quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Egon Arnoni Schaeffer e o Trio Montecarlo - Música Alemã

Trio Montecarlo, fundado no início da década de 1960.

Com a notícia do falecimento do "último Trio Montecarlo" em 25 de novembro de 2025, o legado deixado para a música do Sul do Brasil e outras regiões se torna ainda mais evidente.
Com isso, é impossível não lembrar da história do Trio Montecarlo fundado por Egon Arnoni Schaeffer, que foi o líder e criador do grupo. Em tempos de internet, tínhamos amizade com Egon Arnoni Schaeffer por mais de uma década, sem nunca termos tido um encontro presencial. Com isso, conhecemos sua grande contribuição para a música alemã no sul do Brasil e a história do Trio Montecarlo, trio original de grande sucesso, conhecido como o "pequeno coral" do Brasil, formado por:
  • Egon Arnoni Schaeffer (Líder e Fundador)
  • Arno Adalberto Bohn
  • Kurt Jorge Dutzig
O Trio Montecarlo original, do Vale do Caí (RS), marcou época com suas harmonizações vocais e por popularizar canções com forte influência da cultura alemã no Brasil.

Trio Montecarlo
Quando ouvimos falar pela primeira vez do Trio Montecarlo, em outubro de 2013, participávamos do ensaio do Coro Martin Luther da Igreja Luterana Martin Luther de Itoupava Seca. À época, surgiu o assunto sobre o grupo musical. Alguns dos coralistas lembraram do grande sucesso deste na década de 1960. Outros lembraram que seus "Opas" e "Omas" ouviam seus LPs.
Ficamos curiosos e buscamos mais sobre o "pequeno coral" do Brasil, como era conhecido.
O Trio Montecarlo foi um grupo musical de muito sucesso do Vale do Caí, Rio Grande do Sul, embora muitos imaginem que fosse de Novo Hamburgo. O grupo alcançou sucesso nacional e internacional, gravando dezenas de LPs e vendendo mais de um milhão de discos. O Sul do Brasil era o reduto de seu público, principalmente nas cidades onde se falava o idioma alemão dentro das famílias.
Os três cantores do grupo -  Arno Adalberto Bohn, Kurt Jorge Dutzig e Egon Arnoni Schaeffer - eram descendentes dos imigrantes alemães de Montenegro e Porto Alegre (RS). Falavam e cantavam fluentemente no idioma alemão. Também cantavam no idioma espanhol. Tão grande era o sucesso que, na década de 1970, alguns de seus LPs foram relançados e, nos dias atuais, foram regravados em CD, alguns de seus trabalhos. Egon Arnoni, gentilmente nos encaminhou alguns destes trabalhos.

Nunca morei em Novo Hamburgo e ressalto esse fato porque muitos acham que Trio Montecarlo é daquela cidade, e afirmo sem querer me jactar "Se eu não tivesse perseguido com ambição o sonho alimentado desde a infância, o conjunto jamais teria existido... O Vale do Cai engloba 20 municípios dos quais Montenegro é o principal. Os mesmos parâmetros do Vale do Itajaí onde Blumenau é o destaque. " Egon Schaeffer  - 2013 - Via correspondência eletrônica

O "pequeno coral" cantava com e por prazer. Seus cantores tinham atividades profissionais paralelas à música: na época áurea, Arno Adalberto Bohn era técnico em eletrônica, pioneiro em órgãos eletrônicos no Sul do Brasil e industrial; Egon Arnoni Schaeffer era farmacêutico bioquímico; e Kurt Jorge Dutzig era funcionário federal.
Os três amigos viviam muitos momentos musicais juntos durante os compromissos do Trio Montecarlo, apesar de suas formações profissionais diferentes. Em comum, unia-os a cultura dos antepassados a partir da educação musical, com a qual tinham contato desde muito cedo no seio familiar.


Em outro momento, o fundador do grupo Egon Arnoni Schaeffer, comentou um pouco sobre o início do Trio Montecarlo, via uma correspondência eletrônica enviada no dia 26 de novembro de 2013. De acordo com Egon Arnoni, antes de surgir o trio, existiu outros dois trios.
O Trio Montecarlo fez sucesso entre os blumenauenses durante as décadas de 1960 e 1970. Por conta disso, investigamos um pouco sobre sua história em 2013 e recebemos mais informações de Herr Schaeffer, via correspondência eletrônica.

Boa noite Sra. Angelina Wittmann! 
É gratificante ser lembrado justo na proximidade do Natal, e sentir no âmago a sensação de estar sendo presenteado, ao imaginar a bela harmonia do Coro Martin Luther na Igreja Luterana de Altona. Reportei-me ao passado, quando no palco do Cine Busch, o Trio Montecarlo se apresentou colhendo os aplausos da simpática comunidade de Blumenau em junho de 1964. s... Egon A. Schaeffer, novembro de 2013.

Cine Busch - Blumenau, onde tocou o Trio Montecarlo.

Comentário - Egon  Arnoni Schaeffer faleceu na "proximidade do natal", data especial para o músico.
Trio Farroupilha.

"Fazendo referência ao terceto, devo lembrar que houve a participação marcante de um inesquecível amigo chamado Paulo José Krischke. Sta. Maria 1955, profundo conhecedor de música, cantor, aprendeu violão em quatro meses e com esses pendores unido à Ulisses Bahy Soriano e Egon A.Schaeffer formou-se o Trio Santamariense tornando-se o futuro Trio Farroupilha, alcançando sucesso nacional através de shows e audições radiofônicas. Arno A. Schaeffer. Entende-se assim que o Trio Montecarlo alcançou o mundo através de uma soma de experiências."  Egon A. Schaeffer, novembro de 2013.

Por algum tempo, o Trio Montecarlo teve a companhia de João Wolf e de Claudio Alves de Souza, em alguns trabalhos do grupo.
Trio Montecarlo - 1961.
Dois de seus inúmeros discos fizeram sucesso na Alemanha. Um desses trabalhos, regravado em CD, cuja capa traz a foto de um antigo castelo em ruínas da Alemanha. O nome do CD, traduzido, é Trio Montecarlo na Alemanha.
Os três músicos do trio pretendiam fazer uma excursão pela Alemanha, mas não foi possível, pois não houve acerto financeiro e sincronia de agenda.
Em 1984, Arno visitou a Alemanha pela primeira vez, e Kurt, em 1985, para visitar sua filha, que residia lá desde que se casou com um jovem alemão.
De acordo com palavras de Egon, enviadas via correspondência eletrônica no dia 3 de dezembro de 2013: em 2007, ele visitou o Distrito de Montenegro, onde nasceu seu amigo e parceiro no Trio Montecarlo, Arno A. Bohn. Reencontrou muitos amigos comuns e, em meio a muitas conversas, lembraram da fábrica de harmônios de tubos da família Bohn. Foi neste Distrito que surgiu a ideia de selecionar algumas canções e gravar em CD. A empresa GLK Studio de Novo Hamburgo fez o CD N°1. Egon Schaeffer teve um papel importante para que os trabalhos gravados em LPs fossem regravados em CDs.
Egon resgatou a História do trio e também contribuiu com um artigo que publicamos no Blog em 2013, através do envio de imagens e textos. Sendo o único membro do Trio Montecarlo vivo, ele quis prestar uma homenagem à memória dos dois companheiros que partiram antes, resgatando parte da obra em CD e, com isso, a memória do Trio Montecarlo, fazendo o antigo sucesso ressurgir.
Trio Montecarlo - Kurt, Arno e Egon.
Egon Arnoni Schaeffer compartilhou que lançou a coleção de CDs com a intenção de perpetuar a memória dos dois amigos, revivendo-os através de suas vozes, para que todos possam se embalar com a delicada harmonia de vozes do trio. Um registro para a história - nesse momento dos três cantores.
Algumas canções gravadas pelo Trio Montecarlo

Observamos que o arranjo das músicas interpretadas pelo trio era muito original, construindo uma identidade própria por meio de uma releitura musical local e regional. Geralmente, eram sucessos consagrados na Alemanha e também músicas folclóricas, sem descaracterizar a melodia original. Também é fácil perceber como eles aproveitavam bem o timbre das três vozes distintas. Eram conhecidos como "o pequeno coral".









Fotografia de uma das apresentações do Coro Masculino Liederkranz de Blumenau, ilustrando o trabalho de Egon  Arnoni Schaeffer, ao organizar o legado do trio.


O canal do YouTube de Egon Arnoni Schaeffer é o local onde ele compartilhou a obra do Trio Montecarlo. O canal possui dezenas de canções com as vozes dos três amigos e, graças à organização dele, esta obra pode ser facilmente acessada, mantendo-os vivos através do seu legado e garantindo-nos o acesso a parte de sua obra.
Kurt Jorge Dutzig

Kurt nasceu em 1932 na cidade de Porto Alegre. Estudou no Colégio Anchieta. Faleceu em 1991. 
Foi cantor, compositor e violão ritmo.

Arno Adalberto Bohn

Arno nasceu em 1929 na cidade de Montenegro, RS, na comunidade de Pereci Novo. Era filho de João Edmundo Bohn, um fabricante de órgãos de tubo. A indústria do pai durou cinco anos, sendo destruída por um incêndio no início da década de 1930. Faleceu em 1990. Foi homenageado: seu nome batiza uma rua e uma praça de Novo Hamburgo.
Era cantor, adaptador e ritmista.
Órgão fabricado por Arno Adalberto Bohn.

Egon Arnoni Schaeffer

 Wilma Schaeffer com o filho.
Egon  Arnoni Schaeffer foi o líder e o criador do Trio Montecarlo. Nasceu na cidade de São João de Montenegro, segundo a denominação do próprio, em 10 de setembro de 1932. Seu pai, Edmundo Albino Schaeffer era produtor rural. Na década de 1940, estudou no Colégio Sinodal Luterano e no Colégio Marista, em São Leopoldo. Depois cursou a faculdade de Farmácia em Santa Maria e Porto Alegre. Sua mãe foi Wilma (Walter) Schaeffer. 
Mãe de Egon, no dia de seu casamento.
Pai de Egon, Edmundo Albino Schaeffer, com 18 anos.
Imagem meiga e singela, delicada de noiva vestida. Não é capa de revista especialista em moda, mas é um incomparável modelo de beleza, nobreza do sentimento do filho que lhe presta homenagem no momento que em outro plano revive outras alegrias nas magias de um novo astral. O nome terrestre não importa, é um arranjo. Aqui foi mãe, lá é anjo. Egon  Arnoni Schaeffer - outubro de 2014.
Os pais de Egon Arnoni Schaeffer, Edmundo Albino Schaeffer e Wilma Walter  casaram-se em 15 de abril de 1931, na cidade de Montenegro RS. Ela era filha dos imigrantes alemães Christiano Walter e Maria Walter e ele de  Leopold Schaeffer e Luiz Schaeffer.
O nome correto é Schäffer (com umlaut, a forma original alemã) ou Schaeffer (a transliteração mais comum e aceita em português, que substitui o 'ä' por 'ae').
A grafia Schaffer (somente com 'a') é a forma incorreta, sendo um erro de transcrição que, infelizmente, ocorre com frequência.
Confirmamos, portanto, que a grafia utilizada na revisão final de sua narrativa é a correta: Egon Arnoni Schaeffer.
Jovens em um Ford T, em 1928 na frente do Salão do avô materno de Egon Arnoni Schaefer. Todos solteiros.



Primeira Comunhão no Colégio Marista.

Mãe e filho.
O Colégio Marista em São Leopoldo é uma instituição de ensino que faz parte da Rede Marista, uma organização com mais de 200 anos de história, fundada a partir dos princípios do legado de São Marcelino Champagnat. A escola oferece uma proposta pedagógica que integra valores humanos e cristãos, visando uma formação integral (emocional, intelectual, espiritual e social) para seus alunos. 



Desde muito jovem, mostrou inclinação para a música. Autodidata, aprendeu a tocar violão sozinho. Mais tarde, familiarizou-se com vários outros instrumentos musicais.
Antes de participar do Trio Montecarlo, fundado por ele, fundou também o grupo musical Trio Farroupilha, na década de 1950, que fez muito sucesso nos programas de rádio.
Egon Arnoni Schaeffer residiu com sua família em São João de Montenegro, RS, até seus últimos momentos de vida. Além da música, ele também foi autor de alguns livros e foi considerado personalidade literária do ano pelo jornal O Progresso. Trabalhou como farmacêutico responsável (farmacêutico bioquímico) até 18 de agosto de 2014.
Fez parte da primeira turma de pilotos formados pelo Aeroclube de Santo Ângelo.
Foi cantor, compositor e solista de violão, guitarra e outros instrumentos. Também foi professor de violão no conservatório municipal durante dez anos. Desconhecemos mais detalhes de sua vida privada e familiar. Que sua esposa Isolete encontre amparo e sabedoria. 
Egon Arnoni Schaeffer continua vivo em sua obra, que soube tão bem organizar e deixar seu legado para as futuras gerações. Efetuou, como ninguém, registros para a história.
Um registro para a História.
 
Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
Angewitt  (You Tube) 
AngelinaWittmann  (Facebook)








Nenhum comentário:

Postar um comentário