quinta-feira, 24 de março de 2016

Elfleins häusla - Casa Velha - Rödelsee

Há três anos, após nossa estada junto com os grupos corais do C.C. 25 de Julho de Blumenau, mencionamos que apresentaríamos Elfleins häusla - Casa Velha da cidade de Rödelsee, em uma das postagens.

Rödelsee é uma cidade de 1702 habitantes (31/12/2011)  situada na Região administrativa da Baixa FrancôniaDistrito de Kitzingen, no Estado da Baviera. Para ler mais sobre esta cidade alemã - clicar sobreConhecendo um pouco sobre Rödelsee
Lembramos àqueles que imaginam que o número de habitantes de uma cidade tem relação direta com o seu desenvolvimento econômico - na Alemanha, 85% da população do país vive em cidades com esta, por opção e consciência - Os gregos, afirmavavam, no período clássico, que o número ideal de habitantes de uma cidade não deveria ultrapassar o número de 5 mil habitantes - por diversos motivos. 

Prosseguindo...

Elfleinshäusla é uma edificação histórica que poderia ter o mesmo destino que muitas edificações históricas tem no Brasil - ruinificação ou demolição, para locação de automóveis ou mesmo para construir edifícios, cujos gabaritos agridem a paisagem presente da cidade, onda não há orientação ou mesmo critérios pautados em um disgnóstico feito dentro de uma equipe técnica interdisciplinar que tem como objetivo orientar e planejar o espaço urbano.

Rua São Paulo - Blumenau
2016
Rua São Paulo - Blumenau
2016

Rua São Paulo - Blumenau
2016
A Elfleins häusla de Rödelsee é uma edificação que tem valor histórico, dentro da paisagem da cidade, na qual residia uma família - parte do 2° piso e mantinha seu trabalho e atividade no primeiro piso - ferraria.
No alto da foto marca o ano de 1602
























Sra Ana Elflein - última moradora da casa
Foto de 1960 
A casa não apresentava um estado de conservação muito bom, quando um grupo de amigos lançou o desafio de resgatar/recuperar - tipo mutirão, não somente a parte física da casa - arquitetônica, mas também, sua história através de pesquisa e todas as ferramentas, objetos, utensílios e mobiliário que estavam em seu interior e faziam parte da atividade das pessoas que ali residiam e trabalhavam.
Não somente recuperaram os espaços, pautado em pesquisa, o que tornou o local um dos pontos de visitação da cidade de Rödelsee, como também criaram um ponto de encontro semanal dos amigos que se uniram para revitalizar o espaço físico e histórico do local - criando um grupo de Stammtisch que se reúne no local, semanalmente. Também percebemos, que alguns do grupo de amigos mantém a adega - localizada no porão, sempre muito bem abastecido com um barril de vinho produzido na região, muitas vezes, o produtor é um membro do grupo de amigos do Stammtisch.
No período que visitamos - maio de 2013, serviram-nos o vinho produzindo pela família Zippelius.
O Stammtisch dos amigos, acontece perto do pequeno fogão a lenha, localizado na cozinha da casa. Também foi preservado o  quintal com lugar para galinhas, que oferta ovos ao grupo - preparados durante o encontro semanal.  

As imagens comunicam
Local da Ferraria - Primeiro piso - Ferramentas

Cozinha onde ocorre o Stammtisch semanal

Adega localizada no porão subsolo - paredes revstidas com pedras
Antigo barril de carvalho com vinho produzido pela família  Zippelius.







Acesso ao porão








Porão - Adega


Iluminação à vela



Porão - Adega

Porão - Adega - Hrinz Zippelius - produtor do vinho servido e um dos amigos responsáveis pela recuperação e manutenção da Elfleinshäusla




Família Rossmark - Mesma família que imigrou para Blumenau e foi um dos fundadores do C.C. 25 de Julho de Blumenau na década de 1959 - Há descendentes da família participando de atividades culturais do centro cultural até os dias atuais.

Ferramentas produzidas na ferraria

Antiga ferramenta produzida na ferraria

Antiga ferramenta produzida na ferraria



Antiga ferramenta produzida na ferraria


Quarto do casal - 2° Piso


Vista da janela do quarto








Chepéu de bombeiro antigo



Janela quarto das crianças



Bancada de trabalho - Bigorna do ferreiro

Estrutura enxaimel - encaixe de madeira



Stammtisch

Stammtisch











Na frente da edificação histórica, é um local de convivência e ponto de encontro, no este registrado.
Este trabalho é fruto da consciência de um grupo de pessoas que cuidam do local vountariamente, como também foi seu trabalho de resgate do espaço.




É importante para o homem, se conhecer  através de sua história. Esta muitas vezes presente na paisagem da cidade. Para se chegar a 600 ou mais anos de história é preciso passar pelo primeiro centenário.

Leituras Complementares

21 out. 2013 ... Após a visita à cidade de Strassburg e o Vale de Neckar, no dia 29 de abril, o ônibus guiado, agora pelo Sr. Wolfgang, se dirigiu para ...

11 set. 2015 ... Rödelsee - Kitzingen - Unterfranken - Franken - Baviera - Alemanha - Há muitos blumenauenses descendente de famílias desta cidade e ...

11 set. 2015 ... Rödelsee - Kitzingen - Unterfranken - Franken - Baviera - Alemanha - Há muitos blumenauenses descendente de famílias desta cidade e ...



Em Construção!




Nenhum comentário:

Postar um comentário