quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Uma volta em Angelina e Rancho Queimado - Vale do Cubatão

No  dia 27 de janeiro de 2015, passamos pelos municípios de Angelina e Rancho Queimado.  Vamos conhecer um pouco sobre estas duas cidades do Vale do Cubatão.

Uma das primeiras famílias e se fixar na região, onde atualmente está Angelina, e marcou o início da povoação - foi a família Garcia  que mudou-se para o local em 1845. Mais tarde um dos Distritos de Angelina, também foi chamado de Distrito Garcia.

Em um primeiro momento, a colônia era conhecida como Colônia Nacional. Seu território era uma reserva destinada aos nativos da região e descendentes de imigrantes açorianos que residiam no município de São José. 

O Presidente da Província de Santa Catarina - Francisco Carlos Araújo Brusque resolveu encaminhar para o imperador brasileiro - D. Pedro II, um projeto de fundação, onde residiriam os filhos dos açorianos residentes do litoral da província. O Projeto foi aprovado no dia 30 de novembro de 1859. No final da década de 50 do século XIX, passaram a chamar a povoação de Villa Mundéus.
Em 1858, a partir das demarcações de lotes coloniais feitos pelo filho imigrantes alemães residentes no Rio de Janeiro (Capital do Brasil) - Engenheiro Agrimensor - Carl Othon Schlappal, da chegada dos imigrantes alemães oriundos das colônias de Sacramento, Santa IsabelSão Pedro de Alcântara, à região. Aprovado o projeto da colônia, o engenheiro agrimensor foi seu primeiro Diretor, entre os anos de 1860 e 1869.  Após 1862, também chegaram imigrantes de Luxemburgo, França, Bélgica, Holanda, Itália e Polônia.


Ângelo Muniz da Silva Ferraz
Em 1891, a povoação, oficialmente passa a ser um Distrito de São José, batizada então, com o atual nome - Angelina. Contam que foi uma homenagem ao Barão de Uruguaiana - Ângelo Moniz da Silva Ferraz, que também exercia o cargo de Presidente do Conselho de Ministros do Rio de Janeiro. É curioso, que adotaram o nome feminino - Angelina. O município foi instalado no dia 30 de dezembro de 1961 e atualmente tem como Distritos: Garcia, Barra Clara e Angelina. O senso de 2010 contou 5.250 habitantes distribuídos em uma área de 499, 95Km2. 
Nas proximidades de Angelina, está o município de Rancho Queimado, cidade onde o Ex Governador de Santa CatarinaHercílio Luz, tinha uma residência de campo, que atualmente guarda museu histórico local. Luz fora residente da cidade de Blumenau e uma das personalidades políticas estaduais, que muito contribuiu para o Vale do Itajaí.
O nome do município - Rancho Queimado é em função da existência, realmente, de um a rancho que queimou. Contam que em um determinado ponto do caminho das tropas que vinham da Serra para a capital, existiu um  rancho que foi consumido pelas chamas de um incêndio e o nome permaneceu.

Como em muitas cidades brasileiras, também existe falta de políticas públicas relacionado ao patrimônio histórico arquitetônico e um trabalho de apoio e conscientização juntos aos proprietários de imóveis considerados patrimônio, na região, como ilustra uma publicação em um edição do jornal Diário Catarinense - que circula em Florianópolis - matéria da repórter Gabriela Rosa do dia 17 de abril de 2014.
No decorrer da postagem há bom exemplo - Residência da Família Sell - Rancho Queimado.


História ao chão  

Demolição de casarão centenário em Angelina reacende discussão sobre conservação na Grande Florianópolis
Casa Koerich foi construída em 1903, mas proprietário não conseguiu arcar com a manutenção
Foto: Luiz Gonzaga Bastos / Arquivo pessoal
"O Centro de Angelina, na Grande Florianópolis, perdeu este mês um dos imóveis mais famosos da região. O Casarão Koerich estava de pé desde 1903, mas dificuldades com a manutenção levaram o proprietário, Gilberto Koerich, a derrubar o imóvel na noite de 8 de abril. O Ministério Público (MP) critica a ação e diz que a demolição foi feita na surdina para fugir da Justiça, mas o dono assegura que agiu de acordo com a lei. O imóvel foi construído no começo do século passado por Manoel Lino Koerich, comerciante filho de alemães que dá nome à rua onde se localizam o casarão e a prefeitura de Angelina. O prédio funcionou durante anos como armazém, tornando-se um ponto de referência na cidade. Após a morte do patriarca, a propriedade passou às mãos da nora Otília Koerich, que morou no local até falecer, há seis anos. Gilberto Koerich, dono de um comércio na cidade e neto de Otília, conta que a casa ficou abandonada após a morte da avó. Durante pelo menos seis meses, tentou-se sem sucesso vender o imóvel a terceiros, enquanto a casa permanecia fechada e sem uso. Gilberto entrou em contato com os parentes e comprou o imóvel no fim do ano passado. — Ninguém cuidou da casa depois da morte da minha vó, a estrutura estava ruindo e eu precisava botá-la abaixo. Ainda não sabemos o que fazer no terreno, mas as economias de minha vida estão investidas ali — defende-se. "
Imagem de 1921 mostra casarão praticamente sem vizinhos. Foto: Reprodução
Prefeitura emitiu alvará de demolição ....
"Gilberto Koerich sustenta que agiu dentro da legalidade, tendo inclusive contratado um engenheiro e conseguido um alvará de demolição da prefeitura em 8 de abril, data da demolição. Ele diz que a casa foi demolida à noite para evitar o horário de pico. Além disso, um vizinho teria usado uma escavadeira naquela tarde e ele aproveitou a chance de poupar tempo ou alugar uma máquina por conta própria."
A seguir um pouco de imagens durante nossa visita 
Angelina e Rancho Queimado
As imagens comunicam...

Angelina








































































Este patrimônio histórico arquitetônico de Rancho Queimado pertencia a Família Sell, família fundadora da empresa Bebidas Leonardo Sell - que produz o tradicional guaraná Pureza....
A empresa foi fundada no dia 5 de outubro de 1905, pelo Sr. Alfredo Sell, como uma cervejaria, mas que fabricava vários tipos de gasosas, de sabores limão e framboesa e em 1925, começou a produzir o Guaraná Pureza.
O nome Pureza foi inspirado na pureza das águas do local.
Nesta casa residiu o Sr. Alfredo.
A Pureza fez parte de nossa infância. É muito bom depararmos com um exemplo bom e encontrar a boa conservação desta tipologia do Patrimônio histórico local.









Conhecendo a história e as regiões, para compreender e delinear nossa identidade, a partir da escala estadual...


Para ler mais sobre cidades da região - clicar sobre:
Colônias alemãs no Vale do Cubatão























Nenhum comentário:

Postar um comentário