quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Plätzchen - Docinhos de Natal



Uma tradição natalina que veio junto com os antepassados para a Colônia Blumenau  são os "Docinhos de Natal" ou Plätzchen. Nos primeiros lares da colônia e depois nos lares dos filhos e netos destes, faziam parte da festa natalina - os preparativos, que começavam no primeiro advento. A tradição envolvia e envolve toda a família, principalmente as crianças.
  Na Alemanha, o Plätzchen tem muitas variações e sabores em forma de uma bolacha feita a partir de ovos e manteiga, que são "ritualmente" confeitadas em clima festivo  de natal, por todos os membros da família. Existem várias formas e variações. Para Blumenau e região - o tradicional é aquele que ficou mais conhecido, aqui  também no Vale do Itajaí, antiga Colônia de Blumenau.

Doce de natal 
Historicamente, esta tradição já existia na região onde hoje é a Alemanha, muito antes da chegada do cristianismo trazido pelos romanos e pelas cruzadas.
Era uma prática da religião dos povos antigos que viviam naquela região - fazia parte da Mitologia Germânica, como também, fazia parte as festividades de natal. Acreditavam na crença dos espíritos. Nas noites de  Mitwinterzeit confraternizavam  com bebidas acompanhadas de pequenos pães em forma figurativa de animais. Imagens dos animais que eram usados em sacrifícios reais aos espíritos, para que os protegessem. Também existiam os pequenos pães ou bolachas com as formas do sol, da lua, das estrelas, de árvores, imagens as quais  pediam, igualmente, proteção.


Plätzchen, termo alemão que significa "Um lugar pequeno" e tem sua origem na palavra Platz que significa bolacha fina. Dentro do cristianismo - na Alemanha - passou a ser um dos pilares do advento. Tem o mesmo significado e importância da Guirlanda com as 4 velas sobre a mesa - também, originária da mitologia germânica.  

No seio das primeiras famílias alemãs que construíram os primeiros núcleos urbanos do Vale do Itajaí - dentro da grande Colônia Blumenau e outras comunidades no Sul do Brasil - existia a prática desta tradição que fora passada de uma geração para outra, abrangendo aproximadamente  5 gerações.


















O tema desta postagem aconteceu porque nossa filha  pediu a receita do Docinho de Natal. Ela, quando criança, participava desta tradição durante a confecção do Plätzchen. A receita nos  foi passada pela Oma, que a recebeu de sua mãe, que veio da Alemanha - cidade de Dresden - a Oma Goll.
Com isto, compartilhamos uma receita de família, que fez e faz parte dos natais, há muito tempo, como também de muitas outras famílias.
Foto - 2014 : Juliana Schdrack
Foto - 2014 : Juliana Schdrack

Foto - 2014: Juliana Schdrack

Foto - 2014: Juliana Schdrack
Receita da  Hanna Frieda Goll

Doce de Natal 

6 ovos
1 Kg farina de trigo
1/2 Kg de açúcar
1 xícara de margarina ou manteiga
Canela e cravo moídos a vontade
Casca de limão ralado a gosto
2 colheres de café de sal amoníaco 








Modo de Preparar
Misturar todos os ingredientes, "sovando a massa"sobre uma superfície lisa e polvilhada com farinha  até ficar uniforme e homogênea. Abrir a massa com rolo de macarrão.Usar forminhas próprias para dar forma aos docinhos com variações e motivos natalinos. Colocar em formas untadas com óleo e polvilhadas com farinha de trigo. Assar até dourar. Decorar com o "schmiado"a gosto com glacê de claras de ovos com açúcar batidas em neve e polvilhado com açúcar e confeitos coloridos. Levar ao forno para secar o suspiro sobre o docinho. Na Alemanha usam, também outras variações para decorar, desde cremes de frutas, chocolates, nata. O resultado são os diversos sabores e cores.





















A festa inicia bem antes, durante seu preparo. Suas lembranças ficam para sempre na história de cada um que teve o privilegio de participar destes momentos...

Para ler mais sobre a Tradição de Natal 
Clicar  nos Link´s abaixo:






4 comentários:

  1. Esse blog é maravilhoso! Lembro com saudades de toda a atmosfera natalina na casa da oma, que envolvia a preparação dos docinhos de Natal, Hummm...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo...Boa tarde!
      A tradição, através das lembranças, nos reportam aos momentos felizes, em família ou entre amigos. Muitos destas práticas estão sendo tragadas pelo consumismo. No ano passado e através de amigos que fiz na Alemanha, sou feliz, porque constatamos que por lá a tradição é muito viva em algumas regiões....Aquelas mesmas, que vieram os antepassados que construíram muito destas cidades que residimos em Santa Catarina. A Herança, também pode ser revividas nos momentos....Nos doces momentos. Feliz Natal, amigo.

      Excluir
  2. Adoro ler seus textos! Em nossa família, mais precisamente pelo lado da minha avó materna (Schneider + Hahnemann), o nome desse é "docinho de Christkind". Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo. Grata pelo retorno. Traduzindo, "docinhos de Cristo" que pode ser uma denominação regional de onde vieram seus familiares. Bem interessante. Alemanha somente se unificou em 1871. Antes disto, praticamente cada cidade possuía suas próprias práticas, culinária, trajes, dialetos, músicas, danças....rs.....Bem legal. Abraço grande.

      Excluir