sábado, 21 de fevereiro de 2026

Escultor Starbak Franz Schneider - Treze Tílias SC

Esculpiu o Herói do Tirol - Andreas Hofer.

Hotel Schneider.
Durante nossa passagem por Treze Tílias, em janeiro de 2026, entre os muitos nomes da escultura local, deparamo-nos com o de Starbak Franz Schneider. Além de administrar, junto à sua família, o Hotel Schneider, ele contribuiu para a ambientação dos espaços com sua arte.
Ao consultarmos sua breve biografia no posto de Informações Turísticas, decidimos buscar mais detalhes sobre sua trajetória. Notamos, contudo, que existem poucos registros disponíveis para descrever a magnitude do seu legado.
Hotel Schneider - Google Earth.

Cartaz que chamou nossa atenção na Informações Turísticas da cidade de Treze Tílias.
 Starbak Franz Schneider nasceu em 21 de janeiro de 1985, na cidade de Treze Tílias. O lar onde Starbak iniciou sua trajetória na escultura compartilha o mesmo endereço do atual Hotel Schneider, em Treze Tílias (SC-454, km 12). Em 1993, quando o escultor tinha oito anos, o local era a residência da família Schneider e possuía um anexo destinado à comercialização das esculturas e dos trabalhos artesanais produzidos por seu pai, Pedrinho Schneider. 

Em 1998, Pedrinho ampliou a residência para inaugurar o hotel, oferecendo inicialmente dez unidades habitacionais e 27 leitos. Desde sua concepção, o empreendimento foi beneficiado pela Lei de Isenção Fiscal concedida pela Prefeitura de Treze Tílias.
Hotel Schneider após a ampliação.
Decoração do Hotel Schneider, com obras do escultor.
Em decorrência do aumento da taxa de ocupação, o hotel passou por uma expansão em 2004, ganhando mais cinco unidades e atingindo a capacidade para 49 pessoas. Starbak Franz Schneider viveu sua infância nesse ambiente, imerso no ofício da escultura. Não tardou a dominar a técnica, estabelecendo seu próprio ateliê no complexo da família. Em sua produção, seguiu a linha moveleira, inclusive parte da decoração do hotel da família e a criação de figuras de variados temas, destacando-se a escultura do grande herói do Tirol, Andreas Hofer.
A obra de sua autoria foi executada para comemorar o 165º aniversário da imigração tirolesa no Brasil, marco de 1858, quando 277 imigrantes de línguas alemã e italiana se instalaram em Santo Antônio do Paraibuna, atual Juiz de Fora (MG). Para celebrar a data, o Centro Cultural Dona Leopoldina, junto a 60 famílias de descendentes, organizou o presente da escultura de Hofer. A obra de Starbak Franz Schneider, um alto-relevo em madeira, foi entregue ao prefeito Claudio Soini e à secretária de cultura, Francesca Aprone, da cidade de Ala (Província Autônoma de Trento, Itália). Atualmente, a peça está em exibição no Palazzo Taddei, local onde Andreas Hofer passou sua última noite, em 1810.

Além da prática da escultura, Starbak Franz Schneider cursou Turismo e Hotelaria na UNOESC — Joaçaba. Teve uma atuação expressiva na Associação de Turismo e em eventos culturais de Treze Tílias. No âmbito político, foi eleito vereador da Câmara Legislativa em 2020, pelo Partido Progressistas (PP), com 315 votos, e em 2024 assumiu a presidência da Casa Legislativa. Também foi um dos fundadores do grupo do Pedal do Chope.
Starbak Franz Schneider,  Laionara Rover Borsoi Schneider e seus filhos.
Apresentaremos registros de algumas de suas obras, selecionadas por sua esposa, Laionara Rover Borsoi Schneider. Estes registros, que nos serão encaminhados em breve, servirão como um importante documento para a preservação da memória artística de Treze Tílias.

Amostra de sua obra - escultura


Em construção...
Um registro para a História.
 
Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
Angewitt  (You Tube) 
AngelinaWittmann  (Facebook)


Nenhum comentário:

Postar um comentário