terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Fastnacht - Carnaval antecipado no sudoeste da Alemanha


Como já postamos há algum tempo atrás, o carnaval na Alemanha existe  há muito, muito tempo. Também teve suas origens nas festividades pagãs, como muitas outras festividades locais atuais. Também já mencionados aqui neste blog
.
Para ler mais sobre, basta clicar sobre: Carnaval alemão.

Outro dia, uma pessoa nos apresentou o Fasnacht, através de fotografias da edição deste ano de 2015 - dia 8 de fevereiro, na região de Schwarzwald - Alemanha - a terra dos relógios Cuco. Estas estão no final da postagem.

Para ler mais sobre esta região basta clicar sobre: Relógio Cuco

Vamos conhecer um  pouco sobre Fastnacht?

Fastnacht, também conhecida como Fasnacht, Faschnacht, Fosnot, Fosnaught, Fausnaught, é uma denominação inglesa - de expressão germânica - para uma iguaria servido nos dias de carnaval, na Alemanha como também em outros lugares da Europa e da America, antes do período da quaresma. Teve sua origem na Pensilvânia. Sua origem  surgiu para esvaziar a dispensa de banha, açúcar, manteiga e ovos, que não poderiam ser usados no período de jejum, em um tempo atrás, durante o Lent. 
Fastnacht
Na época, os Dutch Pensilvânia, que tem a mesma origem das tribos célticas germânicas, portanto com práticas originárias de mitologia comum, eram semelhantes - resolveram comemorar com Fastnacht 
Existe o dia especial do Fastnacht, dia no qual, são servidos estes biscoitos ou doces, lembrando, que são práticas que antecedem a quaresma. Na Polônia os doces são consumidos, na quinta feira que antecede o dia de Fasnacht.Fasnacht  é também saboreado em algumas regiões dos Estados Unidos. Seus Festnacht tem semelhança com o "Sonho" brasileiro. 
Fastnacht
Em algumas regiões da Alemanha, também tem a semelhança com o sonho, e são feitos a partir de uma massa sovada feita da mistura de fermento, farinha, açúcar, manteiga e são frito, salpicados com açúcar. Conforme o gosto, podem ser recheados, com geleia de frutas, cremes e ou nata. 

No sul da Alemanha, como já percebemos, Fastnacht  também é a expressão usada para a temporada de carnaval, que inicia antes do carnaval oficial, já com a confecção dos doces mencionados. Em muitos locais, Fastnacht é também, sinônimo para o carnaval.
A palavra - Fastnacht - explica seu significado. 

Observem...

Fastnacht tem origem na palavra em alemão "fast", que é a abreviação do verbo "fasten", que significa  "rápido" e "Nacht", que significa "noite". Analisando, significa - Noite rápida - Festa com guloseimas que antecede o período do jejum quaresmal
Em muitos locais, confunde-se com o próprio carnaval. Em, outros, como em Schwrzwald, Fasnacht é o carnaval antecipado. Também, assim o é, em algumas regiões do nordeste e do centro da Suíça. 
Passou a ser praticado na rua no início do século 20, sendo que já havia outras maneiras, diferentes do tradicional, no século 18, principalmente na região da Suábia. 
É uma releitura do carnaval tradicional medieval para o tempo contemporâneo - destacando a tradição das máscaras.
A brincadeira, leva as pessoas às ruas fantasiadas de seres mitológicos e ou políticos. As fantasias são  confeccionadas com os mais variados materiais, desde tecidos, madeiras, papel, barro, folhas de metal, material reciclável. A máscara, o principal  elemento do conjunto,  é feita para ser guardada e usada sempre, nas festividades dos próximos anos - tradição e herança. Quanto mais antiga for a máscara, mais valorizada e cheia da significados e tradição. 
É usada todos os anos e muitas vezes faz parte da herança, passada de pai para filho, tal como a prática da tradição, passada de geração em geração.








Máscara de 1953Tema do final do século 19
















Em dezembro de 2014, foi fundada a Suábia-Alemannic Fastnacht - Diretório Nacional do Patrimônio Imaterial, com o objetivo de preservar, enaltecer o patrimônio Cultural.

Fotografias enviadas pelo Sr. John Carl
Fastnach Schwarzwald 2015

Fotografias que deram origem a esta postagem. Um abraço aos amigos de Pomerode.



















Tradição e lazer sadio...
De geração para nova geração.















2 comentários:

  1. Bom dia, gostaria de saber da tradição dos Schembart em levar uma bexiga de boi no Carnaval e se os mesmos eram como fossem "bobos da corte" e podiam até brincar de bater nos burgueses da época.

    ResponderExcluir