quinta-feira, 6 de julho de 2017

Teufelsgeige - 2° reunião para 1° Encontro de Teufelsgeige - Pomerode


No dia 26 de abril de 2017 escrevemos sobre o projeto do 1º Encontro de Teufelsgeige na cidade de Pomerode o qual, apoiamos e fazemos parte, como participante. Apresentamos o registro fotográfico da 1º reunião feita para a organização desse encontro histórico. Na reunião estiveram presentes: Loreno Buss (Pomerode) conversando com o músico renomado na região - Rolando Findeiss e seu filho Andreas Findeiss, que tem e toca um Teufelsgeige. Essa 1° reunião, seria mais ou menos um "O que acha da ideia? Vamos fazer?" 
Loreno Buss, Rolando Findeiss e Andreas Findeiss.
Residência dos Findeiss
Vamos fazer!
Nessa reunião foi decidido que haveria a 2° reunião e o projeto teria sequência com o apoio da Secretaria de Turismo e Cultura de Pomerode e desse Blog.

A 2° reunião aconteceu no dia 2 de julho de 2017, às 15:00h - na residência de Rolando Findeiss. 
Estivemos lá.
Antes de prosseguirmos, vamos relembrar um pouco do que escrevemos sobre  o Teufelsgeige -traduzindo para o português - Violino do Diabo. Ouvimos comentários e bochichos sobre ser uma "nome feio", "palavrão"- também nas redes sociais.

Nosso comentário:
Na Alemanha a figura do diabo é mitológica a partir do embate entre a religião dos romanos (cristã) e a religião local antiga - nativa, considerada por esses, pagã e diabólica. Com isso, e partir disso, posteriormente aconteceu a inquisição e muitas perseguições. As mesmas perseguições, que os mesmos cristãos, sofreram no Coliseu, por exemplo, quando eram jogados aos leões para divertir os romanos - mais tarde, convertidos e perseguidores, agora dos "pagãos".
Coisas do ser humano. E o diabo, passou a fazer parte dessa mitologia, geralmente, assim considerados pelos que seguiam a religião dos romanos - os principais elementos e figuras da religião antiga ou pagã.
Para entender mais sobre essa mitologia - sugerimos as leituras, a seguir - principalmente aquela que fala sobre o Perchta, onde uma deusa da religião antiga figurada em uma bela mulher, foi transformada em uma figura masculino e diabólica, pela religião dos romanos (cristã).
Frau Prechta - totalmente diferente da figura transformada dentro dos anos posteriores
A deusa se transformou em um figura masculina com  aparência para dar medo. Figura do  

demônio. Também observamos em muitas de suas imagens, enquanto mulher - esta sempre
 com cabelos ruivos - coincidência ou não, as ruivas eram mais perseguidas  e acusadas de 
bruxarias  pela inquisição - na idade média. Muitas foram queimadas na fogueira. 
Sob a ótica de algumas religiões - o que ia contra alguns dogmas eram considerados diabólicos - algo proibitivo e censurado. Nem sempre foi assim. Atualmente, a figura do diabo tem  relação ao folclore local em muitas regiões da Alemanha.

Continuando...

O Teufelsgeige - em português - violino do diabo, também é conhecido por Deiwelsgeije ou Bumbass. Esse instrumento é pouco conhecido no Brasil, principalmente fora das regiões que foram fundadas por imigrantes alemães. Na Alemanha e na Suíça é muito conhecido, principalmente durante o carnaval (lá existe carnaval - ao contrário do que muitos imaginam, e é muito mais antigo que o do Brasil). É um instrumento de ritmo e percussão fabricado pelo próprio "percussionista". É importante que o instrumentista confeccione o seu próprio Teufelsgeige.
No carnaval alemão é  um instrumento de ritmo, como é a cuíca, no carnaval do Rio de Janeiro.
Karneval in Deutschland und Teufelsgeige
Para ler sobre o carnaval alemão - Clicar sobre: Carnaval na Alemanha - Karneval in Deutschland

primeiro Teufelsgeige surgiu no Século XVII e era representado por um simples arco e uma "vara de madeira curvada". Em uma de suas extremidade eram presos objetos que produziam o barulho, como: grampos, sinos e pratos. Geralmente é a percussão que acompanha a música tirada de Harmônicas ou gaitas e violão. Na Alemanha, as crianças apreciam muito o instrumento, porque podem "fazer barulho" quase como o chocalho.
Para "construir" um Teufelsgeige não são necessários habilidades especiais ou excepcionais habilidades técnicas. O mais importante é a criatividade e a imaginação, porque o Teufelsgeige  é uma peça única e nunca haverá duas iguais. Sempre que existir um objeto ou algo engraçado, que divertirá, deverá ser usado em sua montagem. 
Quanto mais barulho, ressoar, zumbido ou piscando peças individuais penduradas no Teufelsgeige, mais divertido será o duelo - durante exibições do instrumento dentro de um grupo maior. Também podem receber fitas coloridas, pequenas figuras ou máscaras esculpidas. 

