sábado, 29 de abril de 2017

História de Blumenau - Imagens em vídeo E. B. Machado de Assis - Década de 1990

Estamos resgatando imagens em vídeo - de registros para a história, no início da década de 1990, quando não existia web e muito menos, telefone celular. 
Filmes para fazer fotografias - revelados em Curitiba
e muitas  das fotografias eram inutilizadas
Demo-nos conta que fazem 3 décadas que registramos momentos do presente para a história no futuro e o futuro chegou, com parte de nossos registros na história e para a história.
Mal e mal existiam máquinas fotográficas com filmes de 12, 24 e 36 poses. Comentamos o "acesso a todos", como acontece nos dias atuais, onde qualquer criança pode filmar e compartilhar seu registro para o mundo. Temos o compromisso de resgatar e compartilhar pela facilidade da tecnologia digital e visual de nosso tempo. 
Nessa época que fizemos os registros no ano de 1993, iniciávamos o curso de Arquitetura e Urbanismo - Primeira Turma da FURB, que acabou de completar 20 anos da primeira formatura. Com intuito de pesquisar, adquirimos uma "compacta" máquina de filmar, que não mais pode fazê-lo, por não ter mais bateria disponível no mercado.
Hoje deixamos um pequeno vídeo e mais tarde, outros serão acrescidos, feitos na Escola Municipal Machado de Assis, antiga Escola Alemã de Altona - fundada ainda na Colônia Blumenau, por onde passaram gerações de uma mesma família. Está localizada no atual Bairro de Itoupava Seca, que também se chamava Altona no final do Século XIX e início do Século XX.
No vídeo, entramos na sala de aula da lendária Professora Maria Pires que lecionou para a 2° série do primário - na época - atual ensino fundamental. A professora Maria Pires lecionou para vários filhos de ex alunos seus - foi professora de duas gerações dentro da história da E.M. Machado de Assis. 
Foram registrados imagens de homenagens, recreações, sala de aula, atividades extracurricular entre outros. 

Para assistir - Clicar sobre o vídeo.

E.M. Machado de Assis - Ano 1993
















Encerramento do pré - Ano de 1992.

Encerramento de atividades da E.M.Machado de Assis - 3 de dezembro de 1991. Apresentações musicais e de dança - visita do Papai Noel. 3 de dezembro de 1991. Diretor Professor José.
Essa casa foi demolida para colocar no local um out door. A seguir, o vídeo.













Em Breve - mais vídeos...

Estivemos na E.M. Machado de Assis no ano de 2015.


Professora de Artes Rosane Paasch Heuer  - 2015


Professora Sandra Mogk em 2015 - foi registrada em 1993, recebendo uma homenagem
de pais e alunos - Uma unaniimidade - Logo mais o vídeo será colocado aqui.








A história é  continua e para termos história no futuro,
 precisamos registrar no presente.

Leituras Complementares - Clicar sobre o título:


Um passeio pelo Bairro de Itoupava Seca e um pouco de sua História







4 comentários:

  1. Adorei o registro de um pouco da história desta escola onde tive a oportunidade de aprender e fazer muitos amigos!!! Sempre de parabéns pela dedicação, Angelina!!! Bjoooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Scheila.E.M. Machado de Assis é história viva, na cidade de Blumenau. que bom saber que também passasse por aqueles bancos escolares. fico feliz que gostou...ainda tem mais imagens, que serão publicadas ao longo do tempo. Abraço be apertado...:)

      Excluir
  2. Será que existe registro fotográfico da década de 70?!

    ResponderExcluir