blumenau teve seu retrato pintado por um dos membros da família Wislicenus, entregue e colocado na sala da Câmara Municipal no dia 2 de fevereiro de 1885. Observando a data, há indícios que nos leva concluir que o pintor da obra poder ser um dos três pintores da família Wislicenus - Hermann Wislicenus ou um de seus dois filhos - Hans ou Max.
Hermann Wenderburg

Apresentaremos um pouco da obra e vida de  Hermann Wislicenus. Foi um pintor de personagens históricos alemão. Nasceu em Eisenach - Ducado  de Saxe-Weimar-Eisenach - Turíngia, no dia 20 de setembro de 1825.
Karlsplatz - Eisnach

















Localização de Eisnach
Sua formação artística foi na Academia de Belas Artes de Dresden, onde estudou. Foi aluno de Eduard Julius Friedrich Bendemann e de Julius Schnorr. Sua primeira obra - Abundância e Destituição - foi adquirida pela  Galeria de Dresden no ano de 1853. Neste tempo, o pintor tinha 27 anos. Recebeu ajuda de custo do Duque de Weimar para estudar na Itália entre os anos de 1853 e 1857. Viveu em Roma  e tornou-se discípulo de Pedro Von Cornelius e do movimento nazareno.
Eduard Bendemann

Obra de Eduard Bendemann
















Academia de Belas Artes de Dresden
Livro de Georg Wislicenus
Hermann Wislicenus foi casado com Ida Röderer. O casal teve quatro filhos: o Admiralitätsrat und Marineschriftsteller (Escritor da marinha) Georg Wislicenus (1858-1927), o pintor Max Wislicenus (1861-1957) e o pintor Hans Wislicenus (1864-1939) - podendo, também, um dos dois Wislicenus  ser autor do retrato de Hermann  Wendeburg. A escultora  Lilli Wislicenus-Finzelberg (1872-1939) era sua sobrinha.


Quando Hermann Wislicenus retornou para a região da Alemanha (Que ainda não era uma nação), fixou residência em Weimar e abriu seu estúdio de pintura. Em 1868 foi convidado para ser professor na Academia de Düsseldorf.
Hermann Wislicenus  ficou conhecido pelas pinturas murais que fez no Kaiserpfalz Goslar Palácio Imperial de Goslar.
Kaiserpfalz Goslar




Barbarossas Erwachen - Kaiserpfalz Goslar - pintura de Hermann Wislicenus
Martinho Lutero - Kaiserpfalz Goslar - pintura de Hermann Wislicenus 
Como isso aconteceu?

Em 1877, Hermann Wislicenus participou de um concurso público para participar do restauro do Kaiserpfalz Goslar. Foi o vencedor, com a contribuição - na equipe - de seus alunos. Durante 20 anos, pintou uma série de 68 afrescos, apresentando a sequência do governo imperial - desde  Charlemagne ao governo prussiano - Império Alemão. 
Apotheose - Kaiserpfalz Goslar - pintura de Hermann Wislicenus 
Interior do Kaiserpfalz Goslar - pintura mural  de Hermann Wislicenus 


Durante o processo de unificação da  Alemanha, o Palácio Imperial Kaiserpfalz Goslar, após um século de decadência, estava sendo restaurado - desde 1868.
Kaiserpfalz Goslar

O pintor - a partir desse trabalho - tornou-se referência na arte da pintura romântica, principalmente, sob a ótica das referências medievais, cujas características  contribuíam para a identidade do Reich - estado alemão criado em 1871.

Alguns dos trabalhos - pinturas de Hermann Wislicenus:
Noite com o seu Retinue - Grão-Duque de Weimar;
Mito de Prometeu (1862 - está no Museu de Leipzig);
O dilúvio de Deucalion (1865- está no Weimar Museum ); 
Pinturas murais Brutus como Juiz de seus Filhos e A Mãe dos Gracchi - Casa Romana Härtel -Leipzig; 
Fancy Borne pelos sonhos (Está na Galeria Schaek -  Munique); 
Anjos Cantando Salmos - pintura mural (Capela Grand-ducal, Weimar) - Düsseldorf;
As quatro estações - ( National Gallery - Berlim).
Hermann Wislicenus partiu no dia 25 de abril de 1899, com quase 74 anos e está sepultado no demitério Wilmerdorf - cidade de Berlin.

Quanto ao retrato de Hermann Wenderburg - braço direito de Hermann Blumenau e Diretor da Colônia Blumenau. Pode ter sido feito por qualquer um dos três pintores (pai e filhos) da família Wislicenus - A data permite - ano da entrega da obra: 1885.
Teremos a resposta correta, somente quando olharmos a obra.

A pergunta é:

Onde está essa obra da história de Blumenau?

Se alguém souber onde está essa obra pintada por um Wislicenus, agradeceríamos, pois poderemos responder a questão anterior, e também poderemos apresentar essa relíquia histórica, importante não somente para Blumenau e região, como obra de um importante pintor alemão do período romântico, mas também, importante para a arte internacional.













Nenhum comentário:

Postar um comentário