O grande pintor Vicente Van Gogh, que durante a vida não foi compreendido, não foi aceito socialmente, não conquistou seu espaço na arte e na sociedade, não teve sua obra valorizada como merecia, enquanto era vivo. Atualmente é reconhecido como um dos grandes nomes da arte internacional. Não bastasse, será o primeiro artista que terá sua obra apresentada em uma animação longa metragem.
Para ter uma ideia da dimensão do trabalho de Van Gogh, vamos conhecer, de maneira sintética, um pouco de sua curta e atribulada existência.
A vida de Vicent Van Gogh de maneira resumida
![]() |
Vicent Van Gogh |
Pintura Moderna
Vicent Van Gogh foi um dos percursores da pintura moderna, de maneira livre, sem fazer parte de grupos de pintores de maneira formal. Ao lado de Paul Gauguin (1848-1903) e Paul Cézane (1839-1906), cada um dentro de estilo e linha de pensamento, lançaram uma nova maneira de fazer arte - virada do século XIX para o século XX, na Europa, a partir de novas técnicas e inovações expressivas.
Van Gogh e seus dois contemporâneos foram profundamente originais a partir de suas personalidades, suas vidas e suas obras, marcando este período das artes, notório somente após seu o tempo e devidamente valorizados.
Apresentavam pontos comuns de identidade, que a um só tempo, paradoxalmente os aproximou e os distanciou simultaneamente. Van Gogh, como também os outros dois artistas citados, foram autodidatas, não tiveram formação acadêmica, ou mesmo tiveram a orientação de um Mestre da área das artes. Viveram e trabalharam solitários, seguiam a linha "rebelde", não eram compreendidos, permanecendo por seus dons criadores à margem de qualquer filiação ou classificação estilística. Negados e incompreendidos em vida, foram consagrados depois de mortos. Após a sua morte, a sua obra tornou-se um "produto" muito valorizado e "rentável". Receberam influência, mas não fizeram parte, do impressionismo.
Impressionismo
![]() |
Monet - Impressão: nascer do sol" - 1872 - Obra que representa o Impressionismo |
Foi um movimento que surgiu na pintura francesa do século XIX - O nome deriva do da obra "Impressão: nascer do sol" (1872), de Claude Monet - Começou com um grupo de jovens pintores que negava as regras da pintura vigente no período. Os impressionistas não mais se preocupavam com os preceitos do Realismo ou da Academia. A busca pelos elementos fundamentais de cada arte levou os pintores impressionistas a pesquisar a produção pictórica não mais interessados em temáticas nobres ou no retrato fiel da realidade, mas em ver o quadro como obra em si mesma. A luz e o movimento utilizando pinceladas soltas tornam-se o principal elemento da pintura, sendo que geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as variações de cores da natureza.
Vicent Van Gogh
A sua atribulada existência e o seu atormentado rosto, em numerosos auto-retratos, são hoje mundialmente conhecidos. Nasceu no dia 30 de março de 1853 na cidade de Zundert – Holanda e morreu no dia 29 de julho de 1890, na cidade de Auver-sur-Oise – França – conseqüência de um tiro de revólver, que dois dias antes havia disparado, em um momento de desespero, no coração.
A sua atribulada existência e o seu atormentado rosto, em numerosos auto-retratos, são hoje mundialmente conhecidos. Nasceu no dia 30 de março de 1853 na cidade de Zundert – Holanda e morreu no dia 29 de julho de 1890, na cidade de Auver-sur-Oise – França – conseqüência de um tiro de revólver, que dois dias antes havia disparado, em um momento de desespero, no coração.
![]() |
Vicent Van Gogh - Auto retratos |
Foi o filho mais velho de um pastor evangélico. Desde a adolescência, revelou ser dotado de um temperamento ardente e apaixonado que o tornará inapto durante sua jornada.
Aos 16 anos de idade foi trabalhar na capital da Holanda como vendedor na Galeria de Arte Goupil, cujo proprietário era parente de sua família.
![]() |
Galeria de Arte Goupil |
![]() |
Van Gogh |
![]() |
Van Gogh |
![]() |
Local que residia em Londres |
![]() |
Realismo: Windmils em Dordrecht - Vincent van Gogh Cartão Postal |
![]() |
Van Gogh - 1880 |
Decide ser pintor – De um momento para o outro passa a desenhar e a pintar incansavelmente, dominado por ansiosa necessidade de se exprimir. Sem dinheiro e pintando, apaixona-se por uma prima que ficou viúva e é mãe de um menino que não gosta do artista. Novamente é rejeitado. No último dia que sai da casa da prima que se recusa vê-lo, queima a mão deliberadamente para forçá-la recebê-lo. Permanece com a mão na chama para que ela o receba, impedindo pelo tio que percebe que Van Gogh desmaiará de dor.
No natal de 1881, após uma acalorada discussão com seu pai sobre religião, é convidado a sair da casa paterna. Viaja para Haia, com ajuda de seu irmão Theo que o acompanhará nos momentos mais difíceis de sua vida.
![]() |
Theo Van Gogh |
![]() |
Drawing, Etten: 1881. The Saint Louis Art Museum St. Louis, Missouri, United States of America, North America F: 874r, JH: None |
![]() |
Quintais das casas velhas, Antuérpia |
![]() |
Wallpapers
|
![]() |
A ponte Langlois em Arles (1888). Óleo sobre tela, 54 x 65 cm. Kröller-Müller Museum, Otterlo, Holanda.
|
Em outubro de 1888, convida Gauguin insistentemente, como colega de residência e trabalho. No início tudo estava bem, mas não durou muito tempo.
No Natal, novamente, Gauguin resolve mudar para Paris. Van Gohg não aceita bem a decisão do amigo e se desespera.
![]() |
Van Gogh Museum, Amsterdam |
![]() |
From the film Lust for Life, 1956, starring Kirk Douglas (Vincent Van Gogh) and Anthony Quinn (Paul Gauguin) |
Quando Raquel abre o envelope e se depara com o conteúdo – desmaia. A Dona da pensão chama a polícia – ao amanhecer o acontecido era o assunto na cidade
Girassóis eram um dos temas prediletos de Van Gogh (como se vê tela de 1889), talvez porque ele pudesse usar em abundância sua cor predileta.
Por alguns dias, retorna ao Hospital para refazer o curativo e trabalha – pintando incansavelmente.
![]() |
Saint Rémy é considerado um importante período na obra de Van Gogh
|
![]() |
Saint Rémy é considerado um importante período na obra de Van Gogh. |
![]() |
Saint Rémy é considerado um importante período na obra de Van Gogh. |
![]() |
Saint Rémy é considerado um importante período na obra de Van Gogh |
![]() |
Vincent Van Gogh – Quarto do pintor no Saint Rémy
|
![]() |
"Retrato do Dr. Gachet", de Vincent van Gogh, vendido em 1990 para 82,5 milhões. Ajustados pela inflação dos preços dos 136,1 milhões dólares. |
![]() |
"Igreja de Auvers-sur-Oise", óleo sobre tela, 68 x 57 cm, de junho de 1890. Musée d'Orsay, Paris, França. |
![]() |
Igreja de Auvers-sur-Oise |
Contam que a sua cunhada o censurou por viver às custas do irmão em conversa reservada e o chamou de parasita.
![]() |
30 de março de 1853 29 de julho de 1890 |
![]() |
Vincent van Gogh pintou mais de 800 quadros em dez anos de carreira. |
![]() |
Foto de Vilmar Vidor - Theo morreu logo no ano seguinte |
Van Gogh escreveu ao irmão Theo, e também a outros parentes e amigos, constantes e longas cartas, nas quais se mostra um pouco o seu perfil.
Os estudiosos dividem sua arte em duas fases:
Fase Holandesa (1880 – 1886)
Fase Francesa (1886-1890)
![]() |
A Cabana (1885) Nesta cabana residiam duas famílias, uma das quais os De Groots, representados na obra Os Comedores de Batatas. |
![]() |
Esta pintura foi realizada em setembro de 1888 quando van Gogh vivia na cidade francesa de Arles. |
Em ambas as fases, um traço comum – a nervosa e febril, mas segura e concisa, espontaneidade de execução, no desenho e na pincelada, sinal anunciador do rápido e magistral domínio da técnica para criar estilo de inconfundível originalidade.
![]() |
Pescadores e barcos da Pont de Clichy - 1887 |
![]() |
Cesta com Amores Perfeitos
Numa Pequena Mesa, 1886.
|
![]() |
Avenida dos álamos, próximo a Nuenen. 1885, óleo sobre tela, 78 x 97,5 cm. Museu Boijmans Van Beuningen, Roterdã. |
![]() |
Os comedores de Batata - 1885. Primeira fase e é influenciado pelo realista francês Jean-François Millet. |
De 1886 até sua morte 1890, sua obra é luminosa mas também intensamente dramática. Caracteriza-se e distingue-se pela influência do impressionismo.
Animação longa metragem a partir de seu trabalho
O trabalho foi dirigido pela pintora e cineasta polonesa Dorota Kobiela e por Hugh Welchman. O filme tem uma equipe de mais de cem pintores trabalhando incansavelmente, já que são necessárias cerca de doze pinturas para a montagem de um segundo do longa.
Até agosto de 2016, a produção está com as portas abertas para “pintores de grande habilidade, interessados em usar suas aptidões para animar um filme”. Os interessados podem enviar seus portfólios (Clicar sobre) por meio do site da produtora.
Trailer da produção de “Loving Vincent”
Ele vive...
Na sua obra e naqueles que amam sua arte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário