Dentro de uma ampla programação de 50 anos da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau, aconteceu em 13 de novembro de 2023, o encontro estadual da entidade em um jantar festivo com a presença do centenário coro blumenauense, o Coro Masculino Liederkranz com a apresentação do Show dos Velhos Camaradas. Também, aconteceu a homenagem da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, que entregou uma Moção a entidade nubente, de Blumenau, representada pelo Deputado Estadual Napoleão Bernardes.
Um pouco de História - há 50 anos
Rede Feminina de Combate ao Câncer
Rede Feminina de Combate ao Câncer
Em 24 de setembro de 1973, na cidade de Blumenau, a Diretora do Hospital Santa Isabel, Irmã Dominícia, reuniu um grupo de mulheres e então, fundaram, inspirando-se no que existis no Estado de São Paulo, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau.
Em 1974, após 9 meses, foi iniciado o atendimento ambulatorial, acompanhado pelo médico Dr. Jorge Eduardo Laffront e a enfermeira Marina Jungklaus.
Na década de 1980, nós fazíamos nosso pré-natal na rede como também, o preventivo de câncer. Dr. Jorge Laffront assistiu as nossas duas gestações bem com, o nascimento de nossos dois filhos, Jorge Wittmann (1986) e Isabel Wittmann (1985), com toda atenção, dedicação, profissionalismo e zelo que lhe cabia, como também as senhoras da Rede.
Exame de gravidez - 1984. |
Consulta com Dr. Jorge Laffront, durante pré-natal que tinha uma guia de acompanhamento. |
Ano de 1984/1985. Trabalho social de excelência. Todos exames preventivos, nesse tempo, fazíamos na Rede Feminina de Combate ao Câncer. |
No início dos trabalhos de Rede Feminina de Combate ao Câncer, o espaço de atendimento estava localizado dentro do Hospital Santa Isabel. O atendimento permaneceu no local até o ano de 1999 e foi nesse local que éramos assistidas.
Em 1999, a Rede Feminina de Combate ao Câncer inaugurou sua sede própria.
O grupo voluntário teve o apoio de um mecenas regional, conhecido por seu desprendimento, e generosidade com a história e a arte locais e regionais, Wander Weege, da família Weege, da ramificação da cidade de Jaraguá do Sul. Wander Weege doou 2/3 do custo da obra, mais o apoio de profissionais de projeto e construção que cederam sua mão de obra de maneira voluntária para construir sobre um terreno recebido da Prefeitura Municipal de Blumenau, em forma de comodato.
Os ambientes da nova sede foram decorados e mobiliados por empresas parceiras, caracterizando, uma grande equipe.
Atualmente a sede da Rede Feminina de Combate ao Câncer está localizada na Rua Itajaí nº 150.
Presidentes - ao longo da história da entidade:
Registro para a História
Momentos 50 anos - C.C. 25 de Julho de Blumenau
Sueli Roberti Cristofolini, Presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau, com a homenagem recebida da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. |
Show dos Velhos Camaradas - Registros de celular
Vídeo
Um registro para a História.
Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)
Obrigado por ser um blogueiro confiável e perspicaz. Sua postagem foi fantástica.
ResponderExcluirÉ um prazer. Obrigada pelo retorno.
Excluir