Lançamento do Livro "Oktoberfest 40 anos - palco de um despertar cultural" na abertura da 5ª Temporada de Exposições de 2025 - No MAB - Blumenau
Artistas expositoras de Porto Alegre.
O Museu de Arte de Blumenau (MAB) abriu, na noite de quinta-feira, dia 6 de novembro, a quinta e última temporada de exposições do ano. A edição reúne trabalhos de artistas de Santa Catarina, São Paulo, Goiás e Rio Grande do Sul, incluindo um conjunto de artistas de Porto Alegre.
A programação da noite, além da apresentação do livro "Oktoberfest Blumenau 40 Anos – Palco de um Despertar Cultural", teve conversa com os artistas, apresentação das salas e uma apresentação com a Banda Municipal de Blumenau, que não tocou uma única música ensaiada na época de seu fundador, Franz Baumgart, mesmo contando com visitantes de outros estados em uma cidade pertencente a uma região que "desperta" a cultura dos pioneiros. Na noite também acontecia o lançamento do livro que conta a história (lembrando o nacionalismo) e que celebra os 40 anos da Oktoberfest Blumenau. A Banda Municipal de Blumenau é uma das inúmeras bandas que se apresentam no palco da Oktoberfest Blumenau e o faz com o codinome deStadtkapelle.
Ensaio da Banda Municipal de Blumenau, fundada por Franz Baumgart em 1962. Rikobert Döring está na extrema direita do grupo.
Banda Municipal de Blumenau na noite de abertura da 5ª Temporada de Exposições de 2025.
A exposição estará aberta aos interessados até 30 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h.
Vídeo
A performance "Coração Rasgado", interpretada pela artista visual Rosane Moraes, enriqueceu a noite cultural ao comunicar como a arte, sendo um espaço de escuta e reconstrução, interfere e se comunica naquele mesmo espaço e nas pessoas.
O museu encerrou o ciclo de temporadas de 2025 com brilho e sensibilidade. O público acompanhou com entusiasmo a apresentação dos artistas expositores e esteve atento ao livro lançado, cujos temas são muito atuais e nós registramos para a história.
Obras em exposição e seus locais:
Sala Roy Kellermann - Feminismo: corpo, alma e espírito, com curadoria de Ana Zavadil e obras de 31 artistas do Rio Grande do Sul.
Ala Pedro Dantas - Desarmonia em descompasso, de Leandro Celestino e Aceitação ao caos, de Ise Claúdio, ambos de São Paulo.
Sala Elke Hering - Até agora: os caminhos me trouxeram até aqui, de Luiza Caldari, de Santa Catarina.
Galeria Municipal de Arte - Movimento da Luz, gestualidades de Alceu Bett, de Santa Catarina.
Galeria do Papel - Sons, de Rossana Jardim, de Goiás.
As imagens comunicam...
Artistas de Porto Alegre.
Artistas de São Paulo.
Mia Avila.
Mia Avila.
Assessor de comunicação Secretaria de Cultural e Relações internacionais: Sérgio Antonello.
Noemi Kellermann.
Marlete Irani Borba - poetiza.
Marlete Irani Borba - poetiza.
Roberto e Jorge Wittmann.
Agradecemos a Luciele Beatriz Kessler, que gentilmente fez alguns registros fotográficos importantes para esta composição de imagens.
Também agradecemos ao Museu de Arte de Blumenau - MAB, à Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais e, especialmente, a Mia Avila, pelo ponte construída para estar nesse espaço e momento.
Arte e cultura na cidade de Blumenau.
Um registro para a História.
Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário