terça-feira, 21 de setembro de 2021

O Documentário da Vida e Obra de Hans Broos - Estréia Oficial em Bratislava Outubro de 2021 - Documentário Architekt Drsnej Poetiky - Arquiteto da Poética Bruta

No ano que completou 10 anos da partida do arquiteto Hans Broos e 100 anos de seu nascimento, o documentário sobre sua obra e vida foi apresentado às pessoas pela primeira vez -  ano de 2021.
O documentário é Architekt Drsnej Poetiky - em português: Arquiteto da Poética Bruta, foi filmado na Eslováquia, na Alemanha e no Brasil. 
Aconteceu uma primeira estréia em 15 de setembro, às 17:00h. no festival de cinema Cinematik, em Piešťany. De acordo com o diretor do documentário Ladislav Kaboš, foi um sucesso e despertou um bom debate após o término da exibição do mesmo, com uma boa a participação dos presentes.
Sua estréia oficial acontecerá dia 5 de outubro de 2021, na cidade de Bratislava. Até neste momento o documentário dirigido por Ladislav Kaboš, sobre a vida e obra de Hans Broos, já foi selecionado para os festivais: Rotterdam, Nova York, Festival Internacional de Cinema de Arquitetura, AFFR, Festival of Architecture and Design, ADFF, New York, Washington e Toronto.
Quando escrevemos a história de Hans Broos  imediatamente após a sua morte, ocorrida em um ancionato de Blumenau, em 2011, achávamos que sua obra seria esquecida. 
O Diretor do documentário Ladislav Kaboš, enviou-nos a seguinte mensagem:
"Querida Angelina!
Foi fantástico. Tivemos uma longa discussão com o público.
Gostaríamos de exibir o filme no Brasil no ano que vem, quando haverá uma situação pandêmica favorável. Temos a estreia oficial no dia 5 de outubro de 2021 em Bratislava. O filme foi selecionado para competição em dois festivais - em Rotterdam e Nova York. Estamos em contato. Acredito que nos encontraremos no Brasil.
Como isso tudo começou?
Com  Hans Broos em sua casa no Bairro de Boa Vista - Blumenau SC
arquiteto de família alemã, nascido na atual Eslováquia,  atuou profissionalmente, de maneira brilhante, em solo brasileiro, produzindo uma obra memorável com inúmeros seguidores e foi um dos nomes da arquitetura brutalista, no país. 
Viveu boa parte de sua vida em Blumenau, nas Missões, Rio de Janeiro e em São Paulo. Faleceu em 23 de agosto de 2011, na cidade de Blumenau e o conhecemos muito bem, no último ano de sua vida, quando esteve muito só e  doente. 
Faleceu em um ancionato de Blumenau e em seu velório, antes de ser cremado, estavam presentes - 6 pessoas além de nós. Foi um dia muito chuvoso. 
Postagem feita no dia 26 de agosto de 2011 no Blog do C.C. 25 de
Julho de Blumenau.
Em respeito à memória deste mestre e temendo que ele fosse esquecido, resolvemos contar a sua história no Blog. 
Três dias depois de sua partida, escrevemos sua história, que foi sendo ampliada paulatinamente, em 26 de agosto de 2011 e publicamos no Blog do C.C. 25 de Julho de Blumenau - espaço que dirigíamos e alimentávamos na época. Depois, tendo o nosso próprio Blog, republicamos a história do arquiteto nesse Blog, ampliada e atualizada, em  18 de outubro de 2013. 

Para acessá-la - clicar emHans Broos

Em 1° de dezembro de 2016, recebemos a seguinte correspondência eletrônica da eslovaca Zuzana Bielikova:
"Boa tarde Angelina,Tudo bom? O meu nome e Zuzana Bielikova e sou da Eslovaquia. Nasci lá, e dois anos atrás mudei para Brasil onde agora vivo com o meu marido. 
Eu me formei na área de cinema e agora estou colaborando como  Diretor eslovaco Ladislav Kaboš que esta fazendo um Documentário sobre Hans Broos. Ele achou o seu blog onde você escreve muito sobre a comunidade da Alemanha no Brasil e fala também, sobre Hans Broos. Pois queremos preguntar se você gostaria de colaborar e participar no filme documentário sobre ele. Estou disposta a ajudar, se você teria qualquer duvida. Obrigada. 
AtenciosamenteZuzana Bielikova"
Ladislav Kaboš
Em maio de 2017, nos encontramos com a equipe do Diretor Ladislav Kaboš, Darina Smrzová e Zuzana Bielikov, em Blumenau para as primeiras filmagens. Listamos os locais das obras de Hans Broos na cidade e também o local de sua última morada - no bairro Boa Vista.
O diretor eslovaco Ladislav Kaboš, nasceu na mesma região de Hans Broos – Presov – atual território da Eslováquia,  no dia 16 de junho de 1953. Sua formação aconteceu na cidade de Praga, onde trabalha atualmente, produzindo documentários de personalidades históricas  e também relacionados a arte, especialmente música e Arquitetura. Lembramos que foi na cidade de Praga que o arquiteto Hans Broos iniciou seus estudos de Arquitetura e os quais foram interrompidos com o início da 2° Guerra Mundial.
Com Zuzana Bielikov, Darina Smrzová, Ladislav Kaboš - Cia Hering.
Dois anos após o primeiro encontro da primeira parte da filmagem, a equipe retornou ao Brasil para terminar o Documentário "Architekt Drsnej Poetiky" "Arquiteto da Poética Bruta". Estivemos com a equipe de filmagens sob a coordenação do Diretor eslovaco Ladislav Kaboš, por três dias, para as últimas filmagens, das últimas imagens, em: São Paulo (capital e interior), FlorianópolisBlumenau
Apresentaremos de maneira resumida o Making-of dos anos de 20172019. Apresentaremos os momentos de filmagens em Florianópolis, parte do que aconteceu no Morro das Pedras e na Praia da Armação, somente em 2019. Também registramos cenas na cidade de Blumenau nos dois momentos de trabalho, as quais acompanhamos a equipe de produção.

A Ficha Técnica do Documentário
Título: O Arquiteto da Poética Bruta  - Architekt Drsnej Poetiky
Equipe Técnica
Filmagem: 70 min
Mestre: DCP 2K - áudio original eslovaco / 5.1, Blu ray, DVD, MP4
Acessibilidade: a partir dos 12 anos
Gênero: Documentário
Diretor e roteiro: Ladislav Kaboš
Dramaturgia: Martin Peterich, Dagmar Ditrichová, Svatava Maria Kabošová
Diretor de fotografia: Martin Šec │Strih: Michal Kondrla, Darina Smržová
Música: Vladimír João Martinka 
Som: Bohumil Martiná, Eperties: Imrichos Serraglio 
Produtor: Darina Smržová
Co-produtores: Tibor Horváth, Michael Kaboš, Pedro Rosa
Produtor: EDIT Studio, Eslováquia
Co-produtores: RTVS Rádio e Televisão da Eslováquia, KABOS Film & Media, República Tcheca, EMBAÚBA Produções, Brasil
Tradutoras:
Dana Stopkova,
Zuzana Bielikov. 
Atores:
Hans Broos: Imrich Boréros
Hans Broos Jr.: Joo Antonio Carvalho Seraglio
Jenny Abel
Bernardo Brasil Bielschowsky
Karine Daufenbach
Orlando Maretti
Cristiano Mascaro
Angelina Wittmann
Parte da Equipe em 9 de maio de 2019 na praia da Armação - Florianópolis SC.
Making-of - Ano de 2017
A equipe passou praticamente todo o dia 16 de maio de 2017 na Cia Hering.
No período da manhã do dia 17, a equipe visitou outras obras de Hans Broos, entre elas, a Igreja Luterana de Itoupava Seca, onde, igualmente os acompanhamos. 

Cia Hering





Hans Prayon e a Equipe eslovaca.










Refeitório - cujo teto é o jardim suspenso de Burle Marx e o local aonde a equipe almoçou.























Jardim suspenso - projeto assinado pelo paisagista Burle Marx - teto de alguns ambientes entre eles - o refeitório.




João Maria Schissel.

























Vídeo






















Igreja Luterana Itoupava Seca




























Casa Hans Broos  - Blumenau

Localizada às margens do Rio Itajaí Açu e tem privilegiada vista para o rio e para a cidade.
Mapa que fizemos no ano de 2010 para as pessoas que desejavam visitá-lo










Vista da sacada de seu quarto - Pontos focais da cidade: Ponte, catedral, "castelinho". A "aberração" à esquerda não existia, na época que frequentava sua casa. Sua construção foi aprovado na última gestão da administração pública de Blumenau.
Vista da sacada de seu quarto - Pontos focais da cidade: Ponte, catedral, "castelinho". A "aberração" à esquerda não existia, na época que frequentava sua casa. Sua construção foi aprovado na última gestão da administração pública de Blumenau.
Vista Panorâmica de Blumenau


Encerramento do dia 17 de maio de 2017
Neste encerramento ficou confirmado que a equipe retornaria ao Brasil - Blumenau e outras duas ou três cidades do país, em 2018 - para terminar a coleta de materiais e informações, para então, lançar o Documentário da obra e vida do arquiteto Hans Broos no mês de dezembro de 2018, o que não aconteceu. O material era muito vasto e retornaram em junho de 2019, 2 anos depois.

Making-of - Ano de 2019
Momentos no Morro das Pedras e na Praia da Armação
Vista do morro das Pedras em direção da Praia da Armação - Florianópolis SC.


O diretor e o ator eslovaco  que representou o arquiteto Hans Broos, Imrich Boréros.

























Ladislav Kaboš.


















Ator eslovaco Imrich Boréros.



































Molhou o sapato e a meia...
















Vídeo
Loli Menezes.


Produção: Pedro Rosa e Loli Menezes.


Com o ator eslovaco que interpretou Hans Broos: Imrich Boréros.


Participamos desta parte das filmagens diretamente com o ator que representou Hans Broos: Imrich Boréros, na Praia da Armação - Florianópolis SC.











































































Com o diretor e ator eslovacos: Ladislav Kaboš e  Imrich Boréros
respectivamente. Armação - Florianópolis SC.

Companhia Hering - Blumenau SC


Documentário somente foi terminado em 2020 por conta do imprevisto internacional - pandemia causada pelo Covid 19.
Na visita de Cia Hering 2019, a equipe de filmagens brasileira e eslovaca foi recebi da pelo Engenheiro João Ademir Berthold, que acompanhou a execução de algumas obras de Hans Broos e o Engenheiro de manutenção da Cia Hering - Ewerson  Lombardi.
Dia 14 de Junho - Cia Hering Matriz
O Engenheiro João Berthold recebendo a equipe de filmagem.
Diretor Documentário: Ladislav Kaboš.




















Técnico responsável pelas filmagens com o drone.










A arquitetura era a moldura da paisagem natural - brutalismo era domado visualmente.










Seguindo até o jardim suspenso sobre o Edifício administrativo - projeto de Burle Marx.














Dia 14 de Junho - Cia Hering - Filial Omino - Blumenau



















Trailer Architekt Drsnej Poetiky

Repetimos -  Sua estréia oficial acontecerá dia 5 de outubro de 2021, na cidade de Bratislava. Até neste momento o documentário dirigido por Ladislav Kaboš, sobre a vida e obra de Hans Broos, já foi selecionado para dois festivais: Rotterdam e Nova York. 
Clicar sobre: 
Nosso depoimento para esse lançamento...
Em breve - Trailer...

Estreia de distribuição na República Eslovaca: 10/07/2021
Filmagem: 70 min
Mestre: DCP 2K - áudio original eslovaco / 5.1, Blu ray, DVD, MP4
Acessibilidade: a partir dos 12 anos
Gênero: Documentário
Diretor e roteiro: Ladislav Kaboš
Dramaturgia: Martin Peterich, Dagmar Ditrichová, Svatava Maria Kabošová
Diretor de fotografia: Martin Šec │Strih: Michal Kondrla, Darina Smržová
Música: Vladimír João Martinka 
Som: Bohumil Martiná, Eperties: Imrichos Serraglio 
Produtor: Darina Smržová
Co-produtores: Tibor Horváth, Michael Kaboš, Pedro Rosa
Produtor: EDIT Studio, Eslováquia
Co-produtores: RTVS Rádio e Televisão da Eslováquia, KABOS Film & Media, República Tcheca, EMBAÚBA Produções, Brasil
© 2021

Leituras Complementares - Clicar sobre título:


Senhor Hans Broos deve estar feliz!
Ele vive na sua obra e agora, também no Documentário.
Registrado para a História!!




































Nenhum comentário:

Postar um comentário