quinta-feira, 3 de março de 2016

Correspondência Oficial 1873 - Relacionado aos Voluntários da Pátria - Guerra do Paraguai

Entre alguns documentos relacionados à Guerra do Paraguai e aos Voluntários da Pátria, voluntários da Colônia Blumenau que se apresentaram ao governo brasileiro para lutar pelo Brasil na Guerra do Paraguai, encontramos mais este pequenos ofício. Também este ofício estava entre as muitas correpondências oficiais, localizadas no  Setor de Documentos raros da Biblioteca Central da UFSC, onde o original se encontra arquivado.

No final - postagens relacionadas ao tema.


Transcrição da Correspondência

N° 30 Directoria da Colonia Blumenau 20 de maio de 1873.
Illmo e Exmo Snr.

Tendo eu hontem tido a honra, de receber o Aviso d’esjá Presidencia do 8 do corrente, acompanhado de copia de outro do Ministerio dos Negocios da Guerra, em que Va. Exa. Com urgência me comigo esclarecimentos pedidos neste ultimo Avisoaprajo-me apresentar à Va. Exa. A inclusa Enumeração circunstanciada dos habitantes da Colonia Blumenau, que, em conformidade com o Decreto N° 3371 de 7 de janeiro de 1865, se alistarão como Voluntarios da Patria, para fazer a campanha do Paraguai, e dos _____fores de direito d’aquelles que fallecerão na mesma. 

Deos Guarde à Va. Exa. Illmo. Exmo. Sr.
Dr. Pedro Affonso Ferreira
Presidente d’esta Provincia
Etc etc etc

O Diretor
Dr. H. Blumenau
Monumento dos Voluntários da Pátria - Situado na Praça Hercílio Luz
Antiga Praça do Porto
Leitura complementares
3 jan. 2016 ... Monumento dos Voluntários da Pátria - Situado na Praça Hercílio Luz - Antiga Praça do Porto da Colônia Blumenau
23 jul. 2015 ... Este documento em especial é uma lista oficial dos Voluntários da Patria que lutaram no Paraguai, parte do exército brasileiro. 
17 nov. 2015 ... ... Colônia Blumenau, denominados no Vale do Itajaí de Voluntários da Pátria

2 abr. 2015 ... ... no mês de junho de 1865 · Correspondência Oficial 1865 -Voluntários da Pátria · Correspondência Oficial 1867 - Hermann Wanderburg




Para acessar outros documentos - Clicar sobre:

Nenhum comentário:

Postar um comentário