Apresentação no Palco do C.C. 25 de Julho de Blumenau |
Historicamente...
Confeitaria e Padaria S. Katz
Imagem: acervo de Carl Heinz Rothbarth |
Tudo começou no carnaval de 1909, há 106 anos, quando um grupo de amigos, amadores do canto, reuniram-se para fundar uma sociedade de canto. Naquela época, era assim que chamavam um grupo de cantores. O primeiro nome que foi batizado era "Club Unter Uns"(Clube entre nós).
Tudo foi formalizado oficialmente em assembléia no dia 26 de maio de 1909, no antigo salão da Confeitaria S. Katz, a qual estava situada na esquina da Rua VX de Novembro com a Alameda Rio Branco. A título de curiosidade, a casa de dois pavimentos da Confeitaria S. Katz deu lugar à Mercearia Kieckbusch, que deu lugar para o estacionamento da Casa Flamingo.
Quem lavrou a ata da primeira reunião - de fundação - do Coro Masculino Liederkranz foi o jornalista, poeta e tradutor - Sr. Rodolfo Damm. Neste momento, foi empossada a primeira diretoria. Esta era composta pelo Presidente - Sr. Ricardo Max Grothe e pelo Secretário - o próprio Sr.Rudolf Damm.
O primeiro regente do Coro Masculino Liederkranz foi o Sr. Carl Flesch. A primeira apresentação do coro aconteceu no dia 5 de junho de 1909 durante um evento organizado pelo mesmo. A segunda apresentação aconteceu no dia 24 de novembro do mesmo ano.
Rua XV de Novembro em 1909 Cenário familiar do primeira formação do Coro Masculino Liederkranz |
Como dado histórico, publicado no texto assinado por Sr. Frederico Kilian na revistaBlumenau em Cadernos, o Coro Masculino Liederkranz fez 11 apresentações em seu primeiro ano de atividades. Sr Kilian também comentou que, em 1916, houve uma tentativa de fundar, conjuntamente, o Coro Feminino, mas não vingou.
O Coro Masculino passou a se chamar Liederkranz que quer dizer Círculo Coral.
Os regentes do Coro Masculino Liederkranz até o período do Maestro Heinz Geyer, no momento que o Coro fez parte da formação da Sociedade Dramática Musical Carlos Gomes, foram:
Sr. Carl Flesch;
Sr. Josef Schwartz;
Sr. Josef Teichmann;
Sr. Ernst Drawin;
Sr. Kurt Boettner e
Sr. Heinz Geyer.
Os Presidentes neste mesmo período foram:
Sr. Ricardo Max Grothe;
Sr. Richard Meyer;
Sr. Luwig Reinhardt e
Sr. Franz Becker.
No ano de 1937, o Coro Masculino Liederkranz, o Grupo Musical Germânia e o Grupo de Teatro Frohsinn, se uniram e fundaram a Sociedade Dramática Musical Carlos Gomes sob a batuta do Maestro Heinz Geyer. Nesta época, sob a regência do maestro, foi criado um grande coro misto, absorvendo o Coro Masculino Liederkranz.
Sede da então formada Sociedade Dramática Musical Carlos Gomes |
Coro Masculino no Natal de 1962 Foto do livro Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau - Sua História 1954 a 2009 |
O Liederkranz, por alguns anos, ficou inserido neste espaço. Vinte e cinco anos após a "apropriação" do Coro Masculino Liederkranz, um grupo de senhores, que já haviam conversando sobre a possibilidade de resgatar o coro, procuraram o C.C. 25 de Julho Blumenau - centro de cultura alemã. Foi oficializada a nova formação do coro e a continuação e retomada de sua história, no centro cultural, através da iniciativa dos senhores: Franz Brack e Emílio Rossmark e como primeiro maestro regente foi empossado o Sr. Eugen Seelbach. No natal de 1962, se apresentaram na pequena sede do C.C. 25 de Julho de Blumenau, situada na Rua Victor Konder.
Sr. Manfred Bubeck |
Até 1987, o regente do Coro Masculino Liederkranz foi o Sr. Manfred Bubeck, quando assumiu o Maestro Sr. Erwin Knäsel.
Em 2002, o Sr. José Carlos Oechsler assume a regência do Coro Masculino Liederkranz.e permanece até os dias atuais, sendo um grande idealizador do "Show dos Velhos Camaradas".
Maestro José Carlos Oechsler |
Maestro José Carlos Oechsler |
Atualmente o Coro Masculino Liederkranz tem um grupo com mais de 30 cantores e tornou-se popular, não somente na cidade de Blumenau, mas além das fronteiras do estado e do país, por sua participação no Oktoberfest de Blumenau. Sua primeira participação no Oktoberfest Blumenau aconteceu no ano de 2010, quando foi premiado como revelação, através do "Show dos Velhos Camaradas" - Alte Kameraden Treff.
Após 6 edições, o "Show do Camaradas" - prossegue sendo uma dos destaques da festa a partir da apresentação do Coro Masculino Liederkranz do C. C. 25 de Julho de Blumenau e acompanhado por músicos convidados.
Camisa usada por muitos no ano de estréia do Show dos Velhos Camaradas no Oktoberfest 2010. Hoje faz parte da história do Coro Liederkranz.
|
Oktoberfest 2013 |
O show trata-se de um musical em um Die Kleine Kneipe - um pequeno bar - onde os amigos cantores - camaradas - fazem um tipo de Stammtisch. Neste encontro, bebem, conversam, jogam e também cantam muito. O espetáculo, foi batizado de "Show dos Velhos Camaradas" - ou Alte Kameraden Treff - que inicia, exatamente quando os amigos entram no "Die Kleine Kneipe" cantando a tradicional canção Alte Kameraden (Canção alemã - escrita pelo Sr. Carl Teike - na cidade de Ulm, por volta de 1889).
Entrada e apresentação da canção Alte Kameraden - Sommerfest 2014
Para saber mais sobre esta canção - clicar sobre:
O Coro Masculino Liederkranz participa, também, da Cerimônia de abertura e encerramento do Oktoberfest Blumenau, desde 2010.
Nova Diretoria do Coro Masculino Liederkranz - Ano 2016:Sr. Haraldo Kriger - atual Presidente, conduzindo o Caneco oficial do Oktoberfest Blumenau - Edição 2013 |
Presidente - Sr. Haraldo Krieger
Vice Presidente - Sr. Edson Wruck
Tesoureiro - Sr. Ingo Gerhke & Sr. Artur Schulze
Secretários - Sr. Clay J Schulze & Sr. Carlos Henrique Sedlacek
Regencia - Sr. José Carlos Oechsler & Sr. Hans J. Jopp (Spitz)
Partituras - Sr. Jonas Reiter & Sr. Horst Holetz
Fotografia - Sr. Roberto O. Wittmann & Sra. Angelina Wittmann
Logística - Sr. Ivo Selmann, Sr. Reinaldo J. Pfüzenreuter, Sr. Theo J. Almeida
Conselho Fiscal0 - Sr. Antonio C. Deschamps, Sr. Marcio Vogel, Sr. Rene Corte.
Os coralistas do Coro Masculino Liederkranz fazem seus ensaios semanalmente, na sala aos fundos do palco do C.C. 25 de Julho de Blumenau.
Dia 13 de março de 2016
Canto Coral faz parte da tradição cultural dos pioneiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário