quarta-feira, 26 de abril de 2017

Teufelsgeige ou Violino do Diabo - 1° Encontro

Teufelsgeige
Célio Krieger e seu Teufelsgeige
Teufelsgeige - em português - violino do diabo, também é conhecido por Deiwelsgeije ou Bumbass. O instrumento é pouco conhecido no Brasil, principalmente fora das regiões que foram fundadas por imigrantes alemães. Mas o Teufelsgeige é muito conhecido na Alemanha e na Suíça. Principalmente no carnaval do sul da Alemanha e também da Suíça. É um instrumento de ritmo e percussão fabricado pelo próprio "percussionista". É importante que o instrumentista confeccione o seu próprio Teufelsgeige.

Na Alemanha, o instrumento e sua "bagunça", de acordo com o Célio Krieger, anima festas populares, particulares e principalmente, a festa de carnaval, muito prestigiada naquele país, ao contrário do que muitos brasileiros imaginam
É um instrumento de ritmo, como é a cuíca, no carnaval do Rio de Janeiro.


Para ler sobre o carnaval alemão - Clicar sobre: Carnaval na Alemanha - Karneval in Deutschland

Karneval in Deutschland und Teufelsgeige
O primeiro Teufelsgeige surgiu no Século XVII e era representado por um simples arco e uma "vara de madeira curvada". Em uma de suas extremidade eram presos objetos que produziam o barulho, como: grampos, sinos e pratos. Geralmente é a percussão que acompanha a música tirada de Harmônicas ou gaitas e violão. Na Alemanha, as crianças apreciam muito o instrumento, porque podem "fazer barulho" quase como o chocalho.
Para "construir" um Teufelsgeige não são necessários habilidades especiais ou excepcionais habilidades técnicas. O mais importante é a criatividade e a imaginação, porque o   Teufelsgeige  é uma peça única e nunca haverá duas iguais. Sempre que existir um objeto ou algo engraçado, que divertirá, deverá ser usado em sua montagem. 
Quanto mais barulho, ressoar, zumbido ou piscando peças individuais penduradas no Teufelsgeige, mais divertido será o duelo - durante exibições do instrumento dentro de um grupo maior. Também podem receber fitas coloridas, pequenas figuras ou máscaras esculpidas. 

Imagens entre o final do Século XIX e início do Século XX







Para construir um desses instrumentos de percussão, não é necessário ter muito conhecimento técnico. O princípio é sempre o mesmo e é fácil. Os veteranos, lá na Alemanha, aconselham aqueles que desejam construir o seu Teufelsgeige - participar do carnaval de rua (Na Alemanha) e desse contexto tirar suas idéias e inspiração.
É preciso muitos objetos para fazer "barulho" e quando terminado, esse não deve ser muito pesado. Não há limites para a criatividade para fazer um Teufelsgeige, que é feito de maneira artesanal. 
Os alemães afirmam que não devem somente gerar barulhos, mas também deve ser original e "vibrante". Em si, tem muitos signos com valores mitológicos e religiosos embutidos em sua construção. O som estridente sempre esteve presente em religiões primitivas nos vários quadrantes do planeta - a crença diz que o barulho afugenta os maus espíritos. Acreditamos que essa história possa ser muito mais antiga. Lembrando que na parte superior do Teufelsgeige quase sempre, há a figura mítica e religiosa do diabo.
Outra etnia - pajelança - presença de instrumentos de barulho
Alguns, costumam fixar cabides na extremidade superior ou um simples pedaço de madeira no qual são fixados objetos posteriores que causam barulhos. 
O "Sarrafo de madeira" que estrutura o Teufelsgeige  não deve ser menor que seu tocador, com vários instrumentos menores de percussão (originais ou não) presos em si (entre os originais, está o pandeiro, reco-reco, clave, pandeiro, etc). No meio do "sarrafo", por exemplo, fixar uma panela velha de alumínio,  entre outros objetos. Em seguida, fixar cordas de diferentes espessuras e tensão, como um violino realmente. Os demais objetos podem ser utensílios domésticos que estavam prestes a ser descartados. Os apreciadores e construtores do Teufelsgeige, na Alemanha mencionam que quase sempre encontram os adornos para gerar ruído no instrumento não somente na cozinha, mas nos sótãos, porões, no lixo descartável, entre outras fontes. Muitos já são os construtores que não fazem mais somente o seu próprio uso, mas para outros, que não tenham habilidade, paciência e tempo para construir. Esses artesões comercializam seus instrumentos.

Na Alemanha, o Teufelsgeige quase sempre é decorado por uma "cabeça do diabo", expressão usada em muitas das máscaras de carnaval, como também de palhaço. É fixado na ponta superior do "Sarrafo de madeira".

Também possuem pequenas esculturas que permitem o movimento das cordas. quanto a haste - resultado do "Sarrafo de madeira " adornado no chão, é criado o barulho característico do Teufelsgeige ou violino do diabo. Sua aparência, é resultado da criatividade de quem o executou e não existe um igual ao outro, considerando que é feito com sucadas e seu tamanho depende de quem o irá manusear e brincar, quase sempre no ambiente carnavalesco ou festas de populares. 
Como já foi mencionado, não existe um  Teufelsgeige igual o outro - é único. Deve fazer barulho e ser engraçado simultaneamente, além de original.

Para iniciar seu Teufelsgeige, é preciso, basicamente:

Material:
  • Um sarrafo com um boa bitola e altura - no mínimo com sua altura;
  • Uma cabeça de boneco (muitas vezes pode ser uma cabeça de marionete ou de pequenas bruxinhas) ou poderá ser esculpido e com acabamento de pintura artística;
  • Parafusadeira sem fio;
  • Broca
  • Parafusos de madeira
  • Objetos "barulhentos" (Tamborin, pandeiro, sinos, latas, pratos, panelas, etc);
  • Uma ferramenta para bater (colher de pau);
  • Pé de borracha para o impacto do Teufelsgeige no solo;
  • Fitas coloridas miçangas  para decoração.
A palavra é criatividade. Desafiamos a você que está lendo essa postagem, construir o seu Teufelsgeige e participar do 1° Encontro do Teufelsgeige - na cidade de Pomerode. O evento está sendo organizado por Loreno Buss, com o apoio da família Findeiss, residentes naquela cidade.

Através de uma informação não oficial, soubemos que o 1° Encontro de Teufelsgeige acontecerá durante a 35° Festa Pomerana - Edição 2018, na cidade de Pomerode SC
Eis uma  iniciativa de resgatar a prática das festas populares do sul da Alemanha e da Suíça, em regiões do Brasil  onde essa cultura se faz presente. Há tempo de construir um Teufelsgeige e interagir com os demais donos de Teufelsgeige, durante o encontro da cidade de Pomerode. Estaremos lá, para conferir e encontrá-los.

Para assistir e se inspirar...








O vídeo apresenta o registro de nossa tentativa de fazer percussão com o Teufelsgeige de Célio Krieger. É muito difícil. Roland Findeiss e seus amigos, contam com a percussão de um Teufelsgeige no grupo musical e no vídeo. O grupo  alegra uma festa da Comunidade Luterana de Itoupava Seca - Blumenau, ano 2011.



O Teufelsgeige, apresentado, explicado e tocado pelo blumenauense Célio Krieger.

Ele disse: "Bagunça" - de carnaval. Muito bem!


Ein Prosit!!






Um comentário:

  1. Nossa, que fantástico, amei ler sobre isso!! Queria fazer um vídeo desse instrumento para a minha playlist no youtube de instrumentos alternativos. Se quiser, entre em contato comigo (11)984089481 ou alimusiczero@gmail.com

    ResponderExcluir