O Ribeirão Stutzer tem esse nome por conta de uma homenagem.
Otto - Stutzer - Ex- Prefeito de Blumenau.
Mandato
- 16 de abril de 1895 até novembro
de 1898
- Galeria dos Ex – Prefeitos
Prefeitura Municipal de Blumenau.
|
Quem foi Stutzer? Um imigrante das primeiras décadas de fundação da Colônia Blumenau. Na verdade foi Otto Stutzer que chegou ao porto de Itajaí em 10 de agosto de 1856 com 20 anos e levou um tempinho a chegar na Colônia Blumenau, onde foi residir próximo à centralidade da Colônia. Com 10 anos de residência foi nomeado Juiz de Paz, embora sempre tenha trabalhado com a lavoura em sua terra natal. Nasceu no povoado de Seesen - Condado de Brauschweig.
A partir de 1871 - quando ocorreu a unificação da Alemanha na Europa passou a trabalhar com seu amigo Emil Odebrecht, na expedição até Curitibanos - na abertura do caminho até Curitibanos, depois de ter trabalhado no moinho de na serraria de Hermann Blumenau.
Também participou de reuniões para a implantação da Liga Maçônica na Colônia Blumenau e também, foi politico atuante como prefeito e vereador de Blumenau.
Também seu irmão, o Pastor Heinrich Albert Friedrich Gustav Stutzer morou por um breve momento na Colônia Blumenau e teve alguns desentendimentos com Hermann Blumenau, relacionado com a venda de terras.
Para ler sobre o Pastor Stutzer - Clicar sobre: Heinrich Albert Friedrich Gustav Stutzer - Rápida passagem na Colônia Blumenau - Trabalho Social na Alemanha
Mas foi Otto Stutzer que emprestou seu nome ao ribeirão localizado no bairro de Salto Weissbach. Sua foz está no grande Rio Itajaí Açu, nas proximidades da Rua José Deeke.
Durante a construção da ferrovia EFSC, foi construído um pontilhão sobre a ribeirão, próximo da sua fos no Itajaí Açu. O pontilhão ficou por mais de 40 anos sem uso - no meio do mato.
Portanto, o Ribeirão Stutzer está localizado no bairro Salto Weissbach, na cidade de Blumenau e suas águas não se encontram com boa qualidade de pureza - está completamente poluído.
Sua foz - no Rio Itajaí Açu está rodeada por uma paisagem ainda preservada, próximo ao local que recebeu nossa atenção e pesquisa na década de 1990, quando sugerimos, através de um projeto desenvolvido na academia, de humanização e a disponibilidade do local para um parque linear, nunca atendido e considerado.
Nesse período as margens apresentavam quase nenhuma construção, coisa que não deveria existir por se tratar de uma APP - Área de Preservação Permanente.
Fotografia feita por nós em uma aula de voo - Objetivo fotografar e ver a região das quedas do salto no Rio Itajaí Açu de cima - 1996. |
Para ler mais sobre nosso projeto para a região do Itajaí Açu - Clicar sobre:
Voo sobre as ilhas fluviais - Rio Itajaí Açu - Projeto Urbanístico - Arquitetura e Urbanismo FURB - 1996
Voo sobre as ilhas fluviais - Rio Itajaí Açu - Projeto Urbanístico - Arquitetura e Urbanismo FURB - 1996
Em junho de 2020, fomos até o local da foz do Ribeirão Stutzer, no Rio Itajaí Açu - para registro histórico.
Há marcas da presença de capivaras e a beleza desta área, escondida nos fundos das ocupações das margens, sem edificações - em propriedades mais antigas, porém, em áreas muito estreitas com o ocupação irregular ocorrido, recentemente, após nosso projeto de Conclusão de Curso.
Localização da Foz do Ribeirão Stutzer no Rio Itajaí Açu. |
Localização da Foz do Ribeirão Stutzer no Rio Itajaí Açu. |
Comprometimento com o ambiente da cidade,
que deixaremos para as próximas gerações.
- Heinrich Albert Friedrich Gustav Stutzer - Rápida passagem na Colônia Blumenau - Trabalho Social na Alemanha
- Voo sobre as ilhas fluviais - Rio Itajaí Açu - Projeto Urbanístico - Arquitetura e Urbanismo FURB - 1996
- Bairro Salto Weissbach - Blumenau - SC
- Comunidade Horto Florestal - Blumenau - Pesquisa Ano 1993/1994 - Curso de Arquitetura e Urbanismo FURB
- Pontilhão de 110 anos da EFSC - parte do projeto de Revitalização da Rua Bahia - Blumenau
- Ponte coberta de madeira de Blumenau - Badenfurt - História
- Pontilhão Ferroviário da EFSC - inserido em Projeto atual de Revitalização da Rua Bahia
- Urbanismo - Nova Ponte no Centro Histórico de Blumenau?
- Ponte Ferroviária de Granito - EFSC - início do Século XX
- Urbanismo
- Cidades
- As embarcações no Rio Itajaí Açú - Blumenau
- A Ferrovia - EFSC
- Dissertação Angelina Wittmann - A Ferrovia no Vale do Itajaí
Nenhum comentário:
Postar um comentário