sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

O Caminho de Blumenau-Curitibanos - Segunda metade do Século XIX

Localização da sede da  Colônia Blumenau - último trecho navegável do Rio Itajaí Açú
Stadtplatz

Quando foi escolhido o local para assentar a sede da Colônia Blumenau, no último trecho navegável do Rio Itajaí Açu, já se tinha planos de abrir caminhos ligando esta sede - Stadtplatz a outras regiões do Estado e também dentro da própria colônia, bem como promover a intermodalidade através do rio e por caminhos dentro destes, como o caminho de ferro ou a Ferrovia - EFSC, cujo primeiro trecho foi inaugurado em 1909.
Inauguração do Primeiro trecho Ferroviário da EFSC em 1909
Um das principais estradas abertas, foi o caminho que ligava a Colônia Blumenau a Curitibanos - Conhecida Blumenau -Curitibanos.
Em 1867, após voltar da Guerra do Paraguai, Sr. Emil Odebrecht iniciou a abertura da picada de ligação da Colônia Blumenau ao Planalto Serrano. A ocupação da colônia aumentava com a vinda sucessiva de levas de imigrantes e o aumento de produtos disponíveis para comercialização com os tropeiros do trajeto Curitibanos-Blumenau.
Em 1887 foi criada a sociedade Companhia Construtora da Estrada Blumenau-Curitibanos, para que melhorasse a antiga picada e a tornasse uma estrada carroçável, esta ligando o Vale do Itajaí ao Planalto Serrano.
Carta do fundador guardada no Arquivo dos documentos raros da Universidade Federal de Santa Catarina, a qual menciona Sr. Odebrecht e construção deste caminho.
 Transcrição (ipsis litteris)

[...] e ainda (ilegível) ficar intelligível e bem compreendido, o muito que sobre muitos e muitos argumentos concernentes teria que dizer.
O tempo aqui continua chuvoso e os caminhos vão cheios de lama; talvez, que a lua nova do dia 21 traga o melhoramento desejado e desejável. O Sr. Odebrecht, que muito ouso recommendar à benevola protecção de Vª Eª, ainda está em Curitibanos ou visinhança da serra.
Digno-me finalmente Vª Eª, de receber, os protestos do meu profundo respeito e da (ilegível) consideração e estima, com que tenho a honra de ver.
Ilmo. e Exmo. Snr.
De Vª Eª
H. Blumenau 
O diretor também solicitou ao governo central a abertura de uma via de comunicação com a região do Planalto Serrano. Ele acreditou ser vital a importância para a economia local de uma ligação com as grandes fazendas de gado de Lages. (SANTIAGO, 2001, p. 20).
Foto: Do livro: Cartas de Família

A picada aberta foi usada para a passagem de tropas e concluída no ano de 1878. Por mais de 50 anos trilharam este caminho animais cargueiros e tropas de gado. Quando surgiram os primeiros veículos motorizados, surgiram igualmente os conflitos gerados entre as duas formas de transporte. Predominou o espaço urbano para ocupação dos automotores, em detrimento do transporte por tração animal. 


Em 1863, o engenheiro Emil Odebrecht, juntamente com mais oito homens, fez sua primeira expedição com o objetivo de estudar a bacia do Itajaí-Açu e encontrar melhor traçado para construir uma estrada que ligasse a Colônia Blumenau ao Oeste de Santa Catarina e ao Planalto Serrano.
Acampamento do Sr. Odebrecht e sua equipe em uma das expedições
Em abril de 1867, [...] Emil Odebrecht foi até a capital da Província e de lá seguiu para Lages. Durante três meses, ele e sua equipe desceram em direção a Blumenau, demarcando terras e abrindo uma picada que mais tarde seria transformada em caminho de carroças e tropas. Estava iniciada a tão acalentada ligação com o Planalto. (SANTIAGO, 2001, p. 21).
Incursões do Sr. Emil Odebrecht no Vale do Itajaí, no momento da Abertura do Caminho entre Blumenau e a Serra Catarinense
























Dia 16 de abril de 2017.

Também recebemos contribuição importante do pesquisador e descendente de Emil Odebrecht - Marcos Schroeder que apresentou publicações da segunda metade do Século XIX, comentando sobre a abertura de caminhos no interior da Colônia Blumenau.
Em 1887, ou seja, há 130 anos, a comunidade de Blumenau criou uma entidade para abrir a Estrada da Serra para o tráfego de animais e cargueiros entre Blumenau e Curitibanos. Abaixo a chamada para a assembleia para Janeiro e maio de 1888. Selecionei 35 imagens sobre o tema do Jornal Immigrant, arquivados no Arquivo Histórico de Blumenau. A abertura do caminho foi realizada pelo Eng. Emil Odebrecht mas o alargamento na década de 80 foi realizado por Gottlieb Reif. M. Schroeder










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  12. Blumenau - Século XIX até a construção da Ferrovia
  13. Fundação de Blumenau a partir de seus meios de transportes
  14. Primeiro Diretor da EFSC - Entrevista ao Sr. Frederico Kilian
  15. Ponte Lauro Müller - Segunda ponte
  16. A Ferrovia - EFSC
  17. Jacobshagen/Dobrzany - A cidade Natal de Emil Odebrecht


  18.  Referências

    CENTENÁRIO de Blumenau. 1850 - 2 de Setembro - 1950. Blumenau: [s.n.], 1950. - 1v.(varias paginações).il. Edição Comissão de festejos.

    DAGNONI, Cátia. Comunicações e transportes no Vale do Itajaí- junho 1991. Nossa História em Revista, Rio do Sul, tomo 2, n. 4, p. 30, set. 2000.

    DAGNONI, Cátia. Fechamento da estrada de ferro no Vale do Itajaí.  Nossa História em Revista, Rio do Sul, tomo 8, n. 5, p. 65, nov. 2006.

    _____. Uma análise em função do fechamento da estrada de ferro  no Vale do Itajaí.  Nossa História em Revista, Rio do Sul, tomo 2, n. 2, p. 7, maio 2000.

    DEEKE, José.  Traçado dos primeiros lotes Coloniais da Colônia Blumenau. 1864. In: FUNDAÇÃO CULTURAL DE BLUMENAU. Arquivo Histórico José Ferreira da Silva. Colônia Blumenau. Mapas.

    ODREBRECHT, Rolf . Cartas de Família: ensaio biográfico de Emil Odebrecht e ensaio biográfico de seu filho Oswaldo Odebrecht Sênior/ Rolf Odebrecht, Renate Sybille Odebrecht. – Blumenau: Edição do autor, 2006. 576 p. : il. ; 28x31cm. 

    SANTIAGO, Nelson Marcelo; PETRY, Sueli Maria Vanzuita; FERREIRA, Cristina. ACIB: 100 anos construindo Blumenau. Florianópolis: Expressão, 2001. 205 p, il.

    SIEBERT, Claudia Freitas. Estruturação e desenvolvimento da rede urbana do Vale do Itajaí. Blumenau: Ed. da FURB, 1996. 118f.

    _____. A evolução urbana de Blumenau: o (des)controle urbanístico e a exclusão sócio-espacial. 1999. 190f. Dissertação (Mestrado), Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 1999.

    SILVA, José Ferreira da. Estrada de Ferro Santa Catarina – Há Sessenta Anos Emprestando Inestimáveis Serviços ao Vale do Itajaí e ao Nosso Estado. Blumenau em Cadernos, Blumenau, tomo 20, n.5, p. 81-86, maio 1969.

    WITTMANN, Angelina C. R. A estrada de ferro no Vale do Itajaí: resgate trecho Blumenau-Warnow. Blumenau: Edifurb, 2001. 145p. il.

    ZUEGUE, Harry. Quem era Peter Christiano Feddersen. Blumenau em Cadernos, Blumenau, tomo 16, n. 2, p.37- 41, fev. 1975.







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