segunda-feira, 20 de março de 2017

No espaço do Rio - 2º Festival Blumenau a Bordo - Blumenau


Já escrevemos que o Rio Itajaí-Açu é navegável de sua foz em Itajaí até Blumenau. Foi pelo rio que chegaram os primeiros imigrantes e aconteceu a acessibilidade ao interior do Vale do Itajaí. Também foi pelo rio que enviavam a produção da Colônia Blumenau para o resto do país e para outros continentes, via fluvial
José Deeke citando uma antiga “Conversa de um velho colono blumenauense”, assim resumiu a importância desse rio: Nos primeiros anos da colônia, o rio Itajaí-Açu foi a rua principal de Blumenau.
Trecho navegável do Rio Itajaí Açú

[...] mais um rio navegável e a facilidade da saída dos produtos que combina com fertilidade do solo garantem a prosperidade do lavrador e um extensíssimo sertão de ubérrimas terras devolutas, acomodação e estabelecimento de ainda muitos milhares de família. Estas extensas terras devolutas e incontestadas formam, na realidade, um precioso tesouro, que em tão boa situação não se acha em muitas partes no Império. (MATTOS, p. 98).
É importante a leitura da postagem - As embarcações no Rio Itajaí Açú - Blumenau, para isso - clicar sobre o título.
Surgiu então a estrada de rodagem entre Itajaí e Blumenau, a princípio com condições precárias, dando passagem apenas a fordecos antigos, mas essa concorrência terrestre não fazia mossa à navegação fluvial, porque conduzia apenas passageiros, continuando a carga com o rio, que era sempre a via de comunicação mais barata. Tanto assim que se formou outra empresa fluvial: Juvêncio Tavares d´Amaral e Cap. Adolfo Germano de Andrade, para a condução de carga. (KONDER e SILVEIRA JÚNIOR, 1949, p. ??).
Navegabilidade no Rio Itajaí Açu




Quando a estrada de rodagem sofreu melhorias e aumentou a frota de caminhões de carga e ônibus, “a via fluvial, embora mais em conta, começou a sentir os efeitos da concorrência terrestre, mesmo porque o transporte da mercadoria era feito da casa do vendedor à do comprador, não ficando sujeito a avarias, faltas e roubos”. (ANUÁRIO DE ITAJAÍ, 1949). 
De acordo com o relatório de Marcos Konder no Anuário de Itajaí de 1949, houve um incremento no negócio de madeiras para a Argentina; tudo se reajustou e surgiu a necessidade de criar linhas de navegação fluvial para o transporte desse produto extrativo, de Blumenau ao porto de Itajaí. Apesar disso, o transporte terrestre continuou com intensidade, uma vez que era buscada madeira até no oeste catarinense, especialmente em Caçador. A situação se agravou para as empresas de navegação quando o governo argentino cessou os negócios de madeira e as empresas fluviais se encontraram em dificuldades para manter seu tráfego. Algumas ações foram usadas para tentar baixar as tarifas da madeira, mas um poder mais alto se levantou:
a) a alta dos salários dos tripulantes;b) o aumento do número da tripulação;c) a intervenção da estiva em Blumenau e Itajaí para as empresas fluviais, que jamais estiveram sujeitas a semelhante regime; d) a concorrência do transporte feito por caminhões e ônibus, e melhorias nas rodovias.
Ônibus da Ferrovia EFSC
Exceto a Companhia Fluvial da Estrada de Ferro Santa Catarina, que permanecia atuando com o transporte ferroviário – embora este já estivesse sendo apontado como deficitário – todas as demais empresas de transportes fluviais pararam suas atividades.
[...] amarram as suas lanchas e as suas embarcações de reboque para deixá-las apodrecer e converter-se em lenhas e sucatas. Encerrou-se talvez para sempre uma página gloriosa do nosso rio, fadado a ser agora uma simples correnteza a levar ao mar aguapés e à cidade pequenas embarcações com lenha, e servir de elemento para as redes de espinhel dos pescadores ribeirinhos [...]. (KONDER e SILVEIRA JÚNIOR, 1949, p.??).
erá mais bem detalhada, na sequência deste trabalho, a relação existente entre a Empresa de Navegação Fluvial e a Estrada de Ferro Santa Catarina.

transporte fluvial foi uma extensão, por longo tempo, do transporte ferroviário na região do Vale do Itajaí. E durante um período o Vale do Itajaí tinha em funcionamento os transportes rodoviário, ferroviário e fluvial.
Porto na Foz do Ribeirão Garcia, no Rio Itajaí Açú






















Curiosamente a Prainha situada na Praça Getúlio Kubitschek - Blumenau, era um espaço público de lazer dos blumenauense nas primeiras décadas de sua história, onde tomavam banho de rio e atravessavam de uma margem a outra de balsa. Conforme se pode observar na fotografia anterior, o porto fica localizado na Praça Hercílio Luz, na outra margem
Prainha - ao fundos o Morro do Frohsinn - Mirante natural de Blumenau

Atualmente o rio  tem sido pouco visitado e nem tão pouco, tem feito parte da paisagem de contemplação da cidade.
É com alegria que tomamos conhecimento de um evento que apresenta muitas atividades de lazer no Rio Itajaí Açu, no próximo domingo - dia 26 de março. O Festival Blumenau a Bordo está na sua 2° Edição.

Seguem os horários e Programa...


O rio também é cidade...
É cenário de História...
Imagens do Rio Itajaí Açu - Centro - em períodos diferentes.














Bancos com a visão do rio bloqueada





Rio -  uma das características de uma cidade fundada por alemães - no Brasil e na Alemanha.


















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