Dando prosseguimento às atividades do XII Encontro das Comunidades de Língua Alemã da América Latina - CAAL, abordamos as atividade ocorridas no último dia do evento - dia 28 de setembro de 2014. O Programa contemplava o início de suas atividades a partir da 9:00h, com a palestra da Professora Sra. Lissi Bender Azambuja, que dissertou sobre os "Rastros da presença da cultura alemã em Santa Cruz do Sul".
Após a palestra da Sra. Lissi, Sr. Gaudência da Prefeitura de Nova Petrópolis entregou presentes ao Cônsul alemão Sr. Robert Strnadl, Sra. Margaret Haas e à representante de Blumenau presente no XII CAAL - Nova Petrópolis.
Muitos dos participantes do encontro tiveram que viajar antes do momento da avaliação final - término oficial do evento, mas não antes de assistir a explanação do representante da cidade de Joinville - Sr. Guilherme, externando o desejo da cidade sediar o próximo CAAL. Ficou determinava que uma equipe, através de comunicação eletrônica, avaliaria, até então, as 4 cidades candidatas para a próxima edição do CAAL. Poderá ser maior o número de candidatas à sediar o evento. Isto acontecerá se mais alguma cidade se apresentar para a organização para sediar o encontro.
A última parte da Programação do último dia do XII CAAL transcorreu com a visitação e almoço no Parque do Imigrante, com a presença da Sra Verônia Kühle, Sra. Margaret Haas, Sr. Benno Heumann e Sra. Angelina Wittmann, quem vos escreve.
Segue - As imagens comunicam...
Sra. AngelinaWittmann, Sra. Verônica Kühle, Cônsul, Sr. Ovídio Hillerbrand, |
Sr. Ovideo Hilldebrand e Sr. André Kuster |
Sr. Gaudência da Prefeitura de Nova Petrópolis |
Sr. Gaudência da Prefeitura de Nova Petrópolis e Sra. Margaret Haas |
Sr. Gaudência da Prefeitura de Nova Petrópolis e Nós |
Sr. Gaudência da Prefeitura de Nova Petrópolis e o Cônsul alemão Sr. Robert Strnadl |
Professora - Sra. Lisse Bender Azambuja |
Após as atividades e palestra, muitos seguiram viagem para suas cidades de origem. Sra.Verônia Kühle, Sra. Margaret Haas, Sr. Benno Heumann e Sra. Angelina Wittmann, foram almoçar no Parque do Imigrante - Nova Petrópolis - e fazer a visitação - dando sequência à programação oficial do evento.
O Parque do Imigrante é uma vila original, como foi a Colônia nos primeiros momentos das cidades fundadas por imigrantes alemães, com casas originais construídas com a técnica do enxaimel com todas as principais atividades inerente à comunidade que vivia ali. Tudo como era realmente na época, a partir de um acervo original histórico aberto à visitação pública.
Achamos curioso, constatar as diferenças na paisagem, na edificação construída por exemplo, por imigrantes alemães oriundos da mesma região da Alemanha e que se fixaram na Colônia Blumenau e em Nova Petrópolis. Também constatamos que a casa do imigrante alemão que se fixou no Espírito Santo tem diferenças, se compararmos às casas do imigrante das outras duas regiões já citadas - Possui mais elementos da casa brasileira colonial (portuguesa). Com isto, podemos concluir que o contato de duas culturas distintas, jamais permitirá que uma das duas permaneça 100% no resultado final a partir desta integração, quer seja na arquitetura, dança, música, culinária....A antropologia explica isto. Lembramos agora, que na cidade de Florianópolis da década de 70...chamavam as casas com traços açorianos de casa colonial....isto, para distinguir de outra arquitetura que deveria existir por ali...
Também presente no parque, o museu do traje folclórico, apresentado para nós, por um de seus guardiões - Sr. Benno Heumann.
Entrada do Parque do Imigrante |
Sr. Benno Heumann apresentando os ambientes |
Museu de trajes Folclóricos dentro do Parque
Espaço para música e dança - dentro do Parque do Imigrante |
Para ler mais sobre o XII CAAL - Clicar sobre os títulos:
Parte 1 - XII CAAL
Parte 2 - XII CAAL
Parte 3 - XII CAAL
Parte 4 - XII CAAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário