domingo, 13 de julho de 2025

Chiemsee - Lago Chiem - Bayern - Alemanha - dia 22 de abril - 1/4 - QG 3 - Alemanha 2025

Chiemsee - faz parte da área não incorporada de mesmo nome, Chiemsee, no distrito de Traunstein, Bayern, Alemanha. Fonte: Wikipédia.






Prosseguindo o roteiro Alemanha 2025, ainda na companhia dos Merwald e do padre Josef Apfelbeck, que acordou cedinho e após o café da manhã do dia 22 de abril de 2025,  nos levou em seu automóvel, para a centralidade da cidade Gstadt am Chiemsee, às margem de Chiemsee. Para chegar ao local, de Passau, percorremos em torno de 135Km. No local tomamos uma embarcação até o trapiche da primeira ilha que visitamos, a Herreninsel.
Percurso que percorremos de carro, guiado pelo padre Josef Apfelbeck, entre Passau e Gstadt am Chiemsee.
Durante o dia 22 de abril de 2025 estivemos em muitos lugares na região apresentada que renderá os conteúdos, além deste: Herreninsel, Neue Schloss Herrenchiemsee, Fraueninsel e a entrega do Caneco Oficial da Oktoberfest Blumenau para a banda Deggendorfer Stadl-Musikanten. 
Neste momento apresentamos, de maneira resumida, uma pouco sobre Chiemse.

Chiemsee - Lago Chiem
Chiemsee.
A Chiemsee, lago Chiem também é chamada de Bayrische Meer, ou Mar da Baviera. Está localizado em frente às Montanhas Chiemgau (Hochfelln, Hochgern, Hochplatte e Kampenwand), entre as cidades de Rosenheim (Alemanha) e Salzburgo (Áustria). Com uma área de 79,9 km², é o maior lago da Baviera e o terceiro maior da Alemanha depois do Bodensee e do Mürizsee. Chiemsee é um lago de água doce. O lago é protegido pela Convenção Internacional de Ramsar e é propriedade do Estado Livre da Baviera e sua administração é feita por Bayerische Verwaltung der staatlichen Schlösser, Gärten und Seen  (Administração Bávara de Palácios, Jardins e Lagos Estatais).
A profundidade máxima do Chiemsee é de 73 metros. Os rios Tiroler Ache e Prien são seus principais afluentes, e o rio Alz que passa em Passau, deságua no lago, próximo  da cidade de Seebruck.
Foz do rio Alz no Chiemsee.
O Lago Chiemsee contém 2.048 km³ de água e tem uma costa de 63,96 km; incluindo as ilhas (Herreninsel -238ha, Fraueninsel - 15,5ha e Krautinsel -3,5ha, que juntas formam o município de Chiemsee no distrito de Rosenheim, bem como a ilha não incorporada de Schalch (22 m²), totalizando 83 km. A área de captação do lago cobre 1.398,56 km², dos quais 605 km² estão na Baviera. O Lago Chiemsee faz parte da área não incorporada de mesmo nome, Chiemsee, no distrito de Traunstein.
A Ilha Herrenchiemsee ou Herreninsel (Ilha dos Homens) é onde está o Scholoss Herrenchiemsee, cuja construção foi idealizada por Ludwig II, em 1878, mas que nunca foi concluído. visitamos e fotografamos o local e em postagem futura apresentaremos nossos registros sobre esta ilha de Chiemsee.
Também visitamos a Ilha Frauenchiemsee ou Fraueninsel (Ilha das Mulheres) onde visitamos um convento beneditino de religiosas, construído em 782 e uma pequena povoação. O padre Josef comprou peixe defumado nesta ilha. Também apresentaremos em publicação futura.
O Chiemsee também possui outras ilhas, como a Krautinsel, ilha desabitada e outras três pequenas ilhas desabitadas, conhecidas como: Schalch, a oeste de Frauenchiemsee, e duas ilhas não identificadas, a 54 e 80 metros ao sul da Krautinsel, com uma área de 30 m² cada. A Bundesautobahn 8 passa junto ao lago.

Um pouco de sua História

O nome de Chiemsee foi mencionado pela primeira vez em 790 em uma cópia do documento correspondente do século XII. A raiz da palavra é do *alto-alemão antigo se(o) ou seeo, que significa lago, mar, lagoa ou corpo d'água, e a palavra definidora se refere ao nome do assentamento:  Chieming. O lago, portanto, recebeu o nome do assentamento Chieming. O nome do assentamento, por sua vez, provavelmente pode ser rastreado até o nome pessoal Chiemo, que recebeu o sufixo de afiliação -ing e, por sua vez, provavelmente pode ser rastreado até o nome pessoal celta Chemus
Como muitos outros lagos alpinos, o Chiemsee foi formado no final da glaciação de Würm, há aproximadamente 10.000 anos atrás, como resultado da erosão glacial (Zungenbeckensee). Originalmente, o lago cobria uma área de quase 240 km², cerca de três vezes sua superfície atual.
Entre 1810 e 2012, a linha costeira do Delta do Achen (a foz do Tiroler Achen) deslocou-se aproximadamente 320  hectares para norte, em direção ao lago, devido à carga de sedimentos. Entre 1902 e 1904, o nível do lago baixou 70 cm, resultando na drenagem de grandes áreas. 

*O termo alto-alemão antigo (em alemão: Althochdeutsch) se refere ao estágio inicial da língua alemã e convencionalmente cobre o período em torno do ano 500 até 1050. 

Fauna

Na zona de águas abertas do lago existem espécies como: zander, truta de lago, truta arco-íris, salmão ártico , peixe branco e peixe branco. Na zona da costa existem as espécies: lúcio, enguia, peixe-gato, carpa espelho, tenca, sargo, sargo prateado, barata, rudd, dace, chub, áspide, ide, vendace, desolado e peixinho. Na zona do fundo há peixe branco comum (Coregonus), peixe branco comum (Kilch), rudd, barbo, boga, peixe-pérola, perca, ruffe, gobi de barbo, botia e cabeça de touro .

Paul Paulus (1915 - 2013).
Cultura

O Chiemsee inspirou inúmeros pintores com seu cenário bucólico, o que explica a existência de inúmeras obras retratando o seu cenário compondo com suas ilhas, bem como, o entorno do Chiemgau. Um grupo de pintores formou-se em torno do pintor de Prien, Paul Paulus, conhecidos como "Pintores de Chiemsee". Após sua morte, Paulus deixou suas pinturas para a comunidade local, que organizou uma exposição permanente de suas obras. não tivemos o privilégio de ver a coleção do pintor.
Obra de Paul Paulus com motivos de Chiemsee.















É possível contornar o Chiemsee por meio de diversas trilhas bem sinalizadas. A rota utiliza trilhas de campo, uma ciclovia pavimentada e estradas secundárias.
A Trilha Circular de Chiemsee é uma ciclovia que combina ciclismo e caminhada, com aproximadamente 57 km de extensão. Em alguns pontos, um calçadão para pedestres corre paralelo à trilha. A ciclovia de Chiemsee tem aproximadamente 59 km de extensão. 

Flora e Fauna
Chiemsee é protegido pela Convenção Internacional de Ramsar. Sua orla é uma área de conservação paisagística e Chiemsee está incluído na lista europeia de áreas protegidas como habitat de fauna e flora. Foi nomeado "Lago Vivo do Ano 2014" pela organização ambientalista Global Nature Fund (GNF).
Chiemsee possui água potável e é rico em peixes. A principal espécie é o peixe-branco de Chiemsee, mas também são capturados lúcios, enguias lúcios-do-mar.
A diversidade biológica fornece habitat para muitas espécies de aves ameaçadas de extinção. São aproximadamente 30.000 aves aquáticas (incluindo as raras limícolas e rouxinóis-dos-juncos) passam o inverno no local e cerca de 3.000 chegam a se reproduzir. A cegonha-branca repousa aqui durante sua migração para a África.

Zonas de Silêncio

Para proteger e utilizar esse ecossistema diverso, torres de observação da natureza e, em alguns casos, zonas de silêncio temporárias foram criadas. Nadar, ancorar e navegar com embarcações são proibidos nessas zonas de silêncio que são demarcadas com placas. Peixes em fase de desova e aves nidificantes são protegidos nas áreas de junco, onde fazem o ninhal. Peixes juvenis precisam de águas calmas e rasas, e as aves durante a muda ou no inverno devem ser protegidas de perturbações. Portanto, acampar e fazer churrasco fora dos locais de acampamento também são proibidos.
Área de proteção, dos juncos, com a vista de parte da cadeia de Montanhas Chiemgau.
É possível circundar a lagoa de bicicleta ou a pé; sua circunferência é de aproximadamente 64km. A Ciclovia Chiemsee e a Trilha Circular Chiemsee para pedestres circundam o lago, e muitas outras trilhas para ciclismo e caminhadas o acompanham. O Anel Viário Chiemsee circunda o Chiemsee durante os meses de verão, permitindo muitas excursões e passeios combinados com transporte público. 
As ilhas Herrenchiemsee e Frauenchiemsee são acessíveis durante todo o ano pelo serviço de barco Chiemsee. As próprias ilhas são pontos focais históricos regionais.
A costa é uma área de paisagem protegida, como sempre acontece nos países desenvolvidos, e Chiemsee é um habitat para fauna e flora muito bem cuidado, sob critérios técnicos e sustentáveis. Como tratariam este lugar, se fosse no Brasil, por exemplo e com que narrativas? 
Muitas torres de observação da natureza e passeios ecológicos oferecem imagens para observação de plantas e animais raros, às vezes até mesmo cegonhas e flamingos. 
É proibido voar drones em todo o Chiemsee, suas margens e ilhas. O conjunto que forma a paisagem é uma amostra natural e competa pasra contemplação e estudo, que destaca: o cenário montanhoso com as montanhas Kampenwand e Samerberg, o distrito dos lagos Eggstätt-Hemhofer, a reserva natural mais antiga da Baviera, a Reserva Natural Tiroler Achen com o delta interior mais bem preservado da Europa Central, o Kendlmühlfilze, o maior pântano elevado no sudeste da Baviera, e o raso e lento Rio Alz até Truchtlaching, um dos mais belos locais para banho de rio da Baviera. Na próxima publicação apresentaremos a Herrenilse - Ilha dos Homens.

As imagens comunicam




y
Apreciamos muito observar os muito mapas alocados nestes locais para auxiliar na observação e visitação e compartilhamos aqui um, o qual fotografamos.
Mapa que integra parte do equipamento público, ilustrando a região do Chiemsee.

Comprando bilhete para a embarcação até a Herreninsel.

Trapiche.







Padre Josef Apfelbeck na embarcação que nos levou para Herrenilse.





Cardápio no interior da embarcação.




Freuenilse e parte das Montanhas Chiemgau, vista da embarcação no Chiemsee.

Montanhas Chiemgau. 

Gstadt am Chiemsee vista da Chiemsee.

Freuenilse e parte das Montanhas Chiemgau, vista da embarcação no Chiemsee.

Freuenilse e parte das Montanhas Chiemgau, vista da embarcação no Chiemsee.

Freuenilse e parte das Montanhas Chiemgau, vista da embarcação no Chiemsee.



Freuenilse e parte das Montanhas Chiemgau, vista da embarcação no Chiemsee.






Freuenilse e parte das Montanhas Chiemgau, vista da embarcação no Chiemsee.

Montanhas Chiemgau, vista da embarcação no Chiemsee.

Freuenilse vista da embarcação no Chiemsee.

Freuenilse e parte das Montanhas Chiemgau, vista da embarcação no Chiemsee.

Freuenilse vista da embarcação no Chiemsee.

Freuenilse e parte das Montanhas Chiemgau, vista da embarcação no Chiemsee.

Montanhas Chiemgau.



Local de preservação ambiental.






















Vídeo

Roteiro 3.

Um registro para a História.

Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (X)







Leituras Complementares - Clicar sobre o título

Roteiro 3 com base na cidade Passau




















Nenhum comentário:

Postar um comentário