Johann Gattinger (Conhecido Hans), Mônica Malewschik e Franklin Ferreira Correia do Jäger Volkstanzgruppe de São Bento do Sul. |
Em 21 de setembro, aconteceu no espaço aberto do C.C. 25 de Julho o III Offenes Preisplatteln mit Gartenfest, o III Prêmio de uma competição de Schuhplattler, com festa no jardim sob lonas. Nós não pudemos estar no local registrando, mas construímos um ponte.
Estávamos em São Bento do Sul, participando, como convidada, da 40° Schlachtfest, quando conhecemos o carismático professor de Shuhplatller de Südbayern, Johann Gattinger, ou Hans como todos o chamam, que tinha como anfitrião, a família são-bentense Malewschik. Comentamos com a organização do III Offenes Preisplatteln mit Gartenfest e também entramos em contato com Mônica Malewschik para viabilizar sua presença no evento de Blumenau. Herr Gattinger compareceu no evento de Schuhplatller do C.C. 25 de Julho de Blumenauer acompanhado de dois wer tanzt Schuhplattler do grupo folclórico Jäger Volkstanzgruppe de São Bento do Sul - Franklin e o Ricardo, e Mônica Malewschik.
Johann Gattinger (Hans). Fonte: Merkur. De. |
Oficina em 2018 com Hans Johann Gattinger e Jäger Volkstanzgruppe
Johann Gattinger, 75 anos, aposentado é atuante, em várias áreas no seu Heimat, como por exemplo, na política. Em 2021, concorreu às eleições federais, ao lado de 11 candidatos, no Distrito eleitoral de Weilheim, que também inclui o distrito de Garmisch-Partenkirchen, pelo partido bávaro de Untersöchering.
De acordo com o jornal Merkur. De, da Bavária, ele participou como candidato direto do Partido da Baviera para o círculo eleitoral de Weilheim. Descreveu entre suas principais atividade, em 2021, excursões pela mata, para colher lenha para alimentar seus dois fogões de cerâmica de sua casa, em Untersöchering.
Hans também frequenta várias sociedades de sua região, na Alemanha, das quais participa assiduamente, por décadas, entre as sociedades estão: Veteranenverein, der Männerchor und zwei Trachtenvereine (Sociedade de idosos, coro masculino e dois clubes regionais de trajes históricos). Na Alemanha e também na cidade de São Bento do Sul, onde possui muitos amigos, é conhecido por ser aquela pessoa que vive a mais tradicional tradição da Bavária, plenamente.
Conta a matéria do jornal Merkur. De que quando as pessoas o veem, logo desejam interagir com ele e imediatamente percebem a intensidade com que vive as tradições de seu Heimat. E claro que não foi diferente em São Bento do Sul. O fotografamos muito no 40° Schlachtfest, sem o conhecê-lo.
Er ist einfach ein Bayer durch und durch. Und das merkt jeder, der ihn sieht und mit ihm spricht, sofort: bei der Lederhosn’ angefangen, über den Trachtenhut bis hin zum Schnupftabak und Dialekt. „Da Dialekt is die Muttersprach’, die ausm Herz’n kommt“, sagt Gattinger. Merkur. DeEle simplesmente é um bávaro por completo. E todos que o veem e conversam com ele percebem isso imediatamente: começando pelo Lederhosen, passando pelo chapéu tradicional, até o rapé e o dialeto. “O dialeto é a língua nativa que vem do coração”, diz Gattinger. Merkur. De
Desfile Oficial 40° Schlachtfest - São Bento do Sul SC. |
Descobrimos a identidade deste senhor simpático, que até então nos era anônimo
40° Schlachtfest. |
40° Schlachtfest, São Bento do Sul. |
40° Schlachtfest, São Bento do Sul. |
40° Schlachtfest, São Bento do Sul. |
III
Offenes Preisplatteln mit Gartenfest
Offenes Preisplatteln mit Gartenfest
Mônica e Hans, n palco com os organizadores do Offenes Preisplatteln e o Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau - Clay Schulze. |
Com a ponte construída e a comunicação da Mônica Malewschik, em 21 de setembro, sábado, aconteceu a competição de Schuhplattler no C.C. 25 de Julho de Blumenau com a presença da comitiva de São Bento do Sul e de Johann Gattinger, o Hans, sendo que na quinta feira seguinte, dia 26 de setembro, ele retornou para a Alemanha, com inúmeras lembranças do Brasil.
Como não pudemos estar no evento efetuando registros, perguntamos para a Mônica, como tinha sido a experiência e ela prontamente nos respondeu, enviando, também, alguns registros de imagens.
Como não pudemos estar no evento efetuando registros, perguntamos para a Mônica, como tinha sido a experiência e ela prontamente nos respondeu, enviando, também, alguns registros de imagens.
Tudo preparado, com toldo, mesas com toalhas, arranjos nas mesas. Tudo muito bem preparado. Aconteceu o início das competições infantil, juvenil e adulto.Todos comprometidos com sua apresentação mostrando suas habilidades com esta modalidade da dança folclórica.Precisamos parabenizar a organização por todo este trabalho. Foi lindo, Angelina. Hans ficou encantado com o que ele viu de Platter hoje, em Blumenau. Ficou muito feliz em poder estar num evento assim, aqui no Brasil e falou com admiração dos jovens da competição de hoje. Foi lindo poder fazer parte. Mônica Malewschik, 21 de setembro de 2024.
Mônica e Hans, n palco com os organizadores do Offenes Preisplatteln e o Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau - Clay Schulze. |
A ponta do pé deve estar voltada para o solo, como no Gif. |
A competição de sapateado que trouxe ritmo e cultura ao ar livre foi organizado pelo grupo Original Blumenauer Schuhplattler, e aconteceu em 21 de setembro de 2024, a partir das 14h. De acordo com a organização o cenário harmoniza e com as danças tradicionais dos Alpes com a típica gastronomia do do sul do Sul da Alemanha e da Áustria.
O Preisplatteln é uma competição de Schuhplattler, onde os competidores são avaliados por sua performance técnica, durante a execução de uma determinada dança, previamente escolhida. O sapateador sobe no tablado sozinho, executa a dança dentro de um círculo, podendo ser mais círculos e é avaliado por sua postura, precisão das batidas, ritmo, entre outros fatores. Sempre observamos poucos são o sapateadores, em nossa região que permanecem com a postura do pé de maneira correta. Vimos uma apresentação correta, no último dia 6 de setembro, na cidade de São Bento do Sul. Observe o Gif ao lado, o peito do pé fica voltado para frente não para cima.
As competições, no III Offenes Preisplatteln mit Gartenfest, foram divididas em categorias infantis, juvenis e adultas, cada uma com sua coreografia específica.
Foram servidos no evento: leberkäse (bolo de carne), currywurst, bratwurst e bretzel e cerveja artesanal.
Programação do III Offenes Preisplatteln mit Gartenfest:
- 14h: Recepção dos grupos e abertura do evento
- 15h: Início das competições, com dançarinos de diferentes idades
- 18h: Apresentação do grupo anfitrião, Original Blumenauer Schuhplattier
- 18h15: Premiação dos melhores sapateadores do dia
- 18h45: Espetáculo do grupo Gaugruppe AFG Schuhplattler
- 19h15: Encerramento da competição
- 19h45: Festabend - Uma noite dançante para fechar o evento em grande estilo
Registro para a História!
Referências
FLORIAN, Franziska. Bilderbuch-Bayer will in den Bundestag. Merkur. De. 26 de Agosto de 2021. Disponível em : https://www.merkur.de/lokales/weilheim/obersoechering-ort86268/bundestagswahl-2021-in-weilheim-schongau-bilderbuch-bayer-will-in-den-bundestag-90941696.html. Acesso em: 27 de setembro de 2024, 7h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário