terça-feira, 28 de abril de 2015

Francisco José da Rocha - Visita Ilustre na Colônia


Muitos foram as correspondências que encontramos no Setor de Documentos Raros da Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Correspondência trocada entre as lideranças da Colônia Blumenau e a Presidência da Província de Santa Catarina. 
Cartas da Colônia Blumenau, encontramos muitas assinadas pelo Sr. Hermann Blumenau - Diretor da colônia e pelo Sr. Hermann Wanderburg - na qualidade de Diretor Adjunto e depois como  Diretor titular.
Encontramos este discreto registro da visita de um dos Presidentes da Província de Santa Catarina à Colônia de Alemães fundada no Vale do Itajaí em uma publicação do periódico fundado pelo Sr. José Ferreira da Silva - Blumenau em Cadernos...

O Presidente da Província em questão, era o Sr. Francisco José da Rocha, um baiano nascido na cidade Salvador  no dia 10 de fevereiro de 1832. Além de político, foi jornalista e e advogado. Se formou bacharel na Faculdade de Direito de Recife em 1852.
Antes de ser Presidente da Província de Santa Catarina, foi o 4° Vice-Presidente da Província da Bahia, nomeado pema carta imperial no dia 15 de maio de 1870. Foi nomeado Presidente da Província de Santa Catarina no dia  primeiro de setembro de 1885, governo que durou de 29 de setembro de 1885 a 20 de maio de 1888.

Amanhã estaremos fotografando imagem do original de uma carta para ilustrar esta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário