quarta-feira, 29 de março de 2017

Momentos - 2º Festival Blumenau a Bordo - Blumenau

Estivemos na Prainha - oficialmente batizada com o nome de Praça Juscelino Kubitschek de Oliveira, para acompanhar a iniciativa da Secretaria de Turismo de Blumenau, promovendo o 2° Festival Blumenau a Bordo, com um série de atividades nas duas praças - citada anteriormente e a Hercílio Luz, bem como no grande Rio Itajaí Açu.
Rio, pelo qual chegaram os primeiros imigrantes e no qual aconteceu a acessibilidade para o interior do Vale do Itajaí - grande Colônia Blumenau. Também foi pelo rio que os colonos da Colônia Blumenau enviavam a sua produção para o resto do país e para outros continentes, via fluvial  e depois marítimo.
Trecho navegável do Rio Itajaí Açú


Navegabilidade no Rio Itajaí Açu






transporte fluvial foi por um longo tempo, a extensão do transporte ferroviário na região do Vale do Itajaí. Durante um período considerável, existiam os transportes rodoviário, ferroviário e fluvial integrados. O rio também foi cenário de lazer.
Porto na Foz do Ribeirão Garcia, no Rio Itajaí Açú






















Curiosamente a Prainha situada na Praça Juscelino Kubitschek de Oliveira - Blumenau, era um espaço público de lazer dos blumenauense nas primeiras décadas de sua história, onde tomavam banho de rio e atravessavam de uma margem a outra de balsa. O porto fica localizado na Praça Hercílio Luz, na outra margem do grande rio.

Atualmente o rio  tem sido pouco visitado e tão pouco, tem feito parte da paisagem de contemplação da cidade.
Tomamos conhecimento do evento que apresenta muitas atividades de lazer no Rio Itajaí Açu, e estivemos prestigiando e registrando. O Festival Blumenau a Bordo como foi chamado, está na sua 2° Edição.

O Programa...
Há alguns anos, a Prainha esteve seu acesso negado à população, o que nos motivou escrever sobre e sobre a história desse espaço público - Clicar sobreA Prainha...Praça Juscelino Kubitschek de Oliveira.
Por anos, permaneceu assim - De 2008 até a data dessa foto - 2014 (se encontrava assim).
Por anos, permaneceu assim - De 2008 até a data dessa foto - 2014 (se encontrava assim).
Percebemos, como mencionado, ações para resgatar esse espaço  através de atividades de lazer relacionadas a ele, bem como ao rio e à Praça Hercílio Luz - porto fluvial. Sentimos falta das pessoas, mediante as atividades disponibilizadas em um domingo a tarde  - dia  26 de março, das 9:00h até as 17:00h
A Programação contou com uma série de atrações gratuitas no rio. Ao longo do dia, também houve passeio da caiaque, stand up paddle e luta de cotonetes gigantes na água. 
Às 9:30h e 15:00h aconteceu aulas de nós em cabos náuticos. Às 10:30h, 14:00hh e 16:00h, houve apresentações de hoverboard water, flyboard e jet pack, com sorteio de dois passeios em cada uma das ocasiões. Às 11:30h e 15:30h., aconteceram as corridas em stand up paddle.
Flyboard com Tchello

















"O recém lançado Fly Board, já é o maior sucesso do verão europeu e americano e agora chega ao Brasil através da parceria das empresas Lenzi Parts e ProNáutica, representantes do produto por aqui. O Fly Board é uma invenção Francesa do piloto de competição Frank Zapata, que levou vários anos desenhando e desenvolvendo o produtoTrata-se de uma prancha parecida com uma de wake board, onde é acoplada uma mangueira especial resistente a alta pressão, e conectada e turbina do jet ski, que por sua vez passa a funcionar como uma bomba d'água, a turbina não impulsiona o jet para frente, através da mangueira conectada a ela a água é conduzida para debaixo da prancha, e forçada para baixo através de dutos de saída instalados na mesma.O jato de água dirigido para baixo impulsiona o passageiro para cima ou para a direção que o mesmo desejar, pois a direção a ser pomada é oposta a direção do jato que é controlado pelo passageiro com movimentos similares a andar de skate. O alcance da mangueira é de dez metros, limitando a altura que se pode subir, até por uma questão de segurança, pois se depender da potência do jet poderia ir muito mais alto, uma vez que ele não utilizada nem um terço da potencia para isso.É possível utilizar as versões mais básicas dos jets com motor a quatro tempos, o jet na realidade passará a ser rebocado pela prancha, como mencionei anteriormente, ele passa a ser apenas uma bomba d'água de alta pressão, e um dos segredos do equipamento é a mangueira, fabricada especialmente para ele, pois não existe disponível no mercado uma que aguente tal pressão com diâmetro necessário para o correto funcionamento.Além do controle de direção realizado através dos pés, existe o controle de aceleração, que é usado quando o passageiro está aprendendo. Este é controlado pelo instrutor diretamente no jet, quando o passageiro estiver apto, passa a acelerar sozinho e ter controle total do equipamento. O acelerador fica posicionado no suporte de mão, é acionado com o dedo indicador, como nos jets. Além do jato de água que sai da prancha, existe também um jato que sai do suporte de mão, mas esse é só para auxiliar no equilíbrio.A utilização do equipamento é bem simples, através de um adaptador que acompanha o kit é retirado o direcionador da turbina e colocado em seu lugar outro conectado a mangueira principal, esse encaixe é realizado em segundos, muito simples. Para se pilotar também é simples, com a correta orientação, qualquer pessoa pode utilizar e com pouco tempo de prática já sai andando, ou voando! " Tchello
Um pouco desses momentos em imagens - Comunicam...
Vídeo


Espaço carente de equipamentos básicos para caracterizar uma praça - a iniciativa pode chamar a atenção do Planejamento
O esqueleto do que foi uma das primeiras embarcações de Blumenau antigo - falta cobertura - mas está melhor do que vimos em 2014
2014 - desde a enchente de 2008.






















































Residência da Família Schmidt





































Tchello 



















































































































































Carência de equipamentos - Praça














































Confirmado nesse evento, a realização da 3° edição - Seria muito bom fotografar essa praça revitalizada para receber os visitantes, como já o foi em outros tempos.



Leituras complementares:
Clicar sobre o título escolhido.
  1. Kulturverein - Die Colonie Blumenau 
  2. Natal na Comunidade - Itoupava Seca - Blumenau
  3. Construção sobre Antigo Porto Fluvial em Blumenau ...
  4. Enxaimel e História na paisagem
  5. Os Primeiros Caminhos no Vale do Itajaí e do interior
  6. A Prainha...Praça Juscelino Kubitschek de Oliveir...
  7. Primeiro Núcleo Urbano de Blumenau - Stadtplatz
  8. As embarcações no Rio Itajaí Açú - Blumenau
  9. Blumenau - do Stadtplatz ao Enxaimel
  10. Rua das Palmeiras e o Museu da Família Colonial
  11. Centro Histórico de Blumenau - Stadtplatz - Ontem e hoje
  12. A Prainha...Praça Juscelino Kubitschek de Oliveira
  13. No espaço do Rio - 2º Festival Blumenau a Bordo - Blumenau


Nenhum comentário:

Postar um comentário