quinta-feira, 24 de julho de 2014

Homenagem ao Imigrante - Dia 25 de Julho - Blumenau

Representantes de Grupos Culturais , Prefeito de Blumenau, Presidente da Fundação Cultural e o representante do Programa Alemanha+Brasil no Estado de Santa Catarina - Sr. Markus Blumenschein
É uma tradição da Prefeitura de Municipal de Blumenau prestar uma  Homenagem  aos fundadores e primeiros imigrantes alemães que fundaram e povoaram a cidade de Blumenau e várias cidades do Vale do Itajaí na data do dia 25 de Julho - Dia do Imigrante e do Colono. Nos primeiros tempos,  o grande território da grande Colônia Blumenau, abrangia todos os municípios que fazem parte do Vale do Itajaí. 

Amanhã postaremos mais esclarecimentos sobre a data do 25 de Julho.

Participarão da Homenagem Oficial, grupos culturais de Blumenau, lideranças e autoridades da cidade e, principalmente, a comunidade blumenauense. Acontecerão "falas" oficiais e espontâneas, apresentações culturais e também serão depositadas flores no Monumento do Imigrante localizado na Praça Hercílio Luz - antigo porto fluvial da Colônia Blumenau.

Recebemos o convite do Presidente da Fundação Cultural de Blumenau - que presidirá a solenidade de 2014 - Sr. Sylvio Zimmermann Neto.

Alguns momentos da Homenagem ao imigrante - Ano de 2013


Imigrantes atuais que participam das atividades do centro cultural
A cerimônia teve início no átrio central da Fundação Cultural de Blumenau com as falas das seguintes autoridades: Sr. Markus Blumenschein - Representante Comitê Brasil-Alemanha, Sr. Napoleão Bernardes - Prefeito de Blumenau; Sr. Hans Prayon - representante do Consulado Alemão em Blumenau; Sr. Sylvio Zimmermann - Presidente da Fundação Cultural de Blumenau; Sr. Jens Mantau - Câmara de Vereadores e o Sr. Breno Carlos Willrich - Pastor Luterano. 
Pastor Breno Carlos Willrich, Vereador Sr. Jans Mantau, Comandante do 23° BI, Sr. Markus Blumenschein, Sr. Hans Prayon - Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau, Sr. Sylvio Zimmemmann e Sr. Napoelão Bernardes - Prefeito de Blumenau
Sr. Markus Blumenschein 



Sr. Hans Prayon




Todas as falas, tiveram em comum - o valor do trabalho do imigrante em tempos difíceis, sua superação e perseverança, ao construir sua casa, sua cidade. Com foco no presente, mencionaram a possibilidade de novas relações estreitadas através do Programa Alemanha+Brasil, que está acontecendo durante os anos de 2013 e 2014. Também presentes no momento solene: os amigos da Associação de Caça e Tiro de Blumenau, representados pela Sra. Raquel da Silva Lindner e o Sr. Moacyr Flor e demais representantes - alguns com suas conquistas em medalhas; representantes do 23° BI.
Pastor Breno  Carlos Willrich


Autoridades, grupos culturais  e demais presentes, seguiram até a Praça Hercílio Luz, para  solenemente depositar 3 corbeilles aos pés do Monumento do Imigrante.



Representantes do Coro Masculino Liederkranz
Os presentes assistiram a apresentação de Grupos Culturais.
1/3 dos cantores do Coro Masculino Liederkranz







Sr. Sylvio Zimmemmann e os autores do livro da História do centro cultural , lançado na data


Para encerrar, a Associação dos Clubes  de Caça e Tiro montou um estande de Pássaro, onde todos os presentes puderam participar e concorrer a  medalhas. Não faltou candidatos. Vamos aguardar os resultados gerais e conhecer o Rei e a Rainha do dia 25 de Julho - durante a Homenagem ao Imigrante. Futuramente será anunciado aqui neste espaço.




------------------------------------------------------


"Existem mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia." William Shakespeare
Um Clic - Uma Tradição, uma Homenagem
Uma tradição, uma homenagem.
Esta fotografia é do dia 25 de  Julho de 1971,  sobre ela, alguns dos jovens do passado que foram, e alguns ainda são, responsáveis pela manutenção de uma das práticas culturais na cidade de Blumenau, como: da esquerda para a direita - Sr. Ernst Kieckbusch, Sr. Emílio Rossmark, do outro lado, ao centro - Sr. Paulo König e Sr. Bethe ao seu lado direito.
Amanhã estaremos lá no Monumento do Imigrante, junto com amigos da cultura de Blumenau, autoridades, representantes da Fundação Cultural de Blumenau,  comunidade,.... homenageando os pioneiros.


Gratidão...




Nenhum comentário:

Postar um comentário