segunda-feira, 31 de julho de 2017

Blumenau - Homenagem ao Imigrante - Fundação Cultural de Blumenau e Monumento ao Imigrante

Geralmente na semana, na qual está o dia 25 de julho, são destinados a momentos de homenagens e que lembrem a história daqueles que fundaram as principais cidades do Vale do Itajaí, bem como, de outras regiões do Brasil.
São momentos, nos quais são prestadas  homenagens aos pioneiros - imigrantes alemães e à cultura que impregnou a paisagem a partir de seus hábitos e costumes. Esse processo  contribuiu para a formação da nação brasileira - multicultural, dentro de muitas de suas cidades.
Imagens do final do Século XIX - interior da Colônia Blumenau - casas provisórias


Imagens início do Século XX - interior da Colônia Blumenau - momento festivo
Homenagens às famílias e a seus filhos que saíram da Alemanha, para construir uma nova vida em um jovem país distante, para o qual também vieram imigrantes de inúmeras outras nacionalidades e em tempos distintos, dentro de sua história - a História do Brasil.  
Etnias que também imigraram para cá, como: Portugueses, espanhóis, franceses, italianos, poloneses, austríacos, japoneses, chineses, coreanos, australianos, africanos, americanos, canadenses, ucranianos e alemães, entre outras. É na semana onde está o dia 25 de julho porque é nesse dia que é comemorada e lembrada a data da chegada do primeiro grupo de imigrantes alemães, de maneira organizada. 
1° Sede do C.C. 25 de Julho de Blumenau - Bairro Victor Konder - Blumenau - década de 1950
Estivemos na tradicional Homenagem no Monumento ao Imigrante que atualmente também se estende para o espaço da Fundação Cultural de Blumenau e que foi introduzida pelo C.C. 25 de Julho de Blumenau - com o apoio do governo municipal de Félix Theiss
Essas homenagens foram silenciadas por um bom tempo, durante o período de perseguições aos imigrantes alemães e seus descendentes dentro das cidades que fundaram no sul do Brasil. Não lhes foi permitido a prática de suas cultura e tradição. Dentro do espaço do C.C. 25 de Julho de Blumenau, descendentes, não descendente (conscientes culturalmente) e também novos imigrantes, resgataram boa parte dessa identidade que sofreu sob o bullyng oficial implantado pelo estado brasileiro dentro de um período histórico, principalmente na época do nacionalismo - governo de Getúlio Vargas e Nereu Ramos - o último: governador catarinense - (Para ler sobre o Nacionalismo - link sob o nº 5 - final dessa postagem).
Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder. ...
Vídeo - para assistir
No último dia 22 de julho de 2017, testemunhamos dois sócios, de longa data, do C.C. 25 de Julho de Blumenau sendo homenageados - iniciativa da Fundação Cultural de Blumenau -  pela história da qual fizeram parte, e ao lado de seus amigos, também foram os responsáveis pelo resgate dessa cultura "abafada" e pelo resgate da Homenagem ao Imigrante junto ao seu  monumento, na década de 1950.
Os homenageados fizeram parte do Jungedgruppe, ou Clube Juvenil, do centro cultural alemão fundado na década de 1950, e partir desse, tinham inúmeras atividades culturais. São eles: Paulo Heinrich König, que foi integrante do Teathergruppe - Grupo de Teatro alemão - por muitos anos e Harry Dickmann, ex Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau. 
Lembramos que em outros tempos, faziam parte da equipe responsável pelas homenagens ao imigrante junto ao Monumento do Imigrante na cidade de Blumenau SC. 
Grupo do Teatro alemão interpretando os pioneiros alemães, entre eles - Paulo Heinrich König - aguardando para recepcionar a chegada dos restos mortais da Família Blumenau para o Mausoléu Blumenau - Ano 1974
Primeiros 10 Presidentes do C.C. 25 de Julho de Blumenau - o link dessa história - no final dessa postagem.

Nos últimos anos, observamos a presença de  Paulo Heinrich König e de como nunca deixou de prestar sua homenagem anônima e silenciosa aos antepassados. Observamos sua homenagem respeitosa e registramos em postagens anteriores (links disponíveis no final dessa, para acesso). 
Homenagem - Julho de 1971
Homenagem - Julho de 1974
Homenagem - Julho de 2016
Homenagem - Julho de 2015

