terça-feira, 2 de junho de 2020

Técnica de Pintura com Lápis Aquarelável - Naquin e Cera - Técnica de Pintura utilizada no Escritório do Paisagista Burle Marx


Estamos todos passando por momentos diferentes e com isso, todos, ou quase todos, estamos sendo convidados a quebrar paradigmas e apresentar novos meios de comunicar, de efetuar suas atividades, de trabalhar e de estudar. Com isso, as atividades aumentam um pouco e os momentos de folga diminuem.
Na década de 1990 aprendemos a usar esta técnica aqui apresentada, no Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano de Blumenau - IPPUB, autarquia da Prefeitura de Municipal de Blumenau, onde efetuávamos o estágio do curso de Arquitetura e Urbanismo. Mais tarde, também fizemos uso da técnica, quando trabalhamos, por um breve momento, no Setor de Planejamento Urbano.

Essa técnica foi nos passada pelo arquiteto, colega de trabalho, oriundo do Rio de Janeiro - Fernando, que, por sua vez, aprendeu no escritório do paisagista Burle Marx. Por anos seguidos usamo-na em nosso escritório de Arquitetura, para colorir nossos desenhos e croquis.
No momento presente, em período de aulas a distância, pela necessidade de manter o isolamento social e utilizando a tecnologia disponível, conseguimos repassar estas técnica simultaneamente à prática da mesma, pelos alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo do 1° Semestre, para os quais lecionamos a disciplina Estudo da Forma I.
Burle Marx e Hans Broos.
As aulas não foram interrompidas, nem mesmo aquelas consideradas aulas práticas. Com o auxílio do Meet do Google e o WhatsApp.
Apresentamos, através deste vídeo aula - essa técnica de pintura com lápis aquarelável e cera - usada no escritório do paisagista Burle Marx, amigo pessoal do Arquiteto Hans Broos. Isso após, ter feito o croqui de uma parte da paisagem da cidade.

Lembramos que a técnica pode ser usada, para colorir, gráficos, mapa, elevações de edifícios humanizadas, perspectivas de edifícios ou de paisagem urbana e desenho de arquitetura de interiores. Nesse caso foi representado, de maneira rápida a construção de um desenho de paisagem urbana.


Vídeo

Leituras Complementares - Clicar sobre o título escolhido.
  1. Cidades
  2. Hans Broos
  3. Jardim suspenso Cia Hering - Entrevista com João Maria Schissel
  4. Passagem da Equipe do Documentário Arquiteto Hans Broos e parte de sua obra - Blumenau SC
  5. Documentário Arquiteto Hans Broos - Equipe eslovaca Diretor Ladislav Kaboš
  6. Arquitetura - Projetos de Hans Broos - Rio do Sul SC
  7. Urbanismo - Pesquisa desenvolvida por acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo - Cidade de Rio do Sul SC
  8. VLT - Um meio da Transportes dentro da intermodalidade
  9. Paisagem Urbana - Por Gordon Cullen

Depoimento de uma acadêmica em 2 de junho de 2020. 










Nenhum comentário:

Postar um comentário