Biografia - Wilson Schaabe

A História de um músico – Wilson Schaade

  

Sr. Wilson Schaade  é um nomes constante e frequente nos grupos culturais da cidade de Blumenau e região. Toca e participa de alguns grupos e Bandas.

Resolvemos conhecer um pouco mais sobre a vida deste músico, quase onipresente nas muitas atividades culturais, juntamente com sua família: esposa – Sra. Anita Schaade; Sra. Lidiane M. Schaade; Genro – David Simas e neta – Stephanie Lopes.
Sr. Wilson Schaade e Sra. Anita Schaade
 Atividades culturais no C.C. 25 de Julho:


  • acompanha, através de sua música, as danças do  Grupo folclórico Blumenauer Volkstanzgruppe;
  • participa do grupomusical – o Grupo musical Die Tanzelmusi;
  • é integrante do Coro Masculino Liederkranz somando sua voz ao grupo de vozes masculinas do coro e quando é necessário se faz presente com seu acordeon;
  • participa da Banda Os Vilanenses;
  • integrante do Grupo musical Die Tanzelmusi.





Sr. Wilson Schaade tocando na 
"Churrascada entre amigos" -   07 setembro de 2010

Sr. Wilson Schaade com músico da banda de Rödelsee 
Oktoberkafee -  2010
Estivemos na cidade da família do Sr. Wilson Schaade e foi o momento para conhecermos um pouco mais sobre o músico e sua vida.
Sr. Wilson Schaade nasceu no alto Vale do Itajaí em 1952  - no trajeto ferroviário da Estrada de Ferro Santa Catarina -  na cidade de Trombudo Central
Trombudo Central - 2009
Ele, como quase todos os primeiros imigrantes da região do Vale do Itajaí e seus primeiros descendentes nascidos na região, trabalhou na terra.
Foi agricultor até a idade de 28 anosA música sempre esteve presente em sua vida.
Em Agrolândia, cidade para a qual se mudou com a família em 1958, tocava harmônica com 15 anos de idade
Agrolândia Antiga


Clicar para ampliar
Sr. Gerhard Schaad
Observando o filho, Sr. Gerhard Schaade, seu pai lhe presenteia com um acordeon no ano seguinte, quando o jovem Wilson Schaade tinha, então, 16 anos de idade.
Em 1969, com 17 anos, Sr. Wilson Schaade tocou pela primeira vez em público, no baile do clube Floresta de Agrolândia. Tocou com a banda The To Shines, formada por 9 músicos que mais tarde, ficou conhecida como  Os Meteoros.
Primeiro Baile da Banda Os Meteoros - Clube Floresta - Agrolândia
Dia 25 de Outubro de 1969
  Junto com Os Meteoros, gravou o primeiro LP com a banda.
LP com o s Meteoros
Tocou na banda  Os Meteoros até 1979, onde sua última apresentação com o grupo foi na cidade de Timbó no baile de Fim de Ano.
Em 1980 o Sr. Schaade e sua família se mudaram para Blumenau. Trabalhou na empresa da Teka até se aposentar, mas nunca deixou praticar a música.
Em 1981, aceitou o convite da banda Cruzeiro de Blumenau e com a banda, tocou nos estados de: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul com mais freqüência. Com a banda Cruzeiro gravou 3 LP´s e um CD. Permaneceu junto com a banda cruzeiro até o ano de 2000. 
Banda Cruzeiro
 A partir do ano de 2000, tocava com a banda Estrela do Vale que ficou conhecida no ano seguinte como Oktobertanzkapelle – banda do ex Presidente do C.C. 25 de Julho Blumenau e um dos idealizadores e integrante da Organização das primeiras Oktoberfest, posteriormente seu Embaixador – Sr. Harold Letzsow. Sr. Schaade, tocou por 5 anos nesta banda, nas mais variadas cidades, desde: Brasília, São Paulo, Salvador... 
Estrela do Vale

Oktobertanzkapelle
 Ainda em  2001, o Sr. Wilson Schaade começou como músico do Blumenauer Volkstanzgruppe, junto com o grupo, se apresentando e possibilitando a dança folclórica com música ao vivo a partir de partituras originais da região da Baviera – Alemanha.
Oktoberfest 2010
Como músico de banda, em 2005 até 2007, tocou com a banda Germânia, nos estados de Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro.

Banda Germânia - Em frente ao Museu do Ipiranga - São Paulo
Atualmente toca no grupo Os Vilanenses e no Die Talzelmusi do C.C. 25 de Julho.
Os Vilanenses

Die Tanzelmusi
Atualmente, também é um dos "Velhos Camaradas" - coralista do Coro Masculino Liederkranz.


 

 



Uma vida e um belo exemplo de persistência para a prática da atividade de sua vocação – a música, não importando os percalços. A música, com a qual, o Sr. Schaade constrói pontes e se torna exemplo para a sua família que o acompanha maciçamente nas atividades culturais do C.C. 25 de Julho de Blumenau e com quem comunga as inúmeras amizades conquistadas nesta rica trajetória cultural.
Participamos das comemorações festivas da família Schaade, em Agrolândia - as bodas de Diamante do Sr. Gerhard e Linda Schaade, pais do Sr. Wilson Schaade - em junho de 2011.
Família Schaade - no momento das Bodas de ouro do 
casal Gerhard e Linda Schaade
Bodas de Diamante

Estivemos em Agrolândia, Alto Vale do Itajaí, no dia 12 de junho de 2011, participando das comemorações das bodas de diamante do Sr. Gerhard e Linda Schaade pais do Sr. Schaade.
Clicar para ampliar - Antigo traçado ferroviário da EFSC em verde
Última estação em Agrolândia
O culto religioso da igreja luterana e as festividades das bodas aconteceram na propriedade de um dos familiares com muita emoção de todos, principalmente dos nubentes, pais do Sr. Wilson Schaade.

Algumas imagens   



Irmão e cunhado do Sr. Wilson Schaade

Sra. Linda Schaade e Sr. Gerhard Schaade

Flagrante de um momento feliz




Os músicos Ingo e Rubens em companhia do Sr. Schaade - lindas canções


 






Bandoneon do Sr. Ingo

Ein Prosit!!










Nenhum comentário:

Postar um comentário