Mais um documento oficial que encontramos no acervo da ala de documentos raros da Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina trocados entre a Colônia Blumenau e a capital da Província, Nossa Senhora do Desterro - no século XIX.
Antes, vamos contextualizar historicamente algumas questões relacionadas ao conteúdo desse documento apresentado.
O Rio Itajaí-Açu era navegável de sua foz, em Itajaí, até Blumenau. José Deeke citando uma antiga “Conversa de um velho colono blumenauense”, assim resumiu a importância desse rio: Nos primeiros anos da Colônia, o Rio Itajaí-Açu foi a rua principal de Blumenau.
Trecho navegável do Rio Itajaí Açú. |
Pesquisando na Biblioteca Central da UFSC - Setor de Documentos raros. |
Os primeiros pioneiros chegaram à região do núcleo principal da Colônia Blumenau pelo Rio Itajaí Açu. De acordo com notícias na revista Blumenau em Cadernos, Tomo XXI nº 10, outubro de 1980, página 284, o primeiro barco à vapor a navegar no Rio do Itajaí Açu foi adquirido por Eduardo Schadrack, de Brestlein de Joinville, em agosto de 1871. Este vapor foi batizado de São Lourenço, e inaugurou viagens regulares como rebocador de lanchas de carga. Esse vapor é citado no documento que apresentamos nesta postagem.
O trajeto do vapor, de Blumenau à Itajaí, rio abaixo, era feito em 5 horas, e de rio acima, em 10 horas. Mais tarde, São Lourenço fazia as viagens irregulares entre a capital da Província e outros pontos da costa catarinense. Ele subia o Itajaí-Açu até Belchior, onde corredeiras impediam-no de ir até Blumenau.
Apresentamos uma correspondência de Hermann Blumenau, que solicitava verbas para a retirada de pedras e troncos de árvores do leito do rio, nas proximidades de Belchior, para permitir a passagem do vapor pelo rio Itajaí-Açu até Blumenau.
Fotografia de correspondência da colônia, de Hermann Blumenau à Presidência da Província |
Transcrição (ipsis litteris)
Ilmo. e Exmo. Snr.
Pelo aviso do Ministério da Agricultura - communicado também mutatis mutandis, à essa Presidência - e 27 de janeiro de 1875, foi posta à minha disposição a importancia de cinco contos de reis, por conta da verba de Terras Públicas e colonisação para preceder a remoção de algumas pedras de uma corredeira do rio Itajahy, afim de tornar-se franca a navegação do mencionado rio, de sorte que o vapor da empreza subvencionada pelo Estado, que serve para a communicação entre a colonia Blumenau e a Capital, possa chegar ao porto d’aquella.
Ora, não sendo então, nem hoje praticavel, tornar franca a alludida navegação para um vapor do genero do São Lourenço e seu calado de cerca de seis pés inglezes - em mesmo com o emprego de dezenas de contos, e não querendo eu esbanjar com serviços infructiferos aquelle credito, restringi-me a alguns ensaios e a remover do canal algumas pedras, das mais perigosas, e grande numero de troncos.
Despendi assim a quantia de Rs 358, 810, mas por conta da receita ordinaria da Diretoria, achando-se esta despeza exarada no balanço do primeiro trimestre – Julho a Setembro – do exercício de 1876-77, no seu tempo apresentado à Thesouraria, e tendo portanto ficado intacto o alludido credito de Rs 5:000,000.
Actualmente as circomstancias estão completamente mudadas, sendo adiantada a construção.
O governo provincial liberou uma quantia de 5 contos para desobstruir o rio Itajaí-Açu nas corredeiras de Belchior, e no dia 10 de agosto de 1878 foram aprovados os estatutos da “Companhia de Navegação Fluvial a Vapor Itajahy-Blumenau”.
Para comprovar esta questão apresentamos uma correspondência da Contadoria da Tesouraria de Fazenda de Santa Catarina, justificando esse repasse. Não conseguimos identificar o nome de quem assinou o ofício oficial da contadoria da Tesouraria da Fazenda de Santa Catarina.
A trechos dos textos semelhantes ao documento anterior, caracterizando uma simples cópia.
Transcrição...
Visto
__________
Por aviso do ministério da
Agricultura de 27 de janeiro de 1875 foi mandado por à disposição do Dr. Blumenau
a quantia de 5:000$000, afim de ser aplicada
à desobstrução do Rio Itajahy, para que o vapor da empresa subvencionada pelo
Estado pudesse chegar ao porto daquela colônia.
O Dr. Blumenau tendo-se
restringido aos ensaios sobre a remoção de algumas mais perigosas pedras e
grande número de troncos de árvores no citado rio, suspendeo a quantia de 358$810
Reis, demonstrada em suas contas do Trimestre de Julho a Setembro de 1876 –
1877.
Hoje que estão mudadas as
circunstancias de então, segundo informa o Diretor da Colonia no presente
officio, isto é, ser impraticável tornar franca a aludida navegação para um
vapor de um calado de casco de 6 pés
ingleses, como é o S. Lourenço, nem mesmo com o emprego de __rinas de contos de reis, o Dr. Blumenau
apresenta um orçamento de 4:649$320 para
desobstruir o citado rio no lugar “Belchior” de diferentes series de cachopos e rochas que estorvão o
tráfego, sempre crescente, da navegação;
e que sendo bravamente esperada da
Europa um vapor destinado a sobredita navegação fluvial da empresa Companhia Blumenau
e, pede a concessão daquela quantia por tão justo qual é geral melhoramento. E
como ao Governo Geral compete decidir sobre as vantagens, razoavelmente oferecidas
no presente officio, unicamente informo que acho de grande utilidade o serviço
proposto e nadica aquanta que se tem de despesa.
Contadoria da Thesouraria de
Fazenda de Santa Catarina, 27 de Maio de 1879.
A 2° Euriques
__________________________
- Correspondência Oficial - Ofício da Contadoria da Tesouraria de Fazenda de Santa Catarina à Solicitação de Capital de Hermann Blumenau - Ano 1879
- Correspondência Oficial - Colonia Blumenau 1
- Correspondência Oficial 1865 - Trabalhos Executados no mês de junho de 1865
- Correspondência Oficial 1865 - Voluntários da Pátria
- Correspondência Oficial - 1865 - Trabalhos executados no mês de agosto de 1865
- Correspondência Oficial 1867 - Hermann Wanderburg
- Correspondência Oficial - Solicitação de Padre Para Colonia Blumemau - 1867
- Correspondência de Hermann Wanderburg - 1868 - Subdelegado de Polícia - 1868
- Correspondência Oficial 1868 - Relacionado a chegada de 391 colonos - Navio Lord Brongham
- Correspondência Oficial - 1871 - Hermann Blumenau
- Correspondência Oficial 1873 - Relacionado aos Voluntários da Pátria
- Correspondência Oficial 1873 - Solicitação de tratamento médico na capital
- Correspondência Oficial 1876 - Estrada de Curitibanos - Verbas
- Correspondência Oficial - 1876 - Colônia Blumenau - Orçamento de Obra
- Correspondência Oficial 1881 - Sobre Imigração italiana - Colônia Blumenau
- Correspondência Oficial 1882 - Colônia Blumenau 2
- Correspondência Oficial - Emil Odebrecht - Agrimensor Colonia Dom Pedro
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