Castelo de Wartbug - com partes de sua construção do período medieval e partes do período do renascimento. |
Castelo de Wartbug - com partes de sua construção do período medieval e partes do período do renascimento. |
Escritório de Martinho Lutero no Castelo de Wartburg - divisórias de madeira usada do período medieval. |
Surgem as necessidades de liberdade de manifestação e comunicação e de maior circulação de riquezas entre as regiões que tenderiam a se tornar países. Ocorre a exploração de novas riquezas naturais, desenvolvimento tecnológico e acumulação e concentração de capitais. Junto com grandes organizações industriais, comerciais e bancárias, que se tornam internacionais.
Juntos das antigas classes medievais: Nobreza, clero e povo, surgem outras classes, como a burguesia urbana e industrial, junto com o proletariado urbano assalariado, que sistematicamente substitui o servo da gleba medieval.
A partir das necessidades dessas novas classes sociais, as pessoas do continente europeu focam nos estudos das ciências exatas, do conhecimento da física, química, mecânica, o que lhes permitem conhecer e manusear melhor a natureza. É inventada a imprensa por Johannes Gutenberg e a cultura e o conhecimento deixa de ser privilégio somente do clero e da nobreza. A partir dos conhecimentos adquiridos e também, de outros interesses, além do religioso, naturalmente a sociedade passou a questionar os dogmas da Igreja Católica, que conseguia o controle a partir do medo e da opressão.
De 1459 até o ano de 1500 passam a circular pela Europa, mais de 30 mil livros impressos, que não são livros de orações ou de vidas de santos, como acontecia no período medieval. São livros de tratados de medicina, mecânica, geologia - conhecimentos relacionados às letras, à ciência, tecnologia, economia e filosofia.
Inicia-se a época da exploração, conhecimento e conquista da Terra, a partir das navegações iniciadas pelos portugueses e espanhóis, graças ao surgimento da bússola e a invenção do telescópio. Logo surge a figura importante de Copérnico. Nesse período, a população européia foi reduzida em mais da metade - consequência da peste negra.
Imprensa de Gutenberg. |
Edição rara da Bíblia de Gutenberg (traduzida por Martinho Lutero do latim para o alemão) |
Inicia-se a época da exploração, conhecimento e conquista da Terra, a partir das navegações iniciadas pelos portugueses e espanhóis, graças ao surgimento da bússola e a invenção do telescópio. Logo surge a figura importante de Copérnico. Nesse período, a população européia foi reduzida em mais da metade - consequência da peste negra.
Surge um homem mais atento e racional, voltado para as letras, artes e ciência. Também no culto do espírito, na ânsia do saber universal a partir da escala humana.
Isso faz surgir novas possibilidades da ação humana. O homem despreocupa-se da morte, para ocupar-se com a vida. Há entusiasmo, força e alegria de viver na terra. Não se foca tanto em Cristo e Santo sofredor, como o era na Idade Média. São seguros de si, pois refletem os sentimentos e ideais de uma sociedade que se afirma. Para os renascentistas, tudo poderia ser explicado pela razão e pela ciência e mais, tudo poderia ser provado por experiências científicas.
Paolo Veronesi |
Sandro Botticelli, 1483. |
Esse contexto social, denota ao homem renascentista - uma mentalidade científica, racionalista e prática - diferente da mentalidade mística, metafísica e visionária do homem medieval. O artista deixa de trabalhar exclusivamente para a Igreja Católica ou para o Rei. A arquitetura deixa de expressar-se exclusivamente nas construções religiosas. Não se constroem mais os monumentais templos medievais. São construídas edificações para atender as novas classes, além do clero e da nobreza, com arte e requinte, até então, somente acessível ao clero e a nobreza.
Nesse momento desencadeia a concorrência e a ambição do adquirir e ostentar a aquisição. Essas novas classes da sociedade renascentista tinham interesses em "barganhar" com a Igreja Católica e com a nobreza para equilibrar poderes - uma nova estrutura social. Surgiram também, os banqueiros que emprestavam dinheiro tanto à Igreja como à nobreza - que passavam por problemas econômicos. Por isso, era interessante que dogmas antigo da Igreja Católica fossem quebrados e apoiavam toda e qualquer revolução ou reforma.
Também, por isso Martinho Lutero não teve o mesmo destino que muitos outros que o antecederam - geralmente morte na fogueira. Recebeu a proteção de figuras distintas dentro dessa nova sociedade européia, não porque eram idealistas, mas porque tinham, igualmente interesses e somavam forças para enfraquecer o poder vigente até então. Não interessava aos novos ricos renascentistas continuar sustentando as mordomias da Igreja Católica, porque essas estavam também em seus planos, agora para si.
Nesse momento desencadeia a concorrência e a ambição do adquirir e ostentar a aquisição. Essas novas classes da sociedade renascentista tinham interesses em "barganhar" com a Igreja Católica e com a nobreza para equilibrar poderes - uma nova estrutura social. Surgiram também, os banqueiros que emprestavam dinheiro tanto à Igreja como à nobreza - que passavam por problemas econômicos. Por isso, era interessante que dogmas antigo da Igreja Católica fossem quebrados e apoiavam toda e qualquer revolução ou reforma.
Também, por isso Martinho Lutero não teve o mesmo destino que muitos outros que o antecederam - geralmente morte na fogueira. Recebeu a proteção de figuras distintas dentro dessa nova sociedade européia, não porque eram idealistas, mas porque tinham, igualmente interesses e somavam forças para enfraquecer o poder vigente até então. Não interessava aos novos ricos renascentistas continuar sustentando as mordomias da Igreja Católica, porque essas estavam também em seus planos, agora para si.
Poder da Igreja Católica na Idade Média. |
Igreja medieval do Sangue Derramado - St Petersburg - Rússia. |
Monge Martinho Lutero |
Nesse período, a Igreja Católica ditava as diretrizes da vida privada das pessoas sob um poder muito grande e Deus era visto como uma figura julgadora e rigorosa que delegava esse poder ao alto escalão da Igreja e às coroas totalitárias. Em nome de Deus, poderiam fazer qualquer coisa, como enganar, roubar e matar. Os reis eram o representante de Deus na terra. As administrações tinham ligações com a Igreja. Percebemos isso - na Colônia Blumenau, em pleno século XIX, quando o Padre José Maria Jacobs, não aceitava a perda do poder para o Estado, quando a Igreja não podia mais fazer alguns trâmites oficiais, como casamentos entre outros. Herança de uma cultura milenar.
Todo e qualquer acontecimento fora do entendimento dessa sociedade medieval era observado e julgado, como pactos não aceitos. Geralmente o transgressor ou o excomungado era condenado à morte na fogueira. Em terra, onde viviam, por séculos, povos que tinha uma religião anterior à chegada do Cristianismo, como na região da atual Alemanha, muitos foram queimados como bruxos e bruxas por práticas pagãs. Parte dessa religião foi resgatada na obra dos pesquisadores Irmãos Grimm, como conhecimento e cultura da identidade regional local.
Todo e qualquer acontecimento fora do entendimento dessa sociedade medieval era observado e julgado, como pactos não aceitos. Geralmente o transgressor ou o excomungado era condenado à morte na fogueira. Em terra, onde viviam, por séculos, povos que tinha uma religião anterior à chegada do Cristianismo, como na região da atual Alemanha, muitos foram queimados como bruxos e bruxas por práticas pagãs. Parte dessa religião foi resgatada na obra dos pesquisadores Irmãos Grimm, como conhecimento e cultura da identidade regional local.
Bruxas na fogueira - muitas vezes as mulheres eram condenadas por "enfeitiçar" os "coitados" dos homens com sua beleza - muitas vezes esses eram religiosos. |
Martinho Lutero e muito outros religiosos não concordava com as ações da Igreja Católica medieval e sentiam-se constrangidos com as práticas. Tinham outros entendimentos sob a ótica dos novos tempos. Muitos tentaram e perderam suas vidas na fogueira. Martinho Lutero também, ao publicar 95 teses em 31 de outubro de 1517. Como outros da época que respiravam os ares dos novos tempos, pretendia buscar um Deus mais justo e humano, do que aquele mostrado pela Igreja da época. Não tinha intensão de formar outra Igreja, mas a partir do conhecimento e estudos, debater os problemas na Igreja Católica. Não foi isso que aconteceu. Houve sim, uma revolução.
Vamos conhecer essa história...
Eisleben - cidade do estado alemão de Saxônia-Anhalt. |
Mansfeld no ano de 1650. |
Em 1500, com 16 anos de idade, Martinho Lutero ingressou na Universidade de Erfurt. Era um músico da alaúde. ainda na Universidade estudou a filosofia de Ockham:
"As palavras designam apenas coisas individuais e não atingem os “universais”. As realidades estão presentes em todos as pessoas, como por exemplo, a natureza humana. Em consequência, nada pode ser conhecido com certeza, pela razão natural, exceto as realidades concretas: esta pessoa, aquela coisa."Essa filosofia delineava o estudo da harmonia multissecular entre a ciência e a fé - questionamentos dos novos tempos.
Martinho Lutero se formou bacharel no ano de 1502 e com 22 anos de idade completou seu mestrado. Seguindo o conselho de sua mãe, em 1505 iniciou o curso de Direito na mesma Universidade. Nesse mesmo ano - em 2 de julho de 1505, Martinho Lutero presenciou uma tempestade de raios próximo de onde se encontrava, quando retornava da casa de seus pais. Assustado - teria gritado: "Ajuda-me, Sant'Ana! Eu me tornarei um monge!". Santa Ana é a santa protetora dos mineiros - classe do trabalho de seu pai. Subentendeu que prometera que se sobrevivesse, se tornaria um monge. E assim aconteceu. Lutero então se dirigiu ao Mosteiro dos Agostinianos Eremitas - na cidade de Erfut e pediu para entrar na Ordem.
Mortificação - igreja medieval. |
Padre Martinho Lutero. |
A primeira basílica de São Pedro foi construída pelo imperador romano Constantino entre 326 d.C. e 333 d.C. Através de estudos arqueológicos, descrições de peregrinos e textos históricos e desenhos antigos, se concluiu que a primeira basílica de São Pedro seguia a tipologia das igrejas do Império Romano – as quais seguiam o modelo da basílica cívica romana: um salão retangular, dividido em nave central e naves laterais, que oferecia espaço para a congregação dos fiéis. Relembrando que o templo católico, na antiguidade, foi o primeiro templo a permitir o acesso dos fiéis ao seu interior. Anteriormente, em outras religiões antigas, era permitido somente o acesso ao seu interior da casta de sacerdotes.O que seria indulgências?
As cerimonias no altar eram realizadas na abside no fim da nave central, bem visíveis a todos.
A basílica construída na época de Martinho Lutero, seguiu o estilo renascentista e depois o barroco - contra reforma. Foi construída sobre a basílica antiga de São Pedro. No ano de 1452, o papa Nicolau V teve a ideia de construir a nova basílica. Encomendou seu projeto aos arquitetos Leon Battista Alberti e Bernardo. O trabalho foi interrompido três anos depois da morte do Papa Nicolau, quando as paredes apenas haviam alcançado um metro de altura. Esse mesmo papa ordenou a demolição do Coliseu de Roma para retirar o material para a nova igreja. Até ao momento da sua morte, 2522 carradas de pedras haviam sido transportadas para uso da nova igreja.
Em 1505, sob orientação do Papa Júlio II, as obras foram retomadas, com o propósito de que o novo edifício fosse um marco importante e apropriado para acomodar o seu próprio túmulo. Foi feito um concurso para a continuação do projeto. No período do papa Júlio II (1503 a 1513) decidiu-se demolir a igreja histórica - 18 de abril de 1506. O arquiteto Bramante foi incumbido projetar a nova basílica. Tempo histórico, contemporâneo a Martinho Lutero.
O cristão do início do século XVI poderia comprar o perdão de Deus e seu lugar no Céu, pagando por isso. Isso tinha validade também para aqueles que já tivessem falecidos. A família poderia pagar pelo perdão dos pecados do familiar a garantir que esse não estivesse em situação ruim após sua morte. Em sua viagem a Roma, Martinho Lutero assistiu a prática do "negócio" mais próximo e não tardou a emitir uma crítica à prática vigente. Ficara indignado.
Em 1512, não tinha ainda 30 anos de idade, terminou seu doutorado em Teologia, e mesmo com a pouca idade e já muito respeitado, tornou-se Professor na Universidade de Wittenberg.
Seus questionamentos referentes a sua fé e à Igreja nunca tiveram respostas que o satisfizesse. Buscava um Deus misericordioso e não conseguia encontrar no seio da instituição que participava. Prosseguiu seus estudos bíblicos e se identificou muito com a carta de São Paulo à antiga Igreja Romana. Nesse momento delineava o que viria a ser o embrião da conhecida como Reforma Luterana:
Universidade de Wittenberg. |
Martinho Lutero conclui que Deus
não seria apenas um juiz justo e severo, mas também um pai que ama as pessoas que
criou e para isso - enviou seu filho ao mundo para pagar o preço do pecado que o estava
separando das pessoas. Com isso, Matinho Lutero percebeu que enfim, encontrou a resposta para seu questionamento - a partir de seus estudos bíblicos.
Martinho Lutero desenvolveu quatro
princípios teológicos fundamentais, que são:
- 1° - Sagrada Escritura. Adotou a Bíblia como a única referência da verdade. A Igreja Católica de sua época - também se baseava em textos de autorias de papas e do sínodos.
- 2° - A salvação só vem por meio da graça de Deus e não por boas ações. Com isso, a venda de indulgências tornava-se obsoleta.
- 3° - Jesus Cristo, através de sua morte na cruz, pagou a pena por todos os pecados e portanto, é a única e verdadeira ligação entre os homens e Deus.
- 4° - As pessoas são salvas somente pela fé. "A vida cristã é inteiramente baseada na fé" - Lutero. "Pela fé, Cristo vive em nós. Pela fé em Cristo, a justiça de Cristo se torna a nossa justiça e o que é dele passa a ser nosso." - Lutero.
Essas reflexões do Teólogo, dentro do contexto renascentista, com novos tempos, lideranças, classes sociais e aspirações, revolucionaram a relação entre o profano e o espiritual. Sendo compreendido pela nova sociedade que também passava por mudanças, essa entendeu que os homens seriam aceitos por Deus e poderiam se aproximar dele sem um sacerdote como
intermediário. A Igreja - dentro do cenário renascentista - já vinha perdendo poder, junto com a nobreza. Perdeu mais ainda, a partir dos estudos, reflexões e conclusões de Martinho Lutero, a partir de seus quatro princípios teológicos. Martinho Lutero não tinha a pretensão de revolucionar, mas sim, restabelecer antigos princípios, presentes na bíblia - a qual muito estudou - e renegar novas e indesejáveis práticas.
Como professor universitário, dentro do novo contexto da sociedade européia e com novos ares renascentistas propagou sua visão teológica e apresentou sua argumentação pregando também aos seu alunos. Não foi excluído ou demitido de seus cargos, por apresentar idéias livres - diferente em algumas universidades atuais - que formam profissionais para obedecer o sistema, sem interferência intelectual.
No início não foi percebido de imediato, as consequências de suas ações dentro das cidades, até então, medievais e que "funcionavam" em torno de uma catedral, onde toda a população vivia em função das práticas religiosas e submetido ao que determinavam lideranças religiosas - sem questionamentos e com medos.
No início não foi percebido de imediato, as consequências de suas ações dentro das cidades, até então, medievais e que "funcionavam" em torno de uma catedral, onde toda a população vivia em função das práticas religiosas e submetido ao que determinavam lideranças religiosas - sem questionamentos e com medos.
Arcebispo de Mainz
Alberto de Brandenburgo.
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No mês de outubro de 1517, o Professor Martinho Lutero organizou um debate sobre a prática da venda das indulgências, no qual, ninguém compareceu. Não se intimidou mediante o acontecido. Organizou e enviou suas 95 teses diretamente ao Arcebispo de Mainz - Alberto de Brandenburgo.
Não satisfeito, Martinho Lutero fixou suas teses também, no portão da Igreja de Todos os Santos, do Castelo de Wittenberg, tornado suas idéias públicas - propagando-as a quem quisesse ler. Foi bombástica o efeito em toda a sociedade.
Não satisfeito, Martinho Lutero fixou suas teses também, no portão da Igreja de Todos os Santos, do Castelo de Wittenberg, tornado suas idéias públicas - propagando-as a quem quisesse ler. Foi bombástica o efeito em toda a sociedade.
As consequências foram impactantes e irreversíveis dentro da nova sociedade renascentista européia e principalmente - na sociedade da região - onde atualmente é o território da Alemanha.
O movimento desencadeou um debate que abalou os alicerces da Igreja Católica. Com a
ajuda de uma imprensa, tecnologia ainda relativamente nova, Martinho Lutero, com a ajuda de alguns de seus alunos, panfletou sua mensagem e a espalhou de maneira rápida por toda a região.
Historicamente, em 31 de outubro de 2017, aconteceu o 500º aniversário da Reforma feita por Martinho Lutero - conhecida Reforma Protestante. Ocorreu grandes mobilizações e iniciativas para comemorar a passagem histórica e religiosa, em volta do mundo.
Em 13 de abril de 2017, Brasil e Alemanha lançaram juntos, um selo que homenageia Martinho Lutero pela passagem dos 500 anos da Reforma. Os selos, no Brasil e na Alemanha tem o retrato de Martinho Lutero e a frase: "No princípio era a Palavra" - frase adotada para os festejos dos 500 anos que teve seu ápice em 31 de outubro de 2017 - dia que Martinho Lutero pregou suas 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, ponto de partida para a reflexão sobre a igreja da época, na nova sociedade renascentista.
Lembramos que a partir da invenção de imprensa,por Gutenberg - amigo de Martinho Lutero, que traduziu a bíblia do latim para a língua alemã, sendo essas publicadas por Gutenberg, tornado-a acessível a todos que desejassem assimilar seu conteúdo e conhecimento - sem interferência.
Seu conteúdo não era mais restrito somente ao Clero, mas a todos os interessados.
Lembramos que a partir da invenção de imprensa,por Gutenberg - amigo de Martinho Lutero, que traduziu a bíblia do latim para a língua alemã, sendo essas publicadas por Gutenberg, tornado-a acessível a todos que desejassem assimilar seu conteúdo e conhecimento - sem interferência.
Seu conteúdo não era mais restrito somente ao Clero, mas a todos os interessados.
Local estúdio onde Martinho Lutero traduziu a Bíblia do Latim para o alemão - para torná-la acessível a todos - foto atual. Existe ainda - Se fosse no Brasil, existiria? |
Local estúdio onde Martinho Lutero traduziu a Bíblia do Latim para o alemão - para torná-la acessível a todos - foto atual. Existe ainda - Se fosse no Brasil, existiria? |
Bíblias traduzidas por Martinho Lutero e confeccionadas por Gutemberg - em biblioteca de universidades alemãs. |
Pretendemos apresentar a Biografia do homem Martinho Lutero, que acreditou e fez diferença na História da Humanidade, ao lado de outros expoentes do período Renascentista.
Enquanto isso - deixamos o Filme da vida de de Martinho Lutero...
que transmite somente uma parcela bem resumida, do que fez em seu tempo, à História da Civilização.
Um Registro para a História!
Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)
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