Homenagem - Julho de 2017


Homenagem ao Imigrante foi uma iniciativa que surgiu na Administração do prefeito Félix Theis juntamente com o C.C. 25 de Julho de Blumenau. A primeira fotografia (Do conjunto anterior) ilustra uma das primeiras homenagens, em 1971 - Entre os presentes está Sr. Rossmark, Sr. Bethe e o Sr. Paulo KönigNa 2° fotografia, de julho de 1974, está novamente o Sr. Paulo KönigSr. Harry Dickmann - (neste período - Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau) e o Sr. Félix Theis - Prefeito de Blumenau. Emocionamo-nos nas últimas homenagens - dos últimos anos, quando reconhecemos novamente, a presença do Sr. Paulo König - meia anônima - acompanhando de longe, meio afastado, observando, com o silêncio de respeito, o ato cívico de homenagens aos primeiros imigrantes e colonos de Blumenau. Quando solicitamos, ele gentilmente nos atendeu, e fizemos registros fotográficos seus junto ao monumento, do qual foi fotografado há mais de 45 anos, em dois momentos. Nosso respeito a essas pessoas que construíram os elos desta tradição, história e cultura.
Apresentamos um pouco da Homenagem ao Imigrante - ocorrida na Fundação Cultural de Blumenau e organizada por essa, cujo presidente é Rodrigo Rogério Ramos - no ano de 2017.
A homenagem como sempre aconteceu, também foi junto ao Monumento do Imigrante. Estavam presentes, autoridades municipais, Cônsules Honorários da Alemanha e da Áustria, representantes religiosos, grupos culturais da cidade de Blumenau e todos àqueles que tiveram interesse e puderam prestigiar esse hífen solene - homenagem à história de sua cidade - amplamente divulgado - homenagem aos pioneiros
Lembramos novamente, que aquele que presta a homenagem, não precisa necessariamente ser um descendente direto desses pioneiros, como ouvimos nas manifestações e falas durante o momento solene do dia 22 de julho e também em outras ocasiões. Há sempre uma pequena confusão nesse sentido. É importante e educativo às novas gerações a prática do ato de prestar a homenagem e manter viva as tradições e práticas culturais locais como também, manter e cuidar do patrimônio histórico local - as tradições da cidade que escolheu viver, porque ali está sua essência e a identidade dessa cidade. É importante não esquecer que essa prática não deve ter o foco puramente comercial, mas educativo. O retorno financeiro é uma consequência salutar, se existir.
Exemplo disso - é a cidade brasileira de Salvador - na qual visitantes do mundo se rendem às suas práticas e não  são inquiridos ou censurados por não ter descendência afro - etnia predominante local e presente na cultura local. Refletimos sobre essa questão no link 8 da lista de sugestões no final dessa postagem.
Prática cultural da etnia afro com a presença de outras
etnias - sem questionamentos.
As imagens Comunicam - Homenagem ao Imigrante.





Réplica da bandeira original - que se encontra bem guardada do centenário Coro Masculino Liederkranz - Sua história no link 9




Hans Jurgen Spitz - imigrante alemão






Estandarte da cidade co irmã de Blumenau Weingarten - para ler
sobre - link sob número 10 - no final dessa postagem.




Monumento do Imigrante - praça Hercílio Luz - antigo porto fluvial - porta
 da cidade na qual chegaram inúmeros imigrantes



À frente do porto fluvial - voltada para o rio Itajaí Açu - Fundação Cultural de Blumenau - antiga Câmara e Cadeia e depois a Prefeitura Municipal de Blumenau - em suas primeiras décadas de história.







































Cônsul Honorário da Alemanha em Blumenau - Hans Dieter Didjurgeit e família










Realeza do Oktoberfest Blumenau 2017

















Cônsules da Alemanha e Áustria - Hans Dieter  Didjurgeit e Mauro Kirsten, respectivamente




Monumentos do Imigrante






































Réplica da bandeira original - que se encontra bem guardada do centenário Coro Masculino Liederkranz - Sua história no link 9




Visitantes de Minas Gerais pediram o registro - com prazer - Clic de Rose Oeschler

Apresentações de danças folclóricas alemãs






Glühwein - vinho quente aromatizava o ar - clima frio.



A majestade do Oktoberfest Blumenau 2017 - Bruna Ponchielli






































Gerações distintas, dentro de uma mesma família - dos primeiros pioneiros - rendendo homenagens juntos.













Em Construção...






Vídeos
Hinos Nacionais da Alemanha e do Brasil.

Parte das falas da Professora Sueli Petry  e do Vereador Sylvio Zimmermann Neto
Homenagens
Músicas: Sanctus, Waldandacht, Wanderschaft

Em Breve -  + Vídeos.

Leituras Complementares - Clicar sobre o título escolhido:

  1. Homenagem ao Imigrante - 2011
  2. Homenagem ao Imigrante 2013
  3. Homenagem ao Imigrante 2014
  4. Homenagem ao Imigrante 2015
  5. Homenagem ao Imigrante 2016
  6. História do Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau
  7. Nacionalismo no Vale do Itajaí - a partir do Governo de Getúlio Vargas
  8. A Cultura alemã na Alemanha e no Brasil
  9. Por que o dia 25 de Julho é uma data importante - no sul do Brasil?
  10. Refletindo...Culturas do Brasil...
  11. Coro Masculino Liederkranz - 105 anos de História
  12. Weingarten - Primeira cidade irmã de Blumenau - na Alemanha
  13. Programa; Semana Cultural da Imigração Alemã 2017 - Blumenau SC