Imagens entre o final do Século XIX e início do Século XX






Para construir um desses instrumentos de percussão, não é necessário ter muito conhecimento técnico. O princípio é sempre o mesmo e é fácil. Os veteranos, lá na Alemanha, aconselham aqueles que desejam construir o seu Teufelsgeige - participar do carnaval de rua (Na Alemanha) e desse contexto tirar suas idéias e inspiração.
É preciso muitos objetos para fazer "barulho" e quando terminado, esse não deve ser muito pesado. Não há limites para a criatividade para fazer um Teufelsgeige, que é feito de maneira artesanal. 
Os alemães afirmam que não devem somente gerar barulhos, mas também deve ser original e "vibrante". Em si, tem muitos signos com valores mitológicos religiosos embutidos em sua construção. O som estridente sempre esteve presente em religiões primitivas nos vários quadrantes do planeta - a crença diz que o barulho afugenta os maus espíritos. Acreditamos que essa história possa ser muito mais antiga. Lembrando que na parte superior do Teufelsgeige quase sempre, há a figura mítica e religiosa do diabo.
Outra etnia - pajelança - presença de instrumentos de barulho
Alguns, costumam fixar cabides na extremidade superior ou um simples pedaço de madeira no qual são fixados objetos posteriores que causam barulhos. 
O "Sarrafo de madeira" que estrutura o Teufelsgeige  não deve ser menor que seu tocador, com vários instrumentos menores de percussão (originais ou não) presos em si (entre os originais, está o pandeiro, reco-reco, clave, pandeiro, etc). No meio do "sarrafo",por exemplo, fixar uma panela velha de alumínio,  entre outros objetos. Em seguida, fixar cordas de diferentes espessuras e tensão, como um violino realmente. Os demais objetos podem ser utensíliosdomésticos que estavam prestes a ser descartados. Os apreciadores e construtores do Teufelsgeige, na Alemanha mencionam que quase sempre encontram os adornos para gerar ruído no instrumento não somente na cozinha, mas nos sótãos, porões, no lixo descartável, entre outras fontes. Muitos já são os construtores que não fazem mais somente o seu próprio uso, mas para outros, que não tenham habilidade, paciência e tempo para construir. Esses artesões comercializam seus instrumentos.
Na Alemanha, o Teufelsgeige quase sempre é decorado por uma "cabeça do diabo", expressão usada em muitas das máscaras de carnaval, como também de palhaço. É fixado na ponta superior do "Sarrafo de madeira".


Como já foi mencionado, não existe um  Teufelsgeige igual o outro - é único. Deve fazer barulho e ser engraçado simultaneamente, além de original.
A palavra é criatividade. Continuamos desafiando você que está lendo essa postagem, a construir o seu Teufelsgeige e participar do 1° Encontro do Teufelsgeige - na cidade de Pomerode.
As reuniões prosseguirão, além dessa que aconteceu no dia 2 de julho de 2017
Explicamos que se faz necessário que o interessando em participar do 1º Encontro de Teufelsgeige  de Pomerode - em janeiro de 2018, participe das próximas reuniões, com ou sem instrumento (Se ainda pretende construir seu Teufelsgeige - como nós também fazemos) pois neles serão definidos critérios, performances, troca de idéias com relação a construção do instrumento e também a organização do 1° Encontro de Teufelsgeige que deverá acontecer na programação da 35° Festa Pomerana - Edição 2018 - na cidade de Pomerode SC.
Ficou  "desenhado" na 2° reunião, que o interessado poderá participar dos próximos encontros e dos demais. Chegará um momento - próximo à festa - que o grupo ficará fechado - ensaiando as performances. 
Os integrantes presentes na 2° reunião, foram:
  • Ingo Pereguda;
  • Itamar charles Schreiber;
  • Andreas Findeiss;
  • Rogério Liller;
  • Mário lindemann;
  • Loreno Buss;
  • Célio Emílio Krieger;
  • Rolando Findeiss;
  • Carmen Pereguda e
  • Angelina Wittmann.
A próxima reunião acontecerá na frente do Teatro Municipal de Pomerode. Os componentes estarão devidamente trajados. A data ainda será definida.

Os interessados poderão entrar em contato com o blog e construiremos pontes. O acesso ao grupo dos organizadores do 1° Encontro de Teufelsgeig  é aberto a todos os interessados, que possuam seu Teufelsgeig. 

Para ler sobre a 1° Reunião - Clicar sobre o link:
Para a história...
As imagens comunicam
2° reunião para o 1° Encontro de Teufelsgeige - Pomerode







































 A quem pertence essa harmônica?

A quem estiver interessado, entrar em contato, através do blog - Aqui também será divulgado a data da  próxima reunião para o 1° Encontro de Teufelsgeige - Pomerode, que acontecerá na frente do Teatro Municipal de Pomerode. Em breve.
Vídeo

Ein Prosit!
























Nenhum comentário:

Postar um comentário