quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Casarão Sachtleben - Registro para a História - Blumenau

Casarão Sachtleben - Fevereiro de 2015.





Casarão Sachtleben, localizado no Stadplatz da Colônia Blumenau, permaneceu anos sem cuidados necessários (há registros nossos nesta postagem de 2015). 
Foi parcialmente demolido na primeira quinzena de fevereiro de 2020. Restou somente a fachada. Demolido porque punha em risco o museu ao lado, localizado na antiga firma Salinger. História escolhida para permanecer na paisagem.
A edificação pertencente ao patrimônio histórico arquitetônico de Blumenau era a antiga sede comercial de Louis Hermann Schtleben e de Agnes Sachtleben. Construído no final do Século XIX. Arquitetura de linguagem eclética. Início da Rua XV de Novembro - Seu estado de conservação era ruim - entrando no estado de ruinificação, aguardando o inevitável, ocorrido em fevereiro de 2020

Casarão Sachtleben - Fevereiro de 2015. 
Casarão Sachtleben - Fevereiro de 2015



Casarão Sachtleben - Fevereiro de 2015

Notícia 2018 - Especulando para sua demolição
"Antigo casarão ameaça estrutura do Museu de Hábitos e Costumes no Centro de Blumenau
Defesa Civil vai solicitar acesso ao imóvel vizinho para avaliar a influência dos estragos causados pela infiltração na área
Matéria Adriano Lins
23/09/2018 - 19h33 - Atualizada em: 24/09/2018 - 11h23
Ainda parte da notícia do NSC de 2018
Um impasse judicial entre a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e o proprietário de um casarão tombado como Patrimônio Cultural do Estado tem causado preocupação na direção do Museu de Hábitos e Costumes, de Blumenau. Segundo a professora Sueli Petry, diretora do Arquivo Histórico e Museus, nos últimos dois anos ela tem notado as infiltrações na parede que fica colada com o imóvel, além do chão de madeira que está cedendo.
– São mais de sete mil peças no acervo do museu que precisamos zelar. É uma preocupação contínua por causa da umidade. Estamos sempre pintando a parede por causa disso, mas agora está impossível. Preferimos tirar e colocar num espaço e aguardar o problema ser resolvido, do que correr o risco de perder estas peças – completa Sueli Petry.
O imóvel número 41 da Rua XV de Novembro foi tombado em 2000, com o objetivo de resguardar algumas características do Centro Histórico de Blumenau e desde 2006, uma ação na justiça busca a anulação do tombamento da propriedade, que sem a manutenção devida sofre com a ação do tempo.
Em contrapartida, a FCC também entrou com uma ação em 2008, solicitando o restauro do local por parte do proprietário. O entrave jurídico colaborou para esta situação que o imóvel se encontra, correndo o risco de desabar, conforme afirma o advogado Evaristo Kuhnen, que representa o proprietário do casarão.
Estrutura do casarão fica ao lado do Museu de Hábitos e Costumes.(Foto: Patrick Rodrigues)

– Todos os dias corre o risco daquilo cair, estamos pedindo que o judiciário acelere este processo o mais rápido possível. Buscamos além da anulação do tombamento, uma indenização de reparação pelo tombamento. Já apresentamos laudos, que apontam que o imóvel é irrestaurável, mas o juiz não aceitou – diz Kuhnen.
Quem passa pelo Centro Histórico de Blumenau percebe o estado de abandono da propriedade, as paredes danificadas, rachaduras, o telhado prestes a ceder e a pintura descascada denotam o estado crítico. Uma realidade que poderia ser evitada com uma conciliação entre as partes envolvidas.
– Chegamos numa situação, que o estado do imóvel é deplorável, com problemas inúmeros. Além disso, causando problemas aos vizinhos. A FCC por diversos momentos notificou o proprietário para fazer conversação e restauro, mas sem êxito. Temos uma situação que se arrasta por anos, o tombamento apesar de impor algumas limitações ao proprietário, não determina o engessamento do terreno ou edificação – argumenta Diego Fermo, gerente de patrimônio da FCC.
O presidente da Fundação Cultura de Blumenau, Rodrigo Ramos diz que desde 2006 a fundação vem solicitando a reforma, mas até o momento nada foi feito.
Técnicos da Defesa Civil vistoriaram o museu na última semana.(Foto: Patrick Rodrigues)
– O município nunca foi omisso, sempre alertamos sobre a situação. O nosso problema é o excesso de infiltração que corre pro nosso prédio, uma estrutura de madeira, que também está apodrecendo. Daqui a pouco teremos que avaliar se vamos interditar. A todo instante corremos um risco iminente de ocorrer um problema mais sério – alerta.
Outro imóvel que é vizinho do casarão abriga a Câmara de Vereadores de Blumenau. Segundo a empresa Ibiza administradora de bens, responsável pelo prédio, o local não tem sido muito afetado pelas condições de abandono do imóvel ao lado, pois em 2011 uma reforma reforçou a parede que fica colada a propriedade, justamente para evitar problemas com infiltração. Mas admite preocupação com o futuro do local.
– Antes da reforma tínhamos problema com a infiltração, hoje não temos mais, mas é claro que afeta a cidade como um todo, desvalorizando a região. Além disso, não sabemos quais as consequências para o imóvel, caso o casarão venha a cair – diz Amanda Sartorti, advogada da empresa.

Defesa Civil avalia situação

Pela segunda vez, a Fundação Cultural acionou a Defesa Civil do município para avaliar os estragos causados pelo mau estado de conservação do casarão ao lado do Museu de Hábitos e Costumes. Segundo o presidente da fundação, Rodrigo Ramos, com o laudo será possível tomar as medidas cabíveis.
– Com a avaliação da estrutura do prédio, vamos ver se será necessário interditar ou evacuar o local. Se for constato que foi um problema causado pelo casarão também teremos que acionar a justiça – afirma.
Na última sexta-feira, a Defesa Civil, juntamente com o Corpo de Bombeiros estiveram no Museu de Hábitos e Costumes, na visita não foi possível extrair as informações necessárias para uma avaliação concreta.
No local, os técnicos decidiram que será necessário solicitar acesso ao casarão, para poder mensurar a influência do estado da propriedade no prédio que abriga o museu. No prazo de 10 dias, uma solicitação será enviada para os representantes da propriedade, com o intuito de dar andamento na vistoria."
A pressão para demolir - e o descaso com o futuro desta edificação pertencente ao patrimônio histórico do Stadtplatz da Colônia Blumenau - Centro Histórico do Vale do Itajaí. Capítulo escrito dentro de uma matéria publicada no NSC Notícias - 2018.
Casarão Sachtleben - Fevereiro de 2015.


Fevereiro de 2015.
Placa que caracterizava o Casarão Sachtleben, um tipologia do patrimônio Histórico do Vale do Itajaá - na época Colônia Blumenau.




Casarão Sachtleben - Fevereiro de 2015.




Marcas da história no reboco.



Aconteceu... 
Casarão Sachtleben - seu interior foi demolido na segunda semana de fevereiro de 2020, deixando somente a fachada. Material da parte demolida foi oferecido em sites especializados para ser comercializado.



Agosto de 2021.


Agosto de 2021.
Leituras Complementares:
Clicar sobre títulos
  1. Museu de Hábitos e Costumes de Blumenau - Momentos de sua inauguração
  2. Centro histórico de Blumenau - Stadtplatz - Ontem e Hoje
  3. Urbanismo - Nova Ponte no Centro Histórico de Blumenau?
  4. Engenheiro Joaquim Breves Filho - Diretor da EFSC e sua residência
  5. Casa Salinger - Blumenau SC - Sul do Brasil
  6. Kulturverein - Die Colonie Blumenau
  7. Museu da Família Colonial
  8. Construção sobre Antigo Porto Fluvial em Blumenau ...
  9. Os Primeiros Caminhos no Vale do Itajaí e do interior
  10. A Prainha...Praça Juscelino Kubitschek de Oliveir...
  11. Primeiro Núcleo Urbano de Blumenau - Stadtplatz
  12. As embarcações no Rio Itajaí Açú - Blumenau
  13. Blumenau - do Stadtplatz ao Enxaimel
  14. Rua das Palmeiras e o Museu da Família Colonial
  15. Museu de Hábitos e Costumes - Momentos de sua inauguração
Dia 19 de fevereiro de 2020. Só a casca da fachada.
Alguém, olhando a postagem - enviou-nos no mesmo momento.